SóProvas


ID
3313108
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de Governador Lindenberg - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

HISTÓRIA DE BEM-TE-VIS

(1º§) O ano passado, aqui nas mangueiras dos meus simpáticos vizinhos, apareceu um bem-te-vi caprichoso, muito moderno, que se recusava a articular as três sílabas tradicionais do seu nome. Limitava-se a gritar: “... te vi!... te vi!...” com a maior irreverência gramatical. Como dizem que as últimas gerações andam muito rebeldes e novidadeiras, achei natural que também os passarinhos estivessem contagiados pelo novo estilo humano.
(2º§) Mas logo a seguir, o mesmo passarinho – ou seu filho, seu irmão, como posso saber, com a folhagem cerrada da mangueira? – animou-se a uma audácia maior. Não quis saber das duas sílabas, e gritava apenas, daqui, dali, invisível e brincalhão: “...vi!...vi!...” – o que me pareceu ainda mais divertido.
(3º§) O tempo passou. O bem-te-vi deve ter viajado; talvez seja cosmonauta, talvez tenha voado com o seu time de futebol!...afinal tudo pode acontecer com bem-te-vis tão progressistas, que rompem com o canto da família e mudam os lemas dos seus brasões. Talvez tenha sido atacado por esses crioulos fortes que agora saem do mato de repente e disparam sem razão nenhuma contra o primeiro vivente que encontram.
(4º§) Mas hoje tornei a ouvir um bem-te-vi cantar. E cantava assim: “Bem-bem-bem...te-vi!” Pensei: “É uma nova escola poética que se eleva das mangueiras!...” Depois o passarinho mudou. E fez: “Bem-te-te-vi!” Tornei a refletir: “Deve ser pequenino e estuda a sua cartilha...” E o passarinho: “Bem-bem-bem-te-te-te-vi-vivi...!”
(5º§) Os ornitólogos devem saber se isto é caso comum ou raro. Eu jamais tinha ouvido coisa igual. Mas as crianças, que sabem mais do que eu, e vão diretas aos assuntos, ouviram, pensaram, e disseram: “Que engraçado! Um bem-te-vi gago!” Então, talvez seja mesmo só gagueira...
(Cecília Meireles)

Marque a alternativa cujas palavras estão escritas com encontro consonantal na mesma sílaba.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Brasões; gritava; refletir ? bra-sões; gri-ta-va; re-fle-tir (=ambos são encontros consonantais perfeitos ? na mesma sílaba); lembrando que os encontros consonantais imperfeitos são em sílabas diferentes.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • questão tá errada pois os encontros não estão na mesma silaba

  • BIZU... PARA SABER SE O ENCONTRO CONSONANTAL ESTÁ NA MESMA SÍLABA É SÓ FAZER A DIVISÃO SILÁBICA DA PALAVRA.

    EX.: re-Fle- tir, po-BRe-za, BRa-sões. ENCONTRO PERFEITO

    iN-Vi-sí-vel, a-coN-Te-cer. ENCONTRO IMPERFEITO.

    SÓ DALE!

  • Questão bem especificada. Ela quer um encontro consonantal perfeito. Ou seja, na mesma sílaba. Aproveitar e parabenizar examinadores assim, que especificam o que eles querem. Acabei de fazer uma questão onde o mesmo não especificou se queria digrafos consonantal ou vocálicos.

  • Gabarito: B

    A banca quis encontros consonantais perfeitos!

    Brasões; gritava; refletir.

  • Para contribuir: dígrafo não é encontro consonantal

  • A questão é de fonologia e quer que marquemos a alternativa cujas palavras estão escritas com encontro consonantal na mesma sílaba. Vejamos:

     .

    Encontro consonantal é a sequência de dois ou mais fonemas consonânticos numa palavra. Ou seja, é o encontro de duas ou mais consoantes numa palavra, sem existir uma vogal no meio delas. Ex.: brado, creme, plano, regra, ciclo, atleta, atrás, transtorno, psíquico...

    O encontro consonantal pode ocorrer:

    • na mesma sílaba: cli-ma, flo-res, du-plo, bra-do, re-pre-sa, le-tra, czar, pseu-dô-ni-mo... (São encontros consonantais inseparáveis, mais frequentemente formados de consoante + ou r)
    • em sílabas diferentes: ad-ven-to, ob-tu-so, ap-to, pac-to, suc-ção, naf-ta, sub-lo-car...(São encontros consonantais separáveis. Ocorrem sempre no interior das palavras e geralmente são formados de duas consoantes)

     .

    A) Muito; cerrado; filho.

    Errado. Em "mui-to" não há encontro consonantal. Em "cer-ra-do" há o dígrafo "rr". Em "fi-lho" há o dígrafo "lh".

    Dígrafo é o grupo de duas letras representando um só fonema (som). Na palavra "chave", por exemplo, que se pronuncia "xávi", ocorre o dígrafo "ch". 

    Dígrafos consonantais: (dígrafos que representam consoantes) lh, ch, nh, rr, ss, qu, gu, sc, sç, xc, xs. 

    Dígrafos vocálicos: (dígrafos que representam vogais nasais) am, em, im, om, um, an, en, in, on, un.

     .

    B) Brasões; gritava; refletir.

    Certo. Os encontros consonantais aqui são inseparáveis: "bra-sões", "gri-ta-va", "re-fle-tir".

     .

    C) Simpáticos; estilo; acontecer.

    Errado. Em "sim-pá-ti-cos" não há o encontro consonantal por causa do dígrafo "im". Em "es-ti-lo" há o encontro consonantal "s-t". Em "a-con-te-cer" não há o encontro consonantal por causa do dígrafo "on".

     .

    D) Mesmo; andam; invisível.

    Errado. Em "mes-mo" há o encontro consonantal separável "sm". Em "an-dam" há o encontro consonantal separável "nd". Em "in-vi-sí-vel" não há o encontro consonantal por causa do dígrafo "in".

     .

    E) Achei; natural; rebeldes.

    Errado. Em "a-chei" há o dígrafo "ch". Em "na-tu-ral" não há encontro consonantal. Em "re-bel-des" há o encontro consonantal separável "ld".

     .

    Gabarito: Letra B