-
GABARITO B
MATRICIAL - Considerada uma estrutura híbrida, é comumente utilizada quando há um grande número de projetos ocorrendo ao mesmo tempo.Como característica desse tipo de estrutura, há a cooperação interdepartamental. Desse modo, a comunicação deixa de ser somente vertical, passando a acontecer também de forma diagonal. O lado ruim disso é que passa a ocorrer o duplo comando, o que pode gerar conflitos.
(CESPE/FUB/2015) No que diz respeito às organizações contemporâneas, julgue o item a seguir.
Em uma organização com estrutura matricial, um empregado, na realização de suas atribuições de atendimento, responde hierarquicamente aos seus superiores de unidades distintas, de modo simultâneo, para que as demandas de atendimento sejam cumpridas. GABARITO CERTO
FONTE: NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA Organização Prof. Vinicius Ribeiro - GRAN CURSOS
-
Qual o erro da alternativa E?
-
Alguém Explica a letra E?
-
Marquei a E também, mas acredito que o erro esteja relacionado a "estrutura robusta", visto que, cada departamento tem sua especifidade em relação a determinado cliente e suas características, sendo assim, não se encaixariam numa estrutura robusta. Foi a interpretação que consegui tirar.
-
Matricial*********** Hierarquicamente, dois departamentos a coordenar o trabalho de um
****Cada empregado é subordinado ao mesmo tempo a um gerente funcional e um gerente de projeto ou grupo
-
o erro da E é que a estrutura por clientes não é robusta, e sim flexível.
-
Gabarito: b
--
Não existe estrutura organizacional por clientes, mas sim departamentalização por clientes. Além disso, a departamentalização por clientes não é robusta (rígida) e sim flexível para se adequar às necessidades dos clientes.
-
Erro da E.
E) Clientes: estrutura mais robusta que torna o cliente o foco do atendimento, adaptando-se a diversos tipos de clientes.
O erro está em 'adaptando-se a diversos tipos de clientes'. Cada departamentalização por clientes é focado em um único tipo de cliente. Numa joalheria, por exemplo, podemos ter joias à venda exclusivamente para clientes com poder aquisitivo de renda alta alta num departamento x; e, ao mesmo tempo, ter um departamento y para clientes de renda media alta.
A mesma coisa acontece em lojas de roupas femininas. Podemos ter o departamento 'do bebê' entre 0-4 anos; o departamento 'da criança' 7-12; o departamento 'do adolescente' 13-18'... Assim, podemos perceber que a departamentalização por clientes se responsabiliza por apenas um tipo de cliente.
Se tiver errado me corrijam, creio que é isso.
-
Gabarito letra B!
Principal característica da estrutura matricial (funcional + divisional) a autoridade dual em que o funcionário se reporta a dois chefes ao mesmo tempo! Sobre a letra E, a estrutura por clientes tem foco nos seus usuários específicos, ou seja, não teria como ela ser robusta (sinônimo de rígida); ela é flexível a fim de focar nas demandas específicas de cada cliente!!
-
Alternativa A. Errado. A territorial é adotada quando se atua em diferentes bases geográficas.
Alternativa B. Certo. A dupla subordinação é típica da departamentalização matricial.
Alternativa C. Errado. Alternativa mistura as departamentalizações por cliente, por base geográfica com a de projetos.
Alternativa D. Errado. A departamentalização mista é a junção de quaisquer tipos de departamentalização.
Alternativa E. Errado. A departamentalização por cliente cria uma estrutura enxuta e mais focada em cada perfil de cliente.
Gabarito: B
-
CONTRIBUINDO a partir dos comentários dos colegas:
Estrutura Robusta : Rígida = engessada
Estrutura Flexível = adequável .
dessa maneira devemos entender que quando nos reportamos a clientes, nesse viés da questão, o que nos importa é a forma individualizada de atendimento a demanda, remetendo-nos a demanda flexível.
-
Aprendi hoje que robusto é sinônimo de rigidez.
-
errei :(
-
Estrutura Matricial (Organização em grade)
A estrutura matricial é um modelo misto, que comporta ao mesmo tempo uma estrutura funcional com uma estrutura horizontal, que normalmente se refere a um projeto, uma divisão específica ou um produto.
A lógica desse modelo é o que se chama autoridade dual, ou seja, o funcionário responde a dois chefes ao mesmo tempo! Lembrem-se sempre desta informação, que as bancas adoram cobrar: não há unidade de comando na estrutura matricial!
A estrutura matricial é utilizada normalmente para atender a projetos ou negócios que demandem equipes com pessoas que tenham vários perfis diferentes, funcionando temporariamente no caso dos projetos ou que possam trabalhar em várias áreas da empresa ao mesmo tempo.
RODRIGO RENNÓ
-
Matricial: em que equipes são controladas simultaneamente por dois comandos.
Considerada uma estrutura híbrida.
-
Cliente não pode ser uma estrutura, mas sim um tipo de departamentalização.
Estruturas: linear, funcional, rede, geográfica e matricial
Departamentalização: cliente, função, produto, projeto ou serviço, processo, geográfica.
-
Complementando:
Tipos de estrutura -
Estrutura organizacional territorial
· Ao invés de fazer uma divisão por função, a estrutura territorial faz com que as empresas sejam espalhadas geograficamente. Dessa forma, elas são dividas por sua hierarquia em cada região de atuação.
· Estrutura organizacional por clientes
· Essa forma de estrutura tem o objetivo de se organizar em torno dos públicos com os quais a empresa trabalha. Assim sendo, o órgão tem mais possibilidades de ampliar seus projetos.
· Por exemplo, se uma organização trabalha com sapatos no segmento infantil, elas podem aumentar seus objetivos trabalhando também com sapatos para o público feminino e masculino.
· Estrutura organizacional por processos
· Nesse processo, um chefe é definido para cada etapa da produção. Dessa forma, fica responsável para todos os níveis produtivos de determinado órgão.
· Estrutura organizacional por projetos
· Essa estrutura estabelece um organograma por campanha ou mesmo empreitada. Ela é comum em construtoras, por ter mais autonomia para cada obra.
-
A estrutura Matricial é condicionada por equipes regidas simultaneamente por dois comandos (funcional + projetos).
-
Matricial --> Autoridade dual (Cada funcionário tem 2 ou + chefes)
-
Segundo comentaristas do qc, robusta é antônimo de flexível. kkkkkkk
O que não se faz pra justificar um gabarito, heim?
-
Matricial, é só lembrar de dois SGTs de dando ordens
-
Qual o erro da última?
-
qual o erro da E?
Fiquei entre ela e a B, visto que a departamentalização Matricial pressupõe a departamentalização FUNCIONAL (PERMANENTE) e a de PROJETOS (TEMPORÁRIA), com quebra da unidade de comando.
Porém, a E traz a característica principal da Dep. por Clientela: adaptação ao cliente..
-
gabarito letra B.
a letra E está errada pq fala que clientes é "estrutura", quando na verdade é "departamentalização"
8)