Segundo Leite (2012, p. 7; 8; 24; 31;):
a) Repositórios institucionais e avaliação pelos pares (peer review). A avaliação por pares é uma das características dos periódicos de qualidade, como também de outros veículos de publicação científica. De modo algum deve estar presente na gestão dos repositórios institucionais. A seleção do material que fará parte do RI deverá ser ditada por uma política institucional.
b) Todo repositório institucional de acesso aberto pode ser considerado um tipo de biblioteca digital. Entretanto, nem toda biblioteca digital pode ser considerada um repositório institucional.
c) O que não se deve fazer de nenhuma maneira é colocar documentação que não seja produção científica em comunidades e/ou coleções criadas com este objetivo. Assim o repositório permanecerá interoperável com outros sistemas destinados exclusivamente à produção científica.
d) Alguns serviços que podem ser observados nos repositórios institucionais são:
- Disseminação seletiva de informação (uso de RSS, por exemplo);
- Digitalização da produção científica impressa (para o acesso online e a preservação digital);
- Dados estatísticos para os autores (ver o tópico Avaliação e indicadores de desempenho do RI);
- Depósito mediado e auxílio para o autodepósito;
- Orientação sobre direitos autorais (tratado anteriormente);
- Treinamento e suporte aos usuários;
- Serviço de identificadores persistentes com vistas à preservação do acesso.
e) Um repositório institucional de acesso aberto constitui um serviço de informação científica - em ambiente digital e interoperável - dedicado ao gerenciamento da produção científica e/ou acadêmica de uma instituição (universidades ou institutos de pesquisa). Contempla a reunião, armazenamento, organização, preservação, recuperação e, sobretudo, a ampla disseminação da informação científica produzida na instituição.
Gab. B
LEITE, Fernando et al. Boas práticas para a construção de repositórios institucionais da produção científica. Brasília, DF: IBICT, 2012. E-book (37 p.). Disponível em: http://livroaberto.ibict.br/handle/1/703.