SóProvas


ID
3281581
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Mauá - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

É correto afirmar, que nos termos

Alternativas
Comentários
  • OBSERVAÇÃO: LRF, Art. 60. Lei estadual ou municipal poderá fixar limites inferiores àqueles previstos nesta Lei Complementar para as dívidas consolidada e mobiliária, operações de crédito e concessão de garantias.

  • Lei 8.429/92, art. 8º "O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente está sujeito às cominações desta Lei até o limite do valor da herança."

    Gabarito letra B.

  • Gabarito: Letra B.

    a) Errada. Lei 9.784/99. Art. 5º O processo administrativo pode iniciar-se de ofício ou a pedido de interessado.

    b) Certa. Lei 8.429/1992. Art. 8º O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente está sujeito às cominações desta Lei até o limite do valor da herança.

    d) Errada. Lei 12.527/11. Art. 11. § 5º A informação armazenada em formato digital será fornecida nesse formato, caso haja anuência do requerente.

    e) Errada. Decreto-lei 201/67. Art. 4º São infrações político-administrativas dos Prefeitos Municipais sujeitas ao julgamento pela Câmara dos Vereadores e sancionadas com a cassação do mandato: I - Impedir o funcionamento regular da Câmara;

  • Os crimes de responsabilidade estão no art. 1º, do DL 201. Impedir o regular funcionamento da Câmara é infração politico-administrativa do art. 4º.

  • LEI Nº 8.429, DE 2 DE JUNHO DE 1992

    Art. 8° O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente está sujeito às cominações desta lei até o limite do valor da herança.

    GAB = B

  • Gabarito: B

    Art. 8° O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente está sujeito às cominações desta lei até o limite do valor da herança.

  • Assertiva B

    da Lei Federal no 8.429/92, o sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente está sujeito às cominações desta lei até o limite do valor da herança.

  • Essa não se pode errar!!

  • Eis os comentários sobre cada opção:

    a) Errado:

    Na realidade, os processos administrativos podem se iniciar de ofício ou a pedido de parte interessada, na forma do art. 5º da Lei 9.784/99, abaixo transcrito:

    "Art. 5o O processo administrativo pode iniciar-se de ofício ou a pedido de interessado."

    b) Certo:

    A presente alternativa tem respaldo na norma do art. 8º da Lei 8.429/92, que assim estabelece:

    "Art. 8° O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente está sujeito às cominações desta lei até o limite do valor da herança."

    c) Errado:

    Cuida-se de proposição que diverge da norma do art. 60, caput, da LC 101/2001, litteris:

    "Art. 60. Lei estadual ou municipal poderá fixar limites inferiores àqueles previstos nesta Lei Complementar para as dívidas consolidada e mobiliária, operações de crédito e concessão de garantias."

    d) Errado:

    O equívoco deste item repousa da expressão "independentemente da anuência do requerente", na medida em que diverge da norma do art. 11, §5º, da Lei 12.527/2011, in verbis:

    "Art. 11 (...)
    § 5º A informação armazenada em formato digital será fornecida nesse formato, caso haja anuência do requerente."

    e) Errado:

    Na verdade, a conduta em questão constitui infração político-administrativa, e não crime de responsabilidade, na forma do art. 4º, I, do Decreto-lei 201/67, que ora transcrevo:

    "Art. 4º São infrações político-administrativas dos Prefeitos Municipais sujeitas ao julgamento pela Câmara dos Vereadores e sancionadas com a cassação do mandato:

    I - Impedir o funcionamento regular da Câmara;"


    Gabarito do professor: B

  • questões fora de seu assunto correto

  • A) ERRADA: da Lei Federal no 9.784/99, o processo administrativo somente poderá se iniciar de ofício, pois é vedado ao interessado peticionar solicitando a instauração e instrução do processo.

    Segundo o Art. 5o: O processo administrativo pode iniciar-se de ofício ou a pedido de interessado.

  • A presente alternativa tem respaldo na norma do art. 8º da Lei 8.429/92, que assim estabelece:

    "Art. 8° O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer

    ilicitamente está sujeito às cominações desta lei até o limite do valor da herança."

  • É correto afirmar, que nos termos

    B) da Lei Federal no 8.429/92, o sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente está sujeito às cominações desta lei até o limite do valor da herança.

    Art. 8° O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente está sujeito às cominações desta lei até o limite do valor da herança. [Gabarito]

  • Art. 8° O SUCESSOR daquele que causar LESÃO AO PATRIMÔNIO PÚBLICO ou SE ENRIQUECER ILICITAMENTE está sujeito às cominações desta lei até o limite do valor da herança

    GABARITO -> [B]

  • Algumas considerações sobre o artigo 8 da Lei 8.429/92:

    - Aquele que recebe a herança.

    - O herdeiro que recebe bens que são frutos de improbidade, também responde, precisa devolver esse bem, mas somente responde nos limites da sua herança.

    - Art. 5, XLV, CF - XLV - nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, até o limite do valor do patrimônio transferido;

    - Já caiu assim: (Vunesp – 2017) Suponha-se que um determinado agente público vinculado ao Município de Marília atue para frustrar a licitude de processos licitatórios e com isso acumule recursos suficientes para comprar uma casa e um veículo, caracterizando enriquecimento ilícito e, consequentemente, ato de improbidade administrativa. Instaurada a ação cabível, o agente público vem a falecer e seus filhos reclamam ter direito aos bens deixados pelo pai, inclusive os resultantes do ilícito administrativo. Alegam os herdeiros do agente público que não praticaram ato de improbidade e que não estão sujeitos à perda dos bens. Diante do previsto na Lei Federal n°8.429/92, os filhos do agente público: c) não têm razão, pois no caso de enriquecimento ilícito, não só o agente público perderá os bens ou valores acrescidos ao seu patrimônio, como também o terceiro beneficiário. CORRETO. 

    - Sobre esse artigo já caiu assim: Com base no disposto na Lei n.º 8.429/1992, julgue o item seguinte. As penalidades aplicadas ao servidor ou a terceiro que causar lesão ao patrimônio público são de natureza pessoal, extinguindo-se com a sua morte. ERRADO. De acordo com o art. 8º da Lei 8.429/1992, o sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente está sujeito às cominações da Lei de Improbidade até o limite do valor da herança. Portanto, mesmo com a morte do servidor ou do agente que causar lesão ao patrimônio, possível que as penalidades alcancem o seu sucessor.