-
Letra e.
A personificação ou prosopeia é uma figura de estilo que consiste em atribuir a objetos inanimados ou seres irracionais sentimentos ou ações próprias dos seres humanos.
Na letra e, podemos perceber a prosopopeia em dois momentos: "..e os clarins soltam as notas que dormiam no metal, e tudo marcha com uma alma imprevista".
-
Aprofundando o tema:
A personificação ou prosopeia (prosopéia ou prosopopéia, no Brasil) é uma figura de estilo que consiste em atribuir a objetos inanimados ou seres irracionais sentimentos ou ações próprias dos seres humanos.
Dizer "está um dia triste" implica a atribuição de um sentimento a uma entidade que, de fato, nunca poderá estar triste mas cujas características (céu nublado, frio etc)poderão conotar tristeza para o ser humano.
Nas fábulas, a personificação toma um sentido simbólico, onde a atribuição de determinadas características humanas a seres irracionais segue determinadas regras determinadas pelo contexto sócio-cultural do autor: os leões passam a ser corajosos (ou fanfarrões, como na fábula do leão e do rato, de La Fontaine); as raposas tornam-se astutas (ou desdenhosas); as características dos materiais passam a conotar o caráter humano ou o seu estatuto em termos de poder (forte ou frágil, como na fábula da panela de ferro e da panela de barro).
É uma figura de estilo freqüentemente utilizada na literatura infanto-juvenil, ao permitir rasgos de fantasia que a literatura para adultos nem sempre permite, ainda que a ela recorra frequentemente (por exemplo, no realismo mágico sul-americano ou em contos e novelas como em O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá de Jorge Amado ou História de uma Gaivota e do Gato que a ensinou a voar, de Luis Sepúlveda - que funcionam como fábulas modernas e que, tal como em O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, esbatem as fronteiras entre o que é literatura para adultos ou literatura para crianças).
Exemplos de personificação:
"O Gato disse ao Pássaro que tinha uma asa partida."
"O Vento suspirou e o Sol também."
"A Cadeira começou a gritar com a Mesa."
-
PERSONIFICAÇÃO (Cespe) ou PROSOPOPEIA (FGV, Funiversa): Consiste em atribuir sentimentos ou qualidades “humanas” a seres inanimados ou abstratos.
Exemplos:
A lua me traiu, acreditei que era pra valer.
As flores sentiam saudades minhas.
-
As figuras de linguagem se dividem em figuras de som, de construção, de pensamento e de palavras.
Figuras de som:
a) aliteração
b) assonância
c) paronomásia
Figuras de construção:
a) elipse
b) zeugma
c) polissíndeto
d) inversão
e)silepse
f) anacoluto
g) pleonasmo
h) anáfora
Figuras de pensamento
a) antítese
b) ironia
c) eufemismo
d) hipérbole
e) prosopopéia ou personificação: consiste em atribuir a seres inanimados predicativos que são próprios de seres animados.
O jardim olhava as crianças sem dizer nada.
f) gradação ou clímax
g) apóstrofe
Figuras de palavras
a) metáfora
b) metonímia
c) catacrese
d) antonomásia ou perífrase
e) sinestesia
-
Prosopopeia: Atribuição de características animadas a seres inanimados.
Ex:
-O vento susurrou em meus ouvidos.
-Parecia que a agulha odiava o homem.
-
GABARITO: LETRA E
Prosopopeia (Personificação):
Atribuição de características humanas a seres não humanos. Dizer que a personificação é a atribuição de características de seres animados a seres inanimados é uma definição ruim, pois quando, numa história, um animal fala, ele não é um ser “inanimado”, afinal todo animal tem vida e, portanto, é um ser “animado”.
- “A Bomba atômica é triste, Coisa mais triste não há / Quando cai, cai sem vontade.” (Vinícius de Moraes)
- A Amazônia chora devido ao desmatamento.
FONTE: A gramática para concursos públicos / Fernando Pestana. – 2. ed. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2015.
-
E eu tentando lembrar o que era prosopopeia... e na hora veio à cabeça personificação. Mas aí fiquei com dificuldade, pois não lembrava que elas eram sinônimas.