SóProvas


ID
3272884
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Sobre os repositórios digitais, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Sayão (2009, p.25; 55; 61; 165;):

    a) A boa notícia é que há uma extraordinária oferta de software para implementação de repositórios digitais e, surpreendentemente, os mais sofisticados, técnica e funcionalmente, são livres e de código aberto.

    b) [...], considera-se que, de maneira geral, os repositórios digitais podem ser de três tipos:

    • repositórios disciplinares ou temáticos: voltados a comunidades científicas específicas. Tratam, portanto, da produção intelectual de áreas do conhecimento em particular. Exemplo: EPrints in Library and Information Science (E-LIS)3 e airXiv.org4;
    • repositórios de teses e dissertações (Electronic Theses and Dissertation – ETDs): repositórios que lidam exclusivamente com teses e dissertações. Muitas vezes a coleta das muitas ETDs é centralizada por um agregador. Exemplo: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade de Brasília (BDTD/UnB) e BDTD;
    • repositórios institucionais: dedicados à produção intelectual de uma instituição, especialmente universidades e institutos de pesquisa. Exemplo: e-Prints Soton - repositório de Pesquisa da Universidade de Southampton.

    c) No âmbito das instituições de ensino superior e de pesquisa, os repositórios digitais possibilitam o controle, a preservação e a visibilidade da produção científica, minimizando custos de publicações e permitindo o acesso irrestrito de outras comunidades universitárias e de pesquisa e da sociedade em geral.

    d) Para o desenvolvimento de repositórios há a necessidade de definições de políticas institucionais, considerando a elaboração de acervos originalmente digitais.

    e) Atualmente, pode-se considerar que o repositório digital surgiu com propósitos de preservação da memória e visibilidade institucional, porém, esses ambientes não precisam ser obrigatoriamente científicos.

    Gab. C

    SAYÃO, Luís (Org.). Implantação e gestão de repositórios institucionais: políticas, memória, livre acesso e preservação. Salvador: EDUFBA, 2009. E-book (365 p.). Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ufba/473/3/implantacao_repositorio_web.pd.