SóProvas


ID
3361720
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os princípios da seguridade social que incluem a distribuição de poderes e responsabilidades aos entes federativos, além da autonomia e da soberania destes em suas decisões e atividades,trata-se do princípio da

Alternativas
Comentários
  • Os objetivos desse direito são, de acordo com os incisos do art. 194:

    I – a universalidade da cobertura e do atendimento;

    II – a uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços à populações urbanas e rurais;

    III – seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços;

    IV – Irredutibilidade do valor dos benefícios;

    V – equidade na forma de participação no custeio;

    VI – diversidade da base de financiamento;

    VII – o caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados.

    GAB.E

  • Ao meu ver, quando a questão cita "princípios" ela refere-se ao conjunto: Princípios, Objetivos e também diretrizes, pois a resposta encontra-se inserida neste ultimo.

    Lei 8.742/93

     Art. 5o A organização da assistência social tem como base as seguintes diretrizes:

            I - descentralização político-administrativa para os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, e comando único das ações em cada esfera de governo; (Gabarito)

            II - participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis;

            III - primazia da responsabilidade do Estado na condução da política de assistência social em cada esfera de governo.

  • GABARITO: LETRA E

    ? Segundo a CF de 1988:

    ? Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.

    VII - caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Vinícius Barros ~ concordo com vc.

  • É uma cilada quando coloca Príncípios e cobra Diretrizes e Objetivos.

    Isso porque os princípios da seguridade social são normas programáticas - instituem um fazer do estado (legislativo, executivo e judiciario) e no art. 194, cf são tratados como objetivo.

  • DESPARPRIMA

  • Engraçado se falar de soberania dos Entes. Nas disciplinas de D. Constitucional, e D. Administrativo, retrata que a soberania é única e exclusiva da República Federativa do Brasil, é de um país.

  • Os princípios da seguridade social que incluem a distribuição de poderes e responsabilidades aos entes federativos, além da autonomia e da soberania destes em suas decisões e atividades,trata-se do princípio da descentralização e comando único.

    se eu vou delegar responsabilidades a outro orgão então vou descentralizar