SóProvas


ID
3278182
Banca
VUNESP
Órgão
PauliPrev - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um médico trabalha no setor de enfermaria hospitalar e cuida de pacientes com enfermidades gerais, mas não há internação de doenças infectocontagiosas. Ocasionalmente, realiza procedimentos invasivos, como passagem de sondas, cuidados de feridas cruentas e punções venosas ou arteriais. Até o momento, não recebe adicional de insalubridade ou de periculosidade. Considerando essa situação hipotética, qual a providência que deve ser tomada pelo médico do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) do hospital?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    NR 15

    Insalubridade de grau médio Trabalhos e operações em contato permanente com pacientes, animais ou com material infecto-contagiante, em:

    >> hospitais, serviços de emergência, enfermarias, ambulatórios, postos de vacinação e outros estabelecimentos destinados aos cuidados da saúde humana (aplica-se unicamente ao pessoal que tenha contato com os pacientes, bem como aos que manuseiam objetos de uso desses pacientes, não previamente esterilizados);

    >> hospitais, ambulatórios, postos de vacinação e outros estabelecimentos destinados ao atendimento e tratamento de animais (aplica-se apenas ao pessoal que tenha contato com tais animais);

    >> contato em laboratórios, com animais destinados ao preparo de soro, vacinas e outros produtos;

    >> laboratórios de análise clínica e histopatologia (aplica-se tão-só ao pessoal técnico); - gabinetes de autópsias, de anatomia e histoanatomopatologia (aplica-se somente ao pessoal técnico)

    >> cemitérios (exumação de corpos);

    >> estábulos e cavalariças; e - resíduos de animais deteriorados.

  • Insalubridade de agentes biológicos é médio ou máximo, não tem mínimo!

  • Naum seria letra E?