SóProvas


ID
3363631
Banca
IBADE
Órgão
Câmara de Cacoal - RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Como surgiu a noite

No começo do mundo só havia o dia. A noite estava adormecida nas profundezas do rio com Boiúna, cobra grande que era senhora do rio. A filha de Boiúna, uma bela, tinha se casado com um rapaz de um vilarejo nas margens do rio. Seu marido, um jovem muito bonito, não entendia porque ela não queria dormir com ele. A filha de Boiúna respondia sempre:

– É porque ainda não é noite.

– Mas não existe noite. Somente dia! – ele respondia. Até que um dia a moça disse-lhe para buscar a noite na casa de sua mãe Boiúna. Então, o jovem esposo mandou seus três fiéis amigos ir pegar a noite nas profundezas do rio. Boiúna entregou-lhes a noite dentro de um caroço de tucumã*, como se fosse um presente para sua filha.

Os três amigos estavam carregando a tucumã quando começaram a ouvir barulho de sapinhos e grilos que cantam à noite. Curiosos, resolveram abrir a tucumã para ver que barulho era aquele. Ao abri-la, a noite soltou-se e tomou conta de tudo. De repente, escureceu.

A moça, em sua casa, percebeu o que os três amigos fizeram. Então, decidiu separar a noite do dia, para que esses não se misturassem. Pegou dois fios. Enrolou o primeiro, pintou-o de branco e disse:

– Tu serás cujubin, e cantarás sempre que a manhã vier raiando. Dizendo isso, soltou o fio, que se transformou em pássaro e saiu voando. Depois, pegou o outro foi, enrolou-o, jogou as cinzas da fogueira nele e disse:

– Tu serás coruja, e cantarás sempre que a noite chegar. Dizendo isso, soltou-o, e o pássaro saiu voando.

Então, todos os pássaros cantaram a seu tempo e o dia passou a ter dois períodos: manhã e noite. 

<http://www.portalsaofrancisco.com.br/folclore/como-surgiunoite>.Acesso 20 dez 2017.

(*) Tucumã: s.m. palmeira frutífera dos sertões de cujo fruto se faz vinho.

A palavra destacada, no texto, em “Então, o jovem esposo mandou seus três FIÉIS amigos ir pegar a noite nas profundezas do rio.” é um adjetivo que está no plural, porque está se referindo ao substantivo:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ?  ?Então, o jovem esposo mandou seus três FIÉIS amigos ir pegar a noite nas profundezas do rio.?

    ? O adjetivo em destaque está no plural para concordar com o substantivo a que se refere (=amigos); a função sintática é de adjunto adnominal.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Adjetivo é a palavra que caracteriza o substantivo. Nesse caso o substantivo é amigos.

  • nossa!!!!

    DIFÍCIL

    KKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • A questão quer saber qual substantivo é referência do adjetivo FIÉIS em “Então, o jovem esposo mandou seus três FIÉIS amigos ir pegar a noite nas profundezas do rio.”. Vejamos:

    Adjetivo: palavra variável em gênero, número e grau que expressa qualidade, defeito, origem, estado do substantivo ou de qualquer palavra substantivada.

    Adjunto adnominal: é ligado diretamente ao substantivo procurando caracterizá-lo, determiná-lo ou individualizá-lo. São representados por artigo, numeral, pronome, adjetivo e locução adjetiva.

    Ex.: Os cinco melhores estudantes chegaram. (“os” é artigo, “cinco” é numeral, “melhores” é adjetivo, “estudantes” é o substantivo e o núcleo do adjunto adnominal)

    Na questão, em "três FIÉIS amigos" temos um adjunto adnominal ("três" é numeral, "fiéis" é adjetivo e "amigos é o substantivo e o núcleo do adjunto adnominal).

    Gabarito: Letra B

  • amigos --> fiéis