-
Gabarito: D
"A implantação do DASP foi um marco na introdução do modelo clássico ou racional-legal na administração pública, caracterizado pelos princípios do tipo ideal de burocracia de Max Weber: a impessoalidade, a centralização, o formalismo, o sistema e mérito e a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional e a separação entre o público e o privado". (Fonte: Administração Geral e Pública para Concursos, 2016 (Elisabete de Abreu e Lima Moreira, p. 30)
.
"3.1 A Reforma do DASP
No Brasil, o modelo de administração burocrática emerge a partir dos anos 30. Surge no quadro da aceleração da industrialização brasileira, em que o Estado assume papel decisivo, intervindo pesadamente no setor produtivo de bens e serviços. (...)
Com o objetivo de realizar a modernização administrativa, foi criado o Departamento Administrativo do Serviço Público - DASP, em 1936. (...)" (Fonte: PDRAE)
-
O Dasp foi criado para burocratizar(no bom sentido) a administração pública a fim de combater o patrimonialismo vigente na época e adequar o aparelho do estado para os desafios da modernização da economia brasileira por meio do processo de industrialização. Criado no Governo Getúlio Vargas,o DASP demarcou o início das práticas de burocratização do Estado brasileiro.
-
Criação do Departamento Administrativo do Serviço Público – DASP: marco da implantação da administração
racional-legal/burocrática; tentativa de formação da burocracia nos moldes weberianos – instituto do concurso
público e do treinamento.
-
GABARITO: LETRA D
A implantação da administração pública burocrática é uma consequência clara da emergência de um capitalismo moderno no país.
Com o objetivo de realizar a modernização administrativa, foi criado o Departamento Administrativo do Serviço Público (Dasp) em 1936. Nos primórdios, a administração pública sofria a influência da teoria da administração científica de Taylor, tendendo à racionalização mediante a simplificação, padronização e aquisição racional de materiais, revisão de estruturas e aplicação de métodos na definição de procedimentos. Registra-se que, nesse período, foi instituída a função orçamentária como atividade formal e permanentemente vinculada ao planejamento.
No que diz respeito à administração dos recursos humanos, o Dasp representou a tentativa de formação da burocracia nos moldes weberianos, baseada no princípio do mérito profissional. Entretanto, apesar de terem sido valorizados instrumentos importantes à época, como o instituto do concurso público e do treinamento, não se chegou a adotar consistentemente uma política de recursos humanos que respondesse às necessidades do Estado. O patrimonialismo (contra o qual a administração pública burocrática se instalara), embora em processo de transformação, mantinha ainda sua própria força no quadro político brasileiro. O coronelismo dava lugar ao clientelismo e ao fisiologismo.
FONTE: Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública - para provas e concursos - 3º Ed. - 2012.
-
O Departamento de Administração do Setor Público (DASP) foi criado por Getúlio Vargas, na década de 1930, com o objetivo de instituir a Administração Burocrática no Brasil, em detrimento do patrimonialismo que imperava naquela época; - Poder racional legal.-Adm. Centralizada-Paternalismo-Período de realização dos primeiros concursos.
-
-
Gabarito: " D"
Algumas características da Burocracia:
· Meritocracia
· Controle de processos (a priori)
· Profissionalização
· Padronização de processos
· Impessoalidade
· Hierarquia
-
Lembra do Vargas , Estado Novo , Racionalização , DASP.
-
EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
1 Movimento/ 1 ª Reforma Administrativa: DASP em 1930, reforma implementada pelo ESTADO NOVO -VARGAS com o Modelo burocrático
2 Movimento/ 2 ª Reforma Administrativa: Decreto-Lei 200/67 durante o regime militar, transição do burocrático para o Gerencial (pós burocrático).
3 Movimento/ 3 ª Reforma Administrativa: PDRAE em 1995, implementação da Nova Gestão Pública por Bresser Pereira.
Fonte: Estratégia Concursos
-
DASP: Burocrático.
PDRAE: Gerencial
-
Olha só esses trechos do livro do Augustinho Paludo que super se assemelham com o texto da questão. Fiz um apanhado para poder entenderem a resposta:
A REFORMA BUROCRÁTICA E A CRIAÇÃO DO DASP
No Brasil, o modelo de administração burocrática emerge a partir dos anos 1930. Ela surge num quadro de aceleração da industrialização brasileira, em que o Estado assume papel decisivo intervindo pesadamente no setor produtivo de bens e serviços. A partir da reforma empreendida no Governo Vargas por Maurício Nabuco e Luiz Simões Lopes, a administração pública sofre um processo de racionalização que se traduziu no surgimento das primeiras carreiras burocráticas e na tentativa de adoção do concurso como forma de acesso ao serviço público.
Com o objetivo de realizar a modernização administrativa, foi criado o Departamento Administrativo do Serviço Público – DASP, em 1936.
Em 1937, Vargas deflagra um golpe de Estado instituindo o chamado Estado Novo, sendo o DASP o orgão central encarregado de comandar as reformas.
Os principais objetivos do DASP podem ser assim resumidos: centralizar e reorganizar a administração pública mediante ampla reforma; definir política para a gestão de pessoal; e racionalizar métodos, procedimentos e processos administrativos em geral. Num sentido mais amplo, o objetivo era combater as políticas patrimonialistas de gestão.
Deu pra lembra?! Espero ter ajudado!
GABA d
Siga - me no instagram: @_Rosyane_Nunes_concurseira (dicas ADM, rotina de estudos, mêmes e muitos motivacionais)
Sonhe, lute, realize!!!!
-
Obg pelo resumo colega Regiane!
-
LETRA D
-
DASP - Surgimento da Administração burocrática no Brasil no governo de Getúlio Vargas em 1930. Guarde isto para a tua prova e seja feliz!!!
GABARITO: D
"DESISTIR NUNCA; RETROCEDER JAMAIS. FOCO NO OBJETIVO SEMPRE."
-
A reforma administrativa do Estado Novo constitui-se no primeiro esforço sistemático de superação do patrimonialismo.Foi uma ação deliberada e ambiciosa no sentido da burocratização do Estado brasileiro, que buscava introduzir no aparelho administrativo do país a centralização, a impessoalidade, a hierarquia, o sistema de mérito e a separação entre o público e o privado.
Os principais objetivos do Dasp podem ser assim resumidos: centralizar e reorganizar a administração pública mediante ampla reformas; definir políticas para a gestão de pessoal; e racionalizar métodos,procedimentos e processos administrativos em geral. Num sentido mais amplo, o objetivo era combater as práticas patrimoniais de gestão.
Fonte: resumos
-
DASP: Burocrático.
PDRAE: Gerencial