SóProvas


ID
3315205
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Jataí - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na cultura organizacional, os pressupostos

Alternativas
Comentários
  • Cultura Organizacional

    Refere-se aos significados compartilhados que moldam a maneira que seus membros se comportam dentro de uma organização.

    gab. A

  • Elementos da Cultura Organizacional:

    Artefatos: nível mais superficial e visível da cultura (arquitetura, objetos decorativos, linguagem, vestuário, cerimônias...). Obs.: Para Schein (2004), este nível de análise é muito "enganador", pois artefatos são facilmente identificados, mas dificilmente interpretados, pois dependem de uma lógica subjacente.

    Crenças: valores, filosofias, estratégias, metas, regras.... tudo aquilo que direciona o comportamento do grupo;

    Pressupostos: valores mais profundos, crenças inconscientes e difíceis de serem percebidas.

  • B e E- valores compartilhados

    C e D - artefatos

  • Gab. A

    Pressuposições básicas => nível mais íntimo, oculto na cultura, crenças inconscientes, sentimentos.

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento de Cultura Organizacional, sendo mais especificamente cobrado a teoria de Shein.


    Diante disso, vamos a uma breve conceituação:


    A citada teoria estabelece três níveis de cultura organizacional que são os Artefatos Observáveis, Valores e Pressupostos Básicos. Segundo Ribas (2015),


    “Artefatos Observáveis são caracterizados pela camada mais superficial e visível. São representados pela tecnologia, prédios e instalações, produtos, serviços, disposição física, vestimentas, maneiras como as pessoas se tratam, marca etc.
    Valores: nem sempre é possível visualizá-los com facilidade, pois representam a camada intermediária da cultura, referem-se aos valores, normas, ideologias, filosofias adotadas e documentadas de uma cultura, etc.
    Pressupostos Básicos: camada mais profunda da cultura. Geralmente não é possível observá-los com facilidade, sendo representados pelo nível mais profundo da cultura, tais como crenças inconscientes, percepções e sentimentos". (Ribas, 2015, p. 432). (Grifo nosso). 

    Posto isso, vamos à análise das alternativas:


    A) Certo, pois os pressupostos da teoria de Shein representam sentimentos e crenças inconscientes dos colaboradores da empresa, que representam a camada mais profunda da cultura organizacional.


    B) Errado, pois valores são o nível intermediário da teoria de Shein sobre Cultura Organizacional e não os pressupostos básicos como afirma a questão. Valores nem sempre são visíveis e se referem a aos valores, normas, ideologias, filosofias adotadas e documentadas de uma cultura, etc.


    C) Errado, pois ao contrário do que afirma o item em “são as coisas concretas que cada um consegue ver dentro de uma organização", os pressupostos básicos são exatamente o contrário, dado que geralmente não é possível observá-los com facilidade, sendo representados pelo nível mais profundo da cultura, tais como crenças inconscientes.

    D) Errado, pois os Pressupostos Básicos são o nível mais profundo da teoria de Shein sobre Cultura Organizacional e não o primeiro nível como afirma a questão. O conteúdo do item refere-se aos Artefatos e não aos Pressupostos Básicos.


    E) Errado, pois os Pressupostos Básicos são o nível mais profundo da teoria de Shein sobre Cultura Organizacional e não o segundo nível como afirma a questão.
    Gabarito do Professor: Letra A.

    Fonte:

    RIBAS, Andréia Lins. Gestão de Pessoas para concursos. 3­ª Ed. – Brasília: Alumnus, 2015. 

  • Gabarito: A

    Níveis:

    1º Artefatos: Aquilo que você vê

    2º Valores compartilhados: Normas, códigos de ética (é a razão)

    3º Pressupostos básicos: São inconscientes (crenças e sentimentos)

    Quanto às outras:

    b) são valores importantes para as pessoas que fazem parte da organização e se tornam relevantes ao ponto de definir a razão pela qual os colaboradores fazem o que fazem. Valores compartilhados

    c) são as coisas concretas que cada um consegue ver dentro de uma organização, são os produtos, os serviços e padrões que indicam, visual e auditivamente, como é a cultura organizacional da empresa. Artefatos observáveis

    d) são considerados como o primeiro nível de uma cultura organizacional, pois são os mais superficiais e perceptíveis. Artefatos observáveis

    e) são considerados como o segundo nível de uma cultura organizacional. Valores compartilhados

  • Questão sobre os níveis de cultura organizacional. Vamos analisar as alternativas.

    Alternativa A. Certo. A alternativa conceitua corretamente os pressupostos básicos.

    Alternativa B. Errado. Valores importante para as pessoas correspondem aos valores compartilhados.

    Alternativa C. Errado. Coisas concretas que cada um consegue ver correspondem aos artefatos.

    Alternativa D. Errado. No primeiro nível temos os artefatos.

    Alternativa E. Errado. No segundo nível temos os valores compartilhados.

     

    Gabarito: A