Joseph Juran
Proposição da trilogia da qualidade:
► Planejamento da qualidade - através do estabelecimento de objetivos e planos de ação.
► Controle da qualidade - comparação entre o desempenho operacional real e o que foi planejado.
► Melhoria da qualidade - aperfeiçoamento do desempenho rumo a um patamar superior de qualidade que faz com que a organização se torne mais competitiva.
Gabarito: Letra A
Fonte: Estratégia Concursos 2020
A 1 º parte do enunciado(sobre os custos) não seria de autoria do Feigenbaum?
No livro do Renno,tem essa passagem sobre o Feigenbaum:
''De acordo com ele, existem diversos custos envolvidos na garantia e na falta de qualidade dentro de uma organização. Existiriam os principais custos'':
Ø Custos da Prevenção;
Ø Custos da Avaliação;
Ø Custos das falhas internas;
Ø Custos das falhas externas.
Prezados, gabarito letra A: Vejamos conceitos:
Juran foi o primeiro a aplicar os conceitos de qualidade à estratégia empresarial, em vez de meramente associá-la à estatística ou aos métodos de controle total da qualidade. Juntamente com Deming, foi um dos principais responsáveis pelo movimento da qualidade no Japão.
Contudo, o Japão era um país quase destruído em decorrência da II Guerra Mundial, assim acolheu e difundiu as ideias de Deming, tornando-se, em pouco tempo, referência em qualidade e tecnologia
OBS: DEMING + JURAN: Pós Segunda Guerra Mundial.
Juran propôs uma trilogia que compõe os pontos fundamentais para a gestão da qualidade: planejamento, controle e melhoria.
Planejamento: é a preparação para encontrar as metas de qualidade em que serão identificados os consumidores e suas necessidades;
Controle: é usado para evitar ou corrigir eventos indesejáveis ou inesperados, conferindo estabilidade e consistência. É o processo de encontro das metas de qualidade estabelecidas durante as operações; e
Melhoria (Aprimoramento): processo de melhoria contínua da qualidade por meio de mudanças planejadas, previstas e controladas.
Bons estudos.