SóProvas


ID
3328597
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“Um arco gigante de aço, construído para impedir vazamento de material radioativo, começou a ser colocado nesta segunda-feira (14/11) sobre o reator de Chernobyl, na Ucrânia. A instalação da proteção, chamada de sarcófago, deve ser concluída no fim deste mês. A estrutura de 275 metros de largura, 165 metros de comprimento e 108 metros de altura, que pesa mais de 36 mil toneladas, está sendo posicionada sobre o reator da antiga usina nuclear com ajuda de um sistema hidráulico. (Disponível em: http://www.dw.com/pt-br/reator-de-chernobyl-recebe-nova-cobertura/a-36394172.)

No dia 26 de abril de 1986, um teste malfeito na usina nuclear de Chernobyl desencadeou uma explosão que resultou num incêndio, numa série de explosões adicionais e num derretimento nuclear. As nuvens expelidas de material radioativo forçaram milhares de pessoas a abandonarem suas casas. O material radioativo expelido era formado basicamente de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    ACIDENTE NUCLEAR EM CHERNOBYL

    O ACIDENTE DE CHERNOBYL ACONTECEU EM 26 DE ABRIL DE 1986, QUANDO O REATOR 4 DA USINA NUCLEAR DE CHERNOBYL EXPLODIU E LANÇOU MATERIAL RADIOATIVO NA ATMOSFERA. O ACIDENTE DE CHERNOBYL, QUE ACONTECEU EM 26 DE ABRIL DE 1986, FOI O MAIOR ACIDENTE NUCLEAR DA HISTÓRIA.

     ESSA TRAGÉDIA OCORREU NA USINA V. I. LENIN, LOCALIZADA NA CIDADE DE PRIPYAT, A CERCA DE 20 KM DA CIDADE DE CHERNOBYL, NA EXTINTA UNIÃO SOVIÉTICA (ATUAL TERRITÓRIO UCRANIANO). MATOU MILHARES DE PESSOAS E CONTRIBUIU PARA APRESSAR O .

    COMO FUNCIONAVA A USINA DE CHERNOBYL?

    O PRINCÍPIO BÁSICO DE FUNCIONAMENTO DA USINA DE CHERNOBYL ERA SIMILAR AO DAS DEMAIS : O REATOR, LOCAL ONDE SÃO ARMAZENADOS OS COMBUSTÍVEIS FÍSSEIS, FAZ COM QUE A ENERGIA EMITIDA PELA FISSÃO DE ELEMENTOS INSTÁVEIS, COMO URÂNIO OU PLUTÔNIO, AQUEÇA E EVAPORE ÁGUA PURA A CERCA DE 270 ºC. ESSA ÁGUA É MANTIDA SOB ALTAS PRESSÕES E, POR ISSO, QUANDO LIBERADA, TEM FORÇA SUFICIENTE PARA MOVIMENTAR UM CONJUNTO DE TURBINAS CONECTADAS A UM GERADOR. OS GERADORES, POR SUA VEZ, SÃO COMO GRANDES ÍMÃS E FICAM ENVOLVIDOS EM UMA ENORME QUANTIDADE DE BOBINAS CONDUTORAS. A PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA ACONTECE DE ACORDO COM O FENÔMENO CHAMADO DE : ENQUANTO O GERADOR ESTIVER EM ROTAÇÃO, HAVERÁ GERAÇÃO DE CORRENTE ELÉTRICA.