SóProvas


ID
334495
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Após a década de 1950, as palavras que dominavam as
sociedades de consumo ocidentais não eram mais as de
escritores seculares, mas as marcas comerciais de produtos ou
do que se podia comprar. As imagens que se tornaram ícones
de tais sociedades eram as das diversões e consumo de
massa: astros e latas. Não surpreende que na década de 1950,
no coração da democracia de consumo, a principal escola de
pintores abdicasse diante de fabricantes de imagens tão mais
poderosas que a arte anacrônica. A arte pop passava o tempo
reproduzindo, com tanta exatidão e insensibilidade quanto
possível, os badulaques do comercialismo americano: latas de
sopa, bandeiras, Marilyn Monroe.
Insignificante como arte (no sentido que o século XIX
deu à palavra), essa corrente, apesar disso, reconhecia que o
riunfo do mercado de massa se baseava, de modo bastante
profundo, na satisfação das necessidades tanto espirituais
quanto materiais dos consumidores, fato do qual as agências de
publicidade há muito tinham consciência quando destinavam
suas campanhas a vender não o sabonete, mas o sonho de
beleza, não as latas de sopa, mas a felicidade familiar. O que se
ornou cada vez mais claro foi que isso tinha o que se podia
chamar de uma dimensão estética, uma criatividade de base,
ocasionalmente ativa mas sobretudo passiva, que os produtores
inham de competir para oferecer. Como dizia o populismo
partilhado pelo mercado, o importante não era distinguir entre
bom e ruim, elaborado e simples, mas no máximo entre o que
atraía mais ou menos pessoas. Isso não deixava muito espaço
para o clássico conceito das artes.


(Adaptado de Eric Hobsbawm. Era dos Extremos. Trad. Marcos
Santarrita. São Paulo, Cia. das Letras, 2006, p. 496)

... essa corrente, apesar disso, reconhecia que ... (2o parágrafo)

O termo grifado na frase acima poderia ser substituído, sem prejuízo para o sentido e a correção da frase, por:

Alternativas
Comentários
  • Essa eu não entendi.

    "apesar de" é uma conjunção concessiva. "embora" também é uma conjunção concessiva. Marquei a d e errei.

    A letra C é uma conjunção adversativa, junto com ( mas, porém, entretanto, todavia, contudo )

    Porque não é a letra D?
  • Renegado, acredito  que no caso em tela,  o "apesar disso"  se trata de conjunção adversativa, que por imprimir ideia de contraste pode ser substituido por no entanto.
    Boa sorte a todos!
  • É, mas dessa forma fica muito subjetivo ao entendimento da banca. Pensava em encontrar uma resposta objetiva para a questão. O porquê de uma conjunção tida como adversativa ter sído usada no lugar de uma conjunção concessiva, deixando outra conjunção concessiva como alternativa errada.
  • Conjunção continuativa.  

    Conjunção coordenativa que liga orações, exprimindo só uma continuação do discurso ou transição de idéia: pois, porque, entretanto, no entanto, daí, além, apesar disso...

    Letra C
  • LOCUÇÃO CONJUNCIONAL COORDENATIVA ADVERSATIVA: NO ENTANTO,NAO OBSTANTE,APESAR DISSO... LOCUÇÃO CONJUNCIONAL SUBORDINATIVA CONCESSIVA: POR MAIS QUE,POR MENOS QUE, APESAR DE QUE.....
     
  • Há uma forma bem tranquila de explicar o que é uma conjução subordinativa concessiva, é assim: define-se como
    uma conjunção subordinativa concessiva toda adversidade vencida, ou seja, toda adversidade que teve um resultado contrário.

    ex: embora eu estivesse chuvendo, conseguir chegar em casa sequinho .

    indo de raciocíneo na questão, em momento algum o enunciado da mesma monstra no contexto uma adversidade vencida, logo
    nunca iria caber a conjunção concessiva "EMBORA" ali na substituição.

    essa corrente, apesar disso (no entanto), reconhecia que (não há adversidade vencida)
  • CONJUNÇÃO:
      É a palavra que liga orações basicamente, estabelecendo entre elas alguma relação (subordinação ou coordenação). As conjunções classificam-se em:

    Coordenativas, aquelas que ligam duas orações independentes (coordenadas), ou dois termos que exercem a mesma função sintática dentro da oração. Apresentam cinco tipos:

    aditivas (adição): e, nem, mas também, como também, bem como, mas ainda; adversativas (adversidade, oposição): mas, porém, todavia, contudo, antes (= pelo contrário), não obstante, apesar disso; alternativas (alternância, exclusão, escolha): ou, ou ... ou, ora ... ora, quer ... quer; conclusivas (conclusão): logo, portanto, pois (depois do verbo), por conseguinte, por isso; explicativas (justificação): - pois (antes do verbo), porque, que, porquanto.

    Subordinativas - ligam duas orações dependentes, subordinando uma à outra. Apresentam dez tipos:

    causais: porque, visto que, já que, uma vez que, como, desde que;

    Palavra que liga orações basicamente, estabelecendo entre elas alguma relação (subordinação ou coordenação). As conjunções classificam-se em:

    comparativas: como, (tal) qual, assim como, (tanto) quanto, (mais ou menos +) que; condicionais: se, caso, contanto que, desde que, salvo se, sem que (= se não), a menos que; consecutivas (conseqüência, resultado, efeito): que (precedido de tal, tanto, tão etc. - indicadores de intensidade), de modo que, de maneira que, de sorte que, de maneira que, sem que; conformativas (conformidade, adequação): conforme, segundo, consoante, como; concessiva: embora, conquanto, posto que, por muito que, se bem que, ainda que, mesmo que; temporais: quando, enquanto, logo que, desde que, assim que, mal (= logo que), até que; finais - a fim de que, para que, que; proporcionais: à medida que, à proporção que, ao passo que, quanto mais (+ tanto menos); integrantes - que, se.

    As conjunções integrantes introduzem as orações subordinadas substantivas, enquanto as demais iniciam orações subordinadas adverbiais. Muitas vezes a função de interligar orações é desempenhada por locuções conjuntivas, advérbios ou pronomes.

     
  • O enunciado diz: "sem prejuízo para o sentido e a correção da frase"! Colocando "embora" no lugar de "apesar disso" ficaria errado! Porém, poderia ser anulada a questão, pois "no entanto" traz outro sentido, o que também ficaria errado pelo que foi pedido no enunciado!
  • LOCUÇÃO CONJUNCIONAL COORDENATIVA ADVERSATIVA: APESAR DISSO...


    LOCUÇÃO CONJUNCIONAL SUBORDINATIVA CONCESSIVA: APESAR DE QUE.....

     

  • c-

    é um aideia de contraste. 'embora' nao forma sentido sozinho, enquanto q "no entanto" pode ficar isolado entre virgulas sem tornar a oracao agramatical