SóProvas


ID
3325069
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Urubus e sabiás

Rubem Alves

Tudo aconteceu numa terra distante, no tempo em que os bichos falavam... Os urubus, aves por natureza becadas, mas sem grandes dotes para o canto, decidiram que, mesmo contra a natureza, eles haveriam de se tornar grandes cantores.

E para isto fundaram escolas e importaram professores, gargarejaram dó-ré-mi-fá, mandaram imprimir diplomas, e fizeram competições entre si, para ver quais deles seriam os mais importantes e teriam a permissão para mandar nos outros.

Foi assim que eles organizaram concursos e se deram nomes pomposos, e o sonho de cada urubuzinho, instrutor em início de carreira, era se tornar um respeitável urubu titular, a quem todos chamam de Vossa Excelência.

Tudo ia muito bem até que a doce tranquilidade da hierarquia dos urubus foi estremecida. A floresta foi invadida por bandos de pintassilgos tagarelas, que brincavam com os canários e faziam serenatas para os sabiás.

Os velhos urubus entortaram o bico, o rancor encrespou a testa, e eles convocaram pintassilgos, sabiás e canários para um inquérito.

— Onde estão os documentos dos seus concursos? E as pobres aves se olharam perplexas, porque nunca haviam imaginado que tais coisas houvesse. Não haviam passado por escolas de canto, porque o canto nascera com elas. E nunca apresentaram um diploma para provar que sabiam cantar, mas cantavam simplesmente...

— Não, assim não pode ser. Cantar sem a titulação devida é um desrespeito à ordem.

E os urubus, em uníssono, expulsaram da floresta os passarinhos que cantavam sem alvarás...

MORAL: Em terra de urubus diplomados não se ouve canto de sabiá.

ANTUNES, Irande: Análise de textos: fundamentos e práticas.

São Paulo: Parábola, 2013.

Leia a seguinte definição e, na sequência, um excerto retirado do texto “Urubus e sabiás”:

“A oração e seus termos acessórios

Chamam-se acessórios os termos que se juntam a um nome ou a um verbo para precisar-lhes o significado. Embora tragam um dado novo à oração, não são eles indispensáveis ao entendimento do enunciado. Daí sua denominação.

São termos acessórios:

a) o adjunto adnominal;

b) o adjunto adverbial;

c) o aposto.”

CUNHA, Celso; CINTRA Lindley. Nova gramática do português

contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. p. 149

(Adaptação).

“Os urubus, aves por natureza becadas, mas sem grandes dotes para o canto, decidiram que, mesmo contra a natureza, eles haveriam de se tornar grandes cantores.”

No excerto, a expressão destacada se classifica como

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? ?Os urubus, aves por natureza becadas, mas sem grandes dotes para o canto, decidiram que, mesmo contra a natureza, eles haveriam de se tornar grandes cantores.?

    ? Temos um aposto explicativo, traz uma característica adicional aos urubus, não pode ser retirado, pois contribui diretamente para o contexto, principalmente na parte "mesmo contra a natureza" (=a falta de habilidade para o canto).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Existem termos que, apesar de dispensáveis na estrutura básica da oração, são importantes para a compreensão do enunciado. É o caso do adjunto adnominal, adjunto adverbial e aposto. 

    O aposto incrementa característica ao texto e enriquece seu conteúdo informativo, mas pode ser excluído sem prejuízo da compreensão da mensagem enunciada. Reparem:

    Com aposto:

    “Os urubus, aves por natureza becadas, mas sem grandes dotes para o canto, decidiram que, mesmo contra a natureza, eles haveriam de se tornar grandes cantores.”

    Sem aposto:

    “Os urubus decidiram que, mesmo contra a natureza, eles haveriam de se tornar grandes cantores.”

    Portanto, o aposto não é indispensável.

    Resultado, letra B.

     

     

  • Questão ambígua. A alternativa b e d não se excluem, ambas ilustram os limites do aposto. Se o aposto não é indispensável, ele pode ser retirado, como sugere a alterntiva B. Logo, a alternativa D também é coerente, visto que é corroborada por B.

    Pensarmos que temos elementos Dêiticos que são levados em consideração no decorrer do texto, essa questão deveria ser anulada...