SóProvas


ID
3331312
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Alguns recursos linguísticos são extremamente relevantes para a construção e composição textual. O paralelismo sintático e semântico é um destes recursos. Construir um texto com clareza, coesão e coerência não é uma tarefa tão simples a ser executada. A respeito dos recursos acima, considere:
I. O termo paralelismo corresponde a uma relação de equivalência, por semelhança ou contraste, entre dois ou mais elementos. É um recurso responsável por uma boa progressão textual.
II. Os conectivos são importantes marcadores textuais para ajudar a identificar as estruturas que devem permanecer em relação de equivalência.
III. No enunciado ‘Durante as quartas de final, o time do Brasil vai enfrentar a seleção da Holanda.’ não há quebra de paralelismo.
IV. O enunciado ‘Se eles comparecessem à reunião, ficaremos muito agradecidos.’ tem um problema de paralelismo verbal.
V. “não só... mas (como) também” são conectivos que auxiliam no estabelecimento do paralelismo.

Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • |Help?

  • São válidos os ataques da concorrência ao Q, no sentido da falta de comentários de professores nas questões.. Lamentável...

  •  ''Os conectivos são importantes marcadores textuais para ajudar a identificar as estruturas que devem permanecer em relação de equivalência.''

    Como essa afirmação estaria correta, sendo que não são todos os conectivos que marcam equivalência?

  • I. O termo paralelismo corresponde a uma relação de equivalência, por semelhança ou contraste, entre dois ou mais elementos. É um recurso responsável por uma boa progressão textual.

    Correto, o paralelismo é responsável por uma relação de equivalência nas estruturas textuais e também marca uma boa progressão textual.

    II. Os conectivos são importantes marcadores textuais para ajudar a identificar as estruturas que devem permanecer em relação de equivalência.

    Correto, os conectivos servem justamente para organizar as ideias e suas relações no texto, mantendo-as em equivalência. Cuidado para não confundir, esse enunciado usa o termo equivalência para se referir às estruturas de modo geral, que devem manter uma correspondência, exemplo ideias adversativas devem ser apresentadas com conectivos dessa ordem. O termo equivalência, portanto, não foi usado para se referir apenas a conectivos dessa natureza.

    III. No enunciado ‘Durante as quartas de final, o time do Brasil vai enfrentar a seleção da Holanda.’ não há quebra de paralelismo. 

    Incorreto. Há uma quebra de paralelismo enorme na frase, a seleção brasileira é nomeada como time, enquanto a holandesa apresenta a forma adequada. Lembrando que paralelismo é equivalência, logo, ou autor da frase utilizaria o termo time para ambas as seleções ou o termo seleção para ambos os países.

    IV. O enunciado ‘Se eles comparecessem à reunião, ficaremos muito agradecidos.’ tem um problema de paralelismo verbal.

    Correto. A opção apresenta um problema de paralelismo, pois Os verbos regidos pela conjunção condicional SE devem ser conjugados no subjuntivo e sua correlação verbal adequada deve ser feita com os verbos conjugados no futuro do pretérito do modo indicativo. Logo, o correto seria: “Se eles comparecessem à reunião, ficaríamos muito agradecidos”.

    V. “não só... mas (como) também” são conectivos que auxiliam no estabelecimento do paralelismo.

    Correto. Essas estruturas marcam as bases de construções textuais bem equivalentes, respeitando o paralelismo sintático.