SóProvas


ID
328705
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em relação ao vínculo existente entre o agente público e as entidades da Administração Pública, e tendo em vista os direitos e obrigações dele decorrentes, assinale a assertiva incorreta.

Alternativas
Comentários
  •   LEI  n. 8.112/90  Art. 1º Esta Lei institui o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias, inclusive as em regime especial, e das Fundações Públicas Federais.
  • Como ensina o prof. Sylvio Motta, ninguém sabe tudo, mas para resolver prova de concurso é fundamental ter algumas certezas. 
    Ao ler a alternativa "c" fiquei inseguro, pois mesmo conhecendo a 8112 essa "forma suplativa a CLT" não me gerou certeza.

    Mas esse é um exemplo de questão que o concurseiro tem que acertar por eliminação. As outras alternativas são claras e não deixam duvidas.
  • Acho que esse tempero da letra b, seria a obrigatoriedade de concurso público para assumir o emprego público.

  • Alguém poderia me explicar porque a letra a está correta?
    Eu achava que fosse ato bilateral, e não imposição unilateral do Estado.
  • Alguém poderia me explicar o item b e c. Não entendi. Como assim ..."em relação aos empregos públicos, é temperado por normas de direito público." está certo? e a letra c seria o contrario?Por isso, o erro?
  • Pessoal,

    Segundo o professor Marcelo Alexandrino, a unilateralidade se explica por:

    "O regime estatutário é um regime legal (não há contrato de trabalho). Por isso, pode ser modificado unilateralmente, sempre que se modifique a lei (não há direito adquirido à manutenção do regime jurídico estatutário). É um regime típico de direito público, próprio de pessoas jurídicas de direito público."

    Ele ainda comenta sobre o regime de empregados públicos:

    "O regime de empregados públicos é contratual. Por isso, em tese, é bilateral e - o mais importante - as condições ou termos de contrato podem não podem ser modificados unilateralmente. É próprio das pessoas jurídicas de direito privado"

    Espero ter contribuído.

    Abs
  • c)


    PUBLICAÇÃO CONSOLIDADA DA LEI Nº   8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990, DETERMINADA PELO ART.  13 DA LEI Nº 9.527, DE 10 DE DEZEMBRO DE 1997.

            Art. 1o  Esta Lei institui o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias, inclusive as em regime especial, e das fundações públicas federais.

    ( exclui as empresas publicas e sociedades de economia mistas)

  • C) PESSOAL, O REGIMEDA LEI 8112/90, NÃO SE APLICA DE FORMA ALGUMA ÀS PESSOAS JURÍDICAS DE DIREITO PRIVADO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA- EMPRESA PÚBLICA E SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA.
    A) O VÍNCULO ESTATUTÁRIO TEM NATUREZA UNILATERAL, SÓ HÁ A APRESENÇA DA BILATERALIDADE NO CASO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS  .  

  • a) O vínculo de natureza estatutária decorre de imposição unilateral do Estado.

    Esta unilateralidade decorre da nomeação: é um ato unilateral da administração pública.
    O servidor confirma que concorda com as obrigações, deveres e direitos, impostos pela administração, na posse, quando assina o termo sendo investido no cargo.

    []s
  • Ainda falta um bom comentário com relação à letra C. Acertei por eliminação... no meu entendimento, a 8112 se aplica supletivamente à CLT no caso dos empregados públicos visto que o provimento se dá após concurso público, o empregado deve observar os princípios constitucionais da adm. pública, etc... seria o caso de substituir na redação da questão "direitos"por "deveres"? 
  • O regime da Lei n. 8.112/90, confere, de forma supletiva à Consolidação das Leis do Trabalho, direitos aos empregados das pessoas jurídicas de direito privado integrantes da administração pública federal.

    Quando ele usa a expressão "supletiva", entende-se "subsidiariamente", o que não é verdade. Não podemos afirmar que uma legislação no âmbito do direito público (8.112) é aplicada subsidiariamente a outra de direito privado, de natureza trabalhista (CLT). Viraria uma grande salada de frutas! Por isso que na assertiva correta, letra C, o examinador fala em "temperado por normas de direito público", e não em aplicação subsidiária.

  • apenas completando as informacoes do Luciano a respeito da Letra A
    O vínculo de natureza estatutária decorre de imposição unilateral do Estado.
    E' importante lembrar tambem que o regime juridico da 8112 NAO GERA DIREITOS ADQUIRIDOS. Inclusive se o Estao precisar diminuiro efetivo de pessoal para manter o equilibrio das cotnas publicas extinguindo um determinado cargo, pode faze-lo de forma unilateral, desde que fundamentada, cabendo ao servidor apenas uma indenizacao de um salario por ano trabalhado e ficando esse cargo sem a possibilidade de ser criado novamente pelo prazo de 4 anos. Dai e' correto afirmar que o vinculo de natureza estatutaria decorre de imposicao uniteral do Estado. Pelo fato de NAO GERAR DIREITOS ADQUIRIDOS ao empossado
  • Não se aplica de forma supletiva à Consolidação das Leis do Trabalho, de modo que não prevê direitos aos empregados das pessoas jurídicas de direito privado integrantes da administração pública federal.


  • Empregados públicos são agentessob regime celetista, com vínculo funcional permanente com a AdmPúb, sujeitos, preponderantemente, a regime jurídico de direitoprivado.Épróprio das entidades adm com personalidade jurídica de direitoprivado o regime de emprego público,  devido ao vínculo contratualentre o agente e a entidade, sujeito a CLT, independente de prestarserviço público ou explorar ativ econ. Todavia, por integrarem aADM, sujeitam-se a regras de direito público, quando couber.

    O erro da letra C, porém, consiste em afirmar que a L. 8.112 é supletiva aos empregados públicos, mas não é. A letra da lei é clara ao disciplinar que abrange apenas adm direta, autárquica e fundacional, excluindo os empregados públicos, que não são servidores (abarcados pelo regime jurídico). Aos empregados, porém, o que se aplica são regras de direito público, gerais, afinal, não deixam de ser agentes públicos, ex disso é que os empregados púb precisam prestar concurso para ingressarem na adm publica.


  • O vínculo de natureza estatutária decorre de imposição unilateral do Estado.

    Fiquei na dúvida por causa da necessidade de aprovação em concurso público. De fato, o vínculo não pode ser considerado unilateral integralmente.