SóProvas


ID
331471
Banca
FGV
Órgão
DETRAN-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

“Um órgão público que compõe o setor público se fundamentou em diversas políticas orçamentárias para efetuar o seu orçamento, porém, isso resultou em duplicação de função e superposição de entidades na realização de atividades correlatas.” O princípio orçamentário que contribui de maneira valiosa para a racionalização na utilização dos recursos e não observado anteriormente, é:

Alternativas
Comentários
  • Princípio da Unidade – Estabelece que o orçamento deve ser Uno, ou seja, todas as receitas previstas e despesas fixadas, em cada exercício financeiro, devem integrar Um Único documento legal (LOA).
  • Creio que para essa questão o artigo 14 da Lei 4.320 responde melhor:

    "Art. 14. Constitui unidade orçamentária o agrupamento de serviços subordinados ao  mesmo órgão ou repartição a que serão consignadas dotações próprias."
  • A questão fala o seguinte :
    "Um órgão público que compõe o setor público se fundamentou em diversas políticas orçamentárias para efetuar o seu orçamento[...] (grifo meu)

    O erro da questão está justamente nesse trecho que acabei de grifar, esta parte fere nitidamente o PRINCIPIO DA UNIDADE, pois a mesma compreende a existência de UMA ÚNICA LEI ORÇAMENTÁRIA para cada ente federativo.

    Fonte :  Sergio Jund (Adminisração , Orçamento e Contabilidade Pública) : 2008 , pg 71.
  • ALTERNATIVA B)

    Pelo Princípio da Unidade temos que os orçamentos de todos os órgãos autônomos que constituem o setor público devem se fundamentar em uma única política orçamentária. O orçamento deve ser uno, ou seja, deve existir apenas um só orçamento para um exercício financeiro.

    Desta forma procura-se eliminar a existência de múltiplos orçamentos (orçamentos paralelos). Este princípio está consagrado na legislação brasileira pelo artigo 165, § 5º da Constituição Federal e no artigo 2º da Lei nº 4.320/64.

    É necessário, portanto, que cada orçamento se ajuste ao principio da unidade em seu conteúdo, metodologia e expressão, e com isto contribuía para evitar a duplicação de funções ou superposição de entidades na realização de atividades correlatas, colaborando de maneira valiosa para racionalização na utilização dos recursos.

    Fonte: https://arquivos.cruzeirodosulvirtual.com.br/materiais/disc_2010/2sem_2010/mat_grad_conteorpub/un_3/teorico.pdf

  • “Um órgão público que compõe o setor público se fundamentou em diversas políticas orçamentárias para efetuar o seu orçamento, porém, isso resultou em duplicação de função e superposição de entidades na realização de atividades correlatas.”  Então, o princípio da Unidade não foi observado.