SóProvas


ID
3323449
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Do ponto de vista industrial, o ideal é fabricar um único tipo de produto padronizado, o que reduziria os custos. A falta dessa adaptação pode reduzir a eficiência do produto, justificando-se os custos industriais envolvidos. Para fazer essa adaptação, existem cinco princípios para a aplicação das medidas antropométricas.
A esse respeito, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando cada princípio a seu respectivo conceito, conforme descrito por Itiro Iida em seu livro Ergonomia: projeto e produção.

COLUNA I
1. 1º princípio – Os projetos são dimensionados para a média da população
2. 2º princípio – Os projetos são dimensionados para um dos extremos da população
3. 3º princípio – Os projetos são dimensionados para as faixas da população
4. 4º princípio – Os projetos apresentam dimensões reguláveis
5. 5º princípio – Os projetos são adaptados ao indivíduo.

COLUNA II
( ) Proporciona melhor adaptação entre o produto e o usuário, mas é mais oneroso. Do ponto de vista industrial, só se justifica em casos de extrema necessidade ou quando as consequências de uma falha podem ser tão elevadas que as considerações de custo são desconsideradas.
( ) É aplicado em produtos de uso coletivo, que devem servir a diversos usuários, para um percentil de 50%.
( ) Não abrange o produto como um todo, mas apenas algumas variáveis consideradas críticas para o desempenho do trabalhador.
( ) A maioria dos produtos industrializados é dimensionada para acomodar até 95% da população, por uma questão econômica.
( ) Alguns produtos são fabricados em diversos tamanhos, de modo que cada um acomode uma determinada parcela da população. Embora as medidas da população obedeçam às distribuições contínuas, esses produtos são fabricados em tamanhos discretos, para tentar aumentar o conforto e, ao mesmo tempo, não aumentar os custos de fabricação.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • gab. C, dá pra acertar só sabendo o primeiro princípio, já elimina os itens a,b e d, estando o 1 na segunda opção:

    "que atente a média e tem percentil de 50% " É aplicado em produtos de uso coletivo, que devem servir a diversos usuários, para um percentil de 50%."

    mas completando:

    Antropometria utiliza alguns princípios.

    SEGUNDO IIDA (2004) os estudos antropométricos podem se apoiar em QUATRO PRINCÍPIOS BÁSICOS:

    *1° Princípio: Considera-se a média dos valores antropométricos observados. Isto significa que o projeto não é, necessariamente, ótimo para todas as pessoas, mas que, coletivamente causaria menores inconvenientes e dificuldades do que se fosse feito para pessoas maiores ou menores em relação à média. Percentil 50%: É igual à média.

    *2°princípio: Projetos para indivíduos extremos. É o caso de projetos de camas, roupas, calçados para jogadores de basquete (geralmente indivíduos com estatura maiores que 2m). divide em 2 grupos: · Quinto percentil - 5% da população considerada menor que o dado a ser estudado. Usa-se o quinto percentil, por exemplo, para projetos de balcões e mesas de restaurantes industriais, pois assim, somente 5% dos usuários não estarão confortavelmente instalados (para eles, as mesas e os balcões serão altos), enquanto 95% dos usuários irão sentir-se adequadamente instalados. /// já o Percentil 95 - Significa que 95% da população considerada é menor que o dado em questão, ou seja apenas 5% possuem medidas maiores. Usa-se, por exemplo, no projeto de portas, ou seja, 95% da população considerada será menor que a porta, portanto a maioria não correrá o risco de acidentes (ex. bater a cabeça).

    Uma saída de emergência projetada pela média, provavelmente não permitiria que um indivíduo grande sair, ou num determinado painel de controle projetado para a população média uma pessoa baixa poderia não alcançar. Nestes casos aplica-se o projeto para indivíduos extremos, maior ou menor, dependendo do fator limitativo do equipamento. Deve-se tentar acomodar pelo menos 90% dos casos – 5% ao 95%. Desenvolver produtos para 100% de uma população apresenta problemas técnicos e econômicos que não compensam. A maioria dos produtos industrializados é dimensionada para acomodar até 95% da população, por uma questão econômica. 

    *3° Princípio: Projeto para Faixas Específicas da População: para atender um universo específico. Pode-se citar: os orelhões, destinados aos deficientes físicos. Idosos, Obesos, Deficientes Visuais, etc.

    *4° Princípio: Projetos Individuais - melhor adaptação entre o produto e o usuário, em questão do custo ser bem maior são casos de extrema necessidade. É o caso típico de roupas especiais (trajes de astronautas), cockpit dos autos de corrida, óculos de proteção específicos para trabalhadores que necessitem desse EPI, (Equipamento de Proteção Individual) e usem óculos de grau.

  • COLUNA I 

    1. 1o princípio – Os projetos são dimensionados para a média da população

    2. 2o princípio – Os projetos são dimensionados para um dos extremos da população

    3. 3o princípio – Os projetos são dimensionados para as faixas da população

    4. 4o princípio – Os projetos apresentam dimensões reguláveis

    5. 5o princípio – Os projetos são adaptados ao indivíduo.

    COLUNA II 

    ( 5 ) Proporciona melhor adaptação entre o produto e o usuário, mas é mais oneroso. Do ponto de vista industrial, só se justifica em casos de extrema necessidade ou quando as consequências de uma falha podem ser tão elevadas que as considerações de custo são desconsideradas.

    5o princípio – Os projetos são adaptados ao indivíduo.

    ( 1 ) É aplicado em produtos de uso coletivo, que devem servir a diversos usuários, para um percentil de 50%.

    1o princípio – Os projetos são dimensionados para a média da população

    ( 4 ) Não abrange o produto como um todo, mas apenas algumas variáveis consideradas críticas para o desempenho do trabalhador.

    4o princípio – Os projetos apresentam dimensões reguláveis

    ( 2 ) A maioria dos produtos industrializados é dimensionada para acomodar até 95% da população, por uma questão econômica.

    2o princípio – Os projetos são dimensionados para um dos extremos da população

    ( 3 ) Alguns produtos são fabricados em diversos tamanhos, de modo que cada um acomode uma determinada parcela da população. Embora as medidas da população obedeçam às distribuições contínuas, esses produtos são fabricados em tamanhos discretos, para tentar aumentar o conforto e, ao mesmo tempo, não aumentar os custos de fabricação.

    3o princípio – Os projetos são dimensionados para as faixas da população

  • Quanto mais detalhado para uso do indivíduo mais oneroso será para o projeto.

    Ex: imagina um protetor auricular feito personalizado para cada usuário.