A questão versa sobre a Escola da Administração Científica de Taylor e faz um paralelo com as Teorias comportamentais X e Y de McGregor.
Escola da Administração Científica: Teoria de Taylor que colocou ênfase nas tarefas realizados pelos operários em busca da máxima eficiência nos resultados. Com isso, a organização era vista das partes (operações) para o todo e de baixo para cima. A Administração científica possuiu 3 fases e dispôs de 4 princípios: planejamento, execução, preparo de mão de obra e controle. São palavras-chave dessa teoria: tarefas, organização racional do trabalho, estudo dos tempos e movimentos, atomismo, padronização, “melhor maneira”, conceito de homem econômico.
Taylor considerava a vadiagem sistemática dos operários, como um dos males das organizações, além de ter como pilar da Organização Racional do Trabalho o sistema de incentivos salariais e materiais.
Já as teorias de McGregor são as seguintes:
TEORIA X (Concepção tradicional do homem. Macete: homem liXo). Nessa teoria, o homem é preguiçoso por natureza, não gosta de novos desafios, falta ambição. Além disso, as pessoas:
▪ São preguiçosas e indolentes;
▪ Evitam trabalhar;
▪ Evitam responsabilidades;
▪ Precisam de controle e de direção;
▪ São ingênuas e sem iniciativa.
TEORIA Y (Concepção moderna do homem. Macete: Yes, we can). O homem é comprometido, aprende, tem motivação e não tem desprazer natural em relação ao trabalho. Além disso, as pessoas nessa teoria:
▪ São esforçadas, criativas, gostam de trabalhar, competentes.
▪ Acham o trabalho natural;
▪ Procuram responsabilidade, desafios e são automotivadas e autodirigidas.
Fonte: Adaptado de Chiavenato, 2014. Pág. 330.
ANALISANDO AS ALTERNATIVAS:
A) CORRETO, A representação do homem na citação do enunciado remete à teoria X de McGregor.
B) INCORRETO. A teoria X não vincula motivação à autonomia. Na teoria X elas evitam trabalho e são preguiçosas.
C) INCORRETO. McGregor tinha duas teorias antagônicas (descritas acima) e autonomia e descentralização são empregadas nas teorias da abordagem clássica.
D) INCORRETO. Pois se relaciona com a teoria X
E) INCORRETO. Relaciona-se com a teoria X, mas não pelos motivos citados na questão.
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9ª ed. Manole. 2014.
GABARITO: LETRA A
A) Um caso em que os funcionários das organizações são representados como indolentes e, por isso, deveriam ter um controle rigoroso das rotinas de trabalho, aspecto típico da Teoria X.
sim, a teoria x cita que os funcionários deve ter um controle rígido tendo em vista de que são incapazes por sí só de serem produtivos
B) Um exemplo da Teoria X, porque vincula o desempenho e motivação dos funcionários à autonomia no trabalho, mesmo quando a produtividade é baixa.
teoria Y
C) Douglas MacGregor, adepto das ideias da Escola Clássica de Administração, concordava com Frederick Taylor sobre a necessidade de os líderes organizacionais estimularem a descentralização e autonomia dos funcionários por meio de um controle inicial rigoroso do ambiente de trabalho, pois as pessoas demoram a se adaptar às rotinas de trabalho.
MacGregor discordava de Taylor tendo em vista a sua análise focada no desenvolvimento humano
D) Um típico caso da Teoria Y, pois relaciona motivação à liderança.
A teoria Y realmente prega isso, mas não que os empregados permitem menos do que produzem simplesmente por que querem
E) Um típico caso da Teoria X, pois relaciona motivação, liderança liberal e produtividade.
A teoria X, relaciona produtividade com uma liderança rígida