SóProvas



Questões de Avaliação de Impactos Ambientais


ID
103330
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Julgue os itens seguintes relativos a gestão portuária, meio
ambiente e cargas perigosas.

O licenciamento para a construção de porto e terminais de minério, petróleo e produtos químicos dependerá da elaboração de estudo de impacto ambiental (EIA) e respectivo relatório de impacto ambiental (RIMA).

Alternativas
Comentários
  • Correta. Art. 6º.,§ 2º da LEI Nº 7.661/1988.

    Art. 6º. O licenciamento para parcelamento e remembramento do solo,
    construção, instalação, funcionamento e ampliação de atividades, com
    alterações das características naturais da Zona Costeira, deverá observar,
    além do disposto nesta Lei, as demais normas específicas federais, estaduais
    e municipais, respeitando as diretrizes dos Planos de Gerenciamento
    Costeiro.

    § 2º Para o licenciamento, o órgão competente solicitará ao responsável
    pela atividade a elaboração do estudo de impacto ambiental e a apresentação
    do respectivo Relatório de Impacto Ambiental - RIMA, devidamente
    aprovado, na forma da lei.

  • Conforme o art. 2º, III da Resolução CONAMA 001/1986:

     

    Art. 2º Dependerá de elaboração de estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de impacto ambiental - RIMA, a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e da Secretaria Especial do Meio Ambiente - SEMA (transformada no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA) em caráter supletivo, o licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como: (...) III - Portos e terminais de minério, petróleo e produtos químicos”.

     

     

    Gabarito: C

  • tem questão que prioriza a ideia que o licencimento não é vinculado ao EIA, tem outras que falam que o licenciamneto depende do EIA...

     

    duvidoso

     

    de forma sucinta: o EIA é uma condicionante do licenciamento ambiental, ele deve se fazer presente sob pena de nulidade do processo; mas o fato do processo ter EIA/RIMA não significa que o empreendimento vai ser licenciado

  • CORRETO.

    De acordo com a Resolução CONAMA 01/1986:

    Dependerá de elaboração de estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de impacto ambiental - RIMA, a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e do IBAMA e1n caráter supletivo, o licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como:

    III - Portos e terminais de minério, petróleo e produtos químicos;


ID
556174
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Entre as metodologias de avaliação de impactos ambientais, encontra-se a projeção de cenários, com base na análise de situações ambientais prováveis em termos da evolução de um ambiente e/ou de situações hipotéticas. Nesse sentido, uma analista pode enfocar, para uma dada situação, as consequências de várias políticas escolhidas a priori ou de maneira interativa, sem procurar estabelecer as consequências desejadas nem procurar determinar, para cada situação, que políticas permitem atingir a meta desejada. A análise que um analista de impactos ambientais pode realizar, descrita acima, refere-se mais explicitamente à categoria do cenário.

Alternativas

ID
556489
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

No contexto da avaliação de impacto ambiental, é necessário construir uma estrutura em que planejadores selecionem critérios e metodologias claramente expressos. O primeiro passo da metodologia é identificar o tipo de dano e o agente causador, enquadrando-se em conceitos adequados de ação humana, processo natural e impacto ambiental. Considerando-se a relação entre os conceitos mencionados, é um exemplo de impacto ambiental a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

  • Entendo que possa tanto ser a alternativa A como a E. Se eu estiver equivocado, alguém me corrija, pois se considerarmos o aspecto ambiental a remoção da vegetação das margens dos recursos hídricos, teremos como um dos impactos a erosão, assim como a possibilidade de enchentes em eventos extremos de precipitação.


ID
560908
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Quais são os aspectos formadores do meio ambiente que devem ser considerados e diagnosticados na realização de uma avaliação de impacto ambiental?

Alternativas
Comentários
  • Biológico, Físico e Socioeconômico.

  • [B]

    RESOLUÇÃO CONAMA 001/1986.

    Art. 1º - Para efeito desta Resolução, considera-se impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam:

     

                I - a saúde, a segurança e o bem-estar da população;

                II - as atividades sociais e econômicas;

                III - a biota;

                IV - as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente;

                V - a qualidade dos recursos ambientais.

    [...]

    Art. 6º - O estudo de impacto ambiental desenvolverá, no mínimo, as seguintes atividades técnicas:

     

            I - Diagnóstico ambiental da área de influência do projeto completa descrição e análise dos recursos ambientais e suas interações, tal como existem, de modo a caracterizar a situação ambiental da área, antes da implantação do projeto, considerando:

     

                a) o meio físico - o subsolo, as águas, o ar e o clima, destacando os recursos minerais, a topografia, os tipos e aptidões do solo, os corpos d'água, o regime hidrológico, as correntes marinhas, as correntes atmosféricas;

     

                b) o meio biológico e os ecossistemas naturais - a fauna e a flora, destacando as espécies indicadoras da qualidade ambiental, de valor científico e econômico, raras e ameaçadas de extinção e as áreas de preservação permanente;

    c) o meio socioeconômico - o uso e ocupação do solo, os usos da água e a sócio-economia, destacando os sítios e monumentos arqueológicos, históricos e culturais da comunidade, as relações de dependência entre a sociedade local, os recursos ambientais e a potencial utilização futura desses recursos.

  • B


ID
560926
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O Relatório de Impacto sobre o Meio Ambiente – RIMA, previsto pelo CONAMA, tem a função de

Alternativas
Comentários
  • Artigo 9º - O relatório de impacto ambiental - RIMA refletirá as conclusões do estudo de impacto ambiental e conterá, no mínimo:


    I - Os objetivos e justificativas do projeto, sua relação e compatibilidade com as políticas setoriais, planos e programas governamentais;


    II - A descrição do projeto e suas alternativas tecnológicas e locacionais, especificando para cada um deles, nas fases de construção e operação a área de influência, as matérias primas, e mão-de-obra, as fontes de energia, os processos e técnica operacionais, os prováveis efluentes, emissões, resíduos de energia, os empregos diretos e indiretos a serem gerados;

    ...

  • Alternativa A


ID
564922
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Ao elaborar um Estudo de Impacto Ambiental (EIA) de uma instalação industrial, uma empresa deve fazê-lo a partir da orientação de um documento técnico emitido pelo órgão ambiental competente, cujo objetivo é estabelecer a abrangência, as diretrizes e o conteúdo do EIA, de acordo com as exigências do órgão. Esse documento é denominado

Alternativas
Comentários
  • Um exemplo para PCH no Paraná pode ser visto no seguinte link:

  • Termos de Referência são documentos que informam as diretrizes para a elaboração de Estudos de Impacto Ambientais/ Relatórios de Impacto Ambientais (EIAs/RIMAs). Esses documentos orientam a equipe técnica, definem o conteúdo, a abrangência e os métodos a serem utilizados para cada tipo de empreendimento a ser avaliado.

    Geralmente, o empreendedor deve apresentar um termo de referência ao órgão ambiental competente (estadual e/ou IBAMA), que irá julgar e avaliar o documento.

    O termo de referência pode estar estruturado, considerando alguns aspectos básicos, como por exemplo:

    1. Contexto/Descrição do empreendimento

    São apresentadas sinteticamente a descrição, histórico ou problemas relacionados ao projeto a ser avaliado. Essas informações geralmente são disponibilizadas pelo empreendedor.

    2. Objetivo

    Apresenta os resultados esperados com a avaliação do projeto, ou seja, quais os benefícios que o empreendedor espera alcançar com a avaliação do seu projeto.

    3. Escopo

    Apresenta os temas e/ou aspectos que devem ser abordados ou considerados para alcançar o objetivo, ou seja, o que e onde será executado para alcançar os principais interesses do empreendedor.

    4. Metodologia

    Apresenta os métodos, instrumentos, etapas e atividades que serão realizados durante a avaliação do projeto (por exemplo, durante o EIA).

    5. Cronograma

    Apresenta o cronograma das atividades e o período de execução da avaliação, bem como da apresentação dos resultados.

    6. Produtos esperados

    Apresenta a quantidade, qualidade, características e prazos de todos os produtos que se espera da equipe técnica.

    7. Perfil

    Indica o perfil da equipe técnica que irá realizar o estudo de avaliação do projeto, sua formação acadêmica e profissional, experiência, etc.

    8. Orçamento

    Indica os gastos que o empreendedor terá com o serviço de consultoria, considerando o tipo de serviço e período.

    Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/termo-de-referencia-ambiental/61830


ID
564925
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Um pequeno município do interior exigiu a elaboração de um Estudo de Impacto Ambiental (EIA) para uma licença ambiental para a construção de uma pequena usina hidrelétrica, de apenas 5 MW, por parte do Governo Federal em seu território. Pode o governo municipal exigir licença ambiental, com base na Resolução CONAMA n° 01/86?

Alternativas
Comentários
  • A Resolução CONAMA 01/86 não possui anexo.

  • REGRA: Artigo 2º - Dependerá de elaboração de estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de impacto ambiental - RIMA, a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e do IBAMA e1n caráter supletivo, o licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como:
    Xl - Usinas de geração de eletricidade, qualquer que seja a fonte de energia primária, acima de 10MW;



    Porem ...ATIVIDADES SUJEITAS A LICENCIAMENTO: 
    Todas as atividades, obras e empreendimentos que utilizem recursos ambientais, considerados efetiva ou potencialmente poluidores, bem como os capazes sob qualquer forma, de causar degradação ambiental, os quais estão, a título de exemplo, enumerados no artigo 2o., da Res. CONAMA 01/86 e no Anexo I da Res. CONAMA 237/97. 

    fonte: http://www.mma.gov.br/estruturas/sqa_pnla/_arquivos/46_10112008050334.pdf

  • Essa questão está errada.

  • Não existe Anexo 1 na CONAMA 01/86. Questão mal formulada. Quem possui o anexo I com as atividades que precisam elaborar EIA/RIMA é a CONAMA 237/97,  na 01/86 existe uma lista exemplificativa no art. 2°. Mas supondo que ele queria dizer que essa lista é a do art.2° da 01/86, lá diz que será passível de elaboração de EIA/RIMA "Usinas de geração de eletricidade, qualquer que seja a fonte de energia primária, acima de 10MW", porém como é uma lista exemplificativa, não quer dizer que uma usina com 5MW não necessite de EIA/RIMA, porque o orgão ambiental competente, dependendo das caracteristícas dessa usina, da localidade, pode sim exigir que o empreendor elabore o EIA/RIMA. A CONAMA 237/97 afirma isso:

      Art. 2º§ 2º – "Caberá ao órgão ambiental competente definir os critérios de exigibilidade, o detalhamento e a complementação do Anexo 1, levando em consideração as especificidades, os riscos ambientais, o porte e outras características do empreendimento ou atividade."

    Então, tentando entender o que se passava na cabeça desse examinador, gabarito letra E.

  • Péssima questão! 

    Totalmente errada, mal formulada.

  • Até 10MW é necessário apenas o Relatório Ambiental Simplificado (RAS).

  • Art 5° Parágrafo Único - Ao determinar a execução do estudo de impacto ambiental o órgão estadual competente, ou o IBAMA ou, quando couber, o Município, fixará as diretrizes adicionais que, pelas peculiaridades do projeto e características ambientais da área, forem julgadas necessárias, inclusive os prazos para conclusão e análise dos estudos.

  • Gabarito: E.

    A questão trás alguns erros, já mencionados nos comentários, que por si só já anulariam questão.

    Porém não está incorreto afirmar que o rol de atividades que exigem EIA/RIMA (Art 2º. Res. CONAMA n° 01/86), é apenas exemplificativo, descrevendo parâmetros. O que me levou à interpretação de que mesmo sendo um empreendimento de pequeno porte ele pode carregar consigo um potencial de infligir danos significativos ao meio ambiente local.

    Além disso prefeituras podem firmar convênio com o órgão licenciador estadual para desempenhar essa função.


ID
767002
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos



O relato e os questionamentos acima refletem as preocupações quanto ao impacto ambiental produzido pelos grandes projetos de hidrelétricas.

Com relação a essa temática, julgue os itens a seguir.

A preocupação quanto à catástrofe ambiental em Tucuruí decorrente do “apressado processo de represamento” refere-se à possibilidade de a madeira submersa no reservatório apodrecer, alterando as características físico-químicas e biológicas da água.

Alternativas
Comentários
  • Madeira não apodrece submersa em água, pois na água os organismos xilófagos não conseguem atuar. O que pode acontecer são as folhas entrarem em algum processo químico. Questão mal elaborada.

  • outra Q sem texto

ID
767005
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos



O relato e os questionamentos acima refletem as preocupações quanto ao impacto ambiental produzido pelos grandes projetos de hidrelétricas.

Com relação a essa temática, julgue os itens a seguir.

No estudo de impacto ambiental (EIA) da hidrelétrica de Tucuruí, foi exigida a delimitação da área de influência do projeto, tendo-se considerado suficiente delimitar a bacia hidrográfica na qual se localizava o projeto e a área geográfica diretamente afetada por ele.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado.

    RESOLUÇÃO CONAMA 1/1986

    Art. 5º O estudo de impacto ambiental, além de atender à legislação, em especial os princípios e objetivos expressos na Lei de Política Nacional do Meio Ambiente, obedecerá às seguintes diretrizes gerais:

    I - Contemplar todas as alternativas tecnológicas e de localização do projeto, confrontando-as com a hipótese de não execução do projeto;

    II - Identificar e avaliar sistematicamente os impactos ambientais gerados nas fases de implantação e operação da atividade;

    III - Definir os limites da área geográfica a ser direta ou indiretamente afetada pelos impactos, denominada área de influência do projeto, considerando, em todos os casos, a bacia hidrográfica na qual se localiza;

    lV - Considerar os planos e programas governamentais, propostos e em implantação na área de influência do projeto, e sua compatibilidade. 


ID
767008
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos



O relato e os questionamentos acima refletem as preocupações quanto ao impacto ambiental produzido pelos grandes projetos de hidrelétricas.

Com relação a essa temática, julgue os itens a seguir.

Em casos semelhantes ao de Tucuruí, pode-se exigir, por lei, mais de uma audiência pública.

Alternativas
Comentários
  • A medida que os impactos forem surgindo poderá ser convocada uma nova audiencia!

  • Gabarito: certo.

    RESOLUÇÃO CONAMA 9/1987

    Art. 2º

    § 5º Em função da localização geográfica dos solicitantes, e da complexidade do tema, poderá haver mais de uma audiência pública sobre o mesmo projeto de respectivo Relatório de Impacto Ambiental - RIMA.


ID
767011
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos


O relato e os questionamentos acima refletem as preocupações quanto ao impacto ambiental produzido pelos grandes projetos de hidrelétricas.

Com relação a essa temática, julgue os itens a seguir.

O enorme lago de 2.830 km2 foi formado a jusante da barragem.

Alternativas
Comentários
  • jusante = após, de cota menor, menor potencial

    montante = antes, de cota maior, maior potencial

    errada


ID
767014
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos



O relato e os questionamentos acima refletem as preocupações quanto ao impacto ambiental produzido pelos grandes projetos de hidrelétricas.

Com relação a essa temática, julgue os itens a seguir.

A obtenção da licença de operação da hidrelétrica de Tucuruí implica o compromisso da ELETRONORTE em manter o funcionamento dos equipamentos de controle ambiental, de acordo com as condições de seu deferimento.

Alternativas
Comentários
  • Área de Proteção Ambiental - APA do Lago de Tucuruí foi criada em 2002 (lei nº 6451, de 08/04/2002) que corresponde a uma área de 568.667 ha que engloba em sua totalidade, o reservatório da UHE Tucuruí, abrangendo parte dos territórios de sete municípios da região.

    Nesta lei, foram criadas duas Reservas de Desenvolvimento Sustentável - RDS Alcobaça e Pucuruí-Ararão. Na APA encontram-se duas Zonas de Preservação de Vida Silvestre, antigas Áreas de Soltura 3 e 4, onde a proteção dos ecossistemas é integral. Todas essas áreas protegidas compõem o Mosaico de Unidades de Conservação do Lago de Tucuruí, cujos principais objetivos de criação são:

    • a promoção da melhoria da qualidade de vida da população local;
    • a realização de estudos técnico-científicos para a conservação dos recursos naturais;
    • o desenvolvimento de projetos de uso sustentável dos recursos naturais;
    • a proteção e restauração da diversidade biológica;
    • a recuperação de áreas alteradas;
    • o disciplinamento do processo de ocupação da área; entre outros.

ID
1134052
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
COMLURB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O impacto ambiental decorrente da destruição da vegetação natural, que leva a alterações no ciclo biológico dos seres vivos e a migrações de espécies, é denominado:

Alternativas
Comentários
  •  

    alteração climática

  • ???????????? kd os professores do QC?????

  • Ele quer o impacto e não a ação que o causou. No caso o aspecto ambiental é o desmatamento e o impacto é a alteração do clima.

  • A questão já fala sobre o desmatamento. A questão pergunta qual o resultado disso, que é a alteração climática.

  • Fazendo a reescritura para melhor compreensão:

    A alteração climática constitui um impacto ambiental decorrente do desmatamento - um exemplo de destruição da vegetação natural – sendo aquele caracterizado por alterações no ciclo biológico dos seres vivos bem como pelas migrações de espécies.

    Alternativa D.


ID
1182055
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Uma politica estabelecida pela Resolução CONAMA No 001/86, traz uma série de procedimentos de estudos ambientais para a implantação de empreendimentos, que inclusive são de acesso publico. Assim, identifique a alternativa que incide procedimentos dentro desta resolução.

Alternativas
Comentários
  • Letra A

  • Art. 2o Dependerá de elaboração de estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de impacto ambiental - RIMA, a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e da Secretaria Especial do Meio Ambiente - SEMA em caráter supletivo, o licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, [...]

  • Como levar a sério uma banca que separa sujeito e verbo com vírgula? ):


ID
1358485
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A análise de risco é a caracterização científica sistemática de efeitos adversos, em potencial, da exposição humana ou ecológica a agentes ou atividades perigosas.
Considerando-se a existência de uma população exposta, a análise de risco ambiental é a combinação de dois fatores, que são os seguintes:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: c.

    A Análise de Riscos Ambientais "corresponde a uma estimativa prévia da probabilidade de ocorrência de um acidente e a avaliação das suas consequências sociais, econômicas e ambientais" (Bitar & Ortega, 1998). Deste modo, esse instrumento trata da identificação de situações de risco em um empreendimento em funcionamento, bem como da caracterização das consequências potencias ao meio ambiente, à comunidade, ao empreendimento e seus funcionários, caso o acidente ocorra.

    A Análise de Riscos Ambientais deve necessariamente levar em consideração os possíveis efeitos ambientais de um eventual acidente (Bitar & Ortega, 1998). A partir da identificação dos riscos ambientais e com a implantação de medidas preventivas associadas, o instrumento em questão acaba reduzindo a possibilidade de ocorrência de acidentes ambientais. Deste modo, a Análise de Riscos Ambientais deve fazer parte permanente de programas de gerenciamento ambiental, principalmente nos casos de empresas que operam substâncias com alto poder contaminante e de empresas que se encontrem em áreas onde os processos do meio físico possam acarretar acidentes.

    Fonte: http://www.rc.unesp.br/igce/aplicada/ead/estudos_ambientais/ea23.html.

  • C


ID
1623799
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo a respeito dos aspectos que devem ser descritos no relatório de terceira parte, seguindo os orientações da Norma Brasileira ABNT NBR ISO 14040/2001:


I. Análise crítica, contendo os relatórios da análise e as respostas às recomendações.


II. Aspectos gerais, contendo a declaração de que o estudo foi conduzido de acordo com os requisitos previstos na norma.


III. Análise do inventário do ciclo de vida, apresentando os procedimentos de coleta de dados e de cálculo.


IV. Avaliação do impacto do ciclo de vida, identificando a metodologia e os resultados da avaliação de impacto que foi realizada.


V. Interpretação do ciclo de vida, expondo as suposições e limitações associadas à interpretação dos resultados, relacionadas tanto à metodologia quanto aos dados.


Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas

ID
1928569
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

      Os testes de qualidade de água realizados nos rios atingidos pela lama proveniente do rompimento da barragem de uma mineradora, em Mariana (MG), identificaram metais pesados em proporções fora dos parâmetros permitidos. Nessas águas, os metais identificados em maior quantidade foram o ferro e o manganês, mas alguns testes também apontaram grande quantidade de mercúrio.

                                                                                                              (http://epoca.globo.com. Adaptado.)

Assinale a alternativa que apresenta um impacto ambiental esperado decorrente da presença de metais pesados nas águas dos rios atingidos.

Alternativas

ID
1960216
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de Terra Alta - PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Considerando a avaliação de impacto ambiental no Brasil, analise as afirmativas que seguem e assinale a opção que melhor representa o conjunto, considerando C para alternativa correta e E para afirmativa errada.

( ) De acordo com a avaliação do impactos ambientais previstos para um dado empreendimento, que tenham sua área de ocorrência restrita a uma Unidade da Federação, o responsável pelo licenciamento ambiental será o órgão ambiental estadual, distrital ou municipal, dependendo da potencial dos impactos e da natureza do empreendimento.

( ) A resolução CONAMA 01/86 considera impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas e químicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de materiais particulados provenientes de fontes de poluição primaria fixa.

( ) Na AIA (Avaliação de Impacto Ambientais), verifica-se a necessidade de se proceder a um julgamento sobre a magnitude de um impacto ou do conjunto de impactos. Uma das formas de se chegar a um julgamento fundamentado é a consulta estruturada a um painel de especialistas, chamado de método ad hoc.

Alternativas
Comentários
  • CONAMA 01/86

     

    Art. 1o Para efeito desta Resolução, considera-se impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam:

     


    I - a saúde, a segurança e o bem-estar da população;
    II - as atividades sociais e econômicas;
    III - a biota;
    IV - as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente;
    V - a qualidade dos recursos ambientais.

  • Questão deveria ser anulada.

    A afirmativa I não traduz a resolução. Obra situada em um determinado município, mas que esteja em áreas indígenas, terá o licenciamento dirigido pelo IBAMA.

     

     

  • Alternativa certa A


ID
1960219
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de Terra Alta - PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

No que tange à resolução nº 001/86 do CONAMA, que define em seu artigo 6º, as atividades técnicas que um Estudo de Impacto Ambiental (EIA) deve desenvolver, deve listar, entre outras, a “análise dos impactos ambientais do projeto e de suas alternativas, os prováveis impactos relevantes”, discriminando alguns critérios de avaliação de impactos. De acordo com o que define o processo de Avaliação de Impacto Ambiental e considerando a resolução acima, o que NÃO é um critério utilizado na avaliação de um possível impacto ambiental?

Alternativas
Comentários
  • CONAMA 001 - Art. 5° e 6°

    Art. 5° - III - Defi nir os limites da área geográfi ca a ser direta ou indiretamente afetada pelos impactos, denominada área de influência do projeto, considerando, em todos os casos, a bacia hidrográfi ca na qual se localiza;

    Art. 6° - II - Análise dos impactos ambientais do projeto e de suas alternativas, através de identificação, previsão da magnitude e interpretação da importância dos prováveis impactos relevantes, discriminando: os impactos positivos e negativos (benéficos e adversos), diretos e indiretos, imediatos e a médio e longo prazos, temporários e permanentes; seu grau de reversibilidade; suas propriedades cumulativas e sinérgicas; a distribuição dos ônus e benefícios sociais.


ID
2389030
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O estudo de impacto ambiental (EIA) é o exame necessário para o licenciamento de empreendimentos com significativo impacto ambiental. Considerando o artigo 6º da Resolução Conama nº 237, de 1997, o EIA deve ser composto por quatro seções. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma dessas seções.

Alternativas
Comentários
  • Resolução CONAMA nº 001/1986

     

    Art. 6º O estudo de impacto ambiental desenvolverá, no mínimo, as seguintes atividades técnicas:

     

    I – Diagnóstico ambiental da área de influência do projeto, completa descrição e análise dos recursos ambientais e suas interações, tal como existem, de modo a caracterizar a situação ambiental da área, antes da implantação do projeto, considerando:
    a) o meio físico - o subsolo, as águas, o ar e o clima, destacando os recursos minerais, a topografia, os tipos e aptidões do solo, os corpos d’água, o regime hidrológico, as correntes marinhas, as correntes atmosféricas;
    b) o meio biológico e os ecossistemas naturais – a fauna e a flora, destacando as espécies indicadoras da qualidade ambiental, de valor científico e econômico, raras e ameaçadas de extinção e as áreas de preservação permanente;
    c) o meio socioeconômico – o uso e ocupação do solo, os usos da água e a socioeconomia, destacando os sítios e monumentos arqueológicos, históricos e culturais da comunidade, as relações de dependência entre a sociedade local, os recursos ambientais e a potencial utilização futura desses recursos.

     

    II – Análise dos impactos ambientais do projeto e de suas alternativas, através de identificação, previsão da magnitude e interpretação da importância dos prováveis impactos relevantes, discriminando: os impactos positivos e negativos (benéficos e adversos), diretos e indiretos, imediatos e a médio e longo prazos, temporários e permanentes; seu grau de reversibilidade; suas propriedades cumulativas e sinérgicas; a distribuição dos ônus e benefícios sociais.

     

    III – Definição das medidas mitigadoras dos impactos negativos, entre elas os equipamentos de controle e sistemas de tratamento de despejos, avaliando a eficiência de cada uma delas.

     

    IV – Elaboração do programa de acompanhamento e monitoramento dos impactos positivos e negativos, indicando os fatores e parâmetros a serem considerados.

     

    Parágrafo único. Ao determinar a execução do estudo de impacto ambiental, o órgão estadual competente; ou a SEMA ou quando couber, o Município fornecerá as instruções adicionais que se fizerem necessárias, pelas peculiaridades do projeto e características ambientais da área.

  • Na verdade a questão trata do artigo 6º da Resolução CONAMA nº 001/1986 e não da Resolução Conama nº 237/1997


ID
2429911
Banca
VUNESP
Órgão
IPSMI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

No dia 5 de novembro do ano passado, o rompimento da Barragem de Fundão derramou 32 milhões de metros cúbicos de lama de rejeitos de mineração no Rio Doce. O episódio causou a morte de 17 pessoas, destruiu municípios e continua causando impactos ambientais graves no rio e no oceano.
(R7, 19 jan.16. Disponível em: <http://migre.me/sRe2p>Adaptado)
Um dos desdobramentos do rompimento da barragem foi

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa e

    Como eu sei que o governo não quer perder dinheiro, fui na alternativa que mais beneficiaria o país monetariamente, e deu certo. :P


ID
2553604
Banca
CS-UFG
Órgão
CELG/D-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A remediação de áreas contaminadas pode ser efetuada

Alternativas
Comentários
  • A Biorremediação in-situ envolve tratar o material contaminado no próprio local, enquanto a ex-situ consiste na remoção do material contaminado para tratamento em local externo ao de sua origem.


ID
2619802
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

NÃO faz parte dos objetivos de uma Auditoria Ambiental:

Alternativas
Comentários
  • A expressão auditoria ambiental, na visão Barbieri (2004, p. 190), “tornou-se bastante elástica, podendo significar uma diversidade de atividades de caráter analítico voltadas para identificar, averiguar e apurar fatos e problemas ambientais de qualquer magnitude e com diferentes objetivos”. (FORTE, 2007) Dessa forma, é possível justificar uma auditoria ambiental com os seguintes objetivos: -Identificar e documentar o status da conformidade ambiental; - Prover confiança ao administrador sênior; - Auxiliar os administradores a melhorar o desempenho ambiental da empresa; - Acelerar o desenvolvimento dos sistemas de gestão ambiental; - Aperfeiçoar o sistema de gestão de riscos ambientais; - Proteger a empresa de responsabilidades ambientais; - Desenvolver uma base para a utilização de recursos ambientais. Portanto, ao final da auditoria, no escopo, é imprescindível que a empresa auditada seja capaz de responder a questões tendo por intuito revelar a situação operacional real que encontra-se, para que seja feita um análise justa e fundamentada, sendo as questões: a. Conformidade com as leis ambientais; b. Adequação dos procedimentos e sistemas corretamente; c. Existe alguma atividade que cause preocupação aos que possuem interesses na empresa; d. A empresa se mantém atualizada as novas tecnologias; e. A empresa faz progressos quanto a redução dos passivos ambientais que fazem parte da sua atividade. Assim, a auditoria ambiental se faz um objeto de avaliação do total aproveitamento da empresa quanto a utilização dos recursos e a redução de passivos ambientais melhorando o seu desempenho.

  • GAB.: A

    Uma auditoria é espécie de controle, que detalha, identifica e monitora contextos estruturados e diagnostica falhas. Ela avalia possíveis riscos e os aponta, mas não é a responsável por efetuar as ações efetivas que irão minimizar ou conter estes riscos.

    https://www.infoescola.com/administracao_/auditoria-ambiental/

  • minimizar os riscos ambientais para os donos da empresa.

    avaliar o desempenho dos sistemas de administração ambiental da empresa.

    identificar e avaliar os riscos resultantes de acidentes ambientais.

    identificar possíveis aprimoramentos ambientais que a empresa possa implementar.

    verificar se a empresa está atuando em conformidade com sua própria política ambiental.


ID
2654836
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Nos termos da Resolução Conama 01/1986, o estudo de impacto ambiental desenvolverá atividades técnicas de diagnóstico ambiental da área de influência do projeto, completa descrição e análise dos recursos ambientais e suas interações, tais como existem, de modo a caracterizar a situação ambiental da área, antes da implantação do projeto, considerando a análise da fauna e da flora, destacando as espécies indicadoras da qualidade ambiental, de valor científico e econômico, raras e ameaçadas de extinção, e as áreas de preservação permanente.


Essa análise, que integra o item 1 do Art. 6° da Resolução, corresponde ao meio

Alternativas
Comentários
  • Art. 6o O estudo de impacto ambiental desenvolverá, no mínimo, as seguintes atividades técnicas:

    I - Diagnóstico ambiental da área de influência do projeto completa descrição e análise dos recursos ambientais e suas interações, tal como existem, de modo a caracterizar a situação ambiental da área, antes da implantação do projeto, considerando:

    a) o meio físico - o subsolo, as águas, o ar e o clima, destacando os recursos minerais, a topografi a, os tipos e aptidões do solo, os corpos d’água, o regime hidrológico, as correntes marinhas, as correntes atmosféricas;

    b) o meio biológico e os ecossistemas naturais - a fauna e a flora, destacando as espécies indicadoras da qualidade ambiental, de valor científico e econômico, raras e ameaçadas de extinção e as áreas de preservação permanente;

    c) o meio sócio-econômico - o uso e ocupação do solo, os usos da água e a sócioeconomia, destacando os sítios e monumentos arqueológicos, históricos e culturais da comunidade, as relações de dependência entre a sociedade local, os recursos ambientais e a potencial utilização futura desses recursos


ID
2695024
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

São vários os conceitos de risco, mas um ponto comum entre eles é a inclusão da noção de probabilidade. Para Conway (1982), risco é definido como a medida da probabilidade e da severidade de efeitos adversos; Inhaber (1982) o define como a probabilidade de ocorrer acidentes e doenças, resultando em ferimentos ou mortes (BRILHANTE, O.M. Gestão e avaliação de risco em saúde ambiental, p. 36.). Considerando isso, em relação ao risco e sua probabilidade, é CORRETO afirmar:

Alternativas

ID
2695027
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Para o Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA, 1986), impacto ambiental é definido como qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam: a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; a qualidade dos recursos ambientais (BRILHANTE, O.M. Gestão e avaliação de risco em saúde ambiental. p. 33 e 36).

Considerando que os impactos ambientais podem ser de vários tipos, assinale a alternativa que contempla verdades em relação aos tipos e classificações de impacto ambiental.

Alternativas
Comentários
  • Não compreendi o gabarito. se alguém entendeu, deixe um comentário.

  • Pra mim ta errada. gases nao geram APENAS impactos locais

  • Concordo com os colegas. A emissão do CO2, citado na alternativa B, é um dos gases responsáveis pelo agravamento do efeito estufa, que é um impacto global

  • Eu fiquei um pouco receosa com a colocação "local" também, mas a alternativa não disse "apenas local". Não há que se negar que a queima de vegetação e queima de combustíveis impacta o meio ambiente local, bem como o meio ambiente global.

    Nem sempre uma alternativa incompleta estará incorreta, atenção nisso.


ID
2695030
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O risco ambiental – é o risco que ocorre no meio ambiente, seja ambiente interno – no caso de uma indústria, por exemplo – ou externo. O risco ambiental pode ser classificado de acordo com o tipo de atividade (explosão, descarga contínua); exposição (instantânea, crônica); probabilidade de ocorrência; severidade, reversibilidade, visibilidade, duração e a ubiquidade de seus efeitos (SORS, 1982). No contexto da gestão governamental, o risco ambiental pode ser também classificado como: saúde pública, recursos naturais, desastres naturais e introdução de novos produtos.

Analise as classificações de risco, apresentadas na coluna 1, e as definições, apresentadas na coluna 2, e faça as vinculações correspondentes numerando os parênteses:

1 risco direto
2 risco de acidentes de grande porte
3 risco com características crônicas
4 risco agudo
5 risco natural
6 risco de caráter tecnológico

( ) podem ser controlados tanto na probabilidade de ocorrência quanto nas consequências
( ) decorrente de emissões de energia ou matéria em grandes concentrações, em um curto espaço de tempo.
( ) caso especial de risco direto em que a probabilidade de ocorrência do evento é baixa, mas suas consequências são muito prejudiciais.
( ) probabilidade de que um determinado evento ocorra, multiplicada pelos danos causados por seus efeitos.
( ) apresenta uma ação contínua ao longo do período.
( ) somente podem ser controlados no que se refere a suas consequências.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

    (6 risco de caráter tecnológico) podem ser controlados tanto na probabilidade de ocorrência quanto nas consequências

    (4 risco agudo) decorrente de emissões de energia ou matéria em grandes concentrações, em um curto espaço de tempo.

    (2 risco de acidentes de grande porte) caso especial de risco direto em que a probabilidade de ocorrência do evento é baixa, mas suas consequências são muito prejudiciais.

    (1 risco direto) probabilidade de que um determinado evento ocorra, multiplicada pelos danos causados por seus efeitos.

    (3 risco com características crônicas) apresenta uma ação contínua ao longo do período.

    (5 risco natural) somente podem ser controlados no que se refere a suas consequências.


ID
2695033
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

É universalmente reconhecido que todo acidente, qualquer que seja sua causa, ocasiona impactos ao meio ambiente. Enquanto a maioria dos acidentes industriais pode ser controlada dentro dos limites da fábrica, há casos em que o impacto se estende para além de suas fronteiras, afetando os arredores da indústria e tendo consequências, a curto ou longo prazo, sobre a vida, a propriedades, a estrutura social e o meio ambiente. Uma política de saúde ambiental requer instrumentos claros e eficazes. Vários são os instrumentos existentes, sendo que a estrutura de política de saúde ambiental é ainda complementada pelas provisões para execução legal e multas para a proteção do meio ambiente (BRILHANTE, O.M. Gestão e avaliação de risco em saúde ambiental. p. 45 e 47)

Essa política é também guiada por alguns princípios.

NÃO corresponde a um princípio que guia essa política de saúde ambiental:

Alternativas
Comentários
  • "A estrutura de política de saúde ambiental é ainda complementada pelas provisões para execução legal e multas para a proteção do meio ambiente. É também guiada pelo princípio da ação precatória, princípio do poluidor pagador e princípio da cooperação. "

    Fonte: homolog.creasp.org.br/assets/uploads/livros-bkp/0379478a1976b1aa24eaa4e05cc4804e.pdf


ID
2695036
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O processo de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) é definido como um conjunto de procedimentos realizados para identificar, prever e interpretar, assim como prevenir as consequências ou os efeitos ambientais que determinadas ações, planos, programas ou projetos podem causar à saúde, ao bem-estar humano e ao entorno. Como parte integrante do ΑΙΑ, o EIA tem como principal objetivo o de propiciar subsídios para uma tomada de decisão (BRILHANTE, O.M. Gestão e avaliação de risco em saúde ambiental. p. 48).
São propósitos do EIA, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • O Estudo de Impacto Ambiental tem como principal objetivo avaliar todas as atividades que, de alguma forma, possam acarretar em deterioração significativa do meio ambiente que será quantificado antecipadamente por meio de planejamento e execução do referido estudo.

    O documento deve justificar o motivo pelo o qual uma atividade tão impactante deve ser exercida naquele local, devendo-se ainda avaliar os possíveis impactos ambientais e sociais negativos que serão gerados em decorrência da implantação e operação da atividade objeto do licenciamento ambiental.

    Além disso, o EIA deve englobar um parecer ambiental acerca da área de influência do empreendimento, bem como análise da situação ambiental da área, considerando os aspectos físico, biológico e socioeconômico, além de uma definição de medidas amenizadoras dos possíveis impactos negativos.

  • GABARITO B

    b) Indicar outras providências que permitam maximizar os efeitos dos impactos. (Minimizar)


ID
2695039
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O retrospecto do desenvolvimento dos estudos de impactos mostra que, nos anos 70, a maioria dos EIAs era realizada usando basicamente julgamentos baseados em análises de custo-benefício. Recentemente, a partir do final dos anos 80 e começo dos anos 90, diversos autores passaram a defender a inclusão dos estudos de saúde como parte integrante do EIA, conhecido em inglês como EHIA (Environmental Health Impact Assessment). O objetivo do EIA é predizer e avaliar os impactos provocados pelo desenvolvimento baseado nos parâmetros ambientais que tenham uma forte interferência na saúde dos ecossistemas e, principalmente, na saúde humana. No caso de projetos de desenvolvimento, os impactos negativos para a saúde do homem podem ser determinados por intermédio dos estudos de Avaliação de Impacto na Saúde (Health Impact Assessment - HIA) (BRILHANTE, O.M. Gestão e avaliação de risco em saúde ambiental. p. 50).

Tendo o HIA como referência, é CORRETO afirmar:

Alternativas

ID
2695042
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Uma análise de risco constitui-se num importante instrumento para se identificarem riscos em uma unidade produtora ou em uma determinada atividade. Na realização de uma análise de risco, é importante se aplicar um procedimento estruturado. No início do estudo, devem-se utilizar técnicas apropriadas e simples com a finalidade de identificar os riscos mais sérios para, em seguida, aplicar técnicas mais sofisticadas para avaliar a redução dos riscos (BRILHANTE, O.M. Gestão e avaliação de risco em saúde ambiental. p. 60).

Baseado nisso e nos conhecimentos de Análise de Risco, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Caracterização de riscos


ID
2695045
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A informação básica para a identificação do risco inclui dados epidemiológicos, dados de bioensaios com animais, dados de efeitos obtidos in vitro e comparações de estruturas moleculares (BRILHANTE, O.M. Gestão e avaliação de risco em saúde ambiental. p. 62).

Com relação à Avaliação de Riscos e suas técnicas, é CORRETO afirmar:

Alternativas

ID
2710396
Banca
FUMARC
Órgão
COPASA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Numa avaliação de risco de impactos ambientais, são etapas do processo, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Descrição das medidas mitigadoras que serão implementadas. 

  • Alguem sabe em que legislacao ou bibliografia esta questao se baseou?

    CONAMA 01, que trata de avaliação de impactos, inclui a definição de medidas mitigadoras no estudo.

    Alguem saberia dizer porque a A é a alternativa incorreta?

  • A questão confunde porque pergunta sobre avaliação de risco ambiental, não avaliação de impacto ambiental. Risco, envolve a probabilidade de algum evento adverso ocorrer, e nesse contexto não abrange medidas mitigadoras. Essas medidas fazem parte do processo de avaliação de impacto ambiental, inclusas no estudo de impacto ambiental.


ID
2722141
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A respeito de Impactos Ambientais, analise as afirmativas a seguir.


I. Impactos ambientais estão vinculados somente aos aspectos de energia e de materiais que causam alteração do meio ambiente.

II. A degradação ambiental decorre de alterações no ambiente, dificultando o atendimento das necessidades humanas e de outras espécies.

III. A recuperação ambiental é a ação humana que visa a restituir a mesma vegetação ao ambiente, quando não há possibilidade de recuperação natural.


Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Restauração: Reprodução das condições exatas do local, tais como eram antes de serem alteradas pela intervenção.


    Recuperação: Local alterado é trabalhado de modo que as condições ambientais acabem se situando próximas às condições anteriores à intervenção; ou seja, trata-se de devolver ao local o equilíbrio e a estabilidade dos processos atuantes.


    Reabilitação: Local alterado destinado a uma dada forma de uso de solo, de acordo com projeto prévio e em condições compatíveis com a ocupação circunvizinha, ou seja, trata-se de reaproveitar a área para outra finalidade.


    Remediação: Ações e tecnologias que visam eliminar, neutralizar ou transformar contaminantes presentes em subsuperfície (solo e águas subterrâneas). Refere-se a áreas contaminadas.

  • Restauração: restituir

    Recuperação: aproximação

    Reabilitação: reaproveitar

    Remediar: remédio.

  • Gab: B

    ERRADO:

    I. Impactos ambientais estão vinculados somente aos aspectos de energia e de materiais que causam alteração do meio ambiente.

    CORRETO:

    I. Impactos ambientais estão vinculados também aos aspectos de energia e de materiais que causam alteração do meio ambiente.

    _______________________________

    CORRETO:

    II. A degradação ambiental decorre de alterações no ambiente, dificultando o atendimento das necessidades humanas e de outras espécies.

    _______________________________

    ERRADO:

    III. A recuperação ambiental é a ação humana que visa a restituir a mesma vegetação ao ambiente, quando não há possibilidade de recuperação natural.

    CORRETO:

    III. A recuperação ambiental é a ação humana que visa a aproximar a vegetação anterior ao ambiente atual, quando não há possibilidade de recuperação natural.

  • A respeito de Impactos Ambientais, analise as afirmativas a seguir.

    I. Impactos ambientais estão vinculados somente aos aspectos de energia e de materiais que causam alteração do meio ambiente. - (FALSO) - Os impactos ambientais podem ser, inclusive, de origem natural.

    II. A degradação ambiental decorre de alterações no ambiente, dificultando o atendimento das necessidades humanas e de outras espécies. - (VERDADEIRO) - A degradação (sinônimo de destruição) ambiental compromete o atendimento das necessidades de todas as espécies, seja a humana ou as demais.

    III. A recuperação ambiental é a ação humana que visa a restituir a mesma vegetação ao ambiente, quando não há possibilidade de recuperação natural. - (FALSO) - A recuperação ambiental pode ser, inclusive, natural.

  • Tinha muita dúvida em relação a ese item III

    - Dúvida 1: A recuperação ambiental é proporcionada somente pela ação humana?

    - Dúvida 2: Qual o ponto da restituição?

    - Dúvida 3: Ela só é realizada quando não há capacidade de recuperação natural?

    As dúvidas 1 e 3 se complementam. Segue a resposta:

    A recuperação ambiental decorre das ações sobre o meio que não tem capacidade de se regenerar por si só.

    Sendo assim, o termo RECUPERAÇÃO AMBIENTAL está aliado justamente às ações humanas de intervenção no meio, proporcionando condições para que a recuperação natural ocorra.

    Fonte: http://r1.ufrrj.br/cfar/d/download/Apostila%20de%20areas%20degradadas.pdf

    Resposta dúvida 2:

    A recuperação da área visa à “restituição de um ecossistema ou de uma população silvestre degradada a uma condição não degradada, que pode ser diferente de sua condição original” (Lei Federal 9985/2000)

    Este ponto que torna o item errado -> Há uma discricionalidade quanto ao ponto de restituição, o qual pode ser o mesmo ou pode ser diferente. Logo, não podemos afirmar que sempre será o mesmo.

    Ponto adicional:

    A mesma lei define RESTAURAÇÃO AMBIENTAL como:

    "Restituição de um ecossistema ou de uma população silvestre degradada o mais próximo possível da sua condição original".

    Ou seja, na restauração há OBRIGATORIEDADE de ser o mais próximo do original.

    Se alguém encontrar divergências, por favor, me comunique.

  • Como não há uma explicação completa sobre o item I, segue:

    De acordo com a RESOLUÇÃO CONAMA Nº 001/86:

    Impacto Ambiental é qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de MATÉRIA E ENERGIA resultante das ATIVIDADES HUMANAS, que direta ou indiretamente, AFETAM:

    - a saúde, segurança e bem-estar da população;

    - as atividades sociais e econômicas;

    - a biota;

    - as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente;

    - a qualidade dos recursos ambientais.


ID
2802421
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A respeito de estudos ambientais, zoneamento ambiental e caracterização e ocupação de biomas brasileiros, julgue o item subsequente.


Os estudos de impacto ambiental focam essencialmente a avaliação de possíveis danos advindos de empreendimentos potencialmente poluidores capazes de comprometer componentes ambientais, deixando de parte aspectos sociais e econômicos.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO ERRADO


    Resolução CONAMA 001/86:


    Art. 6o O estudo de impacto ambiental desenvolverá, no mínimo, as seguintes atividades

    técnicas:

    I - Diagnóstico ambiental da área de influência do projeto completa descrição e análise

    dos recursos ambientais e suas interações, tal como existem, de modo a caracterizar a

    situação ambiental da área, antes da implantação do projeto, considerando:

    a) o meio físico - o subsolo, as águas, o ar e o clima, destacando os recursos minerais,

    a topografia, os tipos e aptidões do solo, os corpos d’água, o regime hidrológico, as correntes

    marinhas, as correntes atmosféricas;

    b) o meio biológico e os ecossistemas naturais - a fauna e a flora, destacando as espécies

    indicadoras da qualidade ambiental, de valor científico e econômico, raras e ameaçadas

    de extinção e as áreas de preservação permanente;

    c) o meio sócio-econômico - o uso e ocupação do solo, os usos da água e a sócio-economia,

    destacando os sítios e monumentos arqueológicos, históricos e culturais da

    comunidade, as relações de dependência entre a sociedade local, os recursos ambientais

    e a potencial utilização futura desses recursos.


  • Gabarito: ERRADO.

    De acordo com a Resolução 01/86 do CONAMA, os impactos socioeconômicos também são levados em consideração.

  • Cespe, não caio mais nessa!

    Fé no pai que a aprovação sai!


ID
2804581
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Os elementos mínimos obrigatórios do EIA e do RIMA são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA D.

    RESOLUÇÃO CONAMA Nº 001, de 23 de janeiro de 1986

    Artigo 6º – O estudo de impacto ambiental desenvolverá, no mínimo, as seguintes atividades técnicas:

    I – Diagnóstico ambiental da área de influência do projeto completa descrição e análise dos recursos ambientais e suas interações, tal como existem, de modo a caracterizar a situação ambiental da área, antes da implantação do projeto, considerando:

    a) o meio físico – o subsolo, as águas, o ar e o clima, destacando os recursos minerais, a topografia, os tipos e aptidões do solo, os corpos d’água, o regime hidrológico, as correntes marinhas, as correntes atmosféricas;

    b) o meio biológico e os ecossistemas naturais – a fauna e a flora, destacando as espécies indicadoras da qualidade ambiental, de valor científico e econômico, raras e ameaçadas de extinção e as áreas de preservação permanente;

    c) o meio sócio-econômico – o uso e ocupação do solo, os usos da água e a sócio-economia, destacando os sítios e monumentos arqueológicos, históricos e culturais da comunidade, as relações de dependência entre a sociedade local, os recursos ambientais e a potencial utilização futura desses recursos.

    II – Análise dos impactos ambientais do projeto e de suas alternativas, através de identificação, previsão da magnitude e interpretação da importância dos prováveis impactos relevantes, discriminando: os impactos positivos e negativos (benéficos e adversos), diretos e indiretos, imediatos e a médio e longo prazos, temporários e permanentes; seu grau de reversibilidade; suas propriedades cumulativas e sinérgicas; a distribuição dos ônus e benefícios sociais.

    III – Definição das medidas mitigadoras dos impactos negativos, entre elas os equipamentos de controle e sistemas de tratamento de despejos, avaliando a eficiência de cada uma delas.

    lV – Elaboração do programa de acompanhamento e monitoramento dos impactos positivos e negativos, indicando os fatores e parâmetros a serem considerados.

  • Essa questão foi considerada? As letras D e E possuem as mesmas afirmativas.

  • Artigos 6 e 9 resolução CONAMA 001

    A questão pede elementos do EIA e do RIMA são, respectivamente,

    a) descrição dos efeitos esperados após as medidas mitigadoras, identificando os impactos não corrigíveis e o grau de alteração esperado (RIMA); medidas mitigadoras (EIA).

    b) listagem sintética dos resultados do diagnóstico ambiental da área de influência do projeto (RIMA); análise dos impactos ambientais do projeto e de suas alternativas(EIA).

    c) objetivos e justificativas do projeto(RIMA); cenário futuro da qualidade ambiental na área de influência do empreendimento (RIMA).

    d) diagnóstico ambiental da área de influência do projeto(EIA); programas de acompanhamento e monitoramento (RIMA).

    e) programas de acompanhamento e monitoramento (RIMA); diagnóstico ambiental da área de influência do projeto(EIA).

    Errei por desatenção ao comando da questão.

  • A questão foi considerada pois pede a resposta respectivamente de EIA e de RIMA sendo assim apenas a letra D está correta

ID
2804617
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Sobre a aplicação da Avaliação Ambiental Estratégica, é correto afirmar que apresenta

Alternativas
Comentários
  • show de questao ai sabe fazer um candidato errar!
  • A Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) é o instrumento de planejamento que objetiva a avaliação dos impactos ambientais com visão estratégica para subsidiar o processo de tomada de decisão, auxiliando a integração ambiental e a avaliação de riscos e oportunidades de estratégias de ação associadas à formulação de projetos mais abrangentes, consolidados como políticas, planos ou programas (PPPs) associados ao desenvolvimento sustentável.


    Esta consiste na avaliação da qualidade do meio ambiente, por meio de um procedimento sistemático e contínuo de alternativas de desenvolvimento com a elaboração de diagnósticos de referência, cenários tendenciais e propositivos – com análises e considerações estratégicas das alternativas para atingir os objetivos propostos, proposição de diretrizes de planejamento, monitoramento, gestão e avaliação concretizados em PPPs. Além de prever a integração efetiva de considerações biofísicas, econômicas, sociais e políticas nos processos públicos e institucionais.


  • No entanto, a evolução da aplicação desse tipo de avaliação (AIA) restringiu-se apenas àquelas ações relacionadas com projetos específicos (empreendimentos). Assim, nos últimos anos a Avaliação Ambiental Estratégica (AAE), cuja aplicação está crescendo em vários países desenvolvidos e organizações internacionais, vem sendo apresentada como uma forma de avaliação de impactos ambientais de ações estratégicas (políticas, planos e programas governamentais), que possibilita a consideração das questões ambientais, dentro do processo de planejamento e tomada de decisão, de forma mais efetiva que a AIA, tornando essas ações mais fortes ambientalmente.

    [...]

    As limitações técnicas estão relacionadas com o fato de que a AAE abrange uma grande área e um grande número de alternativas, tornando a coleta e análise de dados bastante complexas; possuem um nível de incerteza maior do que a AIA para projetos; com freqüência se depara com informações limitadas ou incompatíveis; no caso da AAE em nível nacional, pode acontecer de se desprezarem impactos que são importantes em nível local, mas que não têm influência na decisão em nível nacional.

    FONTE: Aparecida Antônia de Oliveira e Marcel Bursztyn


ID
2885383
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Osasco - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Os métodos disponíveis para a avaliação de impactos ambientais resultaram muitas vezes da evolução de ferramentas de planejamento ou de combinações de procedimentos já existentes. O método de Listagens Comparativas, por exemplo, se constituiu a partir de outros métodos de listagens e se caracteriza pelo/pela:

Alternativas

ID
2942884
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Em relação ao Estudo Prévio de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental, são feitas as afirmativas abaixo.

I Serão exigidos para a instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente.

II Suas elaborações não podem ser dispensadas por decreto, lei ou por previsão em Constituição Estadual, sob pena de afronta ao disposto na Constituição Federal de 1988.

III A finalidade deles é avaliar somente os impactos negativos dos empreendimentos e obras.

IV Ambos formam parte integrante do licenciamento ambiental.

Das afirmativas acima, estão corretas apenas:

Alternativas
Comentários
  • I Serão exigidos para a instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente. CORRETA

    II Suas elaborações não podem ser dispensadas por decreto, lei ou por previsão em Constituição Estadual, sob pena de afronta ao disposto na Constituição Federal de 1988. CORRETA

    III A finalidade deles é avaliar somente os impactos negativos dos empreendimentos e obras. ERRADA. A  define que o Estudo de Impacto Ambiental é o conjunto de estudos realizados por especialistas de diversas áreas, com dados técnicos detalhados. O acesso a ele é restrito, em respeito ao sigilo industrial.

    No artigo 6° dessa resolução define que o EIA desenvolverá as seguintes atividades técnicas:  Análise dos impactos ambientais do projeto e de suas alternativas, através de identificação, previsão da magnitude e interpretação da importância dos prováveis impactos relevantes, discriminando: os impactos positivos e negativos (benéficos e adversos), diretos e indiretos, imediatos e a médio e longo prazos, temporários e permanentes; seu grau de reversibilidade; suas propriedades cumulativas e sinérgicas; a distribuição dos ônus e benefícios sociais.

    IV Ambos formam parte integrante do licenciamento ambiental. CORRETA

  • Achei a letra b) meio estranha, visto que existe casos previstos em lei onde a elaboração do EIA/RIMA pode ser dispensada.

  • O item III está errado, pois o EIA/RIMA avalia os impactos positivos e negativos dos empreendimentos ou obras. Considerando isso, sobra apenas a alternativa A.

  • O SOMENTE da alternativa III ja matou a questão.

  • I Serão exigidos para a instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente. Olá este item não está correto, pois o EIA é exigido na Licença Prévia e não na instalação.


ID
3210589
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Os impactos ambientais podem ser classificados em locais, regionais e globais.

Assinale a opção que apresenta um exemplo de impacto ambiental global.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    Os demais são impactos locais


ID
3210592
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Segundo Ignacy Sachs (2002), existem oito dimensões da sustentabilidade que devem ser levadas em conta como estratégia alternativa à ordem econômica internacional.

Relacione as dimensões da sustentabilidade aos respectivos significados.

1. Política (Nacional)
2. Ecológica
3. Econômica
4. Social

( ) Se refere ao alcance de um patamar razoável de homogeneidade, com justa distribuição de renda, emprego pleno e igualdade no acesso aos recursos e serviços.
( ) Relacionada à preservação do potencial do capital natural na sua produção de recursos renováveis e à limitação do uso dos recursos não renováveis.
( ) Desenvolvimento intersetorial equilibrado, com capacidade de modernização contínua dos instrumentos de produção e razoável nível de autonomia na pesquisa científica e tecnológica.
( ) Democracia definida em termos de apropriação universal dos direitos humanos, desenvolvimento da capacidade do Estado para implementar o projeto, em parceria com todos os empreendedores e um nível razoável de coesão social.

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    1 - Democracia definida em termos de apropriação universal dos direitos humanos, desenvolvimento da capacidade do Estado para implementar o projeto, em parceria com todos os empreendedores e um nível razoável de coesão social.

    2 - Relacionada à preservação do potencial do capital natural na sua produção de recursos renováveis e à limitação do uso dos recursos não renováveis.

    3 - Desenvolvimento intersetorial equilibrado, com capacidade de modernização contínua dos instrumentos de produção e razoável nível de autonomia na pesquisa científica e tecnológica.

    4 - Se refere ao alcance de um patamar razoável de homogeneidade, com justa distribuição de renda, emprego pleno e igualdade no acesso aos recursos e serviços;


ID
3270250
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A norma ABNT NBR ISO 31.010/2012 define as principais técnicas para o processo de avaliação de riscos como parte do sistema de gestão. Existe uma técnica que inicialmente busca identificar os riscos mais significativos e os menos significativos, com o objetivo de assegurar que os recursos para controle serão focados nos riscos mais significativos. Há ainda o cuidado de não deixar de fora os riscos que ocorrem com frequência, mas têm um efeito cumulativo importante.

O método descrito acima é denominado

Alternativas
Comentários
  • a- Análise Preliminar de Riscos – APR/ Análise Preliminar de Perigos - APP - é um método de análise simples e indutivo cujo objetivo é identificar os perigos e situações e eventos perigosos que podem causar danos em uma determinada atividade, instalação ou sistema.

    b - Estudo de Operabilidade e Riscos (HazOp) - exame estruturado e sistemático de um produto, processo, procedimento ou sistema existente ou planejado.

    c- Análise de Árvore de Falhas – AAF/FTA - um diagrama de árvore que descreve os fatores causais e sua relação lógica com o evento do topo.

    d- Análise de impactos nos negócios (BIA) - analisa principais riscos de ruptura que poderiam afetar as operações

    e- Análise de causa-raiz (RCA)/ Análise de falhas causa-raiz - análise de grande perda financeira/econômica

    Fonte: ISO 31010-2012


ID
3270328
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A avaliação dos impactos ambientais associados a empreendimentos e/ou atividades deve ser feita com alto rigor científico e metodológico. Os métodos de avaliação de impactos ambientais tornaram-se cada vez mais específicos à medida que o conhecimento permitiu identificar as causas e os efeitos no meio ambiente, em face das intervenções. Com o objetivo de apoiar a avaliação de impactos de empreendimentos das mais diferentes naturezas, estão disponíveis métodos bastante elaborados e detalhados.


Sobre esses métodos, considere as afirmativas abaixo.

I - O método da sobreposição de informações permite associar as ações de um empreendimento às características ambientais de sua área de influência, através de uma listagem bidimensional, preservando as relações de causa e efeito.

II - O método da análise de custo-benefício compara o valor monetário dos benefícios associados à ação em análise com o valor de seus custos, auxiliando a tomada de decisão, a partir da representação dos custos ambientais e sociais em valor monetário.

III - O método das redes de interação tem como objetivo principal a identificação das interações fundamentais que caracterizam toda a cadeia de eventos que conduz aos efeitos negativos sobre o meio.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA D

    Na alternativa (I) estão se referindo as MATRIZES DE INTERAÇAO; permite associar as ações de um empreendimento às características ambientais de sua área de influência, através de uma listagem bidimensional, preservando as relações de causa e efeito.


ID
3306697
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

De acordo com o Art. 1º da Resolução nº 237/97 define-se:
I. Licenciamento ambiental: ato administrativo pelo qual o órgão ambiental competente estabelece as condições, restrições e medidas de controle ambiental que deverão ser obedecidas pelo empreendedor, pessoa física ou jurídica, para localizar, instalar, ampliar e operar empreendimentos ou atividades utilizadoras dos recursos ambientais consideradas efetivas ou potencialmente poluidoras ou aquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental.
II. Licença ambiental: procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetivas ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental, considerando as disposições legais e regulamentares e as normas técnicas aplicáveis ao caso.
III. Estudos ambientais: são todos e quaisquer estudos relativos aos aspectos ambientais relacionados à localização, instalação, operação e ampliação de uma atividade ou empreendimento, apresentados como subsídio para a análise da licença requerida, tais como: relatório ambiental, plano e projeto de controle ambiental, relatório ambiental preliminar, diagnóstico ambiental, plano de manejo, plano de recuperação de área degradada e análise preliminar de risco.
IV. Impacto ambiental regional: é todo e qualquer impacto ambiental que afete diretamente (área de influência direta do projeto), no todo ou em parte, o território de dois ou mais Estados.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    Licenciamento Ambiental = Procedimento Administrativo;

    Licença Ambiental = Ato Administrativo.

  • Como faço para lembrar:

    LicenciaMENTO Ambiental = ProcediMENTO Administrativo; processo.

    Eu entrego a Licença Ambiental ao cliente = AÇÃO (ATO) de entregar o documento;


ID
3306700
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O estudo de impacto ambiental, além de atender à legislação, em especial os princípios e objetivos expressos na Lei de Política Nacional do Meio Ambiente, obedecerá às seguintes diretrizes gerais:
I. Contemplar todas as alternativas tecnológicas e de localização de projeto, confrontando-as com a hipótese de não execução do projeto.
II. Impedir sistematicamente os impactos ambientais gerados nas fases de implantação e operação da atividade.
III. Definir os limites da área geográfica a ser direta ou indiretamente afetada pelos impactos, denominada área de influência do projeto, considerando, em todos os casos, a bacia hidrográfica na qual se localiza.
IV. Considerar os planos e programas governamentais, propostos em implantação na área de influência do projeto, e sua compatibilidade.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    RESOLUÇÃO CONAMA Nº 001, de 23 de janeiro de 1986

    Artigo 5º - O estudo de impacto ambiental, além de atender à legislação, em especial os princípios e objetivos expressos na Lei de Política Nacional do Meio Ambiente, obedecerá às seguintes diretrizes gerais:

    I - Contemplar todas as alternativas tecnológicas e de localização de projeto, confrontando-as com a hipótese de não execução do projeto;

    II - Identificar e avaliar sistematicamente os impactos ambientais gerados nas fases de implantação e operação da atividade ;

    III - Definir os limites da área geográfica a ser direta ou indiretamente afetada pelos impactos, denominada área de influência do projeto, considerando, em todos os casos, a bacia hidrográfica na qual se localiza;

    lV - Considerar os planos e programas governamentais, propostos e em implantação na área de influência do projeto, e sua compatibilidade. 


ID
3321652
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Desde que a avaliação de impactos ambientais passou a ser uma atividade institucionalizada e regulamentada pelo poder público nacional, estadual ou municipal, um dos critérios essenciais para a formulação ou a utilização de um método se tornou o da verificação das peculiaridades dessa ação pública, a começar pela definição do que é legalmente considerado impacto ambiental. Cada metodologia aplicada para avaliação de impacto ambiental tem uma aplicação definida.

São métodos de avaliação de impacto ambiental, exceto:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    Alguns métodos de AIA:

    Ad Hoc; Checklis; Matriz de interação; Redes de interação; Superposição de cartas; Simulação etc


ID
3420832
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Patos de Minas - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Em relação ao impacto ambiental, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas

ID
3420859
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Patos de Minas - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Sobre a classificação dos impactos ambientais, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa b

    Impacto indireto resultante de reação primária é parte de uma cadeia de reações, fácil de quantificar.

    Consertando a alternativa:

    I) Impacto direto resultante de reação primária é parte de uma cadeia de reações, fácil de quantificar.

    II) Impacto indireto resultante de reação secundária é parte de uma cadeia de reações, difícil de quantificar.


ID
3446002
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cerquilho - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Avaliando os impactos ambientais causados pela instalação de um empreendimento, um gestor ambiental indicou que sejam definidas ações com a finalidade de reduzir a magnitude ou a importância dos impactos adversos, as quais equivalerão ao conjunto de medidas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra C.

    Medidas Mitigadoras: estabelecidas antes da instalação do empreendimento para reduzir os efeitos dos impactos ambientais negativos gerados por tal ação.

    Medidas Compensatórias: compensar os prejuízos e danos ambientais efetivos causados pela atividade.


ID
3462229
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Viana - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Quando uma comunidade é atingida pelo rompimento de uma barragem como foi o caso recente de Brumadinho, os responsáveis podem ser condenados a reparar, financeiramente, os danos morais e materiais da coletividade atingida. Esse tipo de ação também pode ser movida com o objetivo de obrigar o réu a corrigir o ato praticado ou, no caso de omissão, a tomar determinada providência. Para que isso ocorra deve-se dar entrada na justiça em uma:

Alternativas

ID
3465769
Banca
CETAP
Órgão
Prefeitura de São Miguel do Guamá - PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Sobre o processo de Avaliação de Impacto Ambiental - AIA, leia as afirmativas seguintes e marque a alternativa correta:


I- A etapa de elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) é a atividade central do processo de AIA, a que normalmente consome mais tempo e recursos e estabelece as bases para a análise da viabilidade ambiental do empreendimento.

II- O EIA será realizado por equipe multidisciplinar habilitada, não dependente direta ou indiretamente do proponente do projeto e que será responsável tecnicamente pelos resultados apresentados.

III- O EIA desenvolverá, dentre suas atividades técnicas, a análise dos impactos ambientais do projeto e de suas alternativas, através de identificação, previsão da magnitude e interpretação da importância dos prováveis impactos relevantes, discriminando: os impactos positivos e negativos (benéficos e adversos), diretos e indiretos, imediatos e a médio e longo prazos, temporários e permanentes; seu grau de reversibilidade; suas propriedades cumulativas e sinérgicas; a distribuição dos ônus e benefícios sociais.

IV- O Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) deve ser apresentado de forma objetiva e adequada a sua compreensão. As informações devem ser traduzidas em linguagem acessível, ilustradas por mapas, cartas, quadros, gráficos e demais técnicas de comunicação visual, de modo que se possam entender as vantagens e desvantagens do projeto, bem como todas as consequências ambientais de sua implementação. 

Alternativas
Comentários
  • Questão desatualizada!


ID
3492097
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) é um dos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente utilizado para identificar, prevenir e compensar alterações ambientais prejudiciais produzidas por empreendimentos ou ações com significativo impacto ambiental. Quanto aos critérios de dispensa e exigência do EIA RIMA, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • As três principais licenças ambientais

    Licença Prévia (LP) = Prazo máximo de 5 anos

    Licença de Instalação (LI) = Prazo máximo de 6 anos

    Licença de Operação (LO) = Prazo de 4 a 10 anos

  • Questão deveria ser anulada. O recurso foi julgado improcedente pela banca, mas ao analisar uma a uma das alternativas conforme a legislação vigente, verifica-se que a letra B não está errada, visto que o prazo de validade não é a mesma coisa que o prazo máximo de validade possível para cada licença. Além disso, outras alternativas apresentam sim erros de conceito ou baseiam-se especificamente no documento utilizado pela banca, o qual foi feito especificamente como "orientações para o estado do Rio Grande do Sul".

    Eis a resposta da banca a uma tentativa de anular esta questão (a qual, em minha opinião não justifica):

    Questão: 47

    Recurso Improcedente. Ratifica-se a opção divulgada no gabarito preliminar.

    O argumento debatido pelas razões recursais não condiz, a questão refere-se a prazos de validade das Licenças Ambientais este prazo é estabelecido no Art. 14° da Resolução CONAMA 237/97: “O órgão ambiental competente

    poderá estabelecer prazos de análise diferenciados para cada modalidade de licença (LP, LI e LO), em função das peculiaridades da atividade ou empreendimento, bem como para a formulação de exigências complementares, desde que observado o prazo máximo de 6 (seis) meses a contar do ato de protocolar o requerimento até seu deferimento ou indeferimento, ressalvados os casos em que houver EIA/RIMA e/ou audiência pública, quando o prazo será de até 12 (doze) meses”.

    Fonte: Moura, Mauro Gomes de Manual técnico do licenciamento ambiental com EIA-RIMA / Mauro Gomes de Moura. - Porto Alegre : FEPAM, 2006. 65p. - (Coleção referências; v.2.)."

  • Achei o enunciado da questão bem confuso. O que a banca está pedindo afinal de contas? "Quanto aos critérios de dispensa e exigência do EIA RIMA, assinale a afirmativa INCORRETA". Como assim critérios de dispensa e exigência do EIA RIMA??? A banca quer um critério que ao mesmo tempo que exija também dispense o EIA RIMA???

    Não entendi mesmo.....

    Mesmo assim consegui acertar pois o prazo para as licenças ambientais independe do tipo de atividade e não é variável como cita a alternativa "B", tornando-a incorreta e sendo este o gabarito da questão.

  • Questão muito confusa e de dupla interpretação na letra B. Além de outros erros em outras alternativas.

ID
3558160
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Pitangueiras - SP
Ano
2019
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Dentre os variados métodos de Avaliação de Impactos Ambientais existentes, há um que surgiu pela necessidade da tomada de decisões quanto à implantação de projetos, considerando o parecer de especialistas em cada espécie de impacto resultante dos mesmos, além dos pontos econômicos e técnicos. Consiste na formação de grupos de trabalho multidisciplinares com profissionais qualificados em diferentes áreas de atuação, apresentando suas conclusões baseadas na experiência para elaboração de um relatório que irá relacionar o projeto a ser implantado com seus possíveis impactos causados. Este método, quando utilizado isoladamente, deve desenvolver a AIA (Avaliação de Impacto Ambiental) de forma simples, de fácil interpretação e de maneira dissertativa. É adequado às situações com escassez de dados e quando a avaliação deve ser disponibilizada em um curto espaço de tempo. A vantagem é que, proporciona menores gastos e é facilmente compreensível pelo público em geral. Por outro lado, exibe um alto grau de subjetividade, visto que considera a análise qualitativa e deixa de lado o caráter quantitativo da avaliação, além de ser passível de espacialização via SIG (Sistema de Informação Geográfica) e utiliza informações que normalmente encontram-se disponíveis. Trata-se do método: 

Alternativas
Comentários
  • Os métodos espontâneos ou “Ad Hoc” utilizam o conhecimento empírico dos profissionais envolvidos, ou seja, são descritos os impactos ambientais positivos e negativos do empreendimento baseado nas experiências dos técnicos que atuarão no Estudo de Impacto Ambiental.

    "Consiste na formação de grupos de trabalho multidisciplinares com profissionais qualificados em diferentes áreas de atuação, apresentando suas conclusões baseadas na experiência para elaboração de um relatório que irá relacionar o projeto a ser implantado com seus possíveis impactos causados".

  • A questão trouxe uma classificação do método check-list e no entanto o gabarito diz que é o item A...


ID
3575206
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Presidente Prudente - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Em relação ao processo de licenciamento com Avaliação de Impacto Ambiental no estado de São Paulo, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O licenciamento ambiental prévio de empreendimentos potencial ou efetivamente causadores de degradação ambiental deve ser realizado com base em estudos ambientais (EIA, RAP ou EAS), definidos pelas Resoluções CONAMA 01/86, 237/1997, Resolução SMA 49/2014 e Decisão de Diretoria nº 153/2014/I.

    Fonte: https://cetesb.sp.gov.br/licenciamentoambiental/quem-deve-solicitar/

  • A Licença Prévia pode ser obtida por meio da apresentação dos seguintes estudos ambientais:

    • EAS- Para empreendimentos, obras e atividades considerados de baixo potencial de degradação ambiental.
    • RAP - Para empreendimentos, obras e atividades considerados potencialmente causadores de degradação do meio ambiente.
    • EIA/RIMA - Para empreendimentos, obras e atividades considerados como potencialmente causadores de significativa degradação do meio ambiente

ID
3582661
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2016
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Os indicadores de impacto ambiental são elementos físicos, químicos, biológicos ou sociais que refletem a situação do ecossistema, indicando a presença ou ausência de boas condições ecológicas, de saúde e sociais. Dependendo do objetivo do estudo podemos utilizar diferentes indicadores. Em relação aos indicadores de impacto ambiental, relacione a primeira sequência com a segunda, e assinale a opção que corresponde a essa correspondência. 


I) Indicadores de pressão ou de estresse

II) Indicadores de estado, de qualidade ou de efeito.

III) Indicadores de resposta ou de resposta social

IV) Indicador de desenvolvimento sustentável

V) Indicador do impacto na saúde humana

(   ) respondem perguntas sobre o que está sendo feito para resolver os problemas ambientais e quais os resultados das ações realizadas

(   ) descrevem a situação ambiental, na presença de atividade humana, ressaltando a quantidade e a qualidade de recursos naturais disponíveis

(   ) ajudam a responder perguntas sobre as causas dos problemas no meio ambiente e avaliam a fadiga ambiental causada pelas atividades humanas, como a emissão e o acumulo de dejetos
 
(   ) demonstra a velocidade com que as atividades humanas pressionam os recursos naturais

(   ) São utilizados na avaliação dos impactos da qualidade ambiental sobre o bem-estar humano

Alternativas

ID
3618979
Banca
IDECAN
Órgão
HC-UFPE
Ano
2014
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Os riscos ambientais são divididos em cinco categorias, expressas por cinco cores distintas. Qual risco ambiental corresponde à cor vermelha no mapa de risco? 

Alternativas
Comentários
  • A cor indica a natureza do risco, que pode ser:

    • Verde: riscos físicos — ruído, vibração, temperatura elevada, radiação, frio, pressão e umidade;
    • Vermelho: riscos químicos — poeira, gás, fumos, névoas, substâncias químicas em geral;
    • Marrom: riscos biológicos — vírus, bactérias, fungos e demais micro-organismos;
    • Amarelo: riscos ergonômicos — postura, esforço e repetição de tarefas;
    • Azul: riscos de acidentes — incêndio, explosão, choque, quedas, fraturas, etc


ID
3645193
Banca
IBADE
Órgão
DEPASA - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Segundo a Resolução CONAMA 237/97, dependerá de prévio estudo de impacto ambiental e seu respectivo relatório de impacto sobre o meio ambiente (EIA/RIMA) a licença para:

Alternativas
Comentários
  • Art. 3º- A licença ambiental para empreendimentos e atividades consideradas efetiva ou

    potencialmente causadoras de significativa degradação do meio dependerá de prévio estudo de

    impacto ambiental e respectivo relatório de impacto sobre o meio ambiente (EIA/RIMA), ao qual dar-se-á publicidade, garantida a realização de audiências públicas, quando couber, de acordo com a

    regulamentação.


ID
3645217
Banca
IBADE
Órgão
DEPASA - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O Estudo de Impacto Ambiental é um documento técnico multidisciplinar que trata a respeito de controle preventivo de danos ambientais para a atividade na qual forem constatados riscos e perigos ao meio ambiente.

O estudo do impacto ambiental deve atender à legislação, em especial aos princípios e objetivos expressos na Lei de Política Nacional do Meio Ambiente, além disso, deve atender a diretrizes determinadas na Resolução CONAMA de 1986. Assinale a alternativa que NÃO corresponde às diretrizes gerais para o estudo de impacto ambiental: 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

    Resolução CONAMA Nº 01/86

    Art. 14. O Estudo Prévio de Impacto Ambiental, além de atender à legislação, em especial os princípios e objetivos expressos na Lei de Política Nacional do Meio Ambiente, obedecerá às seguintes diretrizes gerais:

    I – Caracterizar o empreendimento ou atividade no local proposto, contemplando as alternativas tecnológicas viáveis do ponto de vista ambiental e econômico;

    II – Identificar e avaliar sistematicamente os impactos ambientais gerados nas fases de instalação e operação do empreendimento ou atividade;

    III – Definir os limites das áreas geográficas a serem direta ou indiretamente afetadas pelos impactos, denominadas áreas de influência do empreendimento ou atividade, considerando, em todos os casos, a bacia hidrográfica nas quais se localizam;

    IV – Considerar os planos e programas governamentais, propostos e em Implantação na área de influência do empreendimento ou atividade, e sua compatibilidade. 

  • Gabarito: letra E.

    Da pesada! A letra E traz elemento do RIMA.

    Art. 9º O relatório de impacto ambiental - RIMA refletirá as conclusões do estudo de impacto ambiental e conterá, no mínimo:

    VI - A descrição do efeito esperado das medidas mitigadoras previstas em relação aos impactos negativos, mencionando aqueles que não puderem ser evitados, e o grau de alteração esperado; 

  • Questão braba! Muito boa pra fixar a lei seca.


ID
3648607
Banca
Quadrix
Órgão
IDURB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Conforme as Resoluções Conama n.º 237/1997 e n.º 1/1986, julgue o item.


Por impacto ambiental regional entende‐se todo e qualquer impacto ambiental que afete diretamente, no todo ou em parte, o território de dois ou mais municípios.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Por impacto ambiental regional entende‐se todo e qualquer impacto ambiental que afete diretamente, no todo ou em parte, o território de dois ou mais ** ESTADOS **

  • GABARITO ERRADO

    CONAMA 237/1997

    Art. 1 Para efeito desta Resolução são adotadas as seguintes definições:

    IV. _ IMPACTO AMBIENTAL REGIONAL: é todo e qualquer impacto ambiental que afete diretamente (área de influência direta do projeto), no todo ou em parte, o território de dois ou mais Estados.


ID
3658261
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vilhena - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

“Qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota e a qualidade dos recursos ambientais” é a definição legal de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    Resolução CONAMA 01/86

    Art. 1º Para efeito desta Resolução, considera-se impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam:

    I - a saúde, a segurança e o bem-estar da população;

    II - as atividades sociais e econômicas;

    III - a biota;

    IV - as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente;

    V - a qualidade dos recursos ambientais.


ID
3658264
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vilhena - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

__________________________ é o impacto ambiental resultante do aspecto ambiental ruído.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna acima.

Alternativas

ID
3658270
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vilhena - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Avaliação de impactos ambientais, cadastro técnico federal de atividades potencialmente poluidoras e/ou utilizadoras dos recursos ambientais e o sistema nacional de informações sobre o meio ambiente são alguns dos instrumentos:

Alternativas
Comentários
  • Art. 9º - São Instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente:

    I - o estabelecimento de padrões de qualidade ambiental;

    II - o zoneamento ambiental;            

    III - a avaliação de impactos ambientais;

    IV - o licenciamento e a revisão de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras;

    V - os incentivos à produção e instalação de equipamentos e a criação ou absorção de tecnologia, voltados para a melhoria da qualidade ambiental;

    VI - a criação de espaços territoriais especialmente protegidos pelo Poder Público federal, estadual e municipal, tais como áreas de proteção ambiental, de relevante interesse ecológico e reservas extrativistas;                 

    VII - o sistema nacional de informações sobre o meio ambiente;

    VIII - o Cadastro Técnico Federal de Atividades e Instrumento de Defesa Ambiental;

    IX - as penalidades disciplinares ou compensatórias ao não cumprimento das medidas necessárias à preservação ou correção da degradação ambiental.

    X - a instituição do Relatório de Qualidade do Meio Ambiente, a ser divulgado anualmente pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis - IBAMA;           

    XI - a garantia da prestação de informações relativas ao Meio Ambiente, obrigando-se o Poder Público a produzí-las, quando inexistentes;             

    XII - o Cadastro Técnico Federal de atividades potencialmente poluidoras e/ou utilizadoras dos recursos ambientais.         

    XIII - instrumentos econômicos, como concessão florestal, servidão ambiental, seguro ambiental e outros.


ID
3669160
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEEERS
Ano
2010
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Em uma linha de transmissão de grande extensão, implantada próxima a terrenos úmidos, indique qual alternativa representa o principal impacto ambiental da operação dessa linha de transmissão sobre a fauna e a flora. 

Alternativas

ID
3697618
Banca
CONSULPLAN
Órgão
SDS-SC
Ano
2008
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Em relação à proteção e melhoria da qualidade ambiental, analise as afirmativas abaixo:


I. Os Municípios, no tocante à preservação da qualidade ambiental, atuarão dentro dos limites de sua competência, e de forma subsidiária em relação ao Estado, conforme definido na legislação federal.

II. As diretrizes para a proteção e melhoria da qualidade ambiental serão formuladas em normas e planos administrativos, destinados a orientar a ação dos governos do Estado e dos Municípios.

III. Recursos naturais são: a atmosfera, às águas interiores superficiais e subterrâneas, os estuários, o mar territorial, o solo, a fauna e a flora.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

Alternativas

ID
3718555
Banca
NC-UFPR
Órgão
COPEL
Ano
2011
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Assinale a alternativa referente ao empreendimento que não necessita de Estudo de Impacto Ambiental em seu processo de licenciamento. 

Alternativas
Comentários
  • CONAMA 01/86

    Xl - Usinas de geração de eletricidade, qualquer que seja a fonte de energia primária, acima de 10MW;

  • Achei bem maldosa pelo fato de não especificar a potência, passível de anulação


ID
3827461
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Francisco Beltrão - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Considerando que a existência de áreas contaminadas pode configurar sério risco à saúde pública e ao meio ambiente é necessário que para o gerenciamento de áreas contaminadas, o órgão ambiental competente deverá instituir procedimentos e ações de investigação e de gestão, que contemplem três etapas: a identificação, o diagnóstico e a intervenção. A seguir associe as duas colunas e em seguida assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:

(1) Identificação:
(2) Diagnóstico:
(3) Intervenção:

( ) Etapa que inclui a investigação detalhada e avaliação de risco, sendo realizada após a investigação confirmatória que tenha identificado substâncias químicas em concentrações acima do valor de investigação.

( ) Etapa em que serão identificadas áreas suspeitas de contaminação com base em avaliação preliminar.

( ) Etapa de execução de ações de controle para a eliminação do perigo ou redução, a níveis toleráveis, bem como o monitoramento da eficácia das ações executadas, considerando o uso atual e futuro da área.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    CONAMA 420/2009

    Art. 23. Para o gerenciamento de áreas contaminadas, o órgão ambiental competente deverá instituir procedimentos e ações de investigação e de gestão, que contemplem as seguintes etapas, conforme ilustrado no Anexo III:

    I - Identificação: etapa em que serão identificadas áreas suspeitas de contaminação com base em avaliação preliminar, e, para aquelas em que houver indícios de contaminação, deve ser realizada uma investigação confirmatória, as expensas do responsável, segundo as normas técnicas ou procedimentos vigentes.

    II - Diagnóstico: etapa que inclui a investigação detalhada e avaliação de risco, as expensas do responsável, segundo as normas técnicas ou procedimentos vigentes, com objetivo de subsidiar a etapa de intervenção, após a investigação confirmatória que tenha identificado substâncias químicas em concentrações acima do valor de investigação.

    III - Intervenção: etapa de execução de ações de controle para a eliminação do perigo ou redução, a níveis toleráveis, dos riscos identificados na etapa de diagnóstico, bem como o monitoramento da eficácia das ações executadas, considerando o uso atual e futuro da área, segundo as normas técnicas ou procedimentos vigentes.  


ID
3905470
Banca
Itame
Órgão
Prefeitura de Senador Canedo - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Atualmente, em virtude do comprometimento da vida no planeta, cresceu o debate a nível internacional sobre as questões ambientais mundiais. É cada vez mais comum, o estudo sobre os impactos ambientais para que haja conscientização da população e de governantes sobre a necessidade de se praticar um desenvolvimento sustentável. Dentro deste contexto, as informações ambientais iniciais necessárias para o reconhecimento de determinada área e adjacências, para elaboração de um estudo de impacto ambiental, são:

Alternativas

ID
3967126
Banca
UECE-CEV
Órgão
Prefeitura de Sobral - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

As atividades humanas exercem importante papel na transformação do meio ambiente natural. Relacione corretamente as atividades humanas com seus principais impactos diretos sobre a natureza, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.


Coluna I

1. emissões de NOx e SOx
2. desmatamento
3. uso de agrotóxicos
4. irrigação no semiárido


Coluna II

( ) erosão e assoreamento
( ) aquecimento global
( ) salinização do solo e desertificação
( ) redução da biodiversidade

A sequência correta de cima para baixo é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

    Achei bem confusa a questão. Acertei, mas tive algumas dúvidas

    (2) erosão e assoreamento

    (1) aquecimento global

    (4) salinização do solo e desertificação

    (3) redução da biodiversidade

    Para mim, a questão sobre emissões de NOx e SOx estaria mais relacionado com chuvas ácidas; A redução da biodiversidade seria uma consequência do desmatamento; e a falta de precipitação no semiárido impacta na salinização do solo e desertificação.


ID
4104223
Banca
Calegariox Serviços
Órgão
Prefeitura de Brasiléia - AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Durante todas as fases de uma obra sabe-se que os serviços preliminares são os que mais geram impactos no meio ambiente. A parte relacionada à construção de infraestrutura, por exemplo, é capaz de emitir e gerar resíduos sólidos perigosos ou material particulado, desestabilizando o ambiente a seu redor. Assinale a alternativa que corresponde ao impacto ambiental que a limpeza superficial de um terreno (fase preliminar de uma obra) não causa ao meio ambiente

Alternativas

ID
4866979
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Em relação as licenças ambientais, analise:

(  ) Licença Prévia (LP) - concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade aprovando sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implementação;
(  ) Licença de Operação (LO) - autoriza a operação da atividade ou empreendimento, antes da verificação do efetivo cumprimento do que consta das licenças anteriores, com as medidas de controle ambiental e condicionantes determinados para a operação;
 ) Licença de Instalação (LI) - autoriza a instalação do empreendimento ou atividade de acordo com as especificações constantes dos planos, programas e projetos aprovados, não incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantes, da qual constituem motivo determinante.

Julgue os itens acima em verdadeiro (V) ou falso (F) e, em seguida, assinale a alternativa contendo a ordem correta das respostas, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • Licença Prévia (LP) -Deve ser solicitada na fase de planejamento da implantação, alteração ou ampliação do empreendimento. concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade, aprovando sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implementação. Aprova a viabilidade ambiental. Não podendo ser SUPERIOR A 05 anos, prazo este que, também, não poderá ser ultrapassado nas prorrogações da validade da LP.

    Licença de Instalação (LI) –Aprova os projetos. autoriza o início da instalação do empreendimento ou atividadede acordo com as especificações constantes dos planos, programas e projetos executivos aprovados, incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantes, da qual constituem motivo determinante. Não podem ser superiores a 6 anos;

    Licença de Operação (LO) – autoriza a operação da atividade, obra ou empreendimento, após a verificação do efetivo cumprimento das exigências das licenças anteriores(LP e LI), bem como do adequado funcionamento das medidas de controle ambiental, equipamentos de controle de poluição e demais condicionantes determinados para a operação. Deve ser solicitada antes de o empreendimento entrar em operação. Validade de 04 anos a 10 anos. Renovação deverá ser requerida com antecedência mínima de 120 dias.


ID
4866985
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Em relação as metodologias para estudo de impacto ambiental, assinale a alternativa correta que corresponde a uma característica negativa da metodologia projeção de cenários.

Alternativas

ID
4922935
Banca
UDESC
Órgão
IMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Assinale a alternativa que não apresenta possíveis metodologias, utilizadas para a Avaliação de Impactos Ambientais (AIA).

Alternativas

ID
4932058
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-AC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A avaliação de impacto ambiental, que inicialmente estava voltada basicamente a projetos de engenharia, inclui, atualmente, planos, programas e políticas em praticamente todas as áreas do setor produtivo. Na tentativa de orientar os envolvidos em avaliação de impactos ambientais, a Associação Internacional de Avaliação de Impactos apresenta alguns objetivos da avaliação de impactos ambientais (AIA).

L. E. Sanches. Avaliação de Impacto Ambiental – conceitos e métodos. São Paulo: Oficina de textos, 2006, p.39 (com adaptações).


No contexto do texto acima, é correto afirmar que os objetivos da AIA incluem

I assegurar que as considerações ambientais sejam incorporadas apenas nos casos em que não haja conflito com o setor produtivo.

II antecipar, evitar, minimizar ou compensar os efeitos negativos relevantes biofísicos e sociais, entre outros.

III proteger a produtividade e a capacidade dos sistemas naturais, assim como os processos ecológicos que mantêm as funções desses sistemas.

IV coibir o desenvolvimento regional para otimizar o uso e as oportunidades de gestão de recursos.


Estão certos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • O gabarito da questão é II e III, pois os objetivos da avaliação de impactos ambientais (AIA) segundo a Associação Internacional de Avaliação de Impactos (IAIA) são:

    • Assegurar que as considerações ambientais sejam explicitamente tratadas e incorporadas no processo de decisão;
    • Antecipar e evitar, minimizar ou compensar, os efeitos negativos significativos biofísicos, sociais e outros relevantes de propostas de desenvolvimento;
    • Proteger a produtividade e a capacidade dos sistemas naturais e dos processos ecológicos que mantêm as suas funções;
    • Promover um desenvolvimento que seja sustentável e que otimize o uso dos recursos e as oportunidades de gestão.

ID
4941814
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Mandaguari - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A Avaliação de impacto Ambiental tem entre outras funções o papel de facilitar a gestão ambiental do futuro empreendimento. A aprovação do projeto implica certos compromissos assumidos pelo empreendedor, que são delineados no estudo de impacto ambiental, podendo ser modificados em virtude de negociações com os interessados. Leia atentamente as afirmativas a seguir a respeito dos objetivos da Avaliação de Impacto Ambiental:

I - Assegurar que as considerações ambientais sejam explicitamente tratadas e não incorporadas ao processo decisório.
II - Antecipar, evitar, minimizar ou compensar os efeitos negativos relevantes biofísicos, sociais e outros.
III - Proteger a produtividade e a capacidade dos sistemas naturais, assim como os processos ecológicos que mantêm suas funções.
IV - Promover o desenvolvimento sustentável e otimizar o uso em áreas de preservação ambiental.

Assinale a alternativa CORRETA a respeito dos objetivos da Avaliação de Impacto Ambiental:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C, mas não concordo de jeito nenhum. Se alguém puder me esclarecer, por favor...

  • Alguém mais acredita que as corretas seriam as afirmações" II, III e IV" ?

  • Realmente gabarito totalmente sem noção e detalhe não possui o item IV em nenhuma das alternativas

  • Apenas as afirmativas II e III.


ID
4941817
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Mandaguari - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A avaliação do impacto ambiental, como um instrumento nacional, deve ser empreendida para atividades propostas que tenham probabilidade de causar um impacto adverso significativo no ambiente e sujeitas a uma decisão da autoridade nacional competente. Assinale a alternativa CORRETA a respeito de empreendimentos sujeitos à apresentação de um estudo de impacto ambiental no Brasil.

I - Estradas de rodagem com duas ou mais faixas de rolamento e ferrovias.
II - Portos e terminais de minério, petróleo e produtos químicos.
III - Oleodutos, gasodutos, minerodutos, troncos coletores e emissários de esgotos sanitários.
IV - Aterros sanitários, processamento e destino final de resíduos tóxicos ou perigosos.

Alternativas
Comentários
  • Esse gabarito está correto???

    Ferrovias e estradas de rodagem com duas ou mais faixas de rolamento também exigem a apresentação de EIA/RIMA. O certo seria alternativa D.

  • Eu marcaria letra "D", pois o item I também está correto, ele só juntou duas informações, que na Resolução Conama Nº 001/86 estão separadas (Res. Conama 001/86, Art. 2º, I - Estradas de rodagem com duas ou mais faixas de rolamento; II - Ferrovias).

  • Também marcaria a D.


ID
4952206
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Com base na Resolução CONAMA nº 01/86, dependerá de elaboração de estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de impacto ambiental - RIMA, a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e do SEMA em caráter supletivo, o licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como:

I. Oleodutos, gasodutos, minerodutos, troncos coletores e emissários de esgotos sanitários;
II. Linhas de transmissão de energia elétrica, acima de 250 Kv;
III. Projetos urbanísticos, acima de 100 ha ou em áreas consideradas de relevante interesse ambiental a critério da SEMA e dos órgãos municipais e estaduais competentes.

Dos itens acima:

Alternativas
Comentários
  • Artigo 2 - VI - Linhas de transmissão de energia elétrica, acima de 230KV;

    Resposta certa "B"


ID
5035504
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CODEVASF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

As atividades minerárias produzem impactos no meio ambiente que devem ser controlados e mitigados. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.


Em um projeto de mineração, a fase inicial de prospecção geológica é a que acarreta os maiores impactos ao meio ambiente.

Alternativas
Comentários
  • errado.

    prospecção: conjunto de técnicas relativas à pesquisa, localização precisa e estudo preliminar de uma jazida mineral ou petrolífera.

  • As etapas e suas respectivas fases do processo de mineração são, de acordo com o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM):

    • Prospecção: refere-se às fases de estudos e reconhecimento geológico preliminares.

    • Pesquisa mineral: refere-se às fases de exploração, delineamento e avaliação.

    • Lavra: refere-se às fases do desenvolvimento do projeto e exploração.

    • Descomissionamento de mina: refere-se às fases de desativação e fechamento da mina.
  • Faltou a descaracterização @karla Rebelo


ID
5035507
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CODEVASF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

As atividades minerárias produzem impactos no meio ambiente que devem ser controlados e mitigados. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.


No Brasil, um dos principais impactos ambientais da extração do carvão mineral é a contaminação das águas superficiais pela drenagem ácida oriunda dos resíduos minerais sulfetados.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    Isso ocorre devido ao processo de oxidação da pirita e posterior geração de drenagem ácida de mina em subsolo. A ocorrência de drenagem ácida está relacionada à inundação da mina, após o fechamento ou flutuações do nível freático.

  • O carvão mineral é um combustível fóssil extraído da terra por meio da mineração. Sua origem se dá a partir da decomposição da matéria orgânica (restos de árvores e plantas) que se acumulou sob uma lâmina de água há milhões de anos.

    • O carvão mineral é o combustível fóssil mais poluente do mundo.
    • fonte de energia não renovável
    • O processo de combustão do carvão mineral provoca emissão de gases poluentes à atmosfera e agrava o efeito estufa.
  • A drenagem ácida da mina é feita por meio de bombas, que lançam água sulfurosas no ambiente externo, produzindo alterações no solo.

    Como consequência dessas alterações no solo, a qualidade da água subterrânea também é comprometida. Pode ocorrer a redução do valor do pH da água, o que contribui para a solubilização de metais e para contaminação da água subterrânea que, em caso de ingestão, pode vir a afetar a saúde humana.


ID
5035510
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CODEVASF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

As atividades minerárias produzem impactos no meio ambiente que devem ser controlados e mitigados. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.


Os rejeitos ricos em arsênio gerados nas lavras de mina de ouro podem causar a contaminação dos solos e dos recursos hídricos, se armazenados de forma inadequada.

Alternativas
Comentários
  • O arsênio ou arsénio (do latim arsenium) é um elemento químico de símbolo As com número atômico 33 (33 prótons e 33 elétrons) e com massa atómica 75 u. É um semimetal (metaloide) encontrado no grupo 15 (anteriormente denominado VA) da Classificação Periódica dos Elementos. Como conservante da madeira numa fórmula de arseniato de cobre e crômio, é o uso que representa, segundo algumas estimativas, cerca de 70% do seu consumo mundial. 

  • Nos últimos anos, a ingestão de arsênio inorgânico através da água, tem emergido como uma importante questão de saúde pública. O elemento chega aos corpos d’água por fontes de depósitos naturais ou por práticas agrícolas e industriais, principalmente a mineração. As conseqüências para a saúde humana da exposição crônica ao arsênio incluem um aumento no risco de várias formas de câncer e numerosos efeitos patológicos, tais como doenças cutâneas (hiperpigmentação e hiperqueratose), gastro-intestinais, vasculares, diabetes melitus e neuropatias periféricas.


ID
5035513
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CODEVASF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

As atividades minerárias produzem impactos no meio ambiente que devem ser controlados e mitigados. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.


O interior de uma barragem de rejeitos de minérios que tenha sido descomissionada está livre de resíduos capazes de causar riscos e impactos ao meio ambiente.

Alternativas
Comentários
  • A questão está errada porque:

    O descomissionamento é apenas a retirada das estruturas de funcionamento (geralmente tubulações) de uma barragem de rejeito, mas não dos rejeitos em si. Portanto ainda apresenta risco uma vez que os rejeitos ainda estão lá e sem nenhum tratamento. Agora, caso a barragem seja descaracterizada, ai sim ela perde a característica de barragem e já não apresenta mais risco.

    O descomissionamento é apenas a primeira etapa da descaracterização.

    Um exemplo de descaracterização é a retirada do rejeito, tratamento dele (Exemplo filtragem) e recolocação no local em forma de pilhas isenta de água, adquirindo uma estrutura estável e sem risco de acidente.

  • essa tava bem fácil, viu, rsrs

ID
5035516
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CODEVASF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

As atividades minerárias produzem impactos no meio ambiente que devem ser controlados e mitigados. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.


Um dos impactos ambientais da mineração do ouro é a contaminação das águas por cianetos, que são usados no processo de lixiviação do minério.

Alternativas
Comentários
  • O cianeto é uma toxina mitocondrial formada por átomos de carbono e nitrogênio e é uma das intoxicações mais letais conhecidas pelo homem. Usado nos tempos antigos e modernos como um método de execução, o cianeto causa a morte dentro de minutos a horas de exposição.

  • Correto.

    Tal processo é denominado cianetação, no qual o cianeto dissolve o ouro presente na rocha, separando-o do resto na sua forma líquida. Posteriormente esse ouro é tratado para a remoção do cianeto ao qual foi exposto. O grande problema da utilização do cianeto está na sua toxicidade, sendo uma ameaça para o meio ambiente e para a saúde humana.

  • O cianeto usado nessas minas para lixiviar ouro do minério resultou em níveis tão altos de que as pessoas não podem usar os recursos hídricos próximos até que tenham sido submetidos a tratamento e purificação extensos e caros

  • Jim Jones foi o fundador e líder da seita Templo dos Povos, famoso devido ao suicídio/assassinato em massa com "suco de cianeto" em novembro de 1978 de 918 dos seus membros em Jonestown, Guiana.


ID
5108920
Banca
FEPESE
Órgão
FEPESE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O método de avaliação de impactos ambientais que estabelece a sequência de impactos ambientais desencadeados por uma ação, através de gráficos ou diagramas, permitindo traçar o conjunto de ações que o causaram direta e indiretamente, assim como permite avaliar medidas mitigadoras, é chamado de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B.

    MÉTODO: REDES DE INTERAÇÃO

    DESCRIÇÃO: Gráfico ou diagrama da cadeia de impacto

    APLICAÇÃO: Determinação de impactos diretos e indiretos

    VANTAGENS (+) / DESVANTAGENS (-): + Abordagem integrada de impactos e interações; - Não detectam: importância relativa dos impactos, aspectos temporais e espaciais, dinâmica dos sistemas.

    EXEMPLOS: IMPACT, Sorensen.

    Fonte: https://www.rc.unesp.br/igce/aplicada/ead/estudos_ambientais/ea11.html


ID
5157451
Banca
AMEOSC
Órgão
CONDER - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A avaliação de Impacto Ambiental é considerada de grande importância no processo para o licenciamento de um novo empreendimento. Os projetos que constam com atividades modificadoras do meio ambiente, como construção de estradas, usinas, indústrias, obras hidráulicas, aterros sanitários, projetos urbanísticos maiores necessitam ser aprovados por um documento, que avalia os impactos ambientais decorrentes da instalação do empreendimento e estabelece programas para monitoramento e mitigação desses impactos. Com base no texto acima, indique qual é este documento que avalia o impacto ambiental de um novo empreendimento:

Alternativas

ID
5157499
Banca
AMEOSC
Órgão
CONDER - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A Avaliação de Impacto Ambiental deve ser compreendida como instrumento de planejamento, isto é, como uma atividade técnico-científica que tem por finalidade identificar, prever e interpretar os efeitos de uma determinada ação humana sobre o ambiente. Em relação a Avaliação de Impacto Ambiental, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra C.

    a) Termos de Referência: esses documentos são como uma espécie de roteiro, sendo uma especificação detalhada daquilo que será o conteúdo somente do Rima. ERRADO.

    b) O “sucesso” da elaboração do EIA/Rima independe do papel desempenhado pelo coordenador-técnico da equipe multidisciplinar. A boa coordenação não é condição essencial para garantir a interdisciplinaridade exigida nos EIAs/Rimas. ERRADO.

    c) Diagnóstico ambiental: essa etapa do Eia/Rima consiste, juntamente com a identificação, previsão e análise de impactos ambientais, as medidas mitigadoras e compensatórias e o plano de monitoramento, nas quatro atividades técnicas desenvolvidas por esses tipos de estudos. CERTO. RESOLUÇÃO CONAMA nº 1 de 1986. I - Diagnóstico ambiental da área de influência do projeto completa descrição e análise dos recursos ambientais e suas interações, tal como existem, de modo a caracterizar a situação ambiental da área, antes da implantação do projeto, considerando: a) o meio físico - o subsolo, as águas, o ar e o clima, destacando os recursos minerais, a topografia, os tipos e aptidões do solo, os corpos d’água, o regime hidrológico, as correntes marinhas, as correntes atmosféricas; b) o meio biológico e os ecossistemas naturais - a fauna e a flora, destacando as espécies indicadoras da qualidade ambiental, de valor científico e econômico, raras e ameaçadas de extinção e as áreas de preservação permanente; c) o meio sócio-econômico - o uso e ocupação do solo, os usos da água e a sócioeconomia, destacando os sítios e monumentos arqueológicos, históricos e culturais da comunidade, as relações de dependência entre a sociedade local, os recursos ambientais e a potencial utilização futura desses recursos. 

    d) Audiência pública: é uma espécie de reunião pública onde somente se apresenta o EIA. ERRADO.


ID
5236813
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2021
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A ISO 14000 é uma norma abrangente e holística de administrar o meio ambiente que inclui regulamentos, prevenção de poluição, conservação de recursos e proteção ambiental. Assinale a alternativa INCORRETA em relação aos principais pontos de vantagem da adoção da citada ISO:

Alternativas
Comentários
  • Discordo com esse gabarito... como assim não ocorre melhoria na eficácia do processo? Esse é justamente um dos requisitos da Iso citada, melhoria contínua. É a finalidade da aplicação da Iso.


ID
5236816
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2021
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A Norma ISO 14000 é composta por várias normas, segundo a ABNT. Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • GAB B

    O conjunto ISO 14000 é formado pelas seguintes normas:

    • ISO 14001: trata do Sistema de Gestão Ambiental (SGA).
    • ISO 14004: trata do Sistema de Gestão Ambiental, sendo destinada ao uso interno da Empresa.
    • ISO 14010: são normas sobre as Auditorias Ambientais. São elas que asseguram credibilidade a todo processo de certificação ambiental.
    • ISO 14031: são normas sobre Desempenho Ambiental.
    • ISO 14020: são normas sobre Rotulagem Ambiental.
    • ISO 14040: são normas sobre a Análise do Ciclo de Vida.

    Fonte : https://www.significados.com.br/iso-14000/


ID
5236819
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2021
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Assinale a alternativa correta em relação à perícia ambiental:

Alternativas

ID
5249116
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Jaguaribe - CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A disciplinarização do saber é apontada como uma das principais causas da problemática ambiental, que estruturou historicamente o processo tecnológico, pelo prisma restrito da produtividade, ignorando na maioria das vezes os impactos causados ao meio ambiente. A complexidade dos saberes atuais inviabiliza o retorno do saber generalista, no entanto, torna-se necessário estabelecer interações, conexões e relações entre as ciências naturais, sociais e exatas para compreender e propor respostas inovadoras aos desafios da sociedade contemporânea. Sendo as Ciências Ambientais uma ciência interdisciplinar, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O examinador que criou essa questão queria o gabarito errado de qualquer forma. kkk

  • O examinador que criou essa questão queria o gabarito errado de qualquer forma. kkk

  • Posso estar errado, mas acredito que o sujeito seja "que", embora a concordância deva se dar com o referente do que...

  • Matheus, você está parcialmente certo.. Mas no caso da questão tela quando tira as vírgulas, essa regra do "que" não vale mais. Nesse caso a palavra prestava vai concordar com SISTEMA INTELBRAS.


ID
5249134
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Jaguaribe - CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Segundo a Resolução Conama Nº001, de janeiro de 1986, o impacto ambiental é definido como “qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; e a qualidade dos recursos ambientais.” De acordo com o estudo dos Impactos Ambientais, analise as afirmativas a seguir:
I. Consumir apenas o necessário, evitar compras compulsivas e doar objetos e roupas que não são mais utilizadas são ações que contribuem para a diminuição dos impactos ambientais negativos.
II. As indústrias termelétricas comprometem a fauna e a flora da região, além de aumentar a temperatura média local.
III. A agricultura industrial é um setor de intensa geração de impactos ambientais negativos, desde o uso de insumos agrícolas ao uso de tratores e outros maquinários agrícolas, destruindo o banco genético do planeta e alterando o equilíbrio dos ecossistemas.
IV. Construir uma área de proteção ambiental, recuperar áreas degradadas, limpar lagos e promover campanhas de plantio de mudas são exemplos de impactos ambientais positivos.
É correto o que se afirma

Alternativas

ID
5249143
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Jaguaribe - CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A qualidade ambiental refere-se aos estudos das variações no meio ecológico e social, que afetam o bem estar dos seres vivos, em especial dos seres humanos. Esse termo é utilizado para caracterizar as condições ambientais segundo normas e padrões pré-estabelecidos. Sua manutenção e a difusão de sua importância para a preservação da vida são extremamente relevantes na sociedade contemporânea. No Brasil o controle ambiental é implementado através de programas e ações que buscam reduzir o impacto negativo sobre os meios físicos, biológicos, sociais e econômicos, promovendo uma melhor qualidade de vida para a população. Sobre o Controle de Qualidade Ambiental, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A letra A está incorreta, pois refere-se ao princípio do POLUIDOR/PAGADOR, em que há a exigência de que se arque com as despesas de prevenção, reparação e repressão dos danos ambientais causados

  • LEI Nº 6.938, DE 31 DE AGOSTO DE 1981

    Art. 8º Compete ao CONAMA:

    VII - estabelecer normas, critérios e padrões relativos ao controle e à manutenção da qualidade do meio ambiente com vistas ao uso racional dos recursos ambientais, principalmente os hídricos.


ID
5268397
Banca
FGV
Órgão
IMBEL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Um projeto de engenharia deve contemplar práticas de sustentabilidade a fim de atender questões ligadas aos impactos ambientais. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. Na construção do empreendimento deve-se definir um Plano de Gerenciamento de Resíduos.
II. Na concepção do projeto deve-se adaptar a utilização do empreendimento sem que haja esgotamento de recursos naturais.
III. No planejamento do projeto realiza-se o levantamento dos impactos socioambientais e econômicos relativos ao empreendimento.
Está correto o que se afirma em

Alternativas

ID
5268421
Banca
FGV
Órgão
IMBEL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Assinale a opção que apresenta o relatório exigido no licenciamento ambiental de empreendimentos de impacto ambiental de pequeno porte, que, normalmente, faz um diagnóstico ambiental da região onde se localizará o empreendimento.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa e

    Res CONAMA 279. art. 2°, I - Relatório Ambiental Simplificado RAS: os estudos relativos aos aspectos ambientais relacionados à localização, instalação, operação e ampliação de uma atividade ou empreendimento, apresentados como subsídio para a concessão da licença prévia requerida, que conterá, dentre outras, as informações relativas ao diagnóstico ambiental da região de inserção do empreendimento, sua caracterização, a identificação dos impactos ambientais e das medidas de controle, de mitigação e de compensação. 

  • isso que dá não ler tudo

ID
5309845
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Em relação ao licenciamento ambiental, analisar a sentença abaixo:

A construção, a instalação, a ampliação e o funcionamento de estabelecimentos e atividades utilizadores de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidores ou capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental, dependerão de prévio licenciamento ambiental (1ª parte). A Licença Ambiental é ato administrativo pelo qual o órgão ambiental competente estabelece as condições, restrições e medidas de controle ambiental que deverão ser obedecidas pelo empreendedor, pessoa física ou jurídica, para localizar, instalar, ampliar e operar empreendimentos ou atividades utilizadoras dos recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras, ou aquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental (2ª parte). O Município poderá efetuar licenciamento ambiental mediante delegação do órgão estadual competente, através de convênio (3ª parte).

A sentença está:

Alternativas
Comentários
  • Vendo que muita gente marcou a B:

    Percebam, por mais que na lei diga que é "por meio de convênio ou instrumento legal", a afirmativa da questão não está excluindo a parte de "instrumento legal". Caso a questão afirmasse "somente através de convênio", aí sim estaria errado. Vide:

    CONAMA 237, Art. 6º - Compete ao órgão ambiental municipal, ouvidos os órgãos competentes da União, dos Estados e do Distrito Federal, quando couber, o licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades de impacto ambiental local e daquelas que lhe forem delegadas pelo Estado por instrumento legal ou convênio.


ID
5309848
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Em relação ao Estudo de Impacto Ambiental (EIA), marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(---) O EIA é o estudo das prováveis modificações nas diversas características socioeconômicas e biofísicas do meio ambiente que podem resultar de um projeto proposto, estabelecendo medidas de prevenção, mitigação e monitoramento dos danos ambientais.
(---) Para que o EIA seja juridicamente válido, a Resolução do CONAMA nº 01/86 exige que sejam observados alguns requisitos, como a identificação de impactos ambientais gerados nas fases de implantação.
(---) O EIA é um resumo do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) e deve conter todas as informações incluídas naquele, de forma resumida, simplificada e acessível.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    O EIA é um resumo do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) e deve conter todas as informações incluídas naquele, de forma resumida, simplificada e acessível.

    O examinador inverteu o item destacado acima. O EIA é um estudo complexo, que envolve as variáveis que podem ser afetadas com a execução do projeto. O RIMA é o relatório deste estudo, contendo informações de forma simples, resumida e com uma linguagem acessível, devendo ser composto por mapas, gráficos, quadros, etc.

  • A alternativa II está incompleta, o tiem da conama 01/86 diz IMPLANTAÇÃO E OPERAÇÃO

    II - Identifi car e avaliar sistematicamente os impactos ambientais gerados nas fases de implantação e operação da atividade;


ID
5309857
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Em relação aos princípios que fundamentam o direito ambiental, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(---) O Princípio do Poluidor-Pagador parte da constatação de que os recursos ambientais são escassos e o seu uso na produção e no consumo acarreta a sua redução e degradação.
(---) O Princípio do Usuário-Pagador se fundamenta no fato de que os recursos ambientais existem para o benefício de todos. Dessa forma, todos os usuários se sujeitam à aplicação dos instrumentos econômicos, estabelecidos para regular seu uso, tendo em vista o bem comum da população.
(---) O Princípio do Acesso Equitativo aos Recursos Naturais é fundamentado na ideia de que a equidade deve orientar a fruição ou o uso da água, do ar, do solo. A equidade no acesso aos recursos ambientais deve ser enfocada só com relação à localização espacial dos usuários atuais, e não em relação aos usuários potenciais das gerações vindouras.

Alternativas
Comentários
  • Esse gabarito está errado, pois a I não está correta.

    "O princípio do poluidor pagador preconiza que os custos decorrentes da prevenção da poluição e controle do uso dos recursos naturais assim como os custos da reparação dos danos ambientais não evitados (“custos da poluição”) sejam suportados integralmente pelo condutor da atividade econômica potencial ou efetivamente degradadora, que, portanto, internalizará os custos da poluição ao invés de externalizá-los para o Estado e, consequentemente, para a sociedade."

    fonte: https://enciclopediajuridica.pucsp.br/verbete/334/edicao-1/principio-do-poluidor-pagador

    Sequência correta (na minha opinião): E - C - E


ID
5309863
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) é um procedimento administrativo, de caráter técnico-científico, com o objetivo de identificar, prever e interpretar as consequências sobre o meio ambiente de uma dada ação humana e de propor medidas de prevenção e mitigação de impactos. São etapas da AIA:

I. Elaboração do Termo de Referência para a condução de estudos específicos.
II. Elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA).
III. Tramitação do EIA pela Câmara de Vereadores e Prefeitura, para aprovação e alterações.
IV. Procedimentos de análise técnica dos estudos apresentados.

Estão CORRETOS:

Alternativas

ID
5357473
Banca
CETREDE
Órgão
IMAMN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Em relação às ferramentas para análise e avaliação dos estudos ambientais, analise as afirmativas a seguir.

I. Um conjunto de critérios e diretrizes preestabelecidos facilitam o trabalho do analista.
II. Listas de verificação podem ser preparadas para orientarem a análise dos analistas.
III. A lista de verificação deverá refletir os requisitos da legislação e da regulamentação em vigor.
IV. Descrição do projeto, dos impactos, mitigação, dentre outros, são exemplos de tópicos que podem estar no rol de uma lista de verificação.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

Alternativas

ID
5357485
Banca
CETREDE
Órgão
IMAMN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Sobre o licenciamento ambiental, considerando o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) tem-se que

I. cabe à Secretaria Estadual do Meio Ambiente definir quais os tipos de empreendimentos que exigem EIA/RIMA.
II. o RIMA, salvo os casos previstos em lei, é acessível ao público.
III. cabe ao IBAMA, o licenciamento de empreendimentos e atividades com significativo impacto ambiental de âmbito nacional ou regional.
IV. o EIA deve ser apresentado para a obtenção da licença prévia dos empreendimentos de aproveitamento hidroelétrico.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

Alternativas

ID
5380687
Banca
CETREDE
Órgão
IMAMN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Em relação à auditoria ambiental, tem-se que,
I. independentemente de sua classificação, as auditorias são identificadas pelas seguintes características: legitimidade, planejamento/operação e transparências entre outras.
II. as auditorias devem verificar se a empresa atende a todos os requisitos ambientais legais, regulatórios e de políticas internas.
III. os auditores devem estar atentos, entre outros, ao seguinte critério: as avaliações devem ser realizadas, preferencialmente, nos locais onde os trabalhos são executados.
IV. as auditorias ambientais podem ser classificadas somente de acordo com critérios de auditoria, ou seja, de conformidade legal ambiental, de desempenho ambiental, ou de sistemas de gestão ambiental.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A


ID
5380708
Banca
CETREDE
Órgão
IMAMN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Considerando o Estudo de Impacto Ambiental (EIA), tem-se que
I. no EIA, a etapa de execução tem maior relevância quando comparada à de planejamento.
II. na etapa de execução, é feita a identificação dos impactos; na do planejamento essa identificação é preliminar.
III. as atividades preparatórias usuais para a realização de um EIA contempla, dentre outras, a visita a empreendimentos semelhantes.
IV. o plano de trabalho descreve a estratégia de execução do EIA e os métodos que nele serão empregados.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

Alternativas