Segundo Almeida (2011, p. 4-6):
1.3 Instrumentos de planejamento
As políticas ou diretrizes são planos gerais de ação, guias genéricos que definem linhas mestras, orientam a tomada de decisão e dão estabilidade à organização.
Se as políticas são guias de raciocínio que orientam a tomada de decisão e a ação, as regras e procedimentos são guias para o fazer. Os procedimentos são instrumentos que estabelecem métodos rotineiros de execução de atividades e detalham a maneira exata pela qual uma atividade deve ser realizada e a seqüência em que essas rotinas são realizadas.
As regras relacionam-se aos procedimentos, pois orientam a ação, mas não especificam a seqüência cronológica. Como exemplos, temos as normas e os regulamentos.
Gab. B
ALMEIDA, Maria Christina Barbosa de. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. 2. ed. rev. e ampl. Brasília, DF : Briquet de Lemos / Livros, 2011.
Segundo Almeida (2009):
As políticas ou diretrizes são guias de raciocínio que orientam a tomada de decisão e a ação.
As regras e procedimentos são guias para a execução de atividades.
Regras: relacionam-se aos procedimentos, pois orientam a ação, mas não especificam a sequência cronológica. O regulamento mais comum nas unidades de informação é o que regula o uso do acervo e dos serviços.
Procedimentos: instrumentos que estabelecem métodos rotineiros de execução de atividades e detalham a maneira exata pela qual uma atividade deve ser realizada e a sequência em que essas rotinas são realizadas.
Gab.: B
ALMEIDA, Maria Christina Barbosa de. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. 2. ed. Brasília, DF : Briquet de Lemos / Livros, 2009.