SóProvas


ID
3270250
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A norma ABNT NBR ISO 31.010/2012 define as principais técnicas para o processo de avaliação de riscos como parte do sistema de gestão. Existe uma técnica que inicialmente busca identificar os riscos mais significativos e os menos significativos, com o objetivo de assegurar que os recursos para controle serão focados nos riscos mais significativos. Há ainda o cuidado de não deixar de fora os riscos que ocorrem com frequência, mas têm um efeito cumulativo importante.

O método descrito acima é denominado

Alternativas
Comentários
  • a- Análise Preliminar de Riscos – APR/ Análise Preliminar de Perigos - APP - é um método de análise simples e indutivo cujo objetivo é identificar os perigos e situações e eventos perigosos que podem causar danos em uma determinada atividade, instalação ou sistema.

    b - Estudo de Operabilidade e Riscos (HazOp) - exame estruturado e sistemático de um produto, processo, procedimento ou sistema existente ou planejado.

    c- Análise de Árvore de Falhas – AAF/FTA - um diagrama de árvore que descreve os fatores causais e sua relação lógica com o evento do topo.

    d- Análise de impactos nos negócios (BIA) - analisa principais riscos de ruptura que poderiam afetar as operações

    e- Análise de causa-raiz (RCA)/ Análise de falhas causa-raiz - análise de grande perda financeira/econômica

    Fonte: ISO 31010-2012