DAS ou Direct Attached Storage são sistemas de armazenamento conectados diretamente a um computador ou servidor. Geralmente utilizados para fornecer capacidade de armazenamento para alguma aplicação de um sistema computacional, um storages DAS sempre depende de um servidor ou computador host para ser acessado.
EX: Pen-drives, cartões de memória e HDs externos também são considerados storages DAS, pois são dispositivos de conexão direta e que podem solucionar problemas corriqueiros como transportar arquivos, armazenar fotos e fazer o backup pessoal.
Os network attached storages (NAS) também são sistemas de armazenamento, porém voltados para conexão em redes locais e, diferentemente dos DAS, não precisam de um computador hospedeiro para funcionar.
Um storage NAS possui sistema operacional próprio e funciona como uma unidade de armazenamento em rede autônoma. Basta conectá-lo a uma rede local para que ele disponibilize mais espaço de armazenamento para todos os pontos autorizados da rede.
OBS: Os principais protocolos utilizados pelo NAS para comunicação de dados são o NFS (Linux/Unix), SMB/CIFS (Windows) e AFP (Apple).
As SAN ou Storage Area Network (área de armazenamento em rede) são infraestruturas de rede que interligam servidores e unidades de armazenamento para proporcionar maior segurança e performance no tráfego de dados. Uma SAN unifica os recursos de armazenamento numa infraestrutura de dados através de uma rede exclusiva, independente e de alto desempenho, fora do acesso direto das requisições feitas por usuários.
FONTE: https://www.qnapbrasil.com.br/blog/post/nas-das-san ////// https://www.controle.net/faq/sistemas-para-armazenamento-de-dados-das-nas-san
Bons estudos.