A) o empregador deve orientar o trabalhador quanto a providenciar EPIs para o seu uso e estimular a capacitação dos trabalhadores quanto às formas de reduzir a geração de resíduos. (O trabalhador não providencia o EPI e sim o empregador).
B) os trabalhadores com feridas ou lesões nos membros superiores devem passar por avaliação médica e serão indicados a trabalhar em locais administrativos até ocorrer a cicatrização. (após avaliação médica devem ser afastados).
C) deve-se calçar luvas no quarto, no momento da assistência ao paciente e, imediatamente após retirá-las, realizar as anotações no prontuário e lavar as mãos com água e sabão. (rsrrsrs)
D) sempre que houver a transferência permanente ou ocasional de um trabalhador para um outro posto de trabalho, que implique em mudança de risco, esta deve ser comunicada de imediato ao médico coordenador ou responsável pelo programa de controle médico de saúde ocupacional. (GABARITO)
E) todo local onde exista possibilidade de exposição ao agente biológico deve ter lavatório exclusivo para higiene das mãos, provido de água corrente, sabonete líquido, toalha descartável e lixeira provida de sistema de abertura com contato manual. (Sem contato)
32.2.3.2 Sempre que houver transferência permanente ou ocasional de um trabalhador para um outro posto de trabalho, que implique em mudança de risco, esta deve ser comunicada de imediato ao médico coordenador ou responsável pelo PCMSO.
32.2.3.3 Com relação à possibilidade de exposição acidental aos agentes biológicos, deve constar do PCMSO:
a) os procedimentos a serem adotados para diagnóstico, acompanhamento e prevenção da soroconversão e das doenças;
b) as medidas para descontaminação do local de trabalho;
c) o tratamento médico de emergência para os trabalhadores;
d) a identificação dos responsáveis pela aplicação das medidas pertinentes;
e) a relação dos estabelecimentos de saúde que podem prestar assistência aos trabalhadores;
f) as formas de remoção para atendimento dos trabalhadores;
g) a relação dos estabelecimentos de assistência à saúde depositários de imunoglobulinas, vacinas, medicamentos necessários, materiais e insumos especiais.
32.2.3.4 O PCMSO deve estar à disposição dos trabalhadores, bem como da inspeção do trabalho.