SóProvas


ID
3338407
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MPE-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Sobre o orçamento público, assinale a afirmativa em que a hipótese narrada afronta um princípio orçamentário.

Alternativas
Comentários
  • Gab: B

    A) ERRADA >> Está de acordo com o princípio da especificação: as receitas e despesas devem ser discriminadas, demonstrando a origem e aplicação dos recursos;

    B) CORRETA >> Dispor sobre extinção de cargos públicos vai de encontro ao princípio da exclusividade que surge para impedir que o orçamento seja utilizado para a aprovação em matérias que não tenham nenhuma pertinência com o conteúdo orçamentário;

    C) ERRADA >> Coaduna com o princípio da não afetação (não vinculação de receita): nenhuma receita de impostos poderá ser reservada ou comprometida para atender a certos e determinados gastos, salvo as ressalvadas constitucionais;

    D) ERRADA >> Perfeitamente de acordo com o princípio da transparência: determina a ampla prestação de contas em diversos meios.

    LRF: Art. 48. São instrumentos de transparência da gestão fiscal, aos quais será dada ampla divulgação, inclusive em meios eletrônicos de acesso público: os planos, orçamentos e leis de diretrizes orçamentárias; as prestações de contas e o respectivo parecer prévio; o Relatório Resumido da Execução Orçamentária e o Relatório de Gestão Fiscal; e as versões simplificadas desses documentos.

  • Errei por besteira :/

  • Extinção de cargos publicos é o afronto da letra B

  • ALTERNATIVA B - FERE O PRINCÍPIO DA EXCLUSIVIDADE

  • a) Lei orçamentária discrimina valores detalhados ao invés de prever apenas os montantes globais de forma genérica. Incorreta. Está de acordo com o princípio da especialização ou discriminação.

    b) Lei orçamentária dispõe sobre receitas, despesas e sobre extinção de cargos públicos na Administração Pública estadual. Correta. Viola expressamente o princípio da exclusividade: não pode haver matéria estranha ao orçamento na lei orçamentária (extinção de cargos públicos, nesse caso).

    c) Lei orçamentária proíbe a vinculação de receitas de imposto a órgão, fundo ou despesa nos termos da previsão constitucional. Incorreta. Está de acordo com o princípio da não vinculação de receitas (a verba de determinada receita não poderá ser destinada exclusivamente ou em partes para determinado órgão, fundo ou despesa).

    d) Lei orçamentária é divulgada de forma ampla, transmitindo a qualquer pessoa informações sobre arrecadação da receita e execução da despesa. Incorreta. Está de acordo com o princípio da publicidade.

  • Questão sobre princípios orçamentários.

    Conforme o MTO, os princípios orçamentários visam estabelecer regras básicas, a fim de conferir racionalidade, eficiência e transparência aos processos de elaboração, execução e controle do orçamento público. Válidos para todos os Poderes e para todos os entes federativos - União, Estados, Distrito Federal e Municípios -, são estabelecidos e disciplinados tanto por normas constitucionais e infraconstitucionais quanto pela doutrina.

    Atenção! Em um contexto mais amplo, nas ciências em geral, princípios são um conjunto de valores e pressupostos básicos, que no caso dos princípios orçamentários são válidos para a matéria de orçamento. Atenção para não confundir princípios orçamentários, com princípios fiscais, contábeis ou econômicos que são coisas distintas.

    Dica! Um bom mnemônico para decorar os princípios orçamentários mais importantes é: Para EUA Para União Europeia PECUS!

    Programação
    Exclusividade
    Universalidade
    Anualidade
    Participação
    Unidade
    Equilíbrio
    Publicidade
    Especificação
    Clareza
    Uniformidade
    Simplicidade

    Feita a revisão, vamos analisar cada uma das alternativas, de acordo com os princípios correspondentes:

    A) Errado, a hipótese está de acordo com o princípio da especificação ou discriminação.

    Segundo esse princípio, a receita e despesa pública devem constar na Lei orçamentária com um nível satisfatório de detalhamento. Ele veda a possibilidade de autorizações genéricas, globais, sem especificação.

    B) Certo, a hipótese narrada afronta o princípio da exclusividade, segundo o qual o orçamento não conterá dispositivo estranho à previsão de receitas e fixação de despesas, ressalvados os casos previstos na Constituição Federal. Extinção de cargos públicos não é uma exceção.

    Veja a disposição da CF que fundamenta o principio:
    Art. 165 § 8º A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.

    C) Errado, a hipótese está de acordo com o princípio da não afetação ou não vinculação.

    O princípio da não afetação veda a consignação de impostos a órgão, fundo ou despesa. Está previsto no art. 167 da CF:

    Art. 167. São vedados:
    IV - a vinculação de receita de impostos a órgão, fundo ou despesa, ressalvadas a repartição do produto da arrecadação dos impostos a que se referem os arts. 158 e 159, a destinação de recursos para as ações e serviços públicos de saúde, para manutenção e desenvolvimento do ensino e para realização de atividades da administração tributária, como determinado, respectivamente, pelos arts. 198, § 2º, 212 e 37, XXII, e a prestação de garantias às operações de crédito por antecipação de receita, previstas no art. 165, § 8º, bem como o disposto no § 4º deste artigo;

    D) Errado, a hipótese está de acordo com o princípio da transparência.

    Segundo esse princípio, o governo deve divulgar o orçamento público de forma ampla à sociedade, disponibilizar informações sobre a arrecadação da receita e a execução da despesa, de maneira facilmente compreensível para todos, não apenas para o seu executor, como também para o cidadão e os órgãos de controle.


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Ok. Estamos em busca de uma violação a algum dos princípios orçamentários. Vejamos as alternativas que a questão nos forneceu:

    a) Errada. Não há violação aqui. O princípio da especificação (especialização ou discriminação) determina que, na LOA, as receitas e despesas devem ser discriminadas (detalhadas). Esse princípio veda que dotações globais sejam consignadas para o atendimento de despesas diversas. Confira aqui no artigo 5º da Lei 4.320/64:

    Art. 5º A Lei de Orçamento não consignará dotações globais destinadas a atender indiferentemente a despesas de pessoal, material, serviços de terceiros, transferências ou quaisquer outras, ressalvado o disposto no artigo 20 e seu parágrafo único.

    b) Correta. Aqui o princípio da exclusividade está sendo violado! De acordo com esse princípio, “a lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei” (CF, art. 165, § 8º). Dispositivos sobre a extinção de cargos públicos na Administração Pública não devem estar na LOA.

    c) Errada. A lei orçamentária realmente proíbe a vinculação de receitas de imposto a órgão, fundo ou despesa, nos termos do artigo 167, IV, da CF:

    Art. 167. São vedados:

    IV - a vinculação de receita de impostos a órgão, fundo ou despesa, ressalvadas a repartição do produto da arrecadação dos impostos a que se referem os arts. 158 e 159, a destinação de recursos para as ações e serviços públicos de saúde, para manutenção e desenvolvimento do ensino e para realização de atividades da administração tributária, como determinado, respectivamente, pelos arts. 198, § 2º, 212 e 37, XXII, e a prestação de garantias às operações de crédito por antecipação de receita, previstas no art. 165, § 8º, bem como o disposto no § 4º deste artigo;

    d) Errada. É isso mesmo. A lei orçamentária deve ser amplamente divulgada. Não há violação a princípio orçamentário aqui. O princípio da publicidade impõe à Administração Pública o dever de dar transparência a seus atos, tornando-os públicos, do conhecimento de todos.

    Gabarito: B

  • art. 165, & 8o. CF-88 Princ. Exclusividade (Proibição de caudas e rabilongos)

    Bons estudos.

  • é só lembrar do princípio da Exclusividade!