SóProvas


ID
326731
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Após uma vistoria nos equipamentos de proteção e segurança contra incêndio de uma instituição, um agente de segurança descreveu, em seu relatório, as situações encontradas e algumas explicações fornecidas por funcionários. Está de acordo com a NR-23 a situação apresentada em:

Alternativas
Comentários
  • No link abaixo o Prof sugere recurso para esta questão.

    http://profmarcosgirao.blogspot.com/2011/05/prova-trt-rs-4-regiao-questoes.html
     
    Também não concordo com o gabarito, Alguém pode comentar?

     

  • A alternativa "A" tem certo grau de razão:

    23.2.3 Onde não for possível o acesso imediato às saídas, deverão existir, em caráter permanente e completamente desobstruídos, circulações internas ou corredores de acesso contínuos e seguros, com largura mínima de 1,20m (um metro e vinte centímetros). (123.004-2 / I2)

    23.2.4 Quando não for possível atingir, diretamente, as portas de saída, deverão existir, em caráter permanente, vias de passagem ou corredores, com largura mínima de 1,20m (um metro e vinte centímetros) sempre rigorosamente desobstruídos. (123.005-0 / I2)

    23.2.5 As aberturas, saídas e vias de passagem devem ser claramente assinaladas por meio de placas ou sinais luminosos, indicando a direção da saída. (123.006-9 / I1)

    23.2.6 As saídas devem ser dispostas de tal forma que, entre elas e qualquer local de trabalho não se tenha de percorrer distância maior que 15,00m (quinze metros) nas de risco grande e 30,00m (trinta metros) nas de risco médio ou pequeno. (123.007-7 / I2)

    23.2.6.1 Estas distâncias poderão ser modificadas, para mais ou menos, a critério da autoridade competente em segurança do trabalho, se houver instalações de chuveiros (sprinklers), automáticos, e segundo a natureza do risco.


    Fonte: NR 23

  • Questão ridícula esse tipo de questão não mede o nivel de conhecimento de ninguém....
  •  Gustavo Morozewsky Oliveira,

    Comentando o ítem A:

    Quanto à distância, realmente não há nenhum problema, apesar de ter sido mal formulada a questão. Para melhor entendimento, poderia ter informado o grau de risco.

    O erro da questão está em afirmar que os corredores e aberturas de saída teriam, no máximo, 1m. Essa discricionariedade de mudança de medidas, que depende da existência dos "chuveiros", é referente à metragem de deslocamento, somente.

    Bons estudos.
  • NR-23

    Erro do intem "B"

    23.17.5 Os extintores não deverão ser localizados nas paredes das escadas. (123.059-0 / I1)
  • a) A distância percorrida entre as saídas e locais de trabalho foi mensurada em 30 m e a largura máxima dos corredores e das aberturas de saída em 1 m. Segundo informação, tal situação poderá ser mantida devido à existência de chuveiros automáticos na edificação. Deve ser de 1,20 !!
    b) Os extintores portáteis de incêndio, devidamente identificados por uma seta larga vermelha com bordas amarelas, estão distribuídos em locais comuns e de circulação nos pavimentos, corredores e dentro das caixas de escadas, com sua parte superior até 1,60 m acima do nível do solo. Nao deve haver extintores nas escadas!
    c) Há chuveiros automáticos em todos os pavimentos. Os que se encontram nos pavimentos destinados exclusivamente a escritórios e a processamento de dados, possuem seus registros fechados durante o horário de funcionamento das atividades, a fim de preservar os equipamentos eletrônicos, mas são mantidos abertos nos períodos em que não há ninguém na edificação. Devem ser fechados somente em caso de manutencao ou inspecao!
    d) d) O sistema de alarme, também usado na segurança corporativa e na patrimonial, emite o mesmo som, na mesma tonalidade e em sinais receptivos, em todos os locais da edificação; é acionado, dentre outras formas, por botões em caixas lacradas com tampa de plástico, facilmente visíveis. As campainhas ou sirenes de alarme deverão emitir um som distinto em tonalidade e altura, de todos os outros dispositivos acústicos do estabelecimento.
    E - CERTA !

    BONS ESTUDOS ! AGORA VA AS ESTRELINHAS E DE SUA NOTA ! SE FOR DAR UMA NOTA FRACA DEIXE UM COMENTARIO MELHOR. =]

    TECLADO DESCONFIGURADO.
  • Erro da A - 1m
    B é o gabarito, esta dfe acordo com a NR23
    Erro da C - Registros sempre abertos, salvo manutenção
    Erro da D - facimente vísíveis e facilmente quebrável ele tem que ser, porém a NR23 termina com facilmente quebravéis, o que gera a dúvido no erro. Além do fato que, na "mesma tonalidade", a NR23 diz sobre distinto de todos os outros. Mas a questão não faz referência a mesma tonalidade dos outros. Outra dúvida?
    Erro da E - Eles ficam durante o dia e a noite. A segurança física e patrimonial opera 24hs.
    gabarito correto B
  • Item B - também errado
    dentro da caixa das escadas
    então,
    Questão Anulada????


  • NR-23:

    23.17.5 Os extintores não deverão ser localizados nas paredes das escadas.

    então nas caixas de escadas estaria correto.

    Correto B.
  • Questão polêmica, mas acredito que a letra "a" seja a correta dentro dos preceitos da NR-23 ,justificativa segundo professor Marcos Girão: 
    23.2.4Quando não for possível atingir, diretamente, as portas de saída, deverão existir, em caráter permanente, vias de passagem ou corredores, com largura mínima de 1,20m (um metro e vinte centímetros) sempre rigorosamente desobstruídos.
    ....

    23.2.6.1 Estas distâncias poderão ser modificadas, para mais ou menos, a critério da autoridade competente em segurança do trabalho, se houver instalações de chuveiros (sprinklers), automáticos, e segundo a natureza do risco.
    23.1 DISPOSIÇÕES GERAIS.
    23.1.1 Todas as empresas deverão possuir:
    a) proteção contra incêndio;
    b) saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal em serviço, em caso de incêndio;
    c) equipamento suficiente para combater o fogo em seu início;
    d) pessoas adestradas no uso correto desses equipamentos.

    23.8.5 As fábricas ou estabelecimentos que não mantenham equipes de bombeiros deverão ter alguns membros do pessoal operário, bem como os guardas e vigias, especialmente exercitados no correto manejo do material de luta contra o fogo e o seu emprego.
    RSRS... Exagerei um pouco, mas é pra não passar despercebido
    COPIEI AQUI PRA MOSTRAR O EQUIVOCO DO COLEGA ACIMA, QUE JUSTIFICOU AS OUTRAS E APENAS COLOCOU A LETRA "E" COMO CORRETA,SEM FUNDAMENTOS.
    BONS ESTUDOS A TODOS!
  • Até agora ninguém falou porque a letra E está correta o erro das outras é notório mas o pessoal deve permanecer diuturnamente na repartição!!!!
  • LETRA E CORRETA

    A questão diz em seu enunciado:
    " Está de acordo com a NR-23 a situação apresentada em: "

    A NR em questão "
    estabelece as medidas de proteção contra incêndio que devem dispor os locais de trabalho, visando à prevenção da saúde e da integridade física dos trabalhadores. "

    A referida NR diz:
    "23.8.5. As fábricas ou estabelecimentos que não mantenham equipes de bombeiros deverão ter alguns membros do pessoal operário, bem como os guardas e vigias, especialmente exercitados no correto manejo do material de luta contra o fogo e o seu emprego."

    É claro que, levando em conta a Segurança Patrimonial, se faria necessária a permanência de guardas ou vigias devidamente capacitados durante 24hs. Mas aqui devemos nos ater à NR23.

  • "O sistema de alarme, também usado na segurança corporativa e na patrimonial, emite o mesmo som, na mesma tonalidade e em sinais receptivos, em todos os locais da edificação". Dá-se a entender com a frase, que o som e tonalidade emitidos é o mesmo em todos os locais da edificação ( mas é o mesmo sinal específico), e não que é igual aos demais sinais sonoros que existem na edificação.
  • A afirmação sobre alarmes na alternativa D não está errada. O erro é que a caixa dos alarmes devem ser facilmente QUEBRADAS e não facilmente VISÍVEIS, como afirma a questão.

     

  • Vamos indicar para comentário guerreiros...

  • GABARITO E

     

    Após o término das atividades (expediente) e a edificação permanecendo vazia não terá ninguém responsável pelo combate a incêndio. Algumas edificações não possuem vigilantes 24h por dia em turnos de revezamento e muitos órgãos e entidades públicas, também, não.

     

    O erro da alternativa D está em afirmar que os sinais sonoros de alarmes de incêndio e segurança patrimonial são os mesmos.Mandarini em sua obra "Segurança Corporativa Estratégica" cita que os sinais sonoros de alarmes deverão ser diferentes para que haja uma distinção entre uma emergência e outra, sabendo como proceder de forma mais rápida e eficaz.