Sobre a pedagogia libertadora:
A) No modelo pedagógico, crítico e libertador de Freire, alunos e professores são totalmente iguais no processo ensino-aprendizagem.
Errada! Embora a relação professor-aluno na pedagogia libertadora seja horizontal, há distinção no papel de professores e alunos. O professor é uma espécie de mediador e participante do processo de aprendizagem, que deve se adequar ao nível, às características e ao desenvolvimento próprio de cada grupo. Sendo assim, não é correto afirmar que professores e alunos são totalmente iguais.
B) Freire construiu uma teoria de educação baseada no relacionamento entre teoria crítica radical e os imperativos do comprometimento e luta radical.
Certa! A base teórica da pedagogia freireana é crítico-radical, afinal defende uma profunda mudança estrutural da sociedade, bem como é comprometida com a luta radical para que a transformação social seja possível.
C) Sua teoria educacional desenvolve a ideia de que as formas tradicionais de educação funcionam basicamente para objetivar e alienar grupos oprimidos.
Certa! Para Paulo Freire a educação bancária (pedagogia tradicional) é um instrumento de alienação dos grupos dominados, oprimidos.
D) A pedagogia crítica de Freire pauta-se na capacitação dos estudantes e professores a desenvolverem uma compreensão crítica consciente de sua relação com o mundo. Certa! Um dos pontos primordiais da pedagogia de Paulo Freire é possibilitar uma compreensão crítica da realidade. Por isso, presta-se a capacitar estudantes e professores para que adquiram uma visão crítica e consciente de sua relação com o mundo.
GABARITO: alternativa “A”