O conjunto de interações e relacionamentos que se estabelecem entre as pessoas denomina-se organização informal, em contraposição à organização formal, que é constituída pela estrutura organizacional composta de órgãos, cargos, relações funcionais, níveis hierárquicos etc. O comportamento dos grupos sociais está condicionado a dois tipos de organização: a organização formal ou racional e a organização informal ou natural.
A organização formal é conduzida pela práticas estabelecidas pela empresa e por uma política empresarial traçada para atingir objetivos da empresa.
A organização informal concretiza-se nos usos e costumes, nas tradições, nos ideais e nas normas sociais. Traduz-se por meio de altitudes e disposições baseadas na opinião e no sentimento. São a expressão da necessidade de “associar-se” e não se modificam rapidamente e nem procedem da lógica: estão relacionadas com o senso dos valores, os estilos de vida e com as aquisições da vida social que a pessoa se esforça por preservar e pela defesa das quais está disposta a lutar a resistir.
Questão que mescla os conteúdos de “Conceito de Organização” com o de Cultura Organizacional.
Vamos relembrar alguns pontos:
O temo Organização pode ser utilizado em dois sentidos principais: a) função administração; b) sistema de recursos (entidade social).
No sentido de entidade social, por sua vez, a organização pode ser classificada em dois tipos:
-> Organização formal: nessa tipologia, temos os aspectos explícitos (escritos, formais), tais como: nível de autoridade e responsabilidades, especialização, departamentalização etc.
-> Organização informal: nessa tipologia, temos aspectos implícitos, tais como: regras sociais de comportamento, valores, crenças, expectativas, atitudes e comportamentos. São aspectos que norteiam o relacionamento dos grupos na organização, ainda que não estejam escritos em nenhum lugar.
Esse é o conceito de Organização. E como a Cultura Organizacional se relaciona com esse conceito?
A Cultura Organizacional abrange, simultaneamente, aspectos tanto da organização formal quanto da organização informal. Dentro do estudo da cultura organizacional, os aspectos formais são mais explícitos e visíveis e são classificados, em regra, como artefatos. Os aspectos da organização informal são mais implícitos (menos aparentes) e são classificados, em regra, como valores, crenças ou suposições básicas, a depender da classificação adotada.
Uma bela contextualização, certo?
Para acertar a questão você poderia tanto utilizar conhecimentos do conceito de Organização quanto do Iceberg da cultura organizacional. Vamos analisar:
Alternativa A. Certo. Atitudes e comportamentos são aspectos da organização informal.
Alternativa B. Errado. A hierarquia e a autoridade dos cargos são definidas de maneira formal na organização. Integram, portanto, a organização formal.
Alternativa C. Errado. Os objetivos e planos são definidos de maneira formal na organização. Integram, portanto, a organização formal.
Alternativa D. Errado. Os órgãos e departamentos são definidos de maneira formal na organização. Integram, portanto, a organização formal.
Alternativa E. Errado. Os cargos são definidos de maneira formal na organização. Integram, portanto, a organização formal.
Gabarito: A