SóProvas


ID
3267844
Banca
IDECAN
Órgão
UNIVASF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito das principais abordagens da Administração, analise as afirmativas a seguir:

I. A Abordagem Clássica tem como foco de estudo a organização formal, com abordagem prescritiva e normativa.
II. Na Teoria Contingencial, sempre há uma fórmula para resolução dos problemas organizacionais. Não há necessidade de análise ambiental.
III. A Teoria das Relações Humanas tem suas origens nos Estados Unidos e visava a adaptação do trabalho ao trabalhador inspirada no desenvolvimento das Ciências Humanas.

Assinale

Alternativas
Comentários
  • Origens da Teoria das Relações Humanas - Surgiu nos Estados Unidos, como consequência das conclusões da Experiência de Hawtorne, desenvolvida por Elton Mayo e seus colaboradores. Foi um movimento de reação e oposição à Teoria Clássica da Administração.

    O desenvolvimento das ciências humanas/sociais: principalmente a psicologia, bem como sua crescente influência intelectual e suas primeiras aplicações à organização industrial. As ciências humanas vieram demonstrar a inadequação dos princípios da Teoria Clássica.

  • I. A Abordagem Clássica tem como foco de estudo a organização formal, com abordagem prescritiva e normativa. - CORRETO. A abordagem clássica é baseada em normas e regras, estabelece regras e princípios gerais.

    II. Na Teoria Contingencial, sempre há uma fórmula para resolução dos problemas organizacionais. Não há necessidade de análise ambiental. - ERRADO. Análise ambiental é necessária na teoria contingencial. Pra facilitar a lembrar sempre relacione "contingencial" com "situacional".

    III. A Teoria das Relações Humanas tem suas origens nos Estados Unidos e visava a adaptação do trabalho ao trabalhador inspirada no desenvolvimento das Ciências Humanas. - CERTO. A experiência de Hawthorne foi o início da Teoria das Relações Humanas, e essa teoria realmente visava a adaptação do trabalho ao trabalhador.

    GAB - E

  • experiência de Hawthorne foi realizada em 1927, pelo Conselho Nacional de Pesquisas dos Estados Unidos (), em uma fábrica da Western Electric Company, situada em , no bairro de Hawthorn. A experiência foi coordenada por  e colaboradores.

  • Gabarito: E

    I- CORRETA

    II- ERRADA. Na teoria contingencial não existe uma única maneira certa ( the one beste way) como nas teorias tradicionais, aqui tudo depende, tudo é relativo, " its depends", o que vale é a adaptação a essas contingências.

    III- CORRETA

  • A questão trata das teorias administrativas e solicita o julgamento dos itens a seguir:

    I. CORRETA. Teve como maior expoente Fayol, engenheiro francês, que enfatizou seus estudos na estrutura da organização. Olhou a organização de cima para baixo e do todo para as partes. Criou as 5 funções administrativas que compõe o processo administrativa quando consideradas em conjunto (Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar) que no futuro foram adequadas em (Planejamento, Organização, Direção e Controle) pela Teoria Neoclássica. Além de criar as 6 funções da empresa e os 14 princípios gerais da administração. Conceitos como: centralização, unidade de comando, organização formal, sistema fechado são típicos das teorias dessa abordagem, assim como o conceito de homem econômico.

    II. INCORRETA. Pelo contrário, tudo dependerá do contexto organizacional. É uma teoria mais moderna que retoma todas as teorias anteriores baseando a sua escolha e aplicação em critérios ambientais e tecnológicos. Ou seja, é uma abordagem que defende o “depende”. Tudo é relativo e vai depender do ambiente e da tecnologia. Não podemos dizer que uma teoria é melhor do que a outra pois tudo vai depender do contexto no qual está inserido a organização. Seus principais teóricos são: Thompson, Lawrence, Perrow e Lorsch. São palavras-chave dessa escola: incertezas, relatividade, flexibilidade, homem complexo.

    III. CORRETA. Surgiu nos EUA com os estudos de Elton Mayo e em decorrência dos resultados da Experiência de Hawthorne que concluiu que a produtividade tem influência nas relações sociais que existe entre os operários. Como possuía ênfase nas pessoas (e não em tarefas ou estrutura) fez oposição à abordagem clássica e introduziu conceitos como dinâmica de grupo, organização informal e grupos sociais e liderança informal. O homem social é a concepção humana utilizada nessa organização.

    Portanto, apenas I e III estão corretas.

    Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9ª ed. Manole. 2014.

    GABARITO: LETRA E