Gab. D
I - (LRF) Art. 12. As previsões de receita observarão as normas técnicas e legais, considerarão os efeitos das alterações na legislação, da variação do índice de preços, do crescimento econômico ou de qualquer outro fator relevante e serão acompanhadas de demonstrativo de sua evolução nos últimos três anos, da projeção para os dois seguintes àquele a que se referirem, e da metodologia de cálculo e premissas utilizadas.
II - No estágio do Lançamento, o Estado realiza a inscrição a débito do contribuinte.
Vamos analisar a questão.
De acordo com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), 8ª edição, as etapas da receita orçamentária podem ser resumidas em: previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento. O mnemônico aqui é: PLAR.
Fonte: imagem cedida pelo professor.
Ok. Vamos analisar as afirmativas:
I. Errada. Na verdade, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), as previsões são acompanhadas de demonstrativo de sua evolução nos últimos três anos e da projeção para os dois seguintes àquele a que se referirem. Ou seja: a afirmativa somente inverteu os números “dois" e “três".
Confira na LRF:
Art. 12. As previsões de receita observarão as normas técnicas e legais, considerarão os efeitos das alterações na legislação, da variação do índice de preços, do crescimento econômico ou de qualquer outro fator relevante e serão acompanhadas de demonstrativo de sua evolução nos últimos três anos, da projeção para os dois seguintes àquele a que se referirem, e da metodologia de cálculo e premissas utilizadas.
Fonte: imagem cedida pelo professor.
II. Errada. Não é no estágio da arrecadação, mas sim no estágio de lançamento. Lançamento é o ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta (art. 53 da Lei 4.320/64).
P.S.: sabendo que a afirmativa II é falsa, você já chegaria ao gabarito, pois as alternativas A, B e C a classificam como correta.
III. Correta. Nos termos do MCASP, 8ª edição, o recolhimento “transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro, responsável pela administração e controle da arrecadação e programação financeira, observando-se o princípio da unidade de tesouraria ou de caixa, conforme determina o art. 56 da Lei no 4.320, de 1964".
Gabarito do Professor: Letra D.