SóProvas


ID
3350137
Banca
FADESP
Órgão
UEPA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O sistema de rádio e televisão brasileiro obedece a uma lógica fundamentalmente estatal e pública, uma vez que as empresas que exploram os serviços de radiodifusão são autorizadas a funcionar por uma concessão do Estado,previsto na Constituição Brasileira de 1988. Nesse sentido, as concessões de radiodifusão são autorizadas pelo(a)

Alternativas
Comentários
  • Comunicação Social

    Título VIII

    Da Ordem Social

    Capitulo V

    Art.223. Compete ao Poder Executivo outorgar e renovar concessão, permissão e autorização para o serviço de radiodifusão sonora e de sons e imagens, observando o princípio da complementaridade dos sistemas privado, público e estatal.

    § 2o. A não renovação da concessão e permissão dependerá de aprovação de, no mínimo, dois quintos do Congresso Nacional, em votação nominal.

    § 3o. O ato de outorga ou renovação somente produzirá efeitos legais após deliberação do Congresso Nacional, na forma dos parágrafos anteriores.

  • A Constituição Federal de 1.988 dedicou um capítulo, com cinco artigos, para o tema Comunicação Social. O artigo 220 legisla sobre restrições, censuras e competências sobre o assunto. O artigo 221 retrata alguns princípios. O artigo 222 regula sobre a propriedade de empresa jornalística e de radiodifusão sonora e de sons e imagens. O artigo 223 traz atenção à outorga e renovação da concessão, permissão e autorização para o serviço de radiodifusão sonora e de sons e imagens. Por fim, o artigo 224 menciona o Conselho de Comunicação Social.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Errado. As concessões de radiodifusão não são autorizadas pelo poder judiciário, mas pelo Congresso Nacional. O parágrafo 4º afirma que o cancelamento da concessão, antes de vencido o prazo, depende de decisão judicial.

    B) Certo. O caput do artigo 223 afirma que compete ao Poder Executivo a outorga da concessão de serviço de radiodifusão sonora e de sons e imagens. O ato de outorga, no entanto, somente produzirá efeitos legais após deliberação e autorização do Congresso Nacional.

    C) Errado. Não cabe à Anatel autorizar as concessões de serviço de radiodifusão sonora e de sons e imagens. O propósito dessa agência reguladora é adotar as medidas necessárias para o atendimento do interesse público e para o desenvolvimento das telecomunicações brasileiras.

    D) Errado. Não cabe à Empresa Brasileira de Comunicação autorizar as concessões de serviço de radiodifusão sonora e de sons e imagens. Essa empresa pública tem várias competências, como a implantação e operação das emissoras e exploração dos serviços de radiodifusão pública sonora e de sons e imagens do Governo Federal; implantação e operação das suas próprias redes de Repetição e Retransmissão de Radiodifusão; prestação de serviços no campo de radiodifusão, comunicação e serviços conexos, inclusive para transmissão de atos e matérias do Governo Federal.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa B é a certa.

    Gabarito do Professor: Letra B.

    Bibliografia:

    - Empresa Brasileira de Comunicação. Competências. Data: 12/05/2021. Disponível em https://www.ebc.com.br/acessoainformacao/institucional/competencias. Acesso: Julho de 2021.

    - Agência Nacional de Telecomunicações. Institucional. Data: 22/03/2021. Disponível em https://www.gov.br/anatel/pt-br/acesso-a-informacao/institucional. Acesso: Julho de 2021.

    - Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Data: 05/10/1988. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso: Julho de 2021.