SóProvas


ID
3304339
Banca
Asconprev
Órgão
SAAE de Juazeiro - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A comunicação animal 

              “Como hoje frequentemente se afirma que a linguagem é exclusiva do homem, é atividade puramente humana e o elemento que o distingue dos seres inferiores pois o homem pode ser definido como um animal que fala, não seria demais fazermos algumas rápidas considerações sobre a comunicação animal por meio de gritos, justamente para contrapô-la à linguagem humana.

            Em primeiro lugar, não será necessário levar em conta que certos animais (alguns tipos de macacos e aves) são capazes de reproduzir palavras ouvidas ou outros sons como também são capazes de entender certas ordens. Convenhamos que, nesta “aprendizagem”, não há nenhuma operação mental que permita aos “aprendizes” reter o conceito dos conjuntos sonoros emitidos. Não nos consta que dois papagaios conversem entre si em linguagem humana aprendida. (...)

            Embora certos gritos, pios e cantos correspondam a estados gerais de alegria, espanto, dor ou apetite e possam ser quase traduzidos em linguagem humana (como no português, por exemplo, onde há verbos especiais para traduzir os diversos gritos do cão – ladrar, uivar, ganir), os animais não emitem frases nem fazem variar seus gritos como nós o fazemos com nossas palavras, que podem ser substituídas no enunciado comunicativo. (...)

           Por isso, o grito animal é instintivo e não aprendido, não está sujeito a transformações como a linguagem humana. Que é instintivo, facilmente se observa. Isolando-se um gatinho do convívio de seus semelhantes, fatalmente ele acabaria miando. E o homem não nasce falando. Que não se transforma também é fácil verificar. O ladrar do cão teria sido, em eras remotas, diferente do que é hoje?”

 (BORBA, Francisco da Silva. Op. Cit., p. 40-1.)

Em 24 de setembro de 2019, a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, abriu um pedido de impeachment conta o Presidente Donald Trump.

A alternativa que apresenta o que motivou a abertura do referido pedido encontra-se na alternativa:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    As acusações de abuso de poder e obstrução do Congresso se referem ao pedido de Trump para que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, investigasse o adversário democrata Joe Biden e seu filho, Hunter Biden. O pedido teria sido feito em telefonema de 25 de julho entre os dois mandatários.

    Testemunhas convocadas pelos democratas indicaram que havia um "canal diplomático irregular" entre os EUA e a Ucrânia para pressionar por essa investigação, e que uma ajuda militar de quase US$ 400 milhões aos ucranianos foi retida para intensificar essa pressão.

    Como Biden é potencial adversário democrata de Trump na eleição presidencial americana do ano que vem, críticos afirmam que o presidente usou um país estrangeiro para influenciar no resultado do pleito.

    O argumento dos democratas na Câmara é de que Trump colocou seus interesses políticos acima dos interesses do país, ameaçando a integridade do processo eleitoral.

    (...)

    FONTE: bbc.com/portuguese/internacional/50722730...

  • Trump basicamente tentou investigar o filho de Joe Biden sobre uma possível tentativa de Biden de parar o processo de corrupção na empresa em que seu filho trabalha, isso com o intuito de se tornar uma arma contra seu opositor nas eleições de 2020.

    Gabarito A

  • Nos Estados Unidos, o presidente Donald Trump viu‐se às voltas com dois processos de impeachment, sendo o primeiro deles sob a acusação de que teria adiado o repasse de milhões de dólares em ajuda militar para a Ucrânia. Segundo os opositores, Trump teria condicionado a doação a uma investigação por parte do país do leste europeu contra o ex-vice-presidente Joe Biden (2009-2017), pré-candidato democrata à Casa Branca.

    O condicionamento feito por Trump para a liberação da verba, que já tinha sido aprovada pelo Congresso norte-americano, teria sido feito com a finalidade de interferir nas eleições presidenciais de 2020.

    O segundo pedido tem a ver com a invasão do Capitólio, que aconteceu em janeiro de 2021. Em ambas, o ex-presidente se livrou das acusações.

    Resposta: A