-
ABORDAGEM CLÁSICA DA ADM -> ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA - > TAYLOR -> HOMO ECONOMICUS: procura o trabalho não porque gosta dele, mas como um meio de ganhar a vida por meio do salário que o trabalho proporciona.
-
Gabarito: Letra B
Trecho encontrado integralmente no site ADMINISTRADOR BR
A Administração Científica fundamenta-se no conceito de homo economicus, isto é, do homem econômico: o trabalhador é influenciado exclusivamente por recompensas salariais, econômicas e materiais.
Em outros termos, o homem procura o trabalho não porque gosta dele, mas como um meio de ganhar a vida por meio do salário que o trabalho proporciona.
O homem é motivado a trabalhar pelo medo da fome e pela necessidade de dinheiro para viver. Assim, as recompensas salariais e os prêmios de produção (e o salário baseado na produção) influenciam os esforços individuais do trabalho, fazendo com que o trabalhador desenvolva o máximo de produção de que é fisicamente capaz para obter um ganho maior.
Essa visão estreita da natureza humana - o homem econômico - não se limitava a ver o homem como um empregado por dinheiro. Pior ainda: via no operário da época, um indivíduo limitado e mesquinho, preguiçoso e culpado pela vadiagem e desperdício das empresas e que deveria ser controlado por meio do trabalho racionalizado e do tempo padrão.
Como curiosidade/observação é uma visão coincidente com a Teoria X de MacGregor
instagram: @concursos_em_mapas_mentais
-
Infelizmente quem nunca que veio de família pobre num já foi um Homem Econômico não é?
-
Letra B
Conceito de Homo economicus (homem econômico)
Segundo esse conceito, toda pessoa é concebida como influenciada exclusivamente por recompensas salariais, econômicas e materiais.
O homem procura o trabalho não porque gosta dele, mas como um meio de ganhar a vida por meio do salário que o trabalho proporciona. Ele é motivado pelo medo da fome e pela necessidade de dinheiro para viver.
-
O homem obedece única e exclusivamente aos comandos emitidos pela razão. A razão psicológica essencial de todos os indivíduos é o interesse pessoal. Isso é o que define a razão de ser da atividade econômica. O homem vive o presente num tempo linear, não se lembra nem tem a capacidade de prever.
-
Eficácia horizontal pelo fato de o poder público impor limitações ao particular visando a segurança da coletividade, ou seja, de outros administrados.
Ex.: FVS suspendendo alvará de restaurante que não estava cumprindo as regras e colocando em risco à integridade física dos clientes, ou seja, direito à vida sendo assegurado entre os particulares.
-
-
já já nasce o '' homo concurseirus'' , estuda porque precisa não porque gosta.
-
B!
Conceito de Homo Economicus → As pessoas são motivadas por recompensas salariais e materiais;
-
GAB B
De acordo com Taylor, o homo economicus é influenciado pelo salário e recompensas financeiras e materiais, ou seja, a importância está em como ganhar a vida e não uma procura de trabalho por afinidade. Logo, segundo Taylor, o homo economicus é indolente, preguiçoso, não gosta de trabalhar, é vadio, sempre que pode não vai trabalhar, tem medo do desemprego e só trabalha para atender suas necessidades básicas, porque precisa de dinheiro; Nunca vai além do satisfatório.
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)