SóProvas


ID
3348121
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara de Natividade - RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                  Música para todos


      Após tantos anos ouvindo, apreciando e lendo sobre música, cheguei à conclusão de que a música clássica é a suprema arte do gênero humano.

      Diferentemente das outras artes, como literatura, pintura, escultura, e independentemente de qualquer época, estilo ou escola, ela pode ser apreciada, admirada, curtida o tempo todo. Ao contrário de outros gêneros musicais, a suavidade dos clássicos, permite a leitura, o trabalho, o passeio. Na companhia de tão maravilhoso som, é possível arrumar a casa, cuidar dos filhos e, sobretudo, desenvolver as mais nobres das atividades: pensar, meditar e contemplar. É muito difícil, ou quase impossível, fazer tantas atividades sob os acordes de um samba, de um jazz ou de um rock. A música clássica é o caminho mais curto para o firmamento.

      O genial Mário Henrique Simonsen (1935-1997) disse que a tecnologia permite ao ouvinte, mesmo àquele não necessariamente versado em leitura musical da ópera ou apenas da música erudita, ter a perfeita compreensão da obra.

      “O perigo, aí, é se apaixonar e querer ouvi-la todo dia, ou quase. A paixão pela música, de fato, cria uma forma de dependência psicológica. Só que essa dependência leva à felicidade, e não à autodestruição.” Como de hábito, sábias palavras de Simonsen.

      Aprecio a generosidade da música. Ela se dá ao pobre, ao rico, ao culto ou ao iletrado. É universalmente acessível. Só é necessária alguma sensibilidade, e se abrirá um mundo maravilhoso que muitos jamais pensaram existir, dentro e fora de si mesmos.

      Como explicou Simonsen, não é necessário ser um conhecedor ou um especialista em iniciação à música. Bastam a delicadeza e a capacidade de se apreciar tons suaves e melódicos.

      As mais elementares músicas clássicas vão brincar com seu coração. Mozart dizia a respeito de Haydn: “Ele sozinho tem o segredo de me fazer sorrir e tocar no fundo a minha alma”.

      Os clássicos nos ensinam: é um lindo aprendizado, desde os instrumentos que compõem uma orquestra, os compositores, suas vidas, suas obras, as épocas, os locais e as circunstâncias que viveram. Sem falar dos maestros, dos músicos e dos cantores. Que homens! Que gênios!

      Após se acostumar com a sonoridade, com a melodia, com a harmonia dos instrumentos, surge algo de uma beleza extraordinária. A voz humana. Seja ela masculina, seja ela feminina, alta ou baixa, grave ou aguda, superará qualquer instrumento musical. É fato que existe uma presença masculina maior entre os compositores, músicos e maestros, embora na voz as mulheres sejam insuperáveis.

      Sabemos que a produção dos clássicos é finita, assim como o foi a escola holandesa de pintura clássica. Os tempos são outros, e há espaço para a convivência, não de dezenas, mas de centenas de gêneros musicais diferentes, alguns de gosto duvidoso. Por isso, afirmo que não se faz, nem se fará, mais música clássica; mas é compreensível diante dos novos tempos, da velocidade da vida e dos valores atuais. Ainda que não consigamos a produção de um século XVII ou XVIII ou XIX, resta-nos um consolo: os compositores do passado fizeram um imenso repertório. Temos um enorme acervo de clássicos para serem ouvidos por toda a vida. Vale a pena ficar dependente, como propôs Simonsen, de uma arte que leva à felicidade suprema.

(Nelson Tanure, empresário, foi vice-presidente da Fundação Orquestra Sinfônica do Brasil –OSB – Jornal do Brasil – 10 de janeiro de 2015.)

A expressão sublinhada que exerce uma função sintática diferente das demais por ser considerada um adjunto e não um complemento é

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    acordes (de um samba)

    Adjunto Adnominal indicando valor de posse.

  • Gabarito A da banca

    Na minha opinião:

    compreensão da obra.(3º§) - a OBRA sofre a ação de ser compreendida, portanto C.N. as demais refere-se a A.A (dar ideia de posse)

  • Respondi está questão porque me lembrei da aula do professor Claiton Natal gran cursos

    E verifiquei aquele que não derivava de verbo

  • quando for resolver questões da idecan procure a menos errada

  • QUESTÃO QUE ENVOLVE CONHECIMENTO DE:

    SUBSTANTIVO ABSTRATO X SUBSTANTIVO CONCRETO.

    1. SUBSTANTIVO ABSTRATO
    • AÇÃO
    • ESTADO (PESSOA)
    • SENTIMENTO
    • QUALIDADE

    1. SUBSTANTIVO CONCRETO
    • TUDO QUE EU PODER DESENHAR MENTALMENTE É CONCRETO.

    ......................................................................................................................................................

    GAB: A

    a) sub concreto + termo preposicionado = adn

    b) sub abstrato + termo preposicionado (sofre a ação) = CN

    letra c a d, mesma ideia da letra B

  • Pra mim, tudo ta dando ideia de posse. kkkkkkkkk (Lascou!).

  • GABARITO - A

    1º O Adjunto pratica a ação!

    O CN sofre a ação

    2º O CN SOMENTE SE LIGA A SUBSTANTIVOS ABSTRATOS

    O ADJ TRABALHA COM CONCRETOS E ABSTRATOS.

    ________________________________

    A) acordes de um samba.(2º§)

    Acorde/ Sambista

    Acorde é um substantivo concreto !

    Em alguns casos vc consegue trocar a locução adjetiva por um adjetivo

    correspondente.

    __________________________________

    B) compreensão da obra.(3º§)

    A obra sofre a ação de ser compreendida!

    ________________________________

    C) suavidade dos clássicos.(2º§)

    Os clássicos são suavizados

    _____________________________

    D) harmonia dos instrumentos. (9º§)

    Os Instrumentos são harmonizados

    ------------------------------------------------

    BONS ESTUDOS!

  • gab a!

    O complemento nominal sempre precisa vir acompanhado de: Preposição e substantivos abstratos.

    exemplos: certeza de, medo de, desejo de

    ja o adjunto adnominal, não precisa ser acompanhado de preposição, e nem é somente ligado a substantivos abstratos. Normalmente esta colado

    com o sujeito.

    exemplo:

    A festa DA ESCOLA foi legal.

    O menino CHATO chegou.

  • O clássicos são suaves...instrumentos são harmoniosos...