SóProvas


ID
329311
Banca
FGV
Órgão
DETRAN-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“A reorganização política mundial e suas transformações impostas após a Guerra Fria vêm incentivando os países a se congregarem em blocos econômicos objetivando tornar a economia dos participantes mais competitiva no cenário globalizado em que vivemos hoje.” Sobre o tema, NÃO é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA LETRA "A".

    Mercosul, como é conhecido o Mercado Comum do Sul, é a união aduaneira (livre comércio intrazona e política comercial comum) de cinco países da América do Sul. Em sua formação original o bloco era composto por quatro países: ArgentinaBrasilParaguai e Uruguai. Desde 2006, a Venezuela depende de aprovação dos congressos nacionais para que sua entrada seja aprovada, mais especificamente do parlamento paraguaio, visto que os outros três já ratificaram-na. 

    Inicialmente foi estabelecida uma zona de livre comércio, em que os países signatários não tributariam ou restringiriam as importações um do outro. A partir de 1 de janeiro de 1995, esta zona converteu-se em união aduaneira, na qual todos os signatários poderiam cobrar as mesmas quotas nas importações dos demais países (tarifa externa comum).

    O erro da questão está em dizer: que países membros praticam entre si a livre circulação total de bens e serviços.


  • Comentário item "b" 

                              A ALCA (Área de livre comércio das Américas) foi uma proposta pelos Estados Unidos, durante a Cúpula da América, em Miami, no dia 9 de Dezembro de 1994, com o objetivo de eliminar as barreiras alfandegárias entre os 34 países americanos, exceto Cuba, formando assim uma área de livre de comércio para a América, até o final de 2005. Na reunião de Miami foram assinados a Declaração de Princípios e o Plano de Ação.[1]                    
                                       
    A estratégia era de gradualmente suprimir as barreiras ao comércio entre os estados-membros, prevendo-se a isenção de tarifas alfandegárias para quase todos os itens de comércio entre os países associados. Uma vez implementada, a Alca tornar-se-ia um dos maiores blocos econômicos do mundo - correspondendo às áreas do NAFTA (América do Norte) e do Mercosul (América do sul), juntas. O bloco representaria um PIB de mais de US$ 12 trilhões, reunindo uma população de aproximadamente 850 milhões de pessoas.

                    Uma das principais dificuldades para formação do bloco é a enorme disparidade entre a economia dos Estados Unidos, a maior da América, e a dos demais países americanos. Ademais, na maioria desses países, seria necessário realizar vultosos investimentos em infraestrutura, para que a área de livre comércio funcionasse efetivamente.

                    O projeto da ALCA está parado desde novembro de 2005, quando foi realizada a última Cúpula da América. A proposta foi praticamente "engavetada" na Quarta Reunião de Cúpula da América, realizada em novembro de 2005, em Mar del Plata.
                    Este último paragrafo torna o item B coreto.

  • Comentário sobre item C:

    A União Europeia[nota 1] (UE) é uma união econômica e política de 27 Estados-membros independentes que estão localizados principalmente na Europa.[8]   A UE tem suas origens na Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) e na Comunidade Econômica Europeia (CEE), formadas por seis países em 1958  . Nos anos de intervenção a UE cresceu em dimensão com a adesão de novos Estados-membros e em poder por meio da adição de domínios políticos nas suas competências. O Tratado de Maastricht estabeleceu a União Europeia com o seu nome atual em 1993.[9] A última alteração ao fundamento constitucional da UE, o Tratado de Lisboa, entrou em vigor em 2009.

    A UE opera através de um sistema híbrido de instituições supranacionais independentes e de decisões intergovernamentais feitas e negociadas pelos Estados-membros.[10][11][12] As mais importante instituições da UE são a Comissão Europeia, o Conselho da União Europeia, o Conselho Europeu, o Tribunal de Justiça da União Europeia e o Banco Central Europeu. O Parlamento Europeu é eleito a cada cinco anos pelos cidadãos da UE. (wikipedia)

  • d) A Associação de Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico – APEC – formou um imenso mercado internacional composto por países da Ásia, América e Oceania, como Japão, EUA e Austrália.

    A Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (Asia-Pacific Economic Cooperation (APEC)) é um bloco que engloba economias asiáticas, americanas e da Oceania.

    A APEC tem hoje 21 membros, que são: Austrália, Brunei, Canadá, Chile, China, Hong Kong, Indonésia, Japão, Coréia do Sul, Malásia, México, Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné, Peru, Filipinas, Rússica, Singapura, Taiwan, Tailândia, Estados Unidos da América e Vietnã.

    Meu erro foi achar que o mercado ainda não estava formado, que era mais uma idéia. A verdade é que, no papel, a APEC existe, na prática, não.
    Isso e não reparar no erro da letra A.


    bons estudos!!!
  • Lara, só complementando ...Na APEC os países se comprometeram a estabelecer uma zona de livre comércio até 2010, para os países desenvolvidos, e até 2020 para os países subdesenvolvidos
  • Comentário sobre a letra "E"
     NAFTA: bloco econômico formado por Estados Unidos, Canadá e México
    O NAFTA (North American Free Trade Agreement ou Tratado Norte-Americano de Livre Comércio) é um bloco econômico formado por Estados Unidos, Canadá e México. Foi ratificado em 1993, entrando em funcionamento no dia 1º de janeiro de 1994.
    Objetivos do NAFTA
    - Garantir aos países participantes uma situação de livre comércio, derrubando as barreiras alfandegárias, facilitando o comércio de mercadorias entre os países membros;
    - Reduzir os custos comerciais entre os países membros;
    - Ajustar a economia dos países membros, para ganhar competitividade no cenário de globalização econômica;
    - Aumentar as exportações de mercadorias e serviços entre os países membros;
    Curiosidade: 
    - O Chile está em fase de estruturação para fazer parte do NAFTA. As relações comerciais entre este país e o bloco econômico estão aumentando a cada ano. Breve, o Chile poderá ser um membro efetivo do NAFTA.
     
  •             c) A União Europeia foi criada pelo Tratado de Roma, em 1957, mas somente na década de 1990 passou a utilizar sua moeda própria, o Euro, dispondo de instituições como o Parlamento Europeu, a Comissão Europeia, o Conselho da União Europeia, entre outros.  Essa questão também está errada, pois o EURO começou a ser utilizado em 1º de janeiro de 2002 e não na década de 1990.

    estEEEEeeEEE 
  • Quanto à letra A e ao primeiro comentário sobre ela, deve-se adicionar este comentário:

    Com isso surgiu o Tratado para a constituição definitiva de um mercado comum entre a Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Foi assinado em Assunção em 26-3-91 e em seguida aprovado pelos parlamentos nacionais. O Tratado entrou formalmente em vigor no dia 29-11-91.

    Esta iniciativa prevê:

    a) a livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos entre os quatro países-membros

    b) o estabelecimento de tarifas aduaneiras comuns e a adoção de uma política comercial comum com relação a terceiros estados

    c) a coordenação de políticas macroeconômicas e setoriais entre os Estados membros

    d) o compromisso desses Estados de harmonizar suas legislações nas áreas correspondentes

    Através de negociações, os quatro países devem obter progressos que possibilitam:

    a) a diluição ou compensação das desvantagens setoriais ou nacionais

    b) a melhoria da participação dos setores econômicos e sociais prejudicados e beneficiados no processo de integração em marcha

    c) a prevalência das estratégias globais e regionais.

    Em virtude de sua peculiar posição, dimensões territoriais e demográficas dos países-membros, o Mercosul é um dos mais importantes blocos econômicos do mundo atual.

    PORTANTO DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO EDUCACIONAL NÃO ESTÃO NO PACOTE! ASSERTIVA ERRADA

  • Celio Espindula, discordo da tua análise. Dá uma olhada também no comentário de Tainah Costa...

    Não tinha certeza sobre todos os detalhes desses blocos econômicos apresentados na questão, mas quando li na alternativa A que:

    " No Mercosul, os países membros praticam entre si a livre circulação total de bens e serviços, além de incentivos conjuntos ao desenvolvimento e integração educacional e cultural". Tive certeza que a questão estava errada pelo trecho em destaque. Vejam:

    Além da criação de uma zona de livre comércio, a TEC e uma gradual integração entre os países-membros, o Mercosul possui livre circulação de pessoas e serviços. Isso significa que profissionais de várias áreas (médicos, professores, jornalistas, entre outros) podem exercer suas funções em qualquer um desses países (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai), com diploma validado, além da entrada permitida apenas com o documento de identidade do país de origem.

    De forma resumida, estes são alguns dos objetivos principais do Mercosul:

    • Zona de livre comércio, com liberação de mercadorias.
    • Tarifa externa comum (TEC), um imposto único para produtos que entram nos países-membros;
    • União aduaneira, que completa a TEC.

    Fonte: Brasilescola.uol.com.br/geografia