Essa questão aborda o desenvolvimento emocional e social. Em relação às funções biológicas, deve-se indicar a alternativa que apresenta funções não passíveis de educação.
A) instintos.
ERRADO – Para viver em sociedade, o indivíduo passa por um longo e complexo processo educativo, desenvolvendo comportamentos distintos daqueles determinados unicamente pelos instintos. Assim, a ação educativa promove o domínio de si e o controle dos instintos.
B) desejos.
ERRADO – O desejo pode ser compreendido como aspiração, querer ou vontade, bem como a expectativa de possuir ou alcançar algo. A ação educativa permite moldar comportamentos, passando pelo controle dos desejos através da razão e até mesmo o seu redirecionamento para outros fins. Logo, estes são passíveis de educação.
C) reflexos.
CORRETO – Os reflexos ou atos reflexos são o mais rápido mecanismo de estímulo e resposta do sistema nervoso. Tais reações são involuntárias e extremamente rápidas. Alguns reflexos são inatos, como a flexão da perna ao se fazer cócegas nos pés ou o seu movimento ao se bater nos joelhos. Já outros reflexos são adquiridos, como o ato de se assustar ao avistar, de repente, um animal feroz por perto quando estamos distraídos. Portanto, estes reflexos não são passíveis de educação.
D) pensamentos.
ERRADO – O pensamento é produzido pela atividade humana e, portanto, atravessa um percurso de formação. A educação engloba a formação e o desenvolvimento de processos funcionais, bem como do pensamento. O desenvolvimento do pensamento e a educação constituem uma relação de condicionalidade e reciprocidade.
E) comportamentos.
ERRADO – O processo de aprendizagem é um agente de mudança do comportamento humano. Dessa forma, o comportamento é passível de educação.
Portanto, a letra C é a resposta certa.
Gabarito do Professor: Letra C.