SóProvas


ID
3357448
Banca
IBADE
Órgão
IPM - JP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Assinale a afirmativa correta a respeito das competências legislativa e material relativas à seguridade social.

Alternativas
Comentários
  • c) Compete à União, por intermédio do Ministério da Previdência e Assistência Social, a orientação, supervisão e o acompanhamento dos regimes próprios de previdência social dos servidores públicos e dos militares da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. (Correta)

    d)Compete à União e aos Estados legislar exclusivamente sobre matéria de seguridade social. (Compete privativamente a União legislar sobre seguridade social - art. 22, XXIII)

  • GAB.: C

    LEI Nº 9.717, DE 27 DE NOVEMBRO DE 1998.

    Dispõe sobre regras gerais para a organização e o funcionamento dos regimes próprios de previdência social dos servidores públicos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, dos militares dos Estados e do Distrito Federal e dá outras providências.

    Art. 9º Compete à União, por intermédio da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, em relação aos regimes próprios de previdência social e aos seus fundos previdenciários:    (Redação dada pela Lei nº 13.846, de 2019)

    I - a orientação, a supervisão, a fiscalização e o acompanhamento;    (Redação dada pela Lei nº 13.846, de 2019)

  • art. 40, § 22. Vedada a instituição de novos regimes próprios de previdência social, lei complementar federal estabelecerá, para os que já existam, normas gerais de organização, de funcionamento e de responsabilidade em sua gestão, dispondo, entre outros aspectos, sobre:            

  • Questão desatualizada:

    Art. 9º Compete à União, por intermédio da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, em relação aos regimes próprios de previdência social e aos seus fundos previdenciários    

    I - a orientação, a supervisão, a fiscalização e o acompanhamento

  • Não esqueça :

    Previdência social:

    Competência Concorrente (24)

    Seguridade social (22) União.

    Sucesso,bons estudos não desista!

  • Art. 9º Compete à União, por intermédio do Ministério da Previdência e Assistência Social:

    I - a orientação, supervisão e o acompanhamento dos regimes próprios de previdência social dos servidores públicos e dos militares da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e dos fundos a que se refere o art. 6º, para o fiel cumprimento dos dispositivos desta Lei;

    Art. 9º Compete à União, por intermédio da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, em relação aos regimes próprios de previdência social e aos seus fundos previdenciários:    

    I - a orientação, a supervisão, a fiscalização e o acompanhamento;    

  • A questão exige conhecimento acerca da organização político-administrativa do Estado, nos termos da Constituição Federal. Vejamos as alternativas comentadas a seguir, lembrando que a questão pede a alternativa Correta:

    a) Incorreta. As receitas dos Estados, Distrito Federal e dos Municípios contarão dos respectivos orçamentos. Não integram o orçamento da União. (art. 195, §1°, CF)

    “Art. 195. [...] § 1º As receitas dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios destinadas à seguridade social constarão dos respectivos orçamentos, não integrando o orçamento da União.”

    b) Incorreta. Não compete à União autorizar a instituição de regimes próprios de previdência social. É necessária lei de iniciativa do respectivo Poder Executivo para a instituição de regime de previdência complementar pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios. (art. 40, §14, CF).

    “Art. 40. [...] § 14. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão, por lei de iniciativa do respectivo Poder Executivo, regime de previdência complementar para servidores públicos ocupantes de cargo efetivo, observado o limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social para o valor das aposentadorias e das pensões em regime próprio de previdência social, ressalvado o disposto no § 16.”    

    Vale ressaltar, ainda, que a competência para legislar é concorrente, quando se fala em previdência social (art. 24, XII, CF):

    “Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: [...] XII - previdência social, proteção e defesa da saúde;”

    c) Correta. É competência da União, através de órgão próprio, a orientação, supervisão, fiscalização e acompanhamento dos regimes próprios de previdência. (art. 9°, I, lei 9.717, de 27/11/1998).

    “Art. 9º Compete à União, por intermédio da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, em relação aos regimes próprios de previdência social e aos seus fundos previdenciários:

    I - a orientação, a supervisão, a fiscalização e o acompanhamento;[...]”

    OBS: A questão é de 2018 e, em 2019, ocorreu uma mudança: o “Ministério da Previdência e Assistência Social” tornou-se parte do Ministério da Economia, virando a “Secretaria Especial de Previdência e Trabalho” do Ministério da Economia.

    d) Incorreta. É de competência privativa (e não exclusiva) da União (art. 22, XXIII, CF). 

    OBS: A competência exclusiva não pode ser delegada. A competência privativa, pode (art. 22 parágrafo único).

    e) Incorreta. Os entes tem o dever de prestar informações. (art. 9°, parágrafo único, lei 9.717, de 27/11/1998).

    “Art. 9°. [...] Parágrafo único.  A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios encaminharão à Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, na forma, na periodicidade e nos critérios por ela definidos, dados e informações sobre o regime próprio de previdência social e seus segurados.”

  • PrevidênCCCia Social: Concorrente

    SegUUUridade Social: União