SóProvas


ID
3345841
Banca
IBADE
Órgão
IF-RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Na estrutura da Administração Pública, suas funções podem ser classificadas quanto aos órgãos e quanto ao objeto. Quanto aos órgãos, em relação à gestão f i n a n c e i r a , p a r t i c u l a r m e n t e q u a n t o a responsabilidade em determinar a arrecadação de receitas e a realização da despesa, identifique a denominação da função a qual essa atividade está submetida.

Alternativas
Comentários
  • Não pergunte pra mim, também não entendi nada !!!!

  • “As funções diretivas são exercidas pelos órgãos de direção que interpretam e colocam em execução as decisões adotadas pelos órgãos volitivos, completando e regulamentando o que foi decidido, bem como dirigindo e coordenando o trabalho dos órgãos de execução, vale dizer, o órgão diretivo é intermediário entre os órgãos volitivos e executivos. As funções diretivas objetivam determinar a arrecadação das receitas e a realização das despesas em obras públicas, educação, saúde, saneamento, segurança, transporte etc.”

    Existem três funções quanto aos órgãos: volitivas, diretivas e executivas.

     

    Quanto ao objeto existem outras três funções: direção, gestão e controle.

    b) Volitivas.

    São exercidas pelo órgão volitivo ou de decisão, que tem a atribuição de forma a expressar toda vontade suprema da entidade. No regime de organização politica, é representado pelo Poder Legislativo e pelos órgãos subsidiários (Tribunais de Contas e órgãos do Poder Judiciário).

    c) Executivas.

     

    São exercidas pelos órgãos que cumprem as decisões e instruções dos órgãos volitivos e diretos. Refere-se à realização das tarefas.

     

     

    d) Gestão.

     

    Essa é uma função quanto ao objeto, e está relacionada aos processos necessários para utilização dos recursos e dos bens para atingir a finalidade proposta pela Administração.

     

     

    e) Controle.

     

    É também uma função quanto ao objeto, e pode ser exercido em todos os níveis e órgãos com o intuito de controlar a execução dos programas e a observância das normas.

     

     

     

    SILVA, Lino Martins. Contabilidade Governamental: Um Enfoque Administrativo. São Paulo: Atlas, 2000.

    Professor: TEC concursos

  • LETRA A

  • Questão muito mal formulada

  • A questão em análise nos faz refletir sobre algumas funções da Administração Pública.

    Quanto ao órgão, as funções são: volitiva, diretiva e executiva; quanto ao objeto, as funções são direção, gestão e controle. Para tanto, vamos à análise das alternativas:

    A) CERTO. Diretivas: função relacionada às decisões de órgãos superiores. Portanto, essa função está relacionada ao enunciado da questão e é o gabarito da questão em análise, uma vez que decidir sobre recursos financeiros é uma decisão da alta administração.

    B) ERRADO. Volitivas: refere-se aos órgãos que expressam uma vontade maior, por exemplo, a Câmara dos Deputados, a qual expressa a vontade do povo.

    C) ERRADO.  Executivas: órgãos que cumprem as decisões tomadas.

    D) ERRADO. Gestão: órgãos que possuem a função de gerir os recursos.

    E) ERRADO. Controle: órgãos responsáveis por controlar a execução das decisões tomadas.


    Gabarito do Professor: Letra A.
  • Sem tempo, resumo.

    Volitivo - decidir

    Diretivo - executar a decisão

    Executivo - executar tarefas

    Gestão - gerir recursos

    O enunciado é maldoso. Quando diz determinar a arrecadação de receitas e realização de despesas quis dizer arrecadar as receitas e realizar as despesas.

    Essas receitas foram estimadas e essas despesas foram fixadas por algum órgão volitivo.

  • Por isso que eu falo que é importante o Qconcursos colocar a justificativa oficial da banca sobre a questão.