SóProvas


ID
3361654
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca das influências teórico-metodológicas e da institucionalização do serviço social em distintos contextos históricos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? A vertente modernizadora caracterizada pela incorporação de abordagens funcionalistas, estruturalistas e mais tarde sistêmicas (matriz positivista), voltadas a uma modernização conservadora e melhoria do sistema pela mediação do desenvolvimento social e do enfrentamento da marginalidade e da pobreza na perspectiva de integração da sociedade. (?) Configuram um projeto renovador tecnocrático fundado na busca da eficácia e eficiência para nortear a produção do conhecimento e a intervenção profissional.

    ? Fonte: https://trabajosocialbrasil.wordpress.com/2010/06/03/1-3-vertentes-da-reconceituacao-ruptura-com-o-conservadorismo-e-a-apropriacao-da-teoria-social-de-marx/

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • 1. Modernizadora: Essencialmente com caráter tecnocrático, adaptação as tendências políticas desenvolvimentistas nacionais:

    ✓Seminários de Araxá (1967) e Teresópolis (1970),

    Inspirada na matriz teórica 1.(neo)positivista 2. estruturalismo 3. funcionalista; 

    ✓José Lucena Dantas – principal pensador;

  • Segundo Netto, O movimento re Reconceituação é marcado por três fases, a saber:

    Modernização Conservadora: sob a ótica do estruturalismo, positivismo e funcionalismo. (Seminários de Araxá e Teresópolis)

    Reatualização do conservadorismo: sob ótica da fenomenologia.(Seminários de Sumaré e Alto da Boa Vista)

    Intenção de ruptura: sob ótica do marxismo.

  • De acordo com Carmelita Yazbek a vertente modernizadora é caracterizada pela incorporação de abordagens funcionalistas, estruturalistas e mais tarde sistêmicas (matriz positivista), voltadas a uma modernização conservadora e

    à melhoria do sistema pela mediação do desenvolvimento social e do

    enfrentamento da marginalidade e da pobreza na perspectiva de integração da sociedade.

    Trecho extraído do seu artigo: Os fundamentos históricos e teórico metodológicos do Serviço Social brasileiro na contemporaneidade.

  • A vertente modernizadora caracterizada pela incorporação de abordagens funcionalistas, estruturalistas e mais tarde sistêmicas voltadas a uma modernização conservadora e melhoria do sistema pela mediação do desenvolvimento social e do enfrentamento da marginalidade e da pobreza na perspectiva de integração da sociedade.

    RESPOSTA: LETRA C

  • A) A crise do capitalismo provocou mudanças importantes no padrão de acumulação e no modo de regulação, passando do Taylorismo / Fordismo e do Estado de bem-estar social para o padrão de acumulação flexível e o neoliberalismo. Esse cenário é resultado das políticas de ajustes neoliberal, que difundem uma ideologia de satanização do Estado e de exaltação do mercado. A lógica é fragmentar e restringir os direitos sociais conquistados, recaindo fortemente nas condições precárias de trabalho e de vida da classe trabalhadora, e o assistente social enquanto trabalhador assalariado é afetado diretamente nesse processo.

    FONTE: http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2015/pdfs/eixo2/as-transformacoes-no-trabalho-do-assistente-social-impactos-da-crise-do-capital-nas-politicas-sociais.pdf

    B) A modernização conservadora e processo de autocracia burguesa vai alterar as questões de trabalho e atingir o Serviço Social diretamente. No caso do Serviço Social o que vai referenciar a profissão é o mercado de trabalho e não mais a ligação com a igreja.

    Produzir esse profissional moderno exigiu do Estado mudanças referentes ao mecanismo usado na formação do assistente social. Essa formação ficou encargo da política educacional da ditadura. Essa aproximação do Serviço Social com a academia evidência a ruptura com a igreja católica e suas formas caritativas de atuação processo chamado de laicização do Serviço Social, que foi um dos elementos caracterizadores da renovação do Serviço Social sob a autocracia burguesa. 

    FONTE: https://core.ac.uk/download/pdf/129460132.pdf

    D) Para a corrente funcionalista, os fenômenos sociais deveriam ser explicados por técnicas sociais também. entende que a sociedade é explicada em termos de funções realizadas por instituições. Essa teoria foi muito influente nos anos 1960 e 1970, porém sofreu muitas críticas, principalmente por não conseguir explicar a complexidade da sociedade e de seus atores. Para outros, como os teóricos marxistas, o funcionalismo produzia análises estáticas e conservadoras, que não contribuíam para mudar o status quo.

    FONTE: https://www.mapasmentaissocial.com/post/a-influ%C3%AAncia-do-funcionalismo-no-servi%C3%A7o-social#:~:text=Come%C3%A7amos%20a%20apresenta%C3%A7%C3%A3o%20das%20correntes,%C3%A0%20obra%20de%20%C3%89mile%20Durkheim%20.

    E) De acordo com Carmelita Yazbek a vertente modernizadora é caracterizada pela incorporação de abordagens funcionalistas, estruturalistas e mais tarde sistêmicas (matriz positivista).

  • vertente modernizadora caracterizada pela incorporação de abordagens funcionalistas, estruturalistas e mais tarde sistêmicas (matriz positivista), voltadas a uma modernização conservadora e melhoria do sitema pela mediação do desenvolvimento social e do enfrentamento da marginalidade e da pobreza na perspectiva de integração da sociedade.