A questão em análise exige que tenhamos conhecimentos sobre ferramentas da gestão e da qualidade. Vamos verificar os itens e ver se suas afirmações são corretas ou não.
I. CORRETA. Através de um gráfico/carta de controle, é possível determinar um limite para um determinado item ou ilustrar quando algo sai do controle e ultrapassa o limite pré-determinado.
◼ Carta de controle, também conhecida como Controle Estatístico de Processos (CEP), é usada para monitorar a evolução do desempenho estatístico de um processo, quantificando a frequência com que certos eventos ocorrem dentro de um período.
Ela é formada por três linhas:
✔ limite superior de controle;
✔ linha média;
✔ limite inferior de controle.
II. INCORRETA. O diagrama de causa e efeito é um gráfico NA FORMA DE ESPINHA DE PEIXE que relaciona as possíveis causas que contribuem para um determinado efeito acontecer.
◼ O diagrama de Ishikawa também conhecida como gráfico espinha de peixe, representa a relação entre um efeito e sua causa. Sua aplicação é vantajosa por demonstrar graficamente todos os fatores que contribuem para o problema.
É um método que representa graficamente a relação entre um efeito e sua(s) causas. Apresenta seis possíveis causas para o problema, são elas:
III. INCORRETA. Na etapa de verificação (Check), do ciclo PDCA, NÃO é obrigatório alterar todos os métodos empregados.
A alteração de todos os métodos usados, se preciso for, ocorre na etapa de ação. Eis a diferença entre a etapa “verificar” e “agir”:
◼ Check (Verificar): Ocorre a verificação e medição dos processos e produtos em relação às políticas, objetivos e requisitos, essa etapa também é responsável pelo registro dos resultados da tarefa executada (Moreira, 2016)
◼ Act (Agir): Faz ação corretiva sobre as eventuais falhas encontradas durante a execução do plano e reinicia o processo já com as devidas correções realizadas. Se, por outro lado, as ações cumpriram bem seu objetivo, haverá um esforço em padronizar as ações. Daí, recomeça um novo ciclo com tais aspectos
Após analisar os itens, percebemos que apenas um deles está correto, o item I.
GABARITO: B
Fonte: MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador, Juspodivm, 2016.