SóProvas


ID
327388
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à configuração da tabela de temporalidade da Resolução n. 14 do CONARQ é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Comentando item por item:
    a) são apresentados os conjuntos documentais produzidos e recebidos, hierarquicamente distribuídos de acordo com as funções e atividades desempenhadas pela instituição.
    b) funções, atividades, espécies e tipos documentais, genericamente denominados assuntos.
    c) Excepcionalmente, pode ser expresso a partir de uma ação concreta que deverá necessariamente ocorrer em relação a um determinado conjunto documental.
    d) CORRETA.
    e) Como instrumento auxiliar, pode ser utilizado o índice, que contém os conjuntos documentais ordenados alfabeticamente para agilizar a sua localização na tabela.

    Fonte: Classificação, temporalidade e destinação de documentos de arquivo; relativos às atividades-meio da administração pública / Arquivo Nacional. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.

    Bons estudos!
  • MAS O GABARITO DA QUESTÃO ESTÁ AFIRMANDO QUE A RESPOSTA CERTA É O ITEM   C ...
  • Ao ler a resolução 14 do conarq não consegui identificar a resposta como a letra C. Art. 1º APROVAR a versão revista e ampliada do Código de Classificação de Documentos de Arquivo para a Administração Pública : Atividades-Meio, como um modelo a ser adotado nos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos - SINAR.

    § 1º Caberá aos órgãos e entidades que adotarem o Código proceder ao desenvolvimento das classes relativas às suas atividades específicas ou atividades-fim, as quais deverão ser aprovadas pela instituição arquivística pública na sua específica esfera de competência.

    § 2º Caberá ao CONARQ, por intermédio de câmara técnica específica, proceder à atualização periódica deste Código.

    Art. 2º Aprovar os prazos de guarda e a destinação dos documentos estabelecidos na versão revista e ampliada da Tabela Básica de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivos Relativos às Atividades-Meio da Administração Pública.

    § 1 Caberá aos órgãos e entidades que adotarem a Tabela proceder às adaptações necessárias para sua correta aplicação aos conjuntos documentais produzidos e recebidos em decorrência de suas atividades, mantendo-se os prazos de guarda e a destinação nela definidos.

    § 2º Caberá, ainda, aos órgãos e entidades que adotarem a Tabela estabelecer os prazos de guarda e a destinação dos documentos relativos às suas atividades específicas ou atividades-fim, os quais deverão ser aprovados pela instituição arquivística pública na sua específica esfera de competência.

    § 3º Caberá ao CONARQ, por intermédio de câmara técnica específica, proceder à atualização periódica desta Tabela.

    Art. 3º A eliminação de documentos produzidos por instituições públicas e de caráter público será realizada mediante autorização da instituição arquivística pública, na sua específica esfera de competência, conforme determina o art. 9º da Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados, e de acordo com a Resolução nº 7, de 20 de maio de 1997, do CONARQ, que dispõe sobre os procedimentos para a eliminação de documentos no âmbito dos órgãos e entidades integrantes do Poder Público.

    Art. 4º O Código de Classificação de Documentos de Arquivo para a Administração Pública e a Tabela Básica de Temporalidade e Destinação de Documentos de que trata esta Resolução constitui-se numa publicação editada pelo CONARQ em outubro de 2001, intitulada Classificação, Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo Relativos às Atividades-meio da Administração Pública.



     

  • Retificando o comentário do Alexandro (seus comentários às letras A, B e E estão corretos.):
    Gabarito correto: Letra C.

    Quanto à letra D, na pág.45 da Res.14 há:
    Observações: Neste campo são registradas informações complementares e justificativas, necessárias à correta APLICAÇÃO DA TABELA (e não "Classificação dos documentos", já que esta é função do Código de Classificação). Incluem-se, ainda, orientações quanto à alteração do suporte da informação e aspectos elucidativos quanto à destinação dos documentos, segundo a particularidade dos conjuntos documentais avaliados.
     
    “Sonhos são gratuitos; transformá-los em realidade tem um preço”.
  • Nossa, a ESAF não brinca.  Retirou esta questão de dentro do Manual de Classificação de Documentos de Atividades-Meio da Administração Pública:

    2. Prazos de guarda

    Referem-se ao tempo necessário para arquivamento dos documentos nas fases

    corrente e intermediária, visando atender exclusivamente às necessidades da administração

    que os gerou, mencionado, preferencialmente, em anos. Excepcionalmente, pode ser

    expresso a partir de uma ação concreta que deverá necessariamente ocorrer em relação a

    um determinado conjunto documental.


     

  • Gabarito: letra C.

     

    a) apresenta os conjuntos documentais produzidos e recebidos, hierarquicamente distribuídos de acordo com a estrutura da instituição. ERRADO. 1. Assunto. Neste campo são apresentados os conjuntos documentais produzidos e recebidos, hierarquicamente distribuídos de acordo com as funções e atividades desempenhadas pela instituição.

    b) funções, atividades, espécies e tipos documentais foram genericamente denominados grupos. ERRADO. Funções, atividades, espécies e tipos documentais, genericamente denominados assuntos.

    c) o prazo de guarda pode ser expresso a partir de uma ação concreta relativa a um determinado conjunto documental. CERTO. 2. Prazos de guarda. Referem-se ao tempo necessário para arquivamento dos documentos nas fases corrente e intermediária, visando atender exclusivamente às necessidades da administração que os gerou, mencionado, preferencialmente, em anos. Excepcionalmente, pode ser expresso a partir de uma ação concreta que deverá necessariamente ocorrer em relação a um determinado conjunto documental.

    d) no campo observações são registradas informações complementares necessárias à correta classificação dos documentos. ERRADO. 4. Observações: Neste campo são registradas informações complementares e justificativas, necessárias à correta aplicação da tabela.

    e) o índice é um instrumento auxiliar à tabela que contém os assuntos ordenados numericamente. ERRADO. Como instrumento auxiliar, pode ser utilizado o índice, que contém os conjuntos documentais ordenados alfabeticamente para agilizar a sua localização na tabela.

    Fonte:
    Classificação, temporalidade e destinação de documentos de arquivo; relativos às atividades-meio da administração pública/
    Arquivo Nacional. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.