SóProvas


ID
3353164
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Roque - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A inveja

    Todo mundo conhece os sete pecados capitais e, por séculos, muita gente viveu sob o pêndulo da censura e da condenação moral por eventual cometimento de um desses pecados. Hoje em dia, quase ninguém mais dá tanta importância a eles, que mais parecem uma herança esquecida no passado medieval. Mas, ainda assim, um dos sete pecados encontra-se presente em quase todos nós; em uns mais, em outros menos: a inveja.
    Melanie Klein, uma das figuras centrais da história da psicanálise, realizou estudos sobre esse assunto e concluiu que a inveja é um sentimento negativo que o ser humano começa a desenvolver desde os primeiros tempos da infância e que, como regra geral, acompanha a pessoa por toda a vida. Ninguém gosta de admitir, mas todos nós, em algum momento, sentimos inveja de alguém, por uma razão ou outra. Segundo os especialistas, isso é natural.
    O problema são aquelas pessoas que, de tão invejosas, acabam por ficar cegas para as suas próprias potencialidades. São pessoas que dedicam a sua existência a admirar e desejar intensamente tudo o que pertence aos outros. Como não conseguem tomar para si as coisas ou qualidades dos outros, passam a desejar a destruição daquilo que tanto admiram. Daí a negatividade da inveja.
    Entre os inúmeros ditados que falam sobre a inveja, há um bem interessante: “Não grite a sua felicidade, pois a inveja tem sono leve”.
(João Francisco Neto. Diário da Região, 19.10.2019. Adaptado)

Nas expressões destacadas no primeiro parágrafo – por séculos / por eventual cometimento de algum desses pecados – a preposição “por” imprime aos respectivos contextos as noções de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ?  Todo mundo conhece os sete pecados capitais e, por séculos (=adjunto adverbial de tempo, ele expressa uma perduração temporal), muita gente viveu sob o pêndulo da censura e da condenação moral por eventual cometimento de um desses pecados (=expressa a causa pela qual muita gente viveu sob o pêndulo da censura e da condenação moral). Hoje em dia, quase ninguém mais dá tanta importância a eles, que mais parecem uma herança esquecida no passado medieval. 

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Assertiva A

    duração e causa.

     Todo mundo conhece os sete pecados capitais e, por séculos, muita gente viveu sob o pêndulo da censura e da condenação moral por eventual cometimento de um desses pecados. Hoje em dia, quase ninguém mais dá tanta importância a eles, que mais parecem uma herança esquecida no passado medieval.

  • Seria fácil senão fosse as letras "A" e "B".

  • "Por séculos" indica "duração e "por eventual cometimento de um destes pecados" exprime ideia de causa. "Por causa do cometimento de um destes pecados".

    Gabarito: A

  • DURAÇÃO E CAUSA.

  • GABARITO : A

    Diante da dificuldade, substitua o não consigo pelo : Vou tentar outra vez ! 

    RUMO #PCPR

  • por eventual cometimento de um desses pecados muita gente viveu sob o pêndulo da censura e da condenação moral

    Gabarito: A

  • Primeira prova de português que vejo a vunesp pegando pesado.

  • Duração... af

  • somente com muita vontade e perseverança !

  • "Por séculos" causa confusão, mas ao ler "por eventual cometimento de um desses pecados" ficam claro a alternativa correta.
  • Geralmente a preposição "POR" introduz valor semântico de CAUSA.