SóProvas


ID
3325399
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara de Coronel Fabriciano - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                            Brasil gasta mais de 20 bilhões de reais para tratar

                                     doenças relacionadas ao tabaco


      O Brasil gastou 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2011 para tratar doenças relacionadas ao tabaco, conforme levantamento feito pela organização não governamental Aliança do Controle do Tabagismo (ACT). Os gastos somaram quase 21 bilhões de reais no ano passado. O Dia Nacional de Combate ao Fumo é lembrado nesta quarta (29) em todo o país.

      De acordo com os dados da ACT, 82% dos casos de câncer de pulmão no país são causados pelo fumo. Outros problemas de saúde também são provocados pelo cigarro: 83% dos casos de câncer de laringe estão relacionados ao tabagismo, 13% dos casos de câncer do colo do útero e 17% dos casos de leucemia mieloide.

      No Distrito Federal (DF), por exemplo, a arrecadação, em média, é 6,2 milhões de reais mensais com a venda de cigarros (o valor corresponde a 25% do preço por maço). Por outro lado, o governo local gasta 18 milhões por mês com o tratamento de doenças vinculadas ao fumo, segundo o pneumologista e coordenador do Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Celso Rodrigues.

      Para o médico, os números mostram o impacto do vício na saúde. De acordo com Rodrigues, o tabagismo cria dependência química, física e psicológica, o que influencia no tratamento. “É muito importante que a pessoa entenda a relação dela com o cigarro. Ela tem que entender por que fuma, por que deseja parar de fumar e onde está a dificuldade, por que não parou até agora”, explica.

      A secretaria oferece terapia em grupo, durante um ano e três meses, em 62 unidades de saúde e em 47 empresas habilitadas a atender funcionários interessados em parar de fumar. Ações de prevenção e promoção de saúde também são promovidas em escolas.

      Em média, 500 fumantes iniciam o tratamento nas unidades de saúde a cada mês. Cerca de 400 pacientes conseguem deixar o fumo, sendo que 200 têm recaídas durante a terapia – quando os pacientes são orientados a buscar a secretaria novamente caso voltem a fumar.

      O cigarro vicia porque o principal componente – a nicotina – faz com que o cérebro libere dopamina, hormônio que dá uma sensação agradável. O organismo do fumante passa a pedir doses maiores de nicotina para que a sensação se repita e a pessoa sente necessidade de fumar cada vez mais.

      Os males causados pelo fumo não são apenas relacionados ao sistema respiratório. Segundo Mônica Andreis, vice-diretora da ACT, as pessoas ligam o cigarro somente ao câncer de pulmão. “Ele também causa câncer de bexiga, boca, língua, faringe, problemas de fertilidade e derrame cerebral.”

(Disponível em http://www.cartacapital.com.br/sociedade/brasil-gasta-mais-de-20-bilhoes-de-reais-para-tratar-doencas-relacionadas-aotabaco/#todos-comentarios.)

Assinale a alternativa em que a reescrita altera sensivelmente o sentido do trecho original.

Alternativas
Comentários
  • Em todo o pais = 1 país por completo

    Em todo país = todo país do mundo

  • gente, na de cima tá bilhões e na debaixo está milhões na alternativa A. fui induzido kkkk
  • Isoladamente o sentido de Em todo o país é diferente de Em todo país.

    No entanto caberia recurso pois a frase que antecede é O Dia Nacional de Combate ao Fumo. O termo Nacional dá a entender que é num só país, se não, seria Internacional.

  • Ações de prevenção e promoção de saúde também são promovidas em escolas.”

    > Ideia de que ações de prevenção e promoção além de serem promovidas em outros locais, também são promovidas em escolas;

    Em escolas são promovidas também ações de prevenção e promoção de saúde.”

    > Ideia de que nas escolas além de serem promovidos outros eventos, também são promovidas ações de prevenção e promoção a saúde;

    Na minha concepção também houve uma sensível mudança de sentido.

    O complicado é saber o que a banca considera sensível

    5ª questão de 30 resolvidas, que me deparo com a subjetividade da IDECAN.

  • Quase todos os itens tem alteração no sentido, mas a banca pediu a que altera "sensivelmente", ou seja, essa banca usa muito subjetividade nas suas questões e o pior que raramente anula.

    Só como exemplo o item A ela trocou Bilhões por Milhões.

  • IDECÃO!

  • Na letra D, na redação original, a expressão "em todo o país" quer dizer "no país inteiro".

    Já na proposta de reescrita, a expressão "em todo país" quer dizer "em qualquer país".

    Ocorre, portanto, significativa mudança no sentido original.

  • Questão subjetiva demais

  • alguém me explica por gentileza, por que a B está correta? a oração era restritiva e passou a ser explicativa. Isso não altera o sentido?
  • Letra A e D corretas. Gabarito arbitrário.

  • Agora quem é milionário também é bilionário...