SóProvas



Questões de Teleradiodifusão Pública


ID
96055
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No dia 26 de maio, os órgãos de imprensa destacaram a participação do consultor jurídico do Ministério das Comunicações, Marcelo Bechara, no II Fórum Nacional de TVs Públicas. Na ocasião Bechara revelou a importância do Canal da Cidadania, que será implementado pelo Ministério:

A ideia do Canal da Cidadania é ser o canal da cidade. Os municípios precisam se mostrar. O canal será um espaço para as comunidades. Também vamos permitir a programação dos poderes locais, o que vai dar mais transparência ao cidadão. Além disso, será o canal da governança eletrônica. Isso vai permitir que serviços públicos possam ser prestados utilizando a interatividade.

O consultor jurídico destacou que o cidadão poderá

Alternativas
Comentários
  • Resposta: letra c.

    "Entre esses serviços estão a declaração do Imposto de Renda e a marcação de consultas médicas pelo Sistema Único de Saúde, por exemplo.

    O canal faz parte da plataforma compartilhada das TVs públicas federais, que inclui seis emissoras: TV Brasil, TV Câmara, TV Justiça, Canal da Cidadania e Canal da Educação. A norma que regulamenta a operação compartilhada dos canais,  publicada no Diário Oficial da União em fevereiro deste ano, determina que os canais 60 a 68 serão destinados exclusivamente para os Serviços de Televisão e de Retransmissão de Televisão Pública Digital".

    Criado em Quarta, 27 Maio 2009 21:00/ Última atualização em Segunda, 12 Março 2012 10:09.

    Fonte: http://www.mc.gov.br/component/content/article/36-noticias-gerais/21377-canal-da-cidadania-e-discutido-no-ii-forum-nacional-de-tvs-publicas


  • “A ideia do Canal da Cidadania é ser o canal da cidade. Os municípios precisam se mostrar. O canal será um espaço para as comunidades. Também vamos permitir a programação dos poderes locais, o que vai dar mais transparência ao cidadão. Além disso, será o canal da governança eletrônica. Isso vai permitir que serviços públicos possam ser prestados utilizando a interatividade”, explicou Marcelo Bechara.  Entre esses serviços estão a declaração do Imposto de Renda e a marcação de consultas médicas pelo Sistema Único de Saúde, por exemplo.

    http://www.mc.gov.br/component/content/article/36-noticias-gerais/21377-canal-da-cidadania-e-discutido-no-ii-forum-nacional-de-tvs-publicas

    Bons estudos e boa sorte!



ID
130999
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Pierre Zemor identifica o campo da comunicação pública
como uma modalidade formal, visando obter uma legitimidade de
interesse público. Mesmo reconhecendo a atual fusão entre o
mundo dos negócios e o Estado, o autor acredita na possibilidade
de estruturação de uma prática que possa contribuir para
identificar a utilidade pública, alimentar o conhecimento cívico,
facilitar a ação governamental e garantir o debate público.

Heloiza Matos. Comunicação pública: persuasão ou
interação? Campinas, 2004, p. 118.

Considerando o texto acima apresentado, julgue os itens
seguintes.

Caso um gestor assuma o comando de um sistema público de informação, ele deve implantar uma política editorial baseada nos princípios da massificação da informação, por meio de emissoras de rádio AM, TV aberta, jornal impresso e mídias digitais de grande alcance de público, com a distribuição de conteúdos noticiosos similares para todos os veículos.

Alternativas
Comentários
  • A questão está ERRADA, infelizmente ainda não podemos falar em massificação da informação, por meio de jornal impresso e mídias digitais, pois ainda é uma pequena parte da população que tem acesso a estes meios.
  • Erro por redução: atenção nas palavras chave. No texto do enunciado, Zémor defende uma comunicação pública que seja não só massificada, que possibilite que toda a sociedade se mantenha informada, mas também dialógica, permitindo a participação efetiva do público (vide a fonte: "Comunicação pública: persuasão ou interação"?). Além disso, as quatro modalidades de comunicação pública de Zémor, citadas no enunciado, podem ser enquadradas da seguinte maneira: identificar a utilidade pública e alimentar o conhecimento cívico seriam formas massificadas (unidirecionais) de comunicação; já facilitar a ação governamental e garantir o debate público seriam formas dialógicas de comunicação pública.



  • PERCEBER QUE JORNAL IMPRESSO NÃO ATINGE A MASSA, POIS POUCOS LEEM JORNAIS IMPRESSOS. NO ENTANTO NÃO HÁ QUE SE FALAR EM MASSIFICAÇÃO DA INFORMAÇÃO POR MEIO DE JORNAL IMPRESSO. O ERRO DA QUESTÃO ESTÁ JUSTAMENTE AÍ.

  • Para mim o erro está (ou pelo menos está também) em "distribuição de conteúdos noticiosos similares para todos os veículos", pois cada veículo pede uma linguagem e uma abordagem diferentes.


ID
131050
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Pelo breve histórico do desenvolvimento do rádio no
Brasil, podemos verificar que o processo segue paralelo ao do
próprio desenvolvimento do país. O rádio de caráter nacional,
com a programação de uma única emissora atingindo diretamente
todo o território, deixou ter razão de existir, voltando-se mais
para os aspectos regionais, ligado à comunidade em que atua. A
rigor, podemos considerar que nunca o rádio brasileiro chegou a
ter características realmente nacionais, com exceção de umas
poucas emissoras, como a Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

G. Ortriwano. A informação no rádio, 1985, p. 8.
A respeito do texto acima transcrito, julgue os itens a seguir.

O sistema de concessões de rádios e TVs públicas foi revisto pela Constituição Federal de 1998. Entretanto, as mudanças mais expressivas, do ponto vista operacional, foram possibilitadas pela Lei do Cabo (Lei n.º 8.977/1995), que instituiu um sistema diferenciado de concessões para as emissoras públicas de rádio e TV, que operam pelo sistema de cabo.

Alternativas
Comentários
  • Questão completamente ERRADA.

    A Constituição Federal foi promulgada em 1988.

  • Creio que o 1998 foi apenas erro de digitação

    O Erro está em "O sistema de concessões de rádios e TVs públicas ".

     

    Segundo a lei do cabo: I - Concessão - é o ato de outorga através do qual o Poder Executivo confere a uma pessoa jurídica de direito privado o direito de executar e explorar o Serviço de TV a Cabo;
     

     


ID
198058
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando que o governo federal edita normas e manuais de
procedimentos para instruir normativamente as ações de
comunicação social, julgue os itens a seguir.

A observância do decoro para com a moral e com os bons costumes dos conteúdos jornalísticos está sujeita ao sistema de classificação indicativa vigente no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • A classificação indicativa se refere aos programas artísticos e culturais, não aos jornalísticos.

ID
214363
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação à Política Nacional de Telecomunicações e à regulação
do setor no Brasil, julgue os itens subsequentes.

Na área de telecomunicações, é correto inferir que, entre governo, operadores e usuários dos serviços forma-se um triângulo isósceles em cujo centro encontram-se as agências reguladoras, que não podem estar mais próximas de um que dos outros, para que os objetivos de cada um se realizem satisfatoriamente.

Alternativas
Comentários
  • O Cespe alterou o resultado desta questão. A justificativa foi "A metófara correta para descrever a equidistância entre governo, usuários e operadores - com a agência regulatória ao centro - é a do triângulo equilátero e não isósceles. Por essa razão, opta-se por alterar o gabarito de CERTO para ERRADO"

  • Olá, pessoal!

    O gabarito foi atualizado para "E", após recursos, conforme edital publicado pela banca, e postado no site.

    Bons estudos!

  • eeeeee olha o Cespe fazendo merda!!!
    É isso que dá quando tenta inventar essa bostas.
    Se superaram.

    Questão de geografia da 5ª série:

    Triângulo equilátero: possui todos os lados congruentes, ou seja, iguais.

    Triângulo isósceles: possui pelo menos dois lados de mesma medida e dois ângulos congruentes.

    Triângulo escaleno: as medidas dos três lados são diferentes.
  • Importante também destacar que, se o Cespe tivesse acertado no triângulo (equilátero), o garabito seria "C" - intenção inicial da banca.

  • Na área de telecomunicações, é correto inferir que, entre governo, operadores e usuários dos serviços forma-se um triângulo EQUILÁTERO em cujo centro encontram-se as agências reguladoras, que não podem estar mais próximas de um que dos outros, para que os objetivos de cada um se realizem satisfatoriamente.


ID
214366
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação à Política Nacional de Telecomunicações e à regulação
do setor no Brasil, julgue os itens subsequentes.

A separação entre a regulação das atividades de telecomunicações e a das atividades de radiodifusão criada com a Lei Geral de Telecomunicações teve como objetivos permitir a privatização da telefonia e, ao mesmo tempo, proteger as empresas nacionais de radiodifusão de nova regulamentação.

Alternativas
Comentários
  • Emenda Constitucional n.º 08, de 15 de agosto de 1995, extinguiu o monopólio estatal nas telecomunicações e abriu o Setor para a participação de capitais privados nacionais e estrangeiros. Em 16 de julho de 1997, o Congresso aprovou a Lei Geral de Telecomunicações (LGT), que possibilitou a privatização das empresas do Sistema Telebrás e criou a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), órgão regulador do setor.
     


ID
214372
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação à Política Nacional de Telecomunicações e à regulação
do setor no Brasil, julgue os itens subsequentes.

Um dos argumentos a favor da divisão entre telecomunicações e radiodifusão é a convergência tecnológica.

Alternativas
Comentários
  • Não é divisão e sim união.

  • errada

    Convergência: Tendência de vários aspectos se identificarem em um ponto.

     

    Convergência tecnológica é um termo que, de uma maneira geral, é utilizado para designar a tendência de utilização de uma única infraestrutura de tecnologia para prover serviços que, anteriormente, requeriam equipamentos, canais de comunicação, protocolos e padrões independentes.

  • Um dos argumentos a favor da UNIÃO entre telecomunicações e radiodifusão é a convergência tecnológica.


ID
214375
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação à Política Nacional de Telecomunicações e à regulação
do setor no Brasil, julgue os itens subsequentes.

Embora haja necessidade de regulação estatal em áreas como as de gestão do espectro eletromagnético; atribuição de outorgas e renovação de concessões, permissões e autorizações; e regulação das propriedades dos meios de comunicação, não é possível que haja interferência estatal nos conteúdos veiculados nessas áreas, pois tal interferência seria caracterizada como censura.

Alternativas
Comentários
  • A questão mescla com alguns celeumas atuais, a saber: a Regulamentação Econômica da Mídia. A CRFB suscita um diploma legal para que práticas anticoncorrentes sejam, de fato, sanadas e regularizadas. 


    Art. 220 — § 5º - Os meios de comunicação social não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio.

  • errada

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

    XVIII - a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento;

    Art. 222. A propriedade de empresa jornalística e de radiodifusão sonora e de sons e imagens é privativa de brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos, ou de pessoas jurídicas constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sede no País. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 36, de 2002)

    § 1º Em qualquer caso, pelo menos setenta por cento do capital total e do capital votante das empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de sons e imagens deverá pertencer, direta ou indiretamente, a brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos, que exercerão obrigatoriamente a gestão das atividades e estabelecerão o conteúdo da programação.

    Art. 223. Compete ao Poder Executivo outorgar e renovar concessão, permissão e autorização para o serviço de radiodifusão sonora e de sons e imagens, observado o princípio da complementaridade dos sistemas privado, público e estatal.


ID
214378
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação à Política Nacional de Telecomunicações e à regulação
do setor no Brasil, julgue os itens subsequentes.

A ANATEL é uma autarquia especial com independência administrativa, autonomia financeira e que não se subordina hierarquicamente a nenhum órgão de governo. Entretanto, é possível questionar sua total autonomia em relação ao Poder Executivo, uma vez que o presidente-executivo da agência, que também preside o Conselho Diretor, é nomeado pelo presidente da República com aprovação do Senado Federal.

Alternativas
Comentários
  • Autonomia é diferente de imparcialidade. Se mantivermos essa linha de raciocínio, podemos duvidar da autonomia do próprio MPU, uma vez que o PGR é indicado pelo Presidente da República, não?


ID
214381
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação à Política Nacional de Telecomunicações e à regulação
do setor no Brasil, julgue os itens subsequentes.

O Conselho Diretor da ANATEL é formado por cinco brasileiros de reputação ilibada, com formação universitária e alto conceito no campo de sua especialidade. Os conselheiros têm mandato de cinco anos, mas as substituições são paulatinas, isto é, um conselheiro é substituído a cada ano, para evitar a perda repentina da memória e da cultura organizacional nas decisões da agência.

Alternativas
Comentários
  • Questão Correta

    Lei 9472

     
    Art. 23. Os conselheiros serão brasileiros, de reputação ilibada, formação universitária e elevado conceito no campo de sua especialidade, devendo ser escolhidos pelo Presidente da República e por ele nomeados, após aprovação pelo Senado Federal
     
    Art. 24. O mandato dos membros do Conselho Diretor será de cinco anos

    Parágrafo único. Em caso de vaga no curso do mandato, este será completado por sucessor investido na forma prevista no artigo anterior, que o exercerá pelo prazo remanescente.

            Art. 25. Os mandatos dos primeiros membros do Conselho Diretor serão de três, quatro, cinco, seis e sete anos, a serem estabelecidos no decreto de nomeação.





ID
214384
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação à Política Nacional de Telecomunicações e à regulação
do setor no Brasil, julgue os itens subsequentes.

Além dos serviços de TV a cabo, MMDS e DTH, cabe à ANATEL administrar o espectro eletromagnético, desse modo, a agência concentra a regulação das atividades de telecomunicações e radiodifusão no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • O item está correto até a parte de radiodifusão. Este pedaço ainda é sob comando do ministério das comunicações. Portanto, TV aberta, rádio AM e FM ainda estão sob o Ministério.
  • Fiquei na dúvida o que a questão quer dizer co a palavra regulamentação.

    A Analatel é responsável pela regulamentação dos equipamentos e dos parametros técnicos utilizados nos serviços de radiofusão no Brasil. Como pode ser visto nos incisos abaixo do art. 16 do decreto 2.338/1997.

    XIII - expedir licenças de instalação e funcionamento das estações transmissoras de radiocomunicação, inclusive as empregadas na radiodifusão sonora e de sons e imagens ou em serviços ancilares e correlatos, fiscalizando-as permanentemente;

    XIV - comunicar ao Ministério das Comunicações as infrações constatadas na fiscalização das estações de radiodifusão sonora e de sons e imagens ou em serviços ancilares e correlatos, encaminhando-lhe cópia dos autos de constatação, notificação, infração, lacração e apreensão;


    Contudo a concessão do serviço é responsabilidade da União como pode ser visto no art.21, XII, a:



    XII - explorar, diretamente ou mediante autorização, concessão ou permissão:

    a) os serviços de radiodifusão sonora, e de sons e imagens


    Assim se a palavra regulamentação estiver se referindo a concessão a questão está errada. Contudo se a palavra regulamentação se referir a definição dos equipamentos e e parametros técnicos a questão está correta e o gabarito incorreto.

ID
214387
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação à Política Nacional de Telecomunicações e à regulação
do setor no Brasil, julgue os itens subsequentes.

A principal diferença entre as agências reguladoras e os órgãos de fiscalização direta do governo é o fato de essas agências deterem, além do poder de fiscalização e autuação, autonomia para estabelecerem normas e procedimentos de prestação dos serviços, bem como para gerir atividades administrativas e financeiras.

Alternativas
Comentários
  • certo

    AGÊNCIA REGULADORA -

     

    - São autarquias em regime especial que têm por finalidade a regulamentação e a fiscalização do serviço público delegado;

     

    - Seguem um regimento diferenciado, pois foram criadas pela necessidade da administração de regulamentar e fiscalizar a prestação de serviços públicos.

     

    - Tem poder normativo - poder de estabelecer normas gerais e abstratas, mas dentro dos limites da lei. Os atos normativos das agências reguladoras são as resoluções, a qual permite que a agência estabeleça normas que serão observadas pelos prestadores do serviço.

     

    - Seus dirigentes serão nomeados pelo Presidente com aprovação do Senado. Terão mandato com prazo certo (logo, não exoneráveis ad nutum) e ao saírem do cargo observarão a quarentena (a legislação específica pode estabelecer prazo diverso), ficando impossibilitado, durante esse prazo, de exercer cargos nas empresas reguladas pela sua agência reguladora.

     

    #OBS: Durante a quarentena continua vinculado à agência, fazendo jus à remuneração integral.

     

    O titular do serviço público é o Estado, mas ele pode delegar essa função, através da concessão ou da permissão. Ao delegar, o Estado não repassa a titularidade do serviço público, mas a titularidade da execução. Portanto, uma vez delegada a prestação desse serviço público, o Estado precisa fiscalizar essa atividade e o faz por meio das Agências Reguladoras.

     

    - Dirigente de agência reguladora não pode ser, em regra, exonerado ad nutum. Súmula 25 do STF superada.

     

    - As decisões das agências reguladoras federais estão sujeitas à supervisão ministerial, inclusive por meio de recurso hierárquico impróprio (não é baseado na hierarquia).

     

    fonte: Sara k. (comentário do QC)

  • QUESTÃO DE DIREITO ADMINISTRATIVO! Rsrsrs!!!


ID
290065
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação às implicações legais que o conceito de propriedade
cruzada dos meios de comunicação teve no Brasil, julgue os itens
seguintes.

A adequação brasileira ao conceito de propriedade cruzada possibilitou ao legislador organizar, mediante regulamentação constitucional, a complementaridade entre canais privados, estatais e públicos.

Alternativas
Comentários
  • Existe sim o princícpio da complementariedade dos sistemas público, privado e estatal e estã previsto na CF/88. Contudo, a propriedade cruzada de meios de comunicação - apesar de muito comum - não é legal e muito menos regulamentada.
  • § 5º Os meios de comunicação social não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio.

     

    Vedação à Propriedade Cruzada:  Quando o mesmo grupo controla diferentes mídias, como TV, rádios e jornais. Na maior parte das democracias consolidadas, há limites a essa prática por se considerar que ela afeta a diversidade informativa.


ID
290068
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação às implicações legais que o conceito de propriedade
cruzada dos meios de comunicação teve no Brasil, julgue os itens
seguintes.

A impossibilidade de um concessionário se beneficiar ao mesmo tempo de um canal para radiodifusão privada e de outro para radiodifusão pública é uma das implicações da receptividade, no Brasil, do conceito de propriedade cruzada.

Alternativas
Comentários
  • A propriedade Cruzada, apesar de comum, não é aceita legalmente no Brasil
  • PROPRIEDADE CRUZADA: no caso dos meios de comunicação, designa uma forma de concentração da propriedade na qual um grupo empresarial (ou família) é proprietário de mais de um tipo de veículo de comunicação (jornal, TV, rádio etc.)


ID
310450
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o próximo item, relativos à regulação do setor de
radiodifusão no Brasil.

Compete à Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão zelar pelo decoro na veiculação de conteúdos televisivos, mediante a fiscalização do cumprimento dos critérios de classificação indicativa por faixa etária.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

     

    A Secretaria Nacional de Justiça (SNJ), do Ministério da Justiça, tem como uma de suas competências a atribuição da classificação indicativa a obras audiovisuais (programação de TV, cinema, DVD, jogos eletrônicos e de interpretação – RPG).

     

    Fonte: http://pfdc.pgr.mpf.mp.br/atuacao-e-conteudos-de-apoio/publicacoes/comunicacao/guia-pratico-da-classificacao-indicativa

     


ID
310453
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o próximo item, relativos à regulação do setor de
radiodifusão no Brasil.

É de competência do Conselho Nacional de Comunicação Social a intermediação de conflitos de interesse entre o público e os concessionários de canais de rádio e televisão.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado.

    O Conselho de Comunicação Social tem como atribuição a realização de estudos, pareceres, recomendações e outras solicitações que lhe forem encaminhadas pelo Congresso Nacional a respeito do Título VIII, Capítulo V, da Constituição Federal (art. 224 da CF e art. 2º da Lei nº 8.389/91).

    http://www25.senado.leg.br/web/atividade/conselhos


ID
310456
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o próximo item, relativos à regulação do setor de
radiodifusão no Brasil.

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, embora sem dispor de poderes fiscais e reguladores, exerce, mediante a campanha Ética na TV, um tipo de controle social da mídia.

Alternativas
Comentários
  • É só ver no site da Câmara dos Deputados várias discussões e debates sobre o controle da mídia, que sempre voltam à tona. Mesmo sem dispor de poderes ficais e reguladores, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados exerce sim, um tipo de controle social da mídia. 
     


ID
310459
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o próximo item, relativos à regulação do setor de
radiodifusão no Brasil.

Compete à Agência Nacional de Telecomunicações fiscalizar o cumprimento dos padrões técnicos exigidos legalmente para a radiodifusão brasileira, com vistas à renovação da concessão de canais de TV por quinze anos e à de rádio por dez.

Alternativas
Comentários
  • errada

    CF Art. 223

    Compete ao Poder Executivo outorgar e renovar concessão, permissão e autorização para o serviço de radiofusão sonora e de sons e imagens, observado o princípio da complementaridade dos sistemas privado, público e estatal.

    O prazo para concessão e permissão será de dez anos para as emissoras de rádio e de quinze anos para as de televisão.

  • Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações:

    "As atividades de fiscalização buscam garantir a prestação de serviços de radiodifusão e de seus ancilares de acordo com as normas legais e regulamentares aplicáveis. Os aspectos fiscalizados compreendem as características técnicas das estações; o conteúdo da programação transmitida, incluindo a disponibilização de recursos de acessibilidade e a adequação às finalidades educativas, informativas e culturais dos serviços de radiodifusão; e, também, as obrigações legais concernentes aos serviços de radiodifusão que dizem respeito aos atos constitutivos e societários das pessoas jurídicas prestadoras de tais serviços."

    http://www.mctic.gov.br/mctic/opencms/comunicacao/SERAD/radiofusao/detalhe_tema/radiodifusao_fiscalizacao.html

  • Compete ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações: fiscalizar o cumprimento dos padrões técnicos exigidos legalmente para a radiodifusão brasileira, com vistas à renovação da concessão de canais de TV por quinze anos e à de rádio por dez.


ID
323134
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, com base na legislação referente a
comunicação social.

De acordo com o Código de Ética da Radiodifusão Brasileira, as emissoras devem transmitir entretenimento de elevado nível artístico e moral.

Alternativas
Comentários
  •   

    CÓDIGO DE ÉTICA DA RADIODIFUSÃO BRASILEIRA  

    CAPITULO II
    Da Programação

    Art. 5o - As emissoras transmitirão entretenimento do melhor nível artístico e moral, seja de sua produção, seja adquirido de terceiros, considerando que a radiodifusão é um meio popular e acessível a quase totalidade dos lares.

  • A teoria é tão cômica...

  • CÓDIGO DE ÉTICA DA RADIODIFUSÃO BRASILEIRA  

    CAPITULO II
    Da Programação

    Art. 5o - As emissoras transmitirão entretenimento do melhor nível artístico e moral, seja de sua produção, seja adquirido de terceiros, considerando que a radiodifusão é um meio popular e acessível a quase totalidade dos lares. 

    A Globo cumpre bem isso aí!!!


ID
323146
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, com base na legislação referente a
comunicação social.

A Constituição Federal de 1988 (CF) tolera a existência de oligopólios entre as empresas de comunicação, desde que a programação por elas veiculada seja de boa qualidade.

Alternativas
Comentários
  • Não tolera!!! Art. 220 — § 5º - Os meios de comunicação social não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio.

  • Não tolera!!! Art. 220 — § 5º - Os meios de comunicação social não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio.

  • Não tolera!!! Art. 220 — § 5º - Os meios de comunicação social não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio.

  • Não tolera!!! Art. 220 — § 5º - Os meios de comunicação social não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio.

  • Não tolera!!! Art. 220 — § 5º - Os meios de comunicação social não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio.

  • Não tolera!!! Art. 220 — § 5º - Os meios de comunicação social não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio.


ID
329452
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca do que estabelece o código de ética da radiodifusão
brasileira, no que concerne aos conteúdos de violência, julgue os
itens que se seguem.

 É requisito para a exibição livre e em qualquer horário que os programas e filmes não contenham cenas realistas de violência, dilaceração do corpo humano, tiros à queima roupa, facadas, pauladas, nem tratem de forma explícita de temas como estupro, sedução, sequestro e prostituição.

Alternativas
Comentários
  • Código de ética de radiodifusão. Art. 15 - Para melhor compreensão, e, consequentemente, observância dos princípios acima afirmados, fica estabelecido que:

    1) São livres para exibição em qualquer horário, os programas ou filmes:

    a) que não contenham cenas realistas de violência , agressões que resultem em dilaceração ou mutilação de partes do corpo humano, tiros a queima roupa, facadas, pauladas ou outras formas e meios de agressão violenta com objetos contundentes, assim como cenas sanguinolentas resultantes de crime ou acidente; não tratem de forma explícita temas sobre estupro, sedução, seqüestro, prostituição e rufianismo;

    b) que não contenham em seus diálogos palavras vulgares, chulas ou de baixo calão;

    c) que não exponham ou discutam o uso e o tráfico de drogas, notadamente as alucinógenas e entorpecentes, não apresentem de maneira positiva o uso do fumo e do álcool;

    d) que não apresentem nu humano, frontal, lateral ou dorsal, não apresentem visíveis os órgãos ou partes sexuais exteriores humanas, não insinuem o ato sexual, limitando as expressões de amor e afeto a carícias e beijos discretos. Os filmes e programas livres para exibição em qualquer horário não explorarão o homossexualismo;

    e) cujos temas sejam os comumente considerados apropriados para crianças e pré-adolescentes, não se admitindo os que versem de maneira realista sobre desvios do comportamento humano e de práticas criminosas mencionadas nas letras "a" , "c" e "d" acima;

    Parágrafo único - as emissoras de rádio e televisão não apresentarão músicas cujas letras sejam nitidamente pornográficas ou que estimulem o consumo de drogas.


  • Faltou drogas (que é a melhor parte)


ID
329473
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação aos marcos regulatórios brasileiros que abrangem o
campo da comunicação social, julgue os itens subsecutivos.

Uma organização pode ser, ao mesmo tempo, concessionária de canais abertos e fechados, além de submeter-se, respectivamente, a distintos sistemas regulatórios.

Alternativas
Comentários
  • Veja a TV Globo, por exemplo!


ID
329476
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação aos marcos regulatórios brasileiros que abrangem o
campo da comunicação social, julgue os itens subsecutivos.

No Brasil, a concentração de meios e canais de radiodifusão sob o controle de grandes grupos privados deve-se à falta de amparo legal que impeça a formação de monopólios e oligopólios.

Alternativas
Comentários
  • Alguém consegue explicar o porquê de a questão estar errada? 

    GABARITO CESPE: RESPOSTA, ERRADO. 

  • Amparo legal até tem, na constituição. O problema é a falta de regulamentação da mídia nesse sentido.


    Constituição Federal:

    Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

    § 1º Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social, observado o disposto no art. 5º, IV, V, X, XIII e XIV.

    § 2º É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

    § 3º Compete à lei federal:

    I - regular as diversões e espetáculos públicos, cabendo ao Poder Público informar sobre a natureza deles, as faixas etárias a que não se recomendem, locais e horários em que sua apresentação se mostre inadequada;

    II - estabelecer os meios legais que garantam à pessoa e à família a possibilidade de se defenderem de programas ou programações de rádio e televisão que contrariem o disposto no art. 221, bem como da propaganda de produtos, práticas e serviços que possam ser nocivos à saúde e ao meio ambiente.

    § 4º A propaganda comercial de tabaco, bebidas alcoólicas, agrotóxicos, medicamentos e terapias estará sujeita a restrições legais, nos termos do inciso II do parágrafo anterior, e conterá, sempre que necessário, advertência sobre os malefícios decorrentes de seu uso.

    § 5º Os meios de comunicação social não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio.

    § 6º A publicação de veículo impresso de comunicação independe de licença de autoridade.

  • A CF veda monopólios e oligopólios na Comunicação.


ID
329488
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com base na política brasileira de telecomunicações, julgue os
itens subsequentes.

Compete ao poder público atuar para que os serviços de telecomunicações sejam organizados com base no princípio da livre, ampla e justa competição entre todas as prestadoras, além de corrigir os efeitos da competição imperfeita e reprimir as infrações da ordem econômica.

Alternativas

ID
329491
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com base na política brasileira de telecomunicações, julgue os
itens subsequentes.

Por definição, concessionária é a empresa que presta serviços de telecomunicações em determinada região, enquanto operadora é a pessoa jurídica de direito privado que atua no processamento e na geração de programação, bem como na sua distribuição a assinantes.

Alternativas

ID
543370
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O Brasil discute desde o início dos anos 2000 o padrão de Rádio Digital a ser implantado no País, e está prestes a definir a escolha entre o padrão americano HD Rádio e o sistema francês chamado de DRM. Além da boa qualidade de áudio, o Rádio Digital permite

Alternativas
Comentários
  • Resposta: letra A 

    O principal obstáculo para implementação é a escolha entre os sistemas norte-americano e o europeu:
    -IBOC (In-Band-On-Channel), chamado também de HD (digital híbrido), transporta informações digitais e analógicas na mesma frequência e tem troca automática de acordo com a qualidade (essa função ocuparia o espaço de outras emissoras). Na transmissão AM tende a apresentar uma série de ruídos.
    -DRM (Digital Radio Mondiale), usado principalmente para transmissões AM, permite que mais emissoras transmitam programações diferentes nas frequências disponíveis.
    Vantagens do rádio digital: qualidade de sinal, fim dos chiados e falhas, programações simultâneas na mesma frequência, envio de textos e imagens para os aparelhos receptores.

    Fonte: http://www.tecmundo.com.br/3444-2010-o-ano-da-radio-digital-no-brasil.htm

  • Recentemente o Brasil chegou a testar o DRM, mas esse padrão requer que se altere toda a estrutura existente, e com isso a emissora transmita em frequência diferente da analógica, o que os radiodifusores brasileiros menos querem. Enquanto os equipamentos de transmissão do modelo americano custam cerca de US$ 35 mil, o europeu fica entre US$ 70 mil e US$ 90 mil.

    De acordo com as informações, as emissoras da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a rádio Nacional poderão fazer transmissões para todo o país. Os testes com o padrão DRM foram feitos em São Paulo. Agora, serão executados também em Belo Horizonte. Quando a transição do modelo de rádio analógico para digital começou a ser discutida, a tendência era que fosse escolhido um padrão norte-americano. Porém, como os testes detectaram muita interferência nas transmissões em AM, a tecnologia teria sido abandonada.

    A escolha do padrão segue indefinida e existe uma considerável possibilidade de criação de um sistema híbrido. Porém se a adoção oficial do sistema fosse hoje, o Governo Federal assumiu que a opção seria pelo padrão norte-americano (devido aos custos de implantação e para o consumidor).


ID
596680
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em épocas marcadas por sucessivos avanços tecnológicos, as
referências a fatos e decisões históricas tornam-se importantes para
a compreensão do caráter estratégico das políticas de comunicação
adotadas no Brasil. Com relação a esse assunto, julgue os itens
seguintes.

Na década de 60 do século passado, quando ocorreram os primeiros grandes investimentos em infraestrutura de telecomunicações, os aportes mais significativos vieram da iniciativa privada, tendência que se inverteu a partir da década de 90, quando o Estado se transformou no protagonista financeiro do setor.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Foi exatamente o contrário. Antes, tínhamos grandes investimentos pelo Estado interventor, desde as políticas expansionistas de JK (plano de metas, cinquenta anos em cinco, plano SALTE), investimentos em infraestrutura, telecomunicações etc, e depois vieram incentivos e crescente participação de capital privado, ainda que na forma de concessionários, fiscalizados pelo poder público, sobretudo por intermédio das agências reguladoras.

ID
596683
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em épocas marcadas por sucessivos avanços tecnológicos, as
referências a fatos e decisões históricas tornam-se importantes para
a compreensão do caráter estratégico das políticas de comunicação
adotadas no Brasil. Com relação a esse assunto, julgue os itens
seguintes.

A legislação brasileira atual, no âmbito das telecomunicações, confere tratamento diferenciado aos segmentos de radiodifusão e de telefonia.

Alternativas
Comentários
  • Código Brasileiro de Telecomunicações

    Art. 4º Para os efeitos desta lei, constituem serviços de telecomunicações a transmissão, emissão ou recepção de símbolos, caracteres, sinais, escritos, imagens, sons ou informações de qualquer natureza, por fio, rádio, eletricidade, meios óticos ou qualquer outro processo eletromagnético.Telegrafia é o processo de telecomunicação destinado à transmissão de escritos, pelo uso de um código de sinais.Telefonia é o processo de telecomunicação destinado à transmissão da palavra falada ou de sons.


ID
596689
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em épocas marcadas por sucessivos avanços tecnológicos, as
referências a fatos e decisões históricas tornam-se importantes para
a compreensão do caráter estratégico das políticas de comunicação
adotadas no Brasil. Com relação a esse assunto, julgue os itens
seguintes.

As políticas de comunicação no Brasil têm sido relacionadas a planos desenvolvimentistas, podendo assim ser entendida a criação do Código Brasileiro de Telecomunicações, considerado ainda hoje um dos principais marcos legais do setor.

Alternativas

ID
596692
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca da correlação entre informação, direitos civis e políticas
públicas, julgue os itens subsequentes.

A Constituição Federal (CF) tem sido, até hoje, o marco institucional delimitador para assegurar o estatuto jurídico tanto de um sistema público de radiodifusão quanto dos sistemas de concessões para os fins estatal e privado.

Alternativas
Comentários
  • GAB C

     

    CF/88:

     

    Art. 223. Compete ao Poder Executivo outorgar e renovar concessão, permissão e autorização para o serviço de radiodifusão sonora e de sons e imagens, observado o princípio da complementaridade dos sistemas privado, público e estatal.


ID
596716
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando o que dispõem a CF e a legislação nacional acerca da
comunicação social, julgue os itens a seguir.

A CF dispõe acerca dos princípios norteadores da produção e programação das emissoras de rádio e TV no Brasil, incluindo, entre outros, a preferência por finalidades educativas, artísticas, culturais, informativas e, em especial, o respeito aos valores religiosos da pessoa e da família.

Alternativas
Comentários
  • CONSTITUIÇÃO FEDERAL

    Art. 221. A produção e a programação das emissoras de rádio e televisão atenderão aos seguintes princípios:

    I - preferência a finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas;

    II - promoção da cultura nacional e regional e estímulo à produção independente que objetive sua divulgação;

    III - regionalização da produção cultural, artística e jornalística, conforme percentuais estabelecidos em lei;

    IV - respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família.

  • O erro está em trocar valores éticos por valores religiosos. Também o termo usado "especialmente". 


ID
596860
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos às políticas públicas de
comunicação e ao papel da Empresa Brasil de Comunicação (EBC)
a partir da Lei n.º 11.652/2008, que instituiu a empresa.

A EBC está autorizada a veicular publicidade institucional, desde que o tempo destinado a esse tipo de publicidade não exceda a 15% do total da programação.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

     

    Art. 11.  Os recursos da EBC serão constituídos da receita proveniente:

    § 2º  O tempo destinado à publicidade institucional não poderá exceder 15% (quinze por cento) do tempo total de programação da EBC.

     

    Fonte: LEI Nº 11.652, DE 7 DE ABRIL DE 2008.


ID
596863
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos às políticas públicas de
comunicação e ao papel da Empresa Brasil de Comunicação (EBC)
a partir da Lei n.º 11.652/2008, que instituiu a empresa.

A EBC mantém contrato de gestão compartilhada com a RADIOBRÁS, de maneira a assumir integralmente suas responsabilidades, seu papel e seus bens e equipamentos.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    A Empresa Brasileira de Comunicação - Radiobrás foi (portanto não existe mais) uma empresa pública do governo federal do Brasil criada em 1975 para gerir de maneira centralizada todas as emissoras de rádio e televisão do Governo Federal brasileiro espalhadas pelo país. Em 1988 funde-se com a Empresa Brasileira de Notícias, sucessora da antiga Agência Nacional, e muda sua denominação para Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), em 2008, e desde então está vinculada à Secretaria da Comunicação Social da Presidência da República. A nova empresa incorporou a Radiobrás, daí o erro da questão...


  • Art. 28.  A Radiobrás será incorporada à EBC após sua regular constituição, nos termos do art. 5° desta Lei. 

    Parágrafo único.  Os bens e equipamentos integrantes do acervo da Radiobrás serão transferidos e incorporados ao patrimônio da EBC. 

    ___
    LEI Nº 11.652, DE 7 DE ABRIL DE 2008.

    Institui os princípios e objetivos dos serviços de radiodifusão pública explorados pelo Poder Executivo ou outorgados a entidades de sua administração indireta; autoriza o Poder Executivo a constituir a Empresa Brasil de Comunicação – EBC; altera a Lei no 5.070, de 7 de julho de 1966; e dá outras providências.


ID
596866
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos às políticas públicas de
comunicação e ao papel da Empresa Brasil de Comunicação (EBC)
a partir da Lei n.º 11.652/2008, que instituiu a empresa.

Compete à EBC distribuir a publicidade legal dos órgãos e entidades da administração federal, à exceção daquela veiculada pelos órgãos oficiais da União.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

     

    Art. 8º  Compete à EBC:

    VII - distribuir a publicidade legal dos órgãos e entidades da administração federal, à exceção daquela veiculada pelos órgãos oficiais da União;

     

    Fonte: LEI Nº 11.652, DE 7 DE ABRIL DE 2008.


ID
596869
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos às políticas públicas de
comunicação e ao papel da Empresa Brasil de Comunicação (EBC)
a partir da Lei n.º 11.652/2008, que instituiu a empresa.

A EBC deve garantir, no mínimo, 10% de conteúdo regional e 5% de conteúdo independente em sua programação semanal veiculada no período de 6 às 24 horas.

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 11.652, DE 7 DE ABRIL DE 2008
    Art. 8o  Compete à EBC:
    IX - garantir os mínimos de 10% (dez por cento) de conteúdo regional e de 5% (cinco por cento) de conteúdo independente em sua programação semanal, em programas a serem veiculados no horário compreendido entre 6 (seis) e 24 (vinte e quatro) horas.

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11652.htm

ID
596875
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos às políticas públicas de
comunicação e ao papel da Empresa Brasil de Comunicação (EBC)
a partir da Lei n.º 11.652/2008, que instituiu a empresa.

Apesar de vinculada à Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, a EBC deve manter autonomia editorial em relação ao Poder Executivo federal.

Alternativas
Comentários
  • Uma vez que a EBC foi criada e somente foi incorporada a Secretaria de Comunicação Social - Fonte: Wipermidia.

    LEI Nº 11.652, DE 7 ABRIL DE 2008

    Institui os princípios e objetivos dos serviços de radiodifusão pública explorados

    pelo Poder Executivo ou outorgados a entidades de sua administração

    indireta; autoriza o Poder Executivo a constituir a Empresa Brasil de

    Comunicação – EBC; altera a Lei no 5.070, de 7 de julho de 1966; e dá outras

    providências.

    Art. 2º A prestação dos serviços de radiodifusão pública por órgãos do Poder

    Executivo ou mediante outorga a entidades de sua administração indireta

    deverá observar os seguintes princípios:

    VIII – autonomia em relação ao Governo Federal para definir produção, programação

    e distribuição de conteúdo no sistema público de radiodifusão; e


ID
596878
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à comunicação social, julgue os itens a seguir, à luz do
que dispõe a Constituição Federal (CF).

Ao titular da concessão ou permissão dos serviços de radiodifusão a lei reconhece o direito condicionado à renovação. A não renovação prevalecerá se for aprovada pelo menos por dois quintos dos membros do Congresso Nacional, em votação nominal.

Alternativas
Comentários
  • Constituição Federal:

    Art. 223. Compete ao Poder Executivo outorgar e renovar concessão, permissão e autorização para o serviço de radiodifusão sonora e de sons e imagens, observado o princípio da complementaridade dos sistemas privado, público e estatal.

    § 1º - O Congresso Nacional apreciará o ato no prazo do art. 64, § 2º e § 4º, a contar do recebimento da mensagem.

    § 2º - A não renovação da concessão ou permissão dependerá de aprovação de, no mínimo, dois quintos do Congresso Nacional, em votação nominal.


ID
736597
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A luta por políticas de comunicação no Brasil tem acionado a expressão democratização da comunicação como um dos mais importantes horizontes deste processo. Identifique as reivindicações mais significativas referentes às políticas de comunicação no país e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. A distinção entre rádios livres e rádios piratas.

II. A expansão da banda larga.

III. O fim da perseguição às rádios comunitárias.

IV. A regionalização da televisão.

V. O fechamento da Empresa Brasil de Comunicação.

Alternativas

ID
739606
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

De acordo com a legislação de concessão pública de meios de comunicação,

Alternativas
Comentários
  • Constituição Federal

    Art. 223. Compete ao Poder Executivo outorgar e renovar concessão, permissão e autorização para o serviço de radiodifusão sonora e de sons e imagens, observado o princípio da complementaridade dos sistemas privado, público e estatal.

    § 1º O Congresso Nacional apreciará o ato no prazo do art. 64, § 2º e § 4º, a contar do recebimento da mensagem.

    § 2º A não renovação da concessão ou permissão dependerá de aprovação de, no mínimo, dois quintos do Congresso Nacional, em votação nominal.

    § 3º O ato de outorga ou renovação somente produzirá efeitos legais após deliberação do Congresso Nacional, na forma dos parágrafos anteriores.

    § 4º O cancelamento da concessão ou permissão, antes de vencido o prazo, depende de decisão judicial.

    § 5º O prazo da concessão ou permissão será de dez anos para as emissoras de rádio e de quinze para as de televisão.

  • Excelente comentário.


ID
781198
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito dos conceitos de comunicação pública e de opinião pública, julgue os itens que se seguem.

No Brasil, não há prescrição legal para complementaridade entre os sistemas privado e público de radiodifusão, daí a prevalência das redes privadas de rádio e televisão no território nacional.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia explicar?

  • errada

    CF Artigo 223 - Compete ao Poder Executivo outorgar e renovar concessão, permissão e autorização para o serviço de radiodifusão sonora e de sons e imagens, observado o princípio da complementaridade dos sistemas privado, público e estatal.


ID
801031
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Analise as afirmativas sobre Comunicação Pública, colocando entre parênteses a letra “V", quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F", quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) É a Comunicação praticada no espaço democratizado, envolvendo os diferentes setores da sociedade.
( ) A discussão, a controvérsia, as diferentes opiniões, são vistas como características da comunicação pública, cabendo aí estratégias de Relações Públicas.
( ) Pode ser conceituada também como comunicação governamental.
( ) Trata-se de uma comunicação intimamente ligada à democracia, subtende-se a comunicação praticada no primeiro, segundo e terceiro setores.
( ) É responsável direta, por meio da gestão estratégica das Relações Públicas, pela construção e formação de uma imagem e identidade corporativas fortes e positivas de uma organização

Alternativas
Comentários
  • Muita gente marcou a alternativa A. Ocorre que o último tópico descreve a comunicação Institucional, não a comunicação pública.

    Veja:

    "Ainda tendo como referência a obra de Kunsch, verificamos que a autora classifica a comunicação institucional como “[…] a responsável direta, por meio da gestão estratégica das relações públicas, pela construção e formação de uma  e identidade corporativa fortes e positivas de uma organização”..."

    Fonte: https://interfacecomunicacao.com.br/comunicacao-mercadologica/


ID
821128
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O Brasil conta com um Sistema Público de Comunicação gerido pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC). Os seguintes enunciados referem-se a esse sistema. Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Respondi letra A
    Pesquisando sobre o tema encontrei:
    O contexto da Constituinte de 1988 “A criação do Conselho de Comunicação Social; a complementaridade entre os sistemas público, privado e estatal
    Fonte: http://www.direitoacomunicacao.org.br/index2.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=485&itemid=99999999
  • Regimento interno

    "A EBC é uma empresa pública, organizada sob a forma de sociedade anônima de capital fechado, vinculada à Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República."

    http://www.ebc.com.br/institucional/sites/_institucional/files/atoms/files/regimento_interno_ebc_-_consad_no58_e_direx_no_94._de_22-10-2015.pdf


    Lei de criação (Lei nº 11.652/2008)

    "Art. 2o  A prestação dos serviços de radiodifusão pública por órgãos do Poder Executivo ou mediante outorga a entidades de sua administração indireta deverá observar os seguintes princípios:

    I - complementaridade entre os sistemas privado, público e estatal;"

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11652.htm


ID
821131
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A radiodifusão brasileira está composta, quanto à natureza dos serviços prestados, por sistemas privado, público, estatal e comunitário. Os seguintes enunciados se referem a esses sistemas. Assinale o enunciado correto.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA ERRO DA LETRA D

    Não é sistema privado de radifusão qiue está aberto à participação estrangeira e sim as empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de sons e imagens. O percentual máximo de 30% de participação está correto.


ID
821134
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O conceito mais amplamente aceito de “Política Nacional de Comunicação”, de autoria de Luis Ramiro Beltrán, foi empregado numa publicação da Unesco, de 1974. Segundo esse autor, Política Nacional de Comunicação “é um conjunto integrado, explícito e duradouro de políticas parciais de comunicação harmonizadas em um corpo coerente de princípios e normas dirigidos a orientar a conduta das instituições especializadas na participação do sistema de comunicação de um país”. Esse conceito serviu de base para documentos internacionais sobre o assunto como a Declaração de San José, de 1976.

A seguir são apresentados três enunciados sobre o tema.

I. [...] Que estabelecer planejamento e programas para o uso extensivo e positivo dos meios de comunicação dentro das políticas de desenvolvimento deve ser responsabilidade conjunta do Estado e dos membros da sociedade;

II. Que as políticas nacionais de comunicação devem ser concebidas no contexto das próprias realidades, da livre expressão do pensamento e do respeito aos direitos individuais e sociais;

III. Que as políticas de comunicação devem contribuir para o conhecimento, compreensão, amizade, cooperação e integração dos povos, em um processo de identificação de alianças e necessidades comuns, respeitando as soberanias nacionais, o princípio jurídico internacional de não intervenção entre os Estados e a pluralidade cultural e política das sociedades e dos homens, na perspectiva da solidariedade e da paz universais [...].

Analisando os enunciados acima, é correto afirmar que correspondem à aplicação do conceito:

Alternativas

ID
821137
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Desde os trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte, trava-se no Brasil um debate político em torno da questão da Regulamentação da comunicação social. Os enunciados a seguir referem-se a esse debate. Assinale a opção incorreta.

Alternativas

ID
821140
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Comunicação pública de governo é a atividade que opera a intermediação da comunicação entre instituições públicas e os cidadãos de maneira a fornecer informações, promover ações e projetos públicos, divulgar políticas implementadas, e estimular a população a se envolver politicamente, visando a informação para a edificação da cidadania. Os seguintes enunciados referem-se à utilização de tecnologias digitais na comunicação pública de governo. Assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • As mídias tradicionais não se tornam obsoletas.


ID
929860
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

De acordo com o que dispõe a Constituição Federal de 1988 (CF)
acerca de comunicação social, julgue os itens seguintes.

Pelo menos 70% do capital total e do capital votante das empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de sons e imagens deve pertencer diretamente a brasileiros natos ou àqueles naturalizados há mais de dez anos.

Alternativas
Comentários
  • CF/88

    Art. 222. A propriedade de empresa jornalística e de radiodifusão sonora e de sons e imagens é privativa de brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos, ou de pessoas jurídicas constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sede no País. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 36, de 2002)

    § 1º Em qualquer caso, pelo menos setenta por cento do capital total e do capital votante das empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de sons e imagens deverá pertencer, direta ou indiretamente, a brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos, que exercerão obrigatoriamente a gestão das atividades e estabelecerão o conteúdo da programação.(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 36, de 2002)
  • Gabarito: certo. 

    Segundo a CF/88:

    "Art. 222. A propriedade de empresa jornalística e de radiodifusão sonora e de sons e imagens é privativa de brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos, ou de pessoas jurídicas constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sede no País.

    § 1º Em qualquer caso, pelo menos setenta por cento do capital total e do capital votante das empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de sons e imagens deverá pertencer, direta ou indiretamente, a brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos, que exercerão obrigatoriamente a gestão das atividades e estabelecerão o conteúdo da programação.

     2º A responsabilidade editorial e as atividades de seleção e direção da programação veiculada são privativas de brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos, em qualquer meio de comunicação social."


ID
929863
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

De acordo com o que dispõe a Constituição Federal de 1988 (CF)
acerca de comunicação social, julgue os itens seguintes.

No Brasil, a responsabilidade editorial e as atividades de seleção e direção da programação veiculada em qualquer meio de comunicação social são privativas de brasileiros natos ou dos naturalizados há mais de dez anos.

Alternativas
Comentários
  • Art. 222 CF/88
    § 2º A responsabilidade editorial e as atividades de seleção e direção da programação veiculada são privativas de brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos, em qualquer meio de comunicação social.
  • Certo
     
    A redação atual do dispositivo plasmado na CF é esta: Art. 222. A propriedade de empresa jornalística e de radiodifusão sonora e de sons e imagens é privativa de brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos, ou de pessoas jurídicas constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sede no País. (redação dada pela Emenda Constitucional nº 36, de 2002).
  • Questão correta.

    A partir da EC 36/2002, a redação do dispositivo é a seguinte:


    Art 222,§2º A responsabilidade editorial e as atividades de seleção e direção da programação veiculada são privativas de brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos, em qualquer meio de comunicação social.


ID
929878
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando a existência, no Brasil, de diferentes mecanismos de
responsabilização dos meios de radiodifusão, julgue os próximos
itens, que se referem ao decoro.

A classificação que obriga que a exibição de conteúdos jornalísticos com cenas de violência, sexo e drogas ocorra somente a partir das 22 horas não constitui censura, mas regulamentação prevista em lei federal, conforme determina a CF.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    É um tipo de censura, sim. Bastava saber que programas policiais, com grande audiência e populescos, como os dos apresentadores Datena e Marcelo Rezende, sem contar com os muitos em âmbito local, mostram a banalização da violência, com cenas comuns de crimes, drogas e outros causos.
  • O que esta errado na questão e dizer na exibição de conteúdos jornalísticos! O que não é classificado atualmente pelo Ministério da Justiça? Programas jornalísticos, noticiosos, esportivos, propagandas eleitorais e publicidade, espetáculos circenses, teatrais e shows.
  • Na verdade existe recomendação - não proibição - para cenas de sexo e violência. Mas essa recomendação não é para o jornalismo. 


ID
929881
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando a existência, no Brasil, de diferentes mecanismos de
responsabilização dos meios de radiodifusão, julgue os próximos
itens, que se referem ao decoro.

A campanha “Quem financia a baixaria é contra a cidadania” é um exemplo típico de mecanismo normativo de Estado no que se refere à classificação dos conteúdos televisivos.

Alternativas
Comentários
  • Errado
     
    Isso não tem nada a ver com classificação dos conteúdos televisivos, mas sim uma típica campanha de utilidade pública.
     
    Abaixo, um exemplo desse tipo de campanha:

  • GABARITO: ERRADO

     

    Outra questão que ajuda a entender: prova 2011 - CESPE - EBC -  Analista de Empresa de Comunicação Pública – Atividade: Acervo e Pesquisa 

     

    86. Mecanismos como a campanha Ética na TV, promovida pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, com a utilização do slogan “Quem financia a baixaria é contra a cidadania”, compõem os chamados meios de promoção da responsabilidade social, cujo poder coercitivo não ultrapassa o nível da censura moral pública. GABARITO: CERTO


ID
929896
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Quanto à regulamentação e desregulamentação das políticas
brasileiras de comunicação, julgue os itens subsequentes.

Qualquer órgão público pode contratar, sem licitação, a Empresa Brasil de Comunicação para a produção de vídeo.

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 11.652, DE 7 DE ABRIL DE 2008.

    Art. 8o  § 2o  É dispensada a licitação para a:

     II - contratação da EBC por órgãos e entidades da administração pública, com vistas na realização de atividades relacionadas ao seu objeto, desde que o preço contratado seja compatível com o de mercado.

ID
929899
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Quanto à regulamentação e desregulamentação das políticas
brasileiras de comunicação, julgue os itens subsequentes.

O governo brasileiro, ao optarpelo padrão japonês de televisão digital, baseou-se no diferencial apresentado em relação aos padrões norte-americano e europeu quanto à mobilidade.

Alternativas
Comentários
  • A TV Digital no Brasil chegou às 20h48min do dia 2 de dezembro de 2007, com pronunciamento do Presidente da República. Inicialmente na Grande São Paulo, pelo padrão japonês com algumas adaptações. (Wikipedia)
  • O padrão americano foi o primeiro padrão descartado pelo governo brasileiro, pois não teria condições de mostrar imediatamente testes sobre as transmissões com mobilidade (em ônibus, por exemplo).

    O padrão europeu não agradava às grandes redes de TV, pois elas teriam, em tese, que dividir o espaço que ocupam hoje no espectro (6 MHz) com outros produtores de conteúdo, e também o mercado publicitário.

    O padrão japonês atende aos requisitos de alta definição, além da portabilidade e mobilidade em 6 MHz, mesma quantidade do espectro utilizada hoje pelas emissoras.


    Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u105809.shtml




ID
1086922
Banca
COSEAC
Órgão
ANCINE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O Encontro Nacional de Comunicação, promovido pela Câmara dos Deputados, em 2007, redigiu uma carta aberta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nesta carta, destaca- se o seguinte alerta: "O modelo (de comunicação) vigente é marcado pela concentração e a hipertrofia dos meios em poucos grupos comerciais, cujas outorgas são obtidas e renovadas semcontrole da sociedade.Opredomínio damídia comercialmarca tambéma fragilidade dos sistemas público e estatal". Diante do quadro descrito acima, é verdadeira a seguinte afirmativa:

Alternativas

ID
1148392
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2006
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca da produção de mídias eletrônicas, julgue os itens que se seguem.

É considerado sistema aberto de televisão aquele que transmite sinais para todo e qualquer televisor, sem cobrança de tarifas do telespectador. O sistema fechado transmite em regime de circuito fechado ou por assinatura. São exemplos exclusivos de sistema fechado de televisão a TV a cabo e a TV digital.

Alternativas
Comentários
  • A TV digital faz parte do sistema aberto de televisão.


ID
1218034
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito da classificação indicativa de diversões e espetáculos públicos por faixas de idade e horários correspondentes, julgue o item a seguir.

A autoclassificação ou análise prévia é a inscrição, por parte de pessoas jurídicas detentoras dos direitos de exibição cinematográfica, obtidos mediante processo burocrático junto ao Ministério da Justiça, informando a classificação pretendida, sem a necessidade de envio, ao órgão classificador, da obra audiovisual.

Alternativas
Comentários
  • 07. Qual a diferença entre autoclassificação e análise prévia?

    A autoclassificação é adotada pelas emissoras de televisão, que inscrevem o processo no

    Ministério da Justiça sem a necessidade de enviar a obra audiovisual. Após a estreia do

    programa, haverá o monitoramento pelo Departamento de Justiça, Classificação, Títulos

    e Qualificação (DEJUS), que terá até 60 dias para confirmar ou indeferir a classificação

    pretendida pela emissora.

    Já a análise prévia se aplica aos mercados de cinema, vídeo/DVD, jogos eletrônicos e

    RPG. Para este serviço, o requerente deve encaminhar a obra e a classificação

    pretendida, acompanhadas da ficha de inscrição, para a Coordenação de Classificação

    Indicativa (COCIND), que analisará e publicará a classificação indicativa atribuída no

    exibição. (Fonte: Ministério da Justiça)

  • Ou seja, o erro da questão está no fato de que autoclassificação, longe de ser a mesma coisa, é praticamente o oposto de análise prévia: uma se faz em casa, a outra tem de mandar a obra para o governo.


ID
1218037
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito da classificação indicativa de diversões e espetáculos públicos por faixas de idade e horários correspondentes, julgue o item a seguir.

Os critérios de análise para classificação indicativa baseiam-se nos conteúdos relacionados principalmente a violência, sexo e drogas.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

     

    Art. 12. A classificação indicativa tem como critérios temáticos o grau de incidência na obra de conteúdos de:

    I - sexo e nudez;

    II - violência; e

    III - drogas.

     

    Fonte: Portaria nº 368, de 11 de fevereiro de 2014, do Ministério da Justiça.

  • Também tem a ver com linguagem vulgar, mas pelo visto isso não chega a ser um critério de classificação.


ID
1218040
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito da classificação indicativa de diversões e espetáculos públicos por faixas de idade e horários correspondentes, julgue o item a seguir.

Caso uma emissora seja reincidente na transmissão de espetáculo em horário diverso do autorizado ou sem aviso de sua classificação, a autoridade judiciária poderá determinar a suspensão da programação dessa emissora por até dois dias.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

     

    Art. 254. Transmitir, através de rádio ou televisão, espetáculo em horário diverso do autorizado ou sem aviso de sua classificação:

     

    Pena - multa de vinte a cem salários de referência; duplicada em caso de reincidência a autoridade judiciária poderá determinar a suspensão da programação da emissora por até dois dias.

     

    Fonte: Estatuto da Criança e do Adolescente


ID
1218043
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativos à radiodifusão pública e comunitária.

A contribuição para o fomento da radiodifusão pública foi instituída com os objetivos de expansão e melhoria dos serviços de radiodifusão pública. Essa contribuição é devida pelas prestadoras dos serviços de telecomunicações e seu fato gerador é a prestação desses serviços.

Alternativas
Comentários
  • Contribuição para o Fomento da Radiodifusão Pública (CFRP)

    1. Contribuição instituída pelo art. 32 da Lei nº 11.652,de 7 de abril de 2008, para o formento da radiodifusão pública,com o objetivo de propiciar meios para a melhoria dos serviços de radiodifusão pública e para ampliação de sua penetração mediante a utilização de serviços de telecomunicações.É devida pelas prestadoras dos serviços constante do Anexo da referida Lei, e o seu fato gerador é a prestação deles,sendo paga,anualmente,até o dia 31 de março,em valores constantes do mesmo Anexo.

     

    Fonte: http://www.anatel.gov.br/legislacao/component/fsf/?view=faq&catid=3&faqid=2109


ID
1218046
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativos à radiodifusão pública e comunitária.

É vedado à entidade detentora de autorização para exploração do serviço de radiodifusão comunitária alterações em seus atos constitutivos ou na composição de sua diretoria sem prévia anuência do poder concedente.

Alternativas
Comentários
  • Art. 13. A entidade detentora de autorização pala exploração do Serviço de Radiodifusão Comunitária pode realizar alterações em seus atos constitutivos e modificar a composição de sua diretoria, sem prévia anuência do Poder Concedente, desde que mantidos os termos e condições inicialmente exigidos para a outorga da autorização, devendo apresentar, para fins de registro e controle, os atos que caracterizam as alterações mencionadas, devidamente registrados ou averbados na repartição competente, dentro do prazo de trinta dias contados de sua efetivação.

     

    Lei nº 9.612, de 19 de fevereiro de 1998, que Institui o Serviço de Radiodifusão Comunitária  no Brasil.

     


ID
1218049
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativos à radiodifusão pública e comunitária.

A outorga da autorização a entidade interessada na exploração do serviço de radiodifusão comunitária terá validade de quinze anos, permitida a renovação por mais cinco anos, se forem cumpridas as exigências das disposições legais vigentes.

Alternativas
Comentários
  •   A autorização para executar o serviço de radiodifusão comunitária tem validade de 10 anos e pode ser renovada por igual período.

  • GABARITO: ERRADO.

    RÁDIO - 10 ANOS

    TV - 15 ANOS

  • Errado. Os prazos de concessão ou permissão para emissoras são, respectivamente, de dez anos para rádio e quinze anos para televisão e pode ser renovada por igual período.


ID
1218052
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativos à radiodifusão pública e comunitária.

A fim de se evitarem interferências em outros sistemas, como o de controle de tráfego aéreo, o serviço de radiodifusão comunitária deve ser realizado em frequência modulada com potência limitada de, no máximo, 25 W ERP (potência efetivamente irradiada) e altura do sistema irradiante não superior a trinta metros.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Lei 9.612 - Radiodifusão comunitária

    Art. 1º:
    § 1º Entende-se por baixa potência o serviço de radiodifusão prestado a comunidade, com potência limitada a um máximo de 25 watts ERP e altura do sistema irradiante não superior a trinta metros.

  • O gabarito está ERRADO.

  • NÃO CONFUNDA O EXAME DE CORPO DE DELITO REALIZADO, NO CORPO DO DELITO (ART. 158) COM O EXAME DE CORPO DE DELITO REALIZADO NO PRESO.


ID
1218055
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativos à radiodifusão pública e comunitária.

Redes somente poderão ser formadas na exploração do serviço de radiodifusão comunitária em situações de guerra, calamidade pública e epidemias.

Alternativas
Comentários
  • Lei 9612 - Art. 1º Denomina-se Serviço de Radiodifusão Comunitária a radiodifusão sonora, em freqüência modulada, operada em baixa potência e cobertura restrita, outorgada a fundações e associações comunitárias, sem fins lucrativos, com sede na localidade de prestação do serviço.

  • Art. 16. da Lei 9612: "É vedada a formação de redes na exploração do Serviço de Radiodifusão Comunitária, excetuadas as situações de guerra, calamidade pública e epidemias, bem como as transmissões obrigatórias dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo definidas em leis.

    A banca deve ter considerado errada a questão porque faltou a última parte da lei.


ID
1218058
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca do exame de outorgas e das renovações de serviços de radiodifusão, julgue o próximo item.

Nas concessionárias credenciadas à exploração de serviços de radiodifusão, enquanto os administradores que detenham poder de gestão e de representação civil e judicial têm de ser brasileiros natos ou naturalizados há mais de cinco anos, os técnicos encarregados da operação dos equipamentos transmissores poderão ser estrangeiros, mas somente em caráter excepcional, com autorização expressa do órgão competente do Poder Executivo, ainda que não seja necessário contrato.

Alternativas
Comentários
  • CF-Art. 222. A propriedade de empresa jornalística e de radiodifusão

    sonora e de sons e imagens é privativa de brasileiros natos ou

    naturalizados há mais de dez anos, aos quais caberá a

    responsabilidade por sua administração e orientação intelectual.



ID
1218061
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca do exame de outorgas e das renovações de serviços de radiodifusão, julgue o próximo item.

A renovação da concessão ou permissão para o serviço de radiodifusão sonora e de sons e imagens dependerá da aprovação de, no mínimo, dois quintos do Congresso Nacional, em votação nominal.

Alternativas
Comentários
  • porque essa questão esta errada ?

  • CF Art. 223 § 2º - A não renovação da concessão ou permissão dependerá de aprovação de, no mínimo, dois quintos do Congresso Nacional, em votação nominal.

    O que depende de 2/5 do Congresso em votação nominal é o ato de não renovar, por isso está errada.

  • De acordo com a Constituição de 1988, a concessão pública de TV tem validade de 15 anos. Para que ela seja renovada, o governo precisa encaminhar pedido ao Senado, que pode aprová-lo com o voto de 3/5 dos senadores. No caso de rejeição, a votação é mais difícil. A proposta do governo deve ser submetida ao Congresso Nacional, que pode acatar a não renovação da concessão da emissora com os votos de 2/5 dos deputados e senadores. Antes da Constituição de 1988, esta decisão cabia exclusivamente ao governo federal. 

    Fonte: Intervozes - http://www.intervozes.org.br/direitoacomunicacao/?p=19334

  • COMPLEMENTANDO

    Em relação a concessões, permissões e autorizações para radiodifusão de sons e imagens, compete ao:

     

     


    Poder Executivooutorgar e renovar a concessão, permissão ou autorização

    Poder Legislativo (Congresso Nacional): apreciar o ato do Poder Executivo. A não renovação dependerá de aprovação de, no mínimo, dois quintos do congresso nacional, em votação nominal.

    Poder Judiciário: cancelar a concessão, permissão ou autorização, antes do prazo, que é de 15 anos para TV e 10 anos para rádio.


ID
1218064
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca do exame de outorgas e das renovações de serviços de radiodifusão, julgue o próximo item.

Os instrumentos jurídicos para a outorga de serviços de radiodifusão são a concessão, a autorização e a permissão. A prestação de serviço por geradoras de televisão e emissoras de rádio de alta potência é feita por meio de autorização.

Alternativas
Comentários
  • Art. 6º À União compete prioritário nacional, inclusive águas territoriais e espaço aéreo, a execução de serviços de radiodifusão.

    § 1º Compete ao Presidente da República outorgar, por meio de concessão, a exploração dos serviços de radiodifusão de sons e imagens.

    § 2º Compete ao Ministro de Estado das Comunicações outorgar, por meio de concessão, permissão ou autorização, a exploração dos serviços de radiodifusão sonora.

     

    Fonte: http://www.anatel.gov.br/legislacao/decretos/130-decreto-52795

  • Art. 6º À União compete prioritário nacional, inclusive águas territoriais e espaço aéreo, a execução de serviços de radiodifusão.

    § 1º Compete ao Presidente da República outorgar, por meio de concessão, a exploração dos serviços de radiodifusão de sons e imagens.

    § 2º Compete ao Ministro de Estado das Comunicações outorgar, por meio de concessão, permissão ou autorização, a exploração dos serviços de radiodifusão sonora.

     

    Fonte: http://www.anatel.gov.br/legislacao/decretos/130-decreto-52795

    Logo a questão afirma que "A prestação de serviço por geradoras de televisão e emissoras de rádio de alta potência é feita por meio de autorização". Essa afirmação está errada porque a concessão está relacionada a exploração dos serviços de radiodifusão de sons e imagens, enquanto que a radiodifusão de sons pode ser através de concessão, permissão ou autorização.

    Portanto a resposta da questão é "Errado"


ID
1218067
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca do exame de outorgas e das renovações de serviços de radiodifusão, julgue o próximo item.

O ato de outorga de concessão, permissão ou autorização para explorar serviços de radiodifusão é ato composto, formado pelo concurso de vontades do Poder Executivo e do Poder Legislativo.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

     

    O ato de outorga de concessão, permissão ou autorização é privativo do Poder Executivo. O Pode Legislativo apenas aprecia o ato.

     

     

     

    Art. 223. Compete ao Poder Executivo outorgar e renovar concessão, permissão e autorização para o serviço de radiodifusão sonora e de sons e imagens, observado o princípio da complementaridade dos sistemas privado, público e estatal.

     

    § 1º O Congresso Nacional apreciará o ato no prazo do art. 64, § 2º e § 4º, a contar do recebimento da mensagem.

     

     


ID
1218070
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Conforme a legislação relativa à programação das emissoras de rádio e televisão, julgue o item que se segue.

O Supremo Tribunal Federal entendeu como constitucional a obrigatoriedade de transmissão, por parte das emissoras de rádio, de noticiário sobre os Três Poderes, entre as dezenove e as vinte horas, de segunda a sexta-feira.

Alternativas
Comentários
  • CUIDADO! Houve alteração recente quanto a esse assunto! Vejam:

     

    Como dizia a lei:

     

    Art. 28. As concessionárias e permissionárias do serviço de radiodifusão, além de outros que o órgão competente do Poder Executivo federal julgue convenientes ao interesse público, estão sujeitas aos seguintes preceitos e obrigações:

     

    12. na organização da programação:

     

    f) retransmitir, diariamente, das 19 (dezenove) às 20 (vinte) horas, exceto aos sábados, domingos e feriados, o programa oficial de informações dos Poderes da República, ficando reservados 30 (trinta) minutos para divulgação de noticiário preparado pelas duas Casas do Congresso, excluídas as emissoras de televisão;

     

    Fonte: http://www.anatel.gov.br/legislacao/decretos/130-decreto-52795

     

    Como é agora:

     

    As rádios de todo o país já podem transmitir a Voz do Brasil em horário flexível

    A retransmissão deverá ser feita diariamente, entre as 7h da noite e as 10h da noite. O programa completo é disponibilizado para download a partir das 20h15 no site da Rede Nacional de Rádio

     

    Fonte: http://www.voz.gov.br/


ID
1218073
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Conforme a legislação relativa à programação das emissoras de rádio e televisão, julgue o item que se segue.

O tempo destinado na programação das estações de radiodifusão à publicidade comercial poderá ser de, no máximo, 25% do total.

Alternativas
Comentários
  • Art. 28. As concessionárias e permissionárias do serviço de radiodifusão, além de outros que o órgão competente do Poder Executivo federal julgue convenientes ao interesse público, estão sujeitas aos seguintes preceitos e obrigações:

     

    12. na organização da programação:

     

    d) limitar ao máximo de 25% (vinte e cinco por cento) do horário da sua programação diária o tempo destinado à publicidade comercial;

     

    Fonte: http://www.anatel.gov.br/legislacao/decretos/130-decreto-52795


ID
1218076
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item subsecutivo , a respeito de radiodifusão educativa.

É vedada a transmissão de qualquer publicidade na televisão educativa. Nesse caso, os programas transmitidos podem ser patrocinados, desde que neles não seja realizada nenhuma propaganda.

Alternativas
Comentários
  • É expressa a vedação a transmissão de qualquer propaganda, direta ou indiretamente, bem como o patrocínio dos programas transmitidos, mesmo que nenhuma propaganda seja feita através dos mesmos. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/AGU/PRC-2009-10-22.htm

  • O patrocínio também é vedado.


ID
1218079
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item subsecutivo , a respeito de radiodifusão educativa.

A licitação para outorga da execução de serviço de radiodifusão com fins exclusivamente educativos é dispensável.

Alternativas
Comentários
  • § 1º É dispensável a licitação para outorga para execução de serviço de radiodifusão com fins exclusivamente educativos. (Decreto nº 2.108/96)

  • Art. 13. O edital será elaborado pelo Ministério das Comunicações, observados, dentre outros, os seguintes elementos e requisitos necessários à formulação das propostas para a execução do serviço:

     

    § 1º É dispensável a licitação para outorga para execução de serviço de radiodifusão com fins exclusivamente educativos.

     

    Fonte: http://www.anatel.gov.br/legislacao/decretos/130-decreto-52795


ID
1255660
Banca
IDECAN
Órgão
AGU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Segundo publicação da Associação dos Consultores Legislativos e de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados, a Política Nacional de Telecomunicação, implantada em 1996, por meio de uma Emenda Constitucional, acarretará no desaparecimento de veículos de comunicação como as atuais emissoras de rádio e TV. Há uma corrente de estudiosos do setor que acredita nesta tendência com a justificativa de que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    Em um texto repleto de "achismos", é possível extrair o trecho que responde a questão. Não há, porém, nenhuma citação à "corrente de estudiosos" que defende a ideia do autor.

     

     

    "Na hora em que as redes de grande capacidade estiverem instaladas nas residências dos cidadãos, poderemos ter tudo na rede (...) Esta revolução tende a fazer desaparecer muitas das estruturas hoje existentes, como as atuais emissoras de rádio e TV, as locadoras de filmes, etc. Qualquer um vai poder criar a sua emissora de rádio ou TV e colocá-la na rede. O consumidor é que vai decidir o que assistir."

     

    Fonte: http://bd.camara.gov.br/bd/handle/bdcamara/11327

     

     

     

  • Questão absurda retirada de - http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/11327/politica_nacional_vedana.pdf?sequence=1

     

  • Questão bizarra! Get Out!

  • Questão bizarra! Get out! (errei de novo... shit!)


ID
1255663
Banca
IDECAN
Órgão
AGU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sobre as regulamentações que tratam da comunicação audiovisual de acesso condicionado no Brasil, é correto afirma que

Alternativas
Comentários
  • Correta C


    Lei 12.485/2011

    CAPÍTULO V

    DO CONTEÚDO BRASILEIRO 

    Art. 16.  Nos canais de espaço qualificado, no mínimo 3h30 (três horas e trinta minutos) semanais dos conteúdos veiculados no horário nobre deverão ser brasileiros e integrar espaço qualificado, e metade deverá ser produzida por produtora brasileira independente.

    Art. 17.  Em todos os pacotes ofertados ao assinante, a cada 3 (três) canais de espaço qualificado existentes no pacote, ao menos 1 (um) deverá ser canal brasileiro de espaço qualificado.

    § 1o  Da parcela mínima de canais brasileiros de espaço qualificado de que trata o caput, pelo menos 1/3 (um terço) deverá ser programado por programadora brasileira independente. 

    § 2o  A empacotadora estará obrigada a cumprir o disposto no caput até o limite de 12 (doze) canais brasileiros de espaço qualificado. 

    § 3o  As empacotadoras que ofertarem pacotes distribuídos por tecnologias que possibilitem distribuir, no máximo, pacotes com até 31 (trinta e um) canais de programação estarão obrigadas a cumprir o disposto no caput deste artigo até o limite de 3 (três) canais, bem como serão dispensadas do cumprimento do disposto no art. 18. 

    § 4o  Dos canais brasileiros de espaço qualificado a serem veiculados nos pacotes, ao menos 2 (dois) canais deverão veicular, no mínimo, 12 (doze) horas diárias de conteúdo audiovisual brasileiro produzido por produtora brasileira independente, 3 (três) das quais em horário nobre. 

    § 5o  A programadora de pelo menos um dos canais de que trata o § 4o não poderá ser controlada, controladora ou coligada a concessionária de serviço de radiodifusão de sons e imagens. 


  • Lei 12.485, de 12 de setembro de 2011

    Dispõe sobre a comunicação audiovisual de acesso condicionado; altera a Medida Provisória no 2.228-1, de 6 de setembro de 2001, e as Leis nos 11.437, de 28 de dezembro de 2006, 5.070, de 7 de julho de 1966, 8.977, de 6 de janeiro de 1995, e 9.472, de 16 de julho de 1997; e dá outras providências.

    Capítulo V 

    Do Conteúdo Brasileiro 
    Art. 17. Em todos os pacotes ofertados ao assinante, a cada (três) canais de espaço qualificado existentes no pacote, ao menos 1 (um) deverá ser canal brasileiro de espaço qualificado. 


ID
1307536
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito da comunicação pública, julgue o seguinte item.
A construção da cidadania e da democracia requer a divulgação ampla e transparente da informação de interesse público, o que evidencia a necessidade de investimento prioritário nos veículos e canais de comunicação de massa, como o rádio e a TV.

Alternativas
Comentários
  • Enfatizar o investimento em veículos de massa não necessariamente implicará em divulgação ampla e transparente de informação de interesse público. A amplitude e a transparência plena da informação dependem da conjugação de diversos meios, sobretudo a internet, que possibilita a comunicação dialógica em tempo real.

  • pra mim o erro está na palavra "prioritário". 

  • Há questionamentos hoje se o rádio (AM/FM) ainda continua como veículo de comunicação de massa. O rádio desde os anos 2000 vem caindo do gosto popular e a internet/redes sociais vem ocupando este lugar como segundo principal meio de comunicação de massa, especialmente nas grandes capitais. 

  • As redes sociais fazem essa função de maneira eficiente e consideravelmente mais economica.

  • "...O que evidencia a necessidade de investimento prioritário nos veículos e canais de comunicação de massa, como o rádio e a TV": Não necessariamente

  • A construção da cidadania e da democracia requer a divulgação ampla e transparente da informação de interesse público, o que evidencia a necessidade de investimento prioritário nos veículos e canais de comunicação de massa, como o rádio e a TV.

    Resposta: ERRADO. Justificativa: Não há necessidade de investimento prioritário em veículos de massa. A questão pecou pela generalização. O investimento também pode ser feito em meios diretos e meios segmentados, estes últimos são voltados para públicos específicos que se interessam por determinados tipos de mensagens.

  • Errado.

    Extrapolou.


ID
1488304
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item que se segue , a respeito de programas de campanhas informativas e educativas e planejamentos de publicações internas e externas.

Transmissões de utilidade pública, tais como a radiodifusão de campanhas de segurança pública no Brasil, não são obrigatórias.

Alternativas
Comentários
  • Transmissões obrigatórias 

    Outro elemento usualmente associado à doutrina da utilidade pública é o da imposição de transmissões obrigatórias pelos veículos. Estas podem ser de diversos tipos, existindo várias dessas imposições no Brasil: 

    • Transmissões de utilidade pública propriamente dita, tais como monitoramento de situações de defesa civil e orientação à população a respeito de atividades do dia a dia, como condições de tráfego urbano ou rodoviário, uso de outros meios de transporte, condições climáticas ou acompanhamento de eventos cívicos.

     • Campanhas educativas ou de conscientização sobre questões de mérito. 

    • Transmissões de interesse do governo, tais como pronunciamentos de autoridades, divulgação de procedimentos de saúde pública, segurança pública ou orientações à população em geral.

    • Propaganda eleitoral e partidária. 

    • Destinação de espaço ou tempo de veiculação a informações específicas, remuneradas ou não, cobrindo temas tão diversos como relatórios anuais de empresas ou recolhimento de contribuição sindical. 

    • Transmissões informativas e jornalísticas compulsórias, a exemplo da Voz do Brasil.

    Na legislação brasileira as obrigações de utilidade pública são impostas, sobretudo, à radiodifusão. O art. 38 da Lei nº 4.117, de 27 de agosto de 1962, que institui o Código Brasileiro de Telecomunicações, estabelece a subordinação dos programas à finalidade educativa e cultural (al. “d”), a obrigação de transmitir a Voz do Brasil (al. “e”) e um mínimo de 5% do tempo de operação para programação informativa (al. “h”). Os arts. 39 a 41 estabelecem os fundamentos da propaganda política obrigatória e gratuita.  


    Fonte: Biblioteca da Câmara dos Deputados. Breve análise da regulação de outorgas de radiodifusão no Brasil. 

    http://www.belins.eng.br/tr01/reports/2013_4200.pdf

  • Nao entendi... eh ou nao eh obrigatorio?

  • A pergunta é bem malandra e exige a atenção e interpretação.

    Vou usar a citação da Cleisyane pra facilitar o entedimento: e colocar abaixo de cada tópico uma explicação mais informal.

    Transmissões obrigatórias 

    Outro elemento usualmente associado à doutrina da utilidade pública é o da imposição de transmissões obrigatórias pelos veículos. Estas podem ser de diversos tipos, existindo várias dessas imposições no Brasil: 

    Transmissões de utilidade pública* propriamente dita, tais como monitoramento de situações de defesa civil e orientação à população a respeito de atividades do dia a dia, como condições de tráfego urbano ou rodoviário, uso de outros meios de transporte, condições climáticas ou acompanhamento de eventos cívicos.


    - É obrigatório para as empresas de radiodifusão transmitir a informação, não é obrigatório transmitir a CAMPANHA ("publicitária") de utilidade pública. Usualmente elas fazem isso utilizando programas jornalísticos, ou seja, não são campanhas de utilidade públicas

     • Campanhas educativas ou de conscientização sobre questões de mérito. 

    - Campanhas educativas  ou de conscientização, não campanhas de utilidade pública*


    • Transmissões de interesse do governo, tais como pronunciamentos de autoridades, divulgação de procedimentos de saúde pública, segurança pública ou orientações à população em geral.

    - É basicamente auto-explicativo Pronunciamentos de autoridades não são campanhas, divulgar procedimentos É OBRIGATÓRIO mas não no formato de campanha.

    • Propaganda eleitoral e partidária. 

    • Destinação de espaço ou tempo de veiculação a informações específicas, remuneradas ou não, cobrindo temas tão diversos como relatórios anuais de empresas ou recolhimento de contribuição sindical. 

    • Transmissões informativas e jornalísticas compulsórias, a exemplo da Voz do Brasil.

    Na legislação brasileira as obrigações de utilidade pública são impostas, sobretudo, à radiodifusão. O art. 38 da Lei nº 4.117, de 27 de agosto de 1962, que institui o Código Brasileiro de Telecomunicações, estabelece a subordinação dos programas à finalidade educativa e cultural (al. “d”), a obrigação de transmitir a Voz do Brasil (al. “e”) e um mínimo de 5% do tempo de operação para programação informativa (al. “h”). Os arts. 39 a 41 estabelecem os fundamentos da propaganda política obrigatória e gratuita.  

    Fonte: Biblioteca da Câmara dos Deputados. Breve análise da regulação de outorgas de radiodifusão no Brasil. 

    http://www.belins.eng.br/tr01/reports/2013_4200.pdf


    OBRIGATÓRIO É APENAS A VOZ DO BRASIL, que também não é uma campanha.






ID
1488346
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

            Foi publicada em 14 de julho de 2014, no Diário Oficial da União, a Resolução n.º 640/2014, que regulamenta as condições de convivência entre os serviços de radiodifusão de sons e imagens e de retransmissão de televisão do sistema brasileiro de televisão digital (SBTVD) e os serviços de radiocomunicação que operam na faixa de 698 MHz a 806 MHz.
            O objetivo do regulamento é garantir o funcionamento dos diversos serviços de telecomunicação e de radiodifusão, além de estabelecer procedimentos de mitigação contra interferências prejudiciais, haja visto o definido pela Resolução n.º 625/2013.

                                                                                                                                                Internet: (com adaptações)

Considerando a notícia acima, julgue o próximo item com respeito ao processo de edição de notícias para a Internet.

A notícia é um bom exemplo da prática do jornalismo open source, em que uma instituição se comunica diretamente com o seu público sem a intermediação das mídias tradicionais.

Alternativas
Comentários
  • Jornalismo Cidadão também é conhecido como Jornalismo ColaborativoJornalismo Democrático ou ainda Jornalismo de Rua. Seu conceito é baseado em cidadãos comuns, sem formação jornalística, participando de forma ativa no processo de coleta, reportagem, análise ou disseminação de notícias e informações.

    Outros termos para Jornalismo Cidadão são originados em inglês, como citizen journalismnetworked journalism (jornalismo em rede),grassroots journalism (jornalismo de raiz), jornalismo amador, jornalismo participativo, jornalismo colaborativo ou jornalismo open source.

    Deve-se atentar que Jornalismo Cidadão não deve ser confundido com Jornalismo Comunitário (Community Journalism) ou Jornalismo Cívico (Civic Journalism), que caracterizam um jornalismo profissional voltado para o cidadão.

    O Jornalismo Cidadão ganhou força nos últimos anos a partir do advento das ferramentas de edição e publicação na internet (como wikis, blogs) e a popularização dos celulares equipados com câmeras digitais, além de outras novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs).

    Devido à disponibilidade desse tipo de tecnologia, os cidadãos podem frequentemente relatar notícias de última hora (breaking news) mais rapidamente do que os jornalistas de mídia tradicional. Jornalismo colaborativo prima pela maior participação da audiência na produção de conteúdo, sobretudo na internet. Essa nova maneira do “fazer jornalístico” exige do jornalista que ele tenha capacidade de fazer parte do processo onde não mais existe um comunicador e a massa receptora de informação

  • Errado. A notícia acima foi extraída do Diário Oficial, que é um exemplo de mídia tradicional, e não exemplo de jornalismo open source, que se caracteriza pela participação de cidadãos comuns no processo de coleta, reportagem, análise ou disseminação de notícias e informações..

  • Jornalismo open source pressupõe a ação de pessoas que não sao jornalistas de veículos participando do processo de criação das notícias.


ID
1575136
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação aos impactos e às funções sociais da tecnologia da comunicação e informação, julgue o próximo item.


O web rádio caracteriza-se pela transposição fiel de conteúdos do meio rádio para computadores e telefones digitais, ao passo que o webjornalismo pode ser entendido como a reprodução dos noticiários radiofônicos adaptados para o ambiente digital.


Alternativas
Comentários
  • Gabarito errado uma vez que os conceitos acima são institutos diferentes. No mais, esses apresentam características próprias. 

  • Gab. Errado

    A questão peca em falar em "transposição fiel, "reprodução" e "adaptação. O web rádio e o webjornalismo exigem cada vez mais conteúdos próprios e exclusivos, tornando-se, muitas vezes, o foco principal dos veículos de imprensa.

  • Conteúdo novo, sem falar em transposição.


ID
1599406
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O artigo 16 da Lei nº 12.485, de 12 setembro de 2011, dispõe que “Nos canais de espaço qualificado, no mínimo 3h30 (três horas e trinta minutos) semanais dos conteúdos veiculados no horário nobre deverão ser brasileiros e integrar espaço qualificado, e metade deverá ser produzida por produtora brasileira independente”. Assinale a modalidade de canais que estão no campo de aplicação desse artigo.

Alternativas

ID
1599559
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O Código Brasileiro de Telecomunicações, como competência exclusiva da União em dispor sobre a radiodifusão, outorga, por meio de concessão ou permissão, os prazos para o funcionamento dos serviços de radiodifusão sonora e de radiodifusão de sons e imagens que são:

Alternativas
Comentários
  • letra b

    Art. 223. Compete ao Poder Executivo outorgar e renovar concessão, permissão e autorização para o serviço de radiodifusão sonora e de sons e imagens, observado o princípio da complementaridade dos sistemas privado, público e estatal.

        § 5º O prazo da concessão ou permissão será de dez anos para as emissoras de rádio e de quinze para as de televisão.


ID
1599562
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O Ministério das Comunicações, em 30 de março de 2010, institui, por meio da Portaria 290, o Sistema Brasileiro de Rádio Digital – SBRD, sem escolher o padrão tecnológico utilizado para a digitalização do rádio. A portaria definiu várias exigências, entre elas, a que está expressa no nono artigo: trata-se da possibilidade de “emissão de simulcasting, com boa qualidade de áudio e com mínimas interferências em outras estações”. O simulcast

Alternativas

ID
1625398
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sobre a história da comunicação governamental no Brasil, avalie os itens a seguir e assinale a informação incorreta.

Alternativas
Comentários
  • O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) foi um órgão criado no Brasil em dezembro de 1939, por decreto do presidente Getúlio Vargas. O DIP serviu como instrumento de censura e propaganda do governo durante o Estado Novo.

  • O DIP foi criado em 1939, e não em 1940, como assevera a alternativa C. E a primeira estrutura de comunicação governamental realmente ocorreu em 1909, no Governo Nilo Peçanha, no Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio. Gostaria, por gentileza, da confirmação de que foi por meio de setor específico, ligado à Biblioteca. De qualquer maneira, entraria com recursos para anular a questão: 1939, e não 1940.

  • Puts, caí na data

  • Regy, a questão pede a alternativa incorreta.

    Bons estudos.


ID
1631056
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma campanha destinada à ampla conscientização da população sobre uma nova política pública, seja ela sobre saúde, educação ou de respeito ambiental, requer o uso de propaganda oficial com o uso de diversas peças publicitárias. Quais peças são mais adequadas para atingir toda a população brasileira?

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia compartilhar a definição de MICA?! Obrigada.

  • A questão foi desenvolvida há 8 anos, então hoje é raro de se encontrar.


    Os MICAS são mídia cards (cartões publicitários), comuns na Europa e e nos Estados Unidos.

    No Brasil, era comum que houvesse distribuição em alguns estabelecimentos comerciais, universidades, shows e etc. Trata-se de soluções de marketing aplicadas em momentos de lazer do consumidor e visam atingir o público A e B.


    Quem quiser saber mais : http://www.mica.com.br/


ID
1720246
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde contempla o apoio e a ampliação de iniciativas que favoreçam a divulgação científica em saúde.

Em relação a esta ideia, analise as afirmativas a seguir.

I. Torna-se importante que a disseminação de informação sobre o SUS se dê em linguagem clara e acessível à população nos meios de comunicação.

II. É necessária a ampliação dos canais de divulgação dos resultados das pesquisas nacionais por intermédio da imprensa escrita, da mídia eletrônica e televisiva, da radiodifusão, das universidades e dos serviços de saúde, voltados para a sociedade civil e para o controle social.

III. A divulgação de informações científicas em saúde deve respeitar critérios éticos e, independentemente de terem sido publicados pelos veículos tradicionais de divulgação científica, devem assegurar a linguagem adequada ao portadores de necessidades especiais.

Assinale:

Alternativas

ID
1771399
Banca
FGV
Órgão
PGE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O Instituto para Desenvolvimento do Jornalismo (Projor) realizou pesquisa em 2005, na qual identificou que na Câmara dos Deputados, 51 dos 513 parlamentares eram concessionários diretos de rádio e televisão. Embora contrária à Constituição de 88, a prática das concessões públicas a políticos é recorrente na Nova República. Intitula-se coronelismo eletrônico o fenômeno de posse e utilização de meios de comunicação para a formação de redutos eleitorais.

Diante da análise desse quadro, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Fiquei em dúvida entre a D e a E. Porém, hoje, por mínima que seja, a regulação na internet existe, o que vai de encontro à alternativa D.

  • Essa é pegadinha 

     

    Olha a Pergunta

     

    Diante da análise desse quadro, é correto afirmar que:

    Ou seja, situações parecidas....Cuidado galerinha de PP, Jornalismo, Relações Públicas etc. Nós achamos que estamos em casa quando vemos essas perguntas e não prestamos atenção, dica de quem já sofreu aqui rsr


ID
1813099
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito da Radiodifusão, analise as afirmativas a seguir.

I. É o serviço executado exclusivamente pelas emissoras de rádio.

II. É o serviço executado exclusivamente pelas emissoras de TV.

III. É o serviço executado por meio da utilização e transmissão de ondas eletromagnéticas (ondas de rádio).

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C 

     

    Radiodifusão

    Serviço de transmissão de sinais, sons ou imagens, por meio de ondas eletromagnéticas, destinado ao público em geral

    [Abrange rádio, televisão, telefac-símile, telex etc.].


ID
1813141
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sobre os serviços de radiodifusão, analise as afirmativas a seguir.

I. São executados por empresas ou agências de qualquer natureza, com finalidade de produzir programas diversos, filmes e comerciais, para serem divulgados posteriormente.

II. São prestados por empresas que exploram músicas ambientais ou funcionais e aquelas que executam transmissão de rádio e televisão.

III. São executados por empresas, entidades ou associações que exploram serviços de transmissão de programas e mensagens a serem recebidos livre e gratuitamente pelo público, compreendendo a radiodifusão sonora (rádio) e a radiodifusão de sons e imagens (TV).

Assinale:

Alternativas

ID
1813156
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação ao nome do órgão governamental responsável pela fiscalização das emissoras de rádio e TV, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

    ANATEL - Depto. de Eletrônica e Telecomunicações

    ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica

    DETEL - Depto. de Eletrônica e Telecomunicações


ID
1813159
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir.

I. Locutor noticiarista é o profissional que apresenta reportagens, gravadas ou ao vivo, dentro da programação da emissora.

II. A não retransmissão de programas oficiais dos Poderes da República resulta em infração grave.

III. O microfone do estúdio principal pode ser de baixa qualidade, desde que a emissora tenha um ótimo processador de áudio.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Pra mim a opção certa seria a letra B. Por que a afirmativa A "locutor noticiarista é o profissional que apresenta reportagens, gravadas ou ao vivo, dentro da programação da emissora." , ao meu vê está certa

  • Locutor Anunciador: Faz leitura de textos comerciais ou não nos intervalos da programação, anuncia sequência da programação, informações diversas e necessárias à conversão e sequência da programação.

    Locutor-Apresentador-Animador: Apresenta e anuncia programas de rádio ou televisão, realizando entrevistas e promovendo jogos, brincadeiras, competições e perguntas peculiares ao estúdio ou auditório de rádio ou televisão.

    Locutor Comentarista Esportivo: Comenta os eventos esportivos em rádio ou televisão, em todos os seus aspectos técnicos e esportivos.

    Locutor Esportivo: Narra e eventualmente comenta os eventos esportivos em rádio ou televisão, transmitindo as informações comerciais que lhe forem atribuídas. Participa de debates e mesas-redondas.

    Locutor Noticiarista De Rádio: Lê programas noticiosos de rádio, cujos textos são previamente preparados pelo setor de redação.

    Locutor Noticiarista De Televisão: Lê programas noticiosos de televisão, cujos textos são previamente preparados pelo setor de redação.

    Locutor Entrevistador: Expõe e narra fatos, realiza entrevistas pertinentes aos fatos narrados.

    Fonte: https://www.radioficina.com.br/cursos/curso-tecnico-de-locucao


ID
1813171
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir.

I. A destruição de textos de todos os programas, inclusive noticiosos, antes do prazo de 10 dias contados a partir da data em que ele foi para o ar é considerada infração praticada na execução dos serviços de radiodifusão.

II. O locutor deve sempre planejar e, neste caso, o roteiro é imprescindível. É preciso saber o que dizer, para quem dizer e como dizer.

III. Não há necessidade de alguns equipamentos, como processadores e transmissores, se a emissora possuir um software de automatização da programação.

Assinale: 

Alternativas

ID
1835470
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A posse dos canais de televisão aberta (VHF) no Brasil pertence a (ao):

Alternativas
Comentários
  • "posse" X "propriedade"

  • Gabarito B

    Não esqueçam que TV é concessão de uso por meio de autorga do Presidente e seguindo os novos critérios.... Rádios e Jornais são de responsabilidade do Ministro das Comunicações.

     

    Obs. Empresas que podem solicitar concessão devem possuir 60% de capital Nacional (Algo nesse contexto numérico)

    Se eu estiver errado me sinalizem por favor.

     

  • O segredo da questão é não confundir canal com empresa. Existem empresas privadas de comunicação, mas os canais usados por elas pertencem ao governo. São apenas concedidos a elas.


ID
2011765
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O Ministério das Comunicações publicou a portaria nº 378, que estabeleceu um novo cronograma de transição do sinal de TV analógico para o digital no Brasil. Pela nova portaria, a capital Brasília e cidades do entorno vão fazer a mudança em outubro deste ano. No decorrer de 2017 será a vez de todas as capitais do Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória) e cidades do Nordeste como Salvador, Recife e Fortaleza. Acerca desse assunto, assinale a alternativa que contém a data exata da primeira transmissão digital em nosso país.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

     

    Informação de extrema irrelevância, mas vamos lá. "A primeira transmissão oficial de sinal de TV digital no Brasil ocorreu em 2 de dezembro de 2007, às 21h20, na Sala São Paulo, na cidade de São Paulo."

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Televis%C3%A3o_digital_no_Brasil

  • Que banca do mal! Cobrar decoração de data e o decorar ordem de artigo é muita falta de atenção às atualidades dos concursos públicos. Coisa da tia Maricota!

  • Típica questão imbecil,  que não testa conhecimento nenhum do candidato 

  • Estou fazendo as questões dessa prova e estou simplesmente revoltado com tamanha estupidez! 

  • Ô banquinha pra fazer perguntinhas vagabundas, hein?

     

  • Aff....


ID
2027569
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As emissoras de TV podem ser públicas ou privadas. Relacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.

A. Empresas públicas de comunicação.

B. Emissoras de TV aberta.

C. Emissoras de TV fechada.


( ) Discovery.

( ) TV Cultura de São Paulo.

( ) Globo News.

( ) Rede Globo.

( ) Rede Record.

( ) Band News.

( ) BBC, NHK.

( ) RBS.

Alternativas

ID
2033713
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca das disposições constitucionais relativas à comunicação social, julgue o item subsequente.

Os prazos de concessão ou permissão para emissoras são, respectivamente, de vinte anos para rádio e dez anos para televisão.

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal (GABARITO = ERRADO)

     

    Reescrevendo corretamente:

     

    Os prazos de concessão ou permissão para emissoras são, respectivamente, de dez anos para rádio e quinze anos para televisão.

     

    10 = rádio

    15 = televisão

     

    ---------------------------------------------------------

     

    CF 88, Art. 223, § 5º O prazo da concessão ou permissão será de dez anos para as emissoras de rádio e de quinze para as de televisão.

     

    ---------------------------------------------------------

    Fé em Deus, não desista.

     

  • CF/88

    Art. 223. Compete ao Poder Executivo outorgar e renovar concessão, permissão e autorização para o serviço de radiodifusão sonora e de sons e imagens, observado o princípio da complementaridade dos sistemas privado, público e estatal.

    § 5º O prazo da concessão ou permissão será de dez [10] anos para as emissoras de rádio e de quinze [15] para as de televisão.


ID
2033716
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca das disposições constitucionais relativas à comunicação social, julgue o item subsequente.


A não renovação de concessão ou permissão de uma emissora de rádio ou de televisão dependerá de aprovação de, no mínimo, dois quintos do Congresso Nacional, em votação nominal.

Alternativas
Comentários
  • Art. 223. Compete ao Poder Executivo outorgar e renovar concessão, permissão e autorização para o serviço de radiodifusão sonora e de sons e imagens, observado o princípio da complementaridade dos sistemas privado, público e estatal.

    § 2º - A não-renovação da concessão ou permissão dependerá de aprovação de, no mínimo, dois quintos do Congresso Nacional, em votação nominal.

    Texto constitucional

  • Único dispositivo da Constituição Federal que exige quórum de 2/5: o que corresponde a 

    33 Senadores

    206 Deputados

     

    Art. 223. Compete ao Poder Executivo outorgar e renovar concessão, permissão e autorização para o serviço de radiodifusão sonora e de sons e imagens, observado o princípio da complementaridade dos sistemas privado, público e estatal.

    § 2º A não renovação da concessão ou permissão dependerá de aprovação de, no mínimo, dois quintos do Congresso Nacional, em votação nominal.


ID
2082400
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de planejamento e execução de campanhas no âmbito da comunicação pública, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - C.

    Merchandising social é definido como uma estratégia de comunicação que consiste na veiculação, nas tramas e enredos das produções de teledramaturgia e nos programas de entretenimento, de mensagens socioeducativas que permitem à audiência extrair ensinamentos e reflexões capazes de mudar positivamente seus conhecimentos, valores, atitudes e práticas. O que caracteriza o merchandising social é a presença de referências de medidas preventivas, protetoras, reparadoras ou punitivas; alerta para causas e conseqüências associadas, ou quanto a hábitos e comportamentos inadequados etc.


ID
2138935
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta um princípio que rege a produção e a programação das emissoras de rádio e televisão no Brasil, de acordo com o art. 221 da Constituição Federal de 1988.

Alternativas
Comentários
  •  a) CORRETA - Respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família. 

     b) INCORRETA - Ter obrigatoriamente - PREFERÊNCIA finalidades educativas, artísticas, culturais, diversionais e informativas. 

     c) INCORRETA - (ART 223) O prazo da concessão ou permissão será de dez anos para as emissoras de rádio e de quinze para as de televisão. 

     d) INCORRETA - Regionalização da produção cultural, artística e jornalística, sem - CONFORME percentuais estabelecidos em lei. 

     e)INCORRETA - NÃO HÁ ESTA PREVISÃO Percentual de 8% da programação diária destinada à publicidade. 

  • Art. 221. A produção e a programação das emissoras de rádio e televisão atenderão aos seguintes princípios:

    - preferência a finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas;

    II - promoção da cultura nacional e regional e estímulo à produção independente que objetive sua divulgação;

    III - regionalização da produção cultural, artística e jornalística, conforme percentuais estabelecidos em lei;

    IV - respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família.

  • Apelação fdp de algumas bancas... ficar cobrando decoreba de em que número de artigo se encontra determinada coisa. (C)

  • só pelo fato de a banda pedir um princípio, já dá pra eliminar três aí


ID
2199967
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Marialva - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O Ministério das Comunicações (MC) foi criado pelo Decreto-lei nº 200/67 com a atribuição principal de planejar e definir as políticas públicas de comunicações do País, com as seguintes áreas de atuação: Radiodifusão, Telecomunicações e Serviços Postais. Atualmente, além da Secretaria Executiva, o MC possui em sua estrutura funcional a Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica e a Secretaria de Telecomunicações (STE). A STE foi criada em abril de 2003. Seu principal objetivo é dotar o MC de uma estrutura técnica voltada às telecomunicações, permitindo uma melhor definição de políticas, diretrizes, objetivos e metas do setor. Entre suas competências NÃO está:

Alternativas

ID
2199997
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Marialva - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

De acordo com o Código de Ética da Radiodifusão Brasileira de 1993, podemos afirmar:

Alternativas
Comentários
  • letra c

    Art. 19 - As emissoras só transmitirão notícias provenientes de fontes fidedignas,
    não sendo, entretanto, por elas responsáveis. As emissoras observarão o Seguinte
    critério em seus noticiários:

    1) As emissoras manterão em sigilo, quando julgarem conveniente e for pedido por
    lei, a fonte de suas notícias.
    2) Toda ilustração que acompanhar uma notícia e que não lhe seja contemporânea,
    trará a indicação desta circunstância.
    3) As emissoras deverão exercer o seu próprio critério para não apresentar imagens
    que, ainda que reais, possam traumatizar a sensibilidade do público do horário.

    4) As notícias que puderem causar pânico serão dadas de maneira a evitá-lo.
     

  • Erro da letra A:

    Os programas jornalísticos, gravados ou diretos NÃO possuem algumas restrições quanto à exibição, ou não, de imagens ou sons que possam ferir a sensibilidade do público. Os programas ao vivo serão de responsabilidade dos seus diretores ou apresentadores que observarão as leis e regulamentos vigentes assim como o espírito deste Código.


ID
2265481
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Rádio comunitária é uma FM de baixa potência de caráter local, voltada para informar, entreter e prestar serviço à população de sua área de atuação. A verdadeira comunitária facilita e incentiva o acesso a seu microfone pela comunidade. Esta deve ser administrada por uma associação aberta à participação da comunidade ou, no mínimo, ter sua programação sob o controle de conselhos eleitos pelos ouvintes. Partindo dessa definição dada por Fred Ghedini, em Nas ondas sonoras da comunidade: a luta pelas rádios comunitárias no Brasil (São Paulo: Global/Ação Educativa), é correto afirmar que

Alternativas

ID
2265967
Banca
AOCP
Órgão
Sercomtel S.A Telecomunicações
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A Lei Nº. 6.615, de 16 de Dezembro de 1978, rege qual profissão?

Alternativas
Comentários
  • a) Jornalista Lei 972/69

    b) Publicidade Propaganda Lei 4680/65

    c) Relações Públicas Lei 5377/67

    d) Radialistas 6615/78

    e) Publicidade e Relações Públicas são separadas.

  • 0 exercício da profissão de Radialista é regulado pela Lei nº 6.615, de 16 de dezembro de 1978.


ID
2265994
Banca
AOCP
Órgão
Sercomtel S.A Telecomunicações
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Os empresários da Radiodifusão Brasileira, congregados na Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), considerando suas responsabilidades perante o público e o Governo, declaram que tudo farão na execução dos serviços de que são concessionários ou permissionários, para transmitir apenas o entretenimento sadio e as informações corretas espelhando os valores espirituais e artísticos que contribuem para a formação da vida e do caráter do povo brasileiro [..]

Sobre o Art. 2º do capitulo I (Princípios Gerais) do código de ética da Radiodisfusão Brasileira, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Questão absurda que cobra decorar o número do ARTIGO! Banca preguiçosa.

  • letra c

    Art. 2o - A radiodifusão defenderá a forma democrática de governo e,
    especialmente, a liberdade de imprensa e de expressão do pensamento. Defenderá,
    igualmente, a unidade política do Brasil, a aproximação e convivência pacífica com a
    comunidade internacional e os princípios da boa educação moral e cívica.
     

  • Esse 'moral e cívica' tem cara de resquício da Ditadura Militar.