SóProvas


ID
3304024
Banca
UFMA
Órgão
UFMA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Frederick Taylor, um dos autores clássicos da administração, lançou sua obra seminal intitulada Princípios da Administração Científica em 1911. Nela, há passagens como a seguinte: “[...] o trabalhador vem ao serviço [...] e em vez de empregar todo o seu esforço para produzir a maior soma possível de trabalho, quase sempre procura fazer menos do que pode realmente - e produz muito menos do que é capaz [...]” (TAYLOR, Frederick. Princípios da Administração Científica. Rio de Janeiro: ATLAS, 1970, p.32).
O trecho citado da obra de Frederick Taylor, ao ser analisado à luz das abordagens apresentadas no livro O Lado Humano da Organização, de autoria de Douglas MacGregor, um clássico da Escola Comportamental, mostra-se:

Alternativas
Comentários
  • Letra A. A questão junta duas teorias diferentes: Científica (Taylor) e X e Y (McGregor).

  • gab: letra A

    Os princípios básicos da Teoria X são:

    Os princípios básicos da Teoria Y são:

    http://www.sobreadministracao.com/tudo-sobre-as-teorias-x-e-y-de-douglas-mcgregor/

  • Letra A

    Estilos de Administração.

    A Teoria Comportamental oferece uma variedade de estilos de administração à disposição do administrador.

    A administração das organizações em geral (e das empresas em particular) é condicionada pelos estilos com que os administradores dirigem, dentro delas, o comportamento das pessoas.

    Teoria X - É a concepção tradicional de administração e baseia-se em convicções errôneas e incorretas sobre o comportamento humanos: As pessoas são indolentes e preguiçosas por natureza: elas evitam o trabalho ou trabalham o mínimo possível, em troca de recompensa salariais ou materiais.

  • Que questão linda.

  • A questão versa sobre a Escola da Administração Científica de Taylor e faz um paralelo com as Teorias comportamentais X e Y de McGregor.

    Escola da Administração Científica: Teoria de Taylor que colocou ênfase nas tarefas realizados pelos operários em busca da máxima eficiência nos resultados. Com isso, a organização era vista das partes (operações) para o todo e de baixo para cima. A Administração científica possuiu 3 fases e dispôs de 4 princípios: planejamento, execução, preparo de mão de obra e controle. São palavras-chave dessa teoria: tarefas, organização racional do trabalho, estudo dos tempos e movimentos, atomismo, padronização, “melhor maneira”, conceito de homem econômico.

    Taylor considerava a vadiagem sistemática dos operários, como um dos males das organizações, além de ter como pilar da Organização Racional do Trabalho o sistema de incentivos salariais e materiais.

    Já as teorias de McGregor são as seguintes:

    TEORIA X (Concepção tradicional do homem. Macete: homem liXo). Nessa teoria, o homem é preguiçoso por natureza, não gosta de novos desafios, falta ambição. Além disso, as pessoas:

    ▪ São preguiçosas e indolentes;

    ▪ Evitam trabalhar;

    ▪ Evitam responsabilidades;

    ▪ Precisam de controle e de direção;

    ▪ São ingênuas e sem iniciativa.

    TEORIA Y (Concepção moderna do homem. Macete: Yes, we can). O homem é comprometido, aprende, tem motivação e não tem desprazer natural em relação ao trabalho. Além disso, as pessoas nessa teoria:

    ▪ São esforçadas, criativas, gostam de trabalhar, competentes.

    ▪ Acham o trabalho natural;

    ▪ Procuram responsabilidade, desafios e são automotivadas e autodirigidas.

    Fonte: Adaptado de Chiavenato, 2014. Pág. 330.

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS:

    A) CORRETO, A representação do homem na citação do enunciado remete à teoria X de McGregor.

    B) INCORRETO. A teoria X não vincula motivação à autonomia. Na teoria X elas evitam trabalho e são preguiçosas.

    C) INCORRETO. McGregor tinha duas teorias antagônicas (descritas acima) e autonomia e descentralização são empregadas nas teorias da abordagem clássica.

    D) INCORRETO. Pois se relaciona com a teoria X

    E) INCORRETO. Relaciona-se com a teoria X, mas não pelos motivos citados na questão.

    FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9ª ed. Manole. 2014.

    GABARITO: LETRA A

  • A) Um caso em que os funcionários das organizações são representados como indolentes e, por isso, deveriam ter um controle rigoroso das rotinas de trabalho, aspecto típico da Teoria X.

    sim, a teoria x cita que os funcionários deve ter um controle rígido tendo em vista de que são incapazes por sí só de serem produtivos

    B) Um exemplo da Teoria X, porque vincula o desempenho e motivação dos funcionários à autonomia no trabalho, mesmo quando a produtividade é baixa.

    teoria Y

    C) Douglas MacGregor, adepto das ideias da Escola Clássica de Administração, concordava com Frederick Taylor sobre a necessidade de os líderes organizacionais estimularem a descentralização e autonomia dos funcionários por meio de um controle inicial rigoroso do ambiente de trabalho, pois as pessoas demoram a se adaptar às rotinas de trabalho.

    MacGregor discordava de Taylor tendo em vista a sua análise focada no desenvolvimento humano

    D) Um típico caso da Teoria Y, pois relaciona motivação à liderança.

    A teoria Y realmente prega isso, mas não que os empregados permitem menos do que produzem simplesmente por que querem

    E) Um típico caso da Teoria X, pois relaciona motivação, liderança liberal e produtividade.

    A teoria X, relaciona produtividade com uma liderança rígida