SóProvas


ID
330085
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Considerando arquivo como o conjunto de documentos produzidos
e acumulados por uma entidade coletiva, pública ou privada, pessoa
ou família, no desempenho de suas atividades, independentemente
da natureza do suporte, julgue os itens subsecutivos.

O suporte do documento eletrônico, que pode ser magnético ou óptico, é uma parte física distinta de seu conteúdo.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO

    O avanço da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), ocorrido a partir dos anos de 1990, muda radicalmente os mecanismos de registro e de comunicação da informação nas instituições públicas e privadas. Os documentos gerados no decorrer das atividades dessas instituições, até então em meio convencional, assumem novas características, isto é, passam a ser gerados em ambientes eletrônicos, armazenados em suportes magnéticos e ópticos, em formato digital, e deixam de ser apenas entidades físicas para se tornarem entidades lógicas. Além disso, o gerenciamento dos documentos, tanto digitais como os convencionais, começa a ser feito por meio de sistema informatizado conhecido como Gerenciamento Eletrônico de Documentos – GED.

    Objeto digital

    Arquivo digital que, além de seu conteúdo, possui identificador único e metadados associados. É composto de: 1. objeto físico – é o objeto digital enquanto fenômeno físico que registra as codificações lógicas dos bits nos suportes. Por exemplo, no suporte magnético o objeto físico é a seqüência do estado de polaridades (negativa e positiva); nos suportes ópticos é a seqüência de estados de translucidez (transparência e opacidade); 2. objeto lógico – é o objeto digital enquanto conjunto de seqüências de bits, que constitui a base dos objetos conceituais; 3. objeto conceitual - é o objeto digital que se apresenta de maneira compreensível para o usuário, por exemplo, o documento visualizado na tela do computador.

    fonte: http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/earqbrasilv1.pdf

  • Os documentos eletrônicos possuem suporte magnético ou óptico, como exemplo temos um CD, um HD, um PEN DRIVE, um DVD. Mas devemos lembrar que seu conteúdo é LÓGICO, ele é composto por BITS.

  • Análise diplomática do documento eletrônico arquivístico

    Suporte

    É o “carregador” físico do documento e, como tal, imprescindível, uma vez que o documento não existe até que seja afixado num suporte. No caso dos documentos convencionais, o suporte papel e o conteúdo que carrega são inseparáveis. Já em relação ao documento eletrônico, o suporte (magnético ou óptico) é uma parte física separada do conteúdo. Trata-se de uma característica diferenciadora desse tipo de documento que, ao contrário dos documentos convencionais, não tem no suporte um elemento Msignificativo, mas um mero carregador físico. Assim, a Mcada reprodução de um documento eletrônico em que o único elemento que muda é o suporte esse documento continua sendo idêntico ao que foi reproduzido.

    Fonte:  Gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos - Rosely Curi Rondinelli