SóProvas


ID
3287923
Banca
AOCP
Órgão
FUNPAPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II

A INCRÍVEL JORNADA EM BUSCA DO CONHECIMENTO

Abril Branded Content

     Conhecimento que transforma: acompanhe, na linha do tempo a seguir, descobertas que ajudaram a desenvolver a sociedade. Controlar a realidade. É o que defendiam os filósofos Francis Bacon e René Descartes, que viam o conhecimento como uma forma de emancipação humana. Conhecer nos permite entender o mundo e, a partir dessa sabedoria, criar técnicas para dominar a natureza — ou pelo menos é o que a gente pensa que faz.

      Observar e compreender a origem do fogo, por exemplo, permitiu que os ancestrais humanos desenvolvessem métodos para acender as primeiras fogueiras, uma descoberta fundamental para a humanidade. Se esse conhecimento não tivesse sido passado de geração para geração, o mundo moderno não teria sido criado.

       A ideia de conhecimento caracteriza a passagem do mundo arcaico para o moderno: usando a razão, o homem pôde entender por que as coisas são como são e, a partir disso, buscar soluções para os grandes problemas do mundo, desde a cura de doenças até a descoberta da eletricidade.

Publicado em: 24/01/2018

Texto adaptado. Disponível em: https://super.abril.com.br/ciencia/a-

-incrivel-jornada-em-busca-do-conhecimento/

Acesso em: 01/02/2018

De acordo com a Norma-Culta da Língua Portuguesa, acerca do uso de onde e aonde, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.

I. “Aonde você mora?/ Aonde você foi morar?/ Aonde está você?” (Cidade Negra)

II. Quero morar aonde ninguém more para não ouvir mais barulhos.

III. A situação onde aconteceu o problema, demanda maior cuidado.

IV. Aonde você vai eu não sei, primeiro quero saber onde estou.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    I. ?Aonde você mora?/ Aonde você foi morar?/ Aonde está você?? (Cidade Negra) ? quem mora, mora em algum lugar, quem está, está em algum lugar, o uso correto é "onde" em ambos casos.

    II. Quero morar aonde ninguém more para não ouvir mais barulhos ? morar em algum lugar e não a algum lugar, o correto é "onde".

    III. A situação onde aconteceu o problema, demanda maior cuidado ? uso incorreto do pronome relativo "onde", pois não retoma um lugar.

    IV. Aonde você vai eu não sei, primeiro quero saber onde estou ? correto, quem vai, vai a algum lugar (a+onde= aonde); quem está, está em algum lugar (=onde ? em algum lugar).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • I – ERRADA – Os verbos “morar” e “estar” pedem lugar introduzido pela preposição EM. Dessa forma, o correto é “Onde você mora?/ Onde você foi morar?/ Onde está você?” (Cidade Negra)”.

    II – ERRADA – Mais uma vez, o verbo “morar” pede lugar introduzido pela preposição EM. Dessa forma, o correto é “Quero morar onde ninguém more para não ouvir mais barulhos.”

    III. – ERRADA – Deve-se empregar “onde” e variações apenas para retomar a ideia de lugar, o que não é o caso da alternativa. Dessa forma, deve-se escrever: “A situação em que aconteceu o problema demanda maior cuidado.”.

    IV. – CERTA – O verbo “ir” pede lugar introduzido pela preposição A, o que torna correto o emprego da forma AONDE.

    Resposta: B

  • Não concordo! Cadê a licença poética?

    Ele colocou aspas e mencionou o artista:

    “Aonde você mora?/ Aonde você foi morar?/ Aonde está você?” (Cidade Negra)

    Para mim, corretas estão a 1 e 4.

  • Fiz a questão e fiquei com a musica na cabeça kkkkkkkkkk

  • B) APENAS A IV ESTÁ CORRETA

    A PALAVRA “ONDE” É USADA PARA SE REFERIR A UM LUGAR, O EQUIVALENTE A “EM QUE”. JÁ “AONDE” É A COMBINAÇÃO DA PREPOSIÇÃO “A” COM O ADVÉRBIO OU PRONOME RELATIVO “ONDE”.

    ASSERTATIVA: B

  • GAB B

    Onde

    Onde indica lugar em que algo ou alguém está, deve ser utilizado somente para substituir vocábulo que expressa a ideia de lugar.

    • Não sei onde fica a cidade de Araguari.
    • Nesta sala de reunião aconteceu a melhor negociação de todos os tempos, onde se garantiu o fechamento do nosso melhor contrato.

    Para evitarmos a repetição do uso desses advérbios, podemos usar os seguintes pronomes relativos: ‘’em que’’, ‘’na qual’’, ou ‘’no qual’’.

    aonde

    Indica também lugar em que algo ou alguém está, porém quando o verbo que se relacionar com "onde" exigir A preposição “a”, deve-se agregar esta preposição, formando assim, o vocábulo "aonde". Expressa a ideia de destino, movimento, conforme exemplos a seguir:

    • Aonde você irá depois das visitas?
    • Eles chegaram aonde ninguém nunca mais chegou nesta empresa.

    COM DEUS HOJE E SEMPRE!!!!