SóProvas


ID
3357718
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

A análise do ponto de equilíbrio (análise custo-volume-lucro) permite determinar o nível de operação a ser mantido para que uma empresa cubra todos os seus custos operacionais, bem como avaliar a lucratividade associada a vários níveis de venda. O referido ponto de equilíbrio operacional é definido quando for zero

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

  • Gab. D

    Antes da pergunta, o enunciado mostra somente a cobertura dos custos operacionais e lucro sobre as vendas, sem considerar os efeitos de despesas e receitas financeiras, como se mostra a seguir:

    "A análise do ponto de equilíbrio (análise custo-volume-lucro) permite determinar o nível de operação a ser mantido para que uma empresa cubra todos os seus custos operacionais, bem como avaliar a lucratividade associada a vários níveis de venda."

    A opção que mais se parece com esse conceito é o LAJIR (lucro antes de juros e imposto de renda), próximo do "resultado bruto".

    Bons estudos.

  • Questão sobre o Ponto de Equilíbrio operacional (PEO). É importante conhecer o conceito operacional, porque existem várias classificações e formas diferentes de se calcular o Ponto de Equilíbrio.

    Vamos começar vendo como Eliseu Martins¹ define o Ponto de Equilíbrio:

    O Ponto de Equilíbrio (também denominado Ponto de Ruptura — Break-even Point) nasce da conjugação dos Custos e Despesas Totais com as Receitas Totais. Simplificando nossas visualizações e admitindo como absolutamente lineares as representações tanto das Receitas quanto dos Custos e Despesas, teremos a seguinte reprodução gráfica do Ponto de Equilíbrio:



    No PE, a empresa apresenta Custos e Despesas iguais a suas Receitas, ou seja, o lucro é zero.
    Dependendo de como tratamos custos despesas, podemos calcular diferentes PEs, os mais comuns são:

    - Ponto de Equilíbrio contábil: Conjugação dos custos e despesas totais com as receitas totais >>> o lucro no PEC é zero.

    - Ponto de Equilíbrio econômico: Conjugação dos custos e despesas totais (incluindo o custo oportunidade) com as receitas totais >>> o lucro econômico no PEE é zero.

    - Ponto de Equilíbrio financeiro: Conjugação dos desembolsos com os efetivos ingressos (caixa e equivalentes) >>> o resultado financeiro no PEF é zero.

    Por fim, a resposta da questão:

    - Ponto de Equilíbrio operacional: Conjugação dos custos e despesas (exceto juros e tributos sobre o lucro) com as receitas >>> o lucro antes de juros e imposto de renda no PEO é zero.

    Isso ocorre porque no PEO, o que vale é o resultado operacional da empresa.

    Vejamos rapidamente os ERROS das demais:

    A) o custo fixo operacional.

    Quando o custo fixo operacional for zero, não há nenhum PE específico.

     B) o lucro líquido.

    Quando o custo fixo operacional for zero, temos o Ponto de Equilíbrio.  

    C) o lucro antes do imposto de renda.

    Quando o custo fixo operacional for zero, não há nenhum PE específico.

    E) a margem de contribuição.

    Quando a margem de contribuição for zero, não há nenhum PE específico.

    ¹ Martins, Eliseu, 1945 Contabilidade de custos / Martins, Eliseu. - 9. ed. - São Paulo : Atlas, 2003.

    Gabarito do Professor: LETRA D 


  • DEUS, eu só me pergunto da onde a cebraspe inventa essas bizarrices ?