SóProvas


ID
3355417
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

    A internet mudou o mundo – e também o meu mundo. Os textos agora podem ter o tamanho que exigirem. E descobrir o seu tamanho é parte do desafio de escrever. Há quem defenda que a internet foi feita para textos curtos e notícias instantâneas. Só se fôssemos doidos de perder essa chance. Na internet cabem todos os formatos, mas, para jornalistas e para leitores, talvez a maior conquista seja a ampliação da possibilidade de escrever – e de ler – textos de profundidade, analíticos, que respeitam a complexidade dos temas. E, assim, ficar menos dependente da disputa por espaço e por páginas, que, se é importante quando traduz um debate movido pela relevância, é também uma afirmação de poder e de hegemonia de uma visão de mundo sobre outras.
    O leitor não gosta de textos longos? Não é o que a audiência tem mostrado. E agora há como provar. Me parece que na internet o leitor abandona o lugar de entidade quase metafísica, para encarnar em comentários, compartilhamentos e cliques. Tornando-se, ele mesmo, também um escritor, na medida em que o texto continua a ser escrito a partir de suas observações, no acréscimo de nuances e argumentos. A leitura evolui para um debate – o que antes era vertical se horizontaliza. Acredito que uma parte significativa dos leitores não avalia ou decide sua leitura pelo tamanho do texto, mas pelo tamanho do respeito pelo seu tempo e pela sua inteligência. Por aquilo que o texto faz ecoar nele – mesmo quando o incomoda.
(Eliane Brum. A menina quebrada. Porto Alegre, Arquipélago, 2013. Adaptado)

Quanto à regência verbal e ao emprego e à colocação pronominal, o trecho “... mesmo quando o incomoda.” (2º parágrafo) estará corretamente reescrito, conforme a norma-padrão da língua, em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    C) ... mesmo quando lhe causa incômodo.

    quando é palavra atrativa - quem causa, causa A alguém (lhe – objeto indireto).

  • GABARITO: LETRA C

    A) ... mesmo quando o causa incômodo ? causa alguma coisa a alguém (=incômodo a ele ? o correto é usar o pronome oblíquo átono "lhe" como um objeto indireto).

    B) ... mesmo quando causa-o incômodo ? a conjunção subordinativa temporal "quando" é fator de atração, fator de próclise do pronome oblíquo átono e o correto é "lhe".

    C) ... mesmo quando lhe causa incômodo

    D) ... mesmo quando causa-lhe incômodo ? colocação pronominal incorreta.

    E) ... mesmo quando causa-no incômodo ? colocação e pronome usado incorretos.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Assertiva C

    mesmo quando lhe causa incômodo.

  • Quem "causa incômodo" causa incômodo a alguém. Portanto, objeto indireto (LHE).

  • Não entendi o porque da letra c.

    mesmo quando o incomoda -> sem auxilio de preposição, portanto obj. direto, então como pode colocar o lhe, não faz nenhum sentido essa joça.

  • Fui traído por não ler o texto. Pelas assertivas incomoda é VTD e não caberia p LHE
  • PELA COLOCAÇÃO PRONOMINAL, JÁ SE ELIMINAM 3 "DE CARA".

  • A próclise dos pronomes oblíquos átonos (no caso o lhe) ocorrerá quando um termo atrair o pronome, no caso, pela locução adverbial mesmo quando.

    Vale lembar que, a diferenciar-se de todas as respostas até o momento, o verbo causar no sentido de provocar, ser motivo de algo, é bitransitivo, quem causa, causa algo a alguém!

    Nesse caso: Mesmo quando (isso) causa incômodo a ele OU Mesmo quando lhe causa incômodo.

  • @deivis azeredo : Basta ler o 2° parágrafo e podemos perceber que está falando de alguém,portanto é indireto (Lhe),pra ajudar a esclarecer.....

  • GAB. C

    .. mesmo quando lhe causa incômodo.

  • Nesta questão o LHE remete aos leitores.

    Correta Alternativa C)mesmo quando lhe causa incômodo.

    Agora que começamos não podemos parar!

  • Ele+O= Lhe

    GAB C

    APMBB