- ID
- 3322321
- Banca
- FUNDEP (Gestão de Concursos)
- Órgão
- Prefeitura de Uberlândia - MG
- Ano
- 2019
- Provas
- Disciplina
- Meio Ambiente
- Assuntos
A problemática dos resíduos sólidos urbanos (RSU) tem sido debatida com bastante frequência na atualidade, pois a elevação da produção e do consumo resulta no aumento da geração de lixo, impondo para as instâncias governamentais a necessidade de criar soluções para esse problema. Dessa forma, Gonçalves, Vale e Gonçalves (2016) procuram fazer uma análise sobre a gestão dos RSU para os contextos brasileiro e português.
No que se refere à realidade brasileira, considere as seguintes afirmativas sobre as questões dos resíduos sólidos.
I. Entre os anos de 2000 e 2010, a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB) apontou o crescimento do número de municípios no Brasil. Ao mesmo tempo, ocorreu uma ampliação da oferta de serviço de coleta dos RSU no território nacional. Contribuiu para isso a possibilidade de se incorporar atores não estatais na prestação desse serviço.
II. Apesar da disposição dos RSU em aterros sanitários ter aumentado nos últimos anos, ainda é possível verificar que grande parte desses resíduos são depositados em lixões, que ficam em terrenos baldios, fundos de vale etc., resultando em problemas para a saúde das pessoas que residem próximo a essas áreas.
III. A Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), aprovada em 2010, trata de todos os tipos de resíduos sólidos e estabelece um marco regulatório nacional que disciplina o gerenciamento dos RSU, apontando condições de acesso a fontes de recursos federais e definindo diretrizes gerais a serem seguidas por todos os entes federativos na busca pela melhoria do panorama nacional.
De acordo com esses autores, estão corretas as afirmativas